SHOWS

Moderna salada sonora

Kings of Convenience volta ao Circo Voador e Indie Festival traz Bajofondo e Bomba Estéreo

Por: Rafael Sento Sé - Atualizado em

roteiro-shows-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Não é de hoje que o rótulo indie atrapalha mais do que define o som de uma banda. Três atrações que passam pela cidade põem em evidência tal confusão. O que teriam em comum os argentinos e uruguaios do Bajofondo, os colombianos do Bomba Estéreo e os noruegueses do Kings of Convenience? Os dois primeiros são atrações de sexta (9) e sábado (10) no Indie Festival, que ocupa o Studio RJ, e o último sobe ao palco do Circo Voador, também no sábado (10). Talvez o único ponto de convergência seja a colagem musical de diferentes gêneros, que todos fazem com muita habilidade.

Comparado ao Gotan Project, o Bajofondo funde ritmos eletrônicos com tango e se apresenta em versão reduzida, com apenas quatro de seus integrantes, compensada por uma proposta mais dançante do que a habitual. O grupo sobe ao palco depois da abertura do cantor China, ex-líder do Sheik Tosado, que lança o elogiado CD Moto Contínuo. Na segunda noite do festival, a abertura cabe ao cantor Otto, em turnê com o disco Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos. Em seguida, o Bomba Estéreo promete incendiar a noite com sua mistura de ritmos tradicionais latinos e batidas eletrônicas. Idealizada pelo baixista Simón Mejía e liderada pela cantora Liliana Saumet, a banda fez um dos shows mais comentados na última edição do festival de Coachella, na Califórnia.

Na mesma noite, no Circo, os guitarristas Erlend Oye e Eirik Boe voltam à cidade, agora na turnê Declaration of Dependence. Ao soul-folk que marca a carreira do Kings of Convenience foram acrescentados temas de Tom Jobim, em português, adotados desde a primeira visita, quando a dupla caiu de amores pela bossa nova.

Indie Festival. 18 anos. Studio RJ (400 pessoas). Avenida Vieira Souto, 110, 1º andar, Ipanema, ☎ 2523-1204, ? General Osório. Sexta (9) e sábado (10), 23h. R$ 60,00. Cc: todos. Cd: todos. www.studiorj.org; Kings of Convenience. 18 anos. Circo Voador (2?000 pessoas). Arcos da Lapa, s/nº, Lapa, ☎ 2533-0354. Sábado (10), 0h. Bilheteria: 12h/19h (ter. a qui.); 12/0h (sex.); a partir de 22h (sáb.). IC. www.circovoador.com.br.

Fonte: VEJA RIO