SHOWS

Caymmi pelos Von Krüger

Quarteto Primo lança tributo ao compositor baiano em apresentação no Solar de Botafogo

Por: Rafael Sento Sé - Atualizado em

roteiro-shows-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos fundadores do bem-sucedido grupo vocal Arranco de Varsóvia, o violonista Muri Costa foi fiel escudeiro de Dorival Caymmi (1914-2008) na década de 80. Desde então, tinha a intenção de convocar um coral para gravar sucessos do compositor baiano. Com alguns ajustes, o projeto se concretizou nas vozes do Quarteto Primo, que lança o belo disco Dorival, na terça (20), no Solar de Botafogo. Reunião de cantores de trajetórias diversas, o grupo é formado por integrantes da família Von Krüger, de ascendência holandesa. O único que não exerce a música profissionalmente, mas exibe seu talento em um dos coros dirigidos por Muri, é o fotógrafo Rogério (tenor). Matheus (baixo) lançou MVK, o segundo disco de composições próprias, neste ano, e as irmãs Malu (contralto) e Eliza Lacerda (soprano) integram o grupo vocal Mulheres de Holanda, dedicado à obra de Chico Buarque.

O disco traz treze faixas ? a última delas, História de Pescador, é um pot-pourri que só foi gravado com todas as seis canções uma única vez por Caymmi. No novo registro, a narração feita originalmente pelo patriarca coube a seu filho Danilo. Com arranjo que aproveita de forma inteligente todas as vozes, por vezes criando os efeitos sonoros de um órgão, o tema promete ser o grande momento da noite. Além de Quem Vem pra Beira do Mar e Vou Vê Juliana, ambas no CD, ao vivo entram Santa Clara Clareou e A Jangada Voltou Só. Tributo de Gilberto Gil ao conterrâneo, Buda Nagô abre os trabalhos. O maestro Costa comanda o grupo e toca violão, dividindo a parte instrumental com Marcelo Costa (percussão) e Leandro Vasques (baixo).

Quarteto Primo. 14 anos. Solar de Botafogo (160 lugares). Rua General Polidoro, 180, Botafogo, ☎ 2541-1941. Terça (20), 21h30. R$ 40,00. www.solardebotafogo.com.br.

Fonte: VEJA RIO