música no almoço

Palácio Capanema promove atrações musicais gratuitas na hora do almoço

Em novo projeto, Funarte leva ao público apresentações de música instrumental no pátio do palácio, sempre das 12h30 às 13h30

Por: Redação VEJA RIO

Palácio Gustavo Capanema
Palácio Gustavo Capanema: música de graça na hora do almoço (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) traz ao Centro do Rio um programa diferente e gratuito no horário do almoço, de segunda a sexta-feira. A partir desta segunda (20), os pilotis do Palácio Gustavo Capanema, recebem, das 12h30 às 13h30, apresentações musicais da melhor qualidade, no projeto Música no Pátio do Capanema, reunindo artistas de excelência do panorama instrumental brasileiro. A programação prossegue até o dia 19 de dezembro.

A cada apresentação, um pianista convida outros dois instrumentistas. A programação aberta nesta segunda teve a presença de Adriano Souza, que convidou Edson Lobo (contrabaixo) e Xande Figueiredo (bateria). O programa o objetivo de difundir a diversidade instrumental brasileira e contribuir para a formação de público. "Vamos chamar a atenção para essa cativante música e para seus intérpretes. A exposição deles num espaço público também reflete a ausência da música instrumental nas programações culturais; a falta de espaços físicos para essa linguagem; e a necessidade de sua melhor e maior difusão", explica Cláudio Guimarães, coordenador de Música Popular da Funarte.

Confira a programação desta semana:

Segunda (20) - Adriano Souza convida Edson Lobo e Xande Figueiredo

O Adriano Souza Trio presta uma homenagem a Johnny Alf, um dos precursores da bossa nova e um dos maiores compositores do gênero. O grupo também tocará músicas de outros autores brasileiros, como Djavan, Cartola e Tom Jobim. No repertório, estão as obras de Johnny Alf, Rapaz de bem; Céu e mar; Seu Chopin, desculpe; Ilusão à toa; Fim de semana em Eldorado; e Disa; e ainda, de Djavan, Capim; de Tom Jobim, Passarim; e, de Cartola, Acontece.

Terça (21) - Alfredo Cardim convida Haroldo Cazes e Marcos Niedo

O Guanabara Trio faz um tributo a Pixinguinha, com a interpretação das obras Carinhoso, Lamento, Naquele tempo, Um a zero, e Vou vivendo. Os músicos vão também tocar um repertório de choros de compositores brasileiros, como Tom Jobim (Garoto), Hermeto Pascoal (Chorinho para ele), Íon Muniz (Arrocho), e Tenório Jr (Embalo).

Quarta (22) - Rodrigo Braga convida Vanderlei Silva e Sidão Santos

João Donato será o homenageado na apresentação do compositor, pianista e cantor Rodrigo Braga. Composições como A Rã e Amazonas farão parte do repertório do trio.

Quinta (23) - Claudio Andrade convida Adalberto Miranda e Henrique Band

No show, os músicos vão apresentar o piano brasileiro, com uma homenagem a João Donato.

Sexta (24) - Jeff Gardner convida Adrian Barbet e Kleberson Caetano, no show Abraços

Na apresentação, o Jeff Gardner Trio manda "abraços" na forma de canções, em homenagem aos grandes nomes da música instrumental brasileira (chamada por muitos de MIB); e da MPB, em ritmo de samba, bossa nova, baião e chorinho. Os músicos fazem ainda uma homenagem especial a Johnny Alf, com os clássicos Ilusão à toa e Céu e mar.

O Palácio Gustavo Capanema fica na Rua da Imprensa, 16, na esquina das Ruas Graça Aranha e Araújo Porto Alegre, no Centro do Rio. 

+ Veja mais sobre os concertos na cidade

+ Confira mais atrações gratuitas no Rio

Fonte: VEJA RIO