SHOWS

Olho neles

O projeto Sarau - Novos Talentos da MPB reúne sete jovens promessas em CD, DVD e ao vivo

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

roteiro-shows-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ao participar de encontros organizados por artistas como Totonho Villeroy, Jorge Vercillo, Ana Carolina e Leoni, o produtor Clemente Magalhães detectou o fenômeno. Em meio à festa, chamava atenção a presença de talentos desconhecidos, cariocas misturados a forasteiros de Brasília, Minas Gerais, Recife, São Paulo. ?Notei ali que o Rio voltou a ser um lugar atraente para quem quer viver de música?, diz Magalhães. Da descoberta, passou à ação: em parceria com a gravadora Universal Music, uniu sete nomes no projeto Sarau - Novos Talentos da MPB, registrado em CD e DVD.

O grupo escolhido leva para o estúdio e para o palco o clima daquelas farras caseiras, animadas por repertório próprio, em que predominam voz e violão. Com idade entre 25 e 30 anos, Daniel Chaudon, João Guarizo, Gugu Peixoto, Toni Ferreira, Aureo Gandur, Fred Sommer e a única mulher da turma, Taís Alvarenga, mostram a que vieram no Solar de Botafogo.

Em comum, eles têm sólida formação musical, especial preocupação com as letras e Maria Gadú. Todos passaram pelo coletivo Os Varandistas, nascido na casa do poeta Caio Sóh, no Recreio dos Bandeirantes, e do qual Gadú participou. Embora cada um dos sete tenha seu próprio estilo, juntos eles fazem uma apresentação homogênea, unida pelo pop melódico de Paira (Toni Ferreira, cuja voz lembra a de Cazuza), A Chave (Gugu Peixoto) e Ainda Penso (Taís Alvarenga). Ao vivo, seguem a informalidade do DVD, que não contou com direção nem arremates de pós-produção. As promessas de estrelas são acompanhadas por Claudio Bezz (violão), Marcos Moletta (violão, bandolim e rabeca), Léo Fernandes (piano elétrico, flauta e escaleta), Tomaz Lenz (percussão) e pelo fiel escudeiro Fender - cão da raça golden retriever, de Magalhães, presente em todas as etapas de feitura do álbum.

Sarau - Novos Talentos da MPB. 14 anos. Solar de Botafogo (180 lugares). Rua General Polidoro, 180, Botafogo, ☎ 2543-5411. Quarta (6), 21h30. R$ 40,00. Bilheteria: 15h/22h (qua. a partir de 15h). IC. www.solardebotafogo.com.br.

Fonte: VEJA RIO