SHOWS

O bruxo comanda a festa

Há dois anos longe do Rio, Hermeto Pascoal é a principal atração do Festival Sotaque Carregado

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

Marcus Desimoni/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Para celebrar o sucesso do projeto que se desdobrou em programa de rádio, coletivo musical e, agora, CD, o carioca DJ MAM batizou um festival com o nome de sua empreitada. Orientado pela proposta de unir sonoridades regionais a batidas contemporâneas, o Sotaque Carregado leva apresentações de 36 artistas ao Espaço Sesc, ao Circo Voador e a Búzios de segunda (17) a sábado (22). Estrela maior da programação (confira as demais atrações na coluna Shows), Hermeto Pascoal volta ao Rio após dois anos. Na sexta (21), ele sobe ao palco da Lapa, onde já protagonizou noites históricas ? mais de uma vez, saiu pelas ruas como o Flautista de Hamelin, seguido pelo público.

Radicado em Curitiba, o artista alagoano de 76 anos chama atenção primeiro pelo inusitado: tira sons de chaleiras, garrafas de vidro e bombas de encher, além de tocar instrumentos convencionais. Não se trata de pantomima. Com seu estilo único, conquistou prestígio e a admiração torta de Miles Davis (1926-1991) ? o trompetista americano tomou duas músicas ?emprestadas? do brasileiro e as incluiu na gravação do disco Live-Evil. Ao vivo, ele é acompanhado pela mulher, Aline Morena (voz e percussão), e pelo filho Fábio Pascoal (percussão), mais André Marques (piano), Márcio Bahia (bateria), Itiberê Zwarg (baixo e arranjos) e Vinicius Dorin (sax e flauta). ?Nos anos 80, fiz uma música para o Circo e faço questão de tocá-la toda vez que vou até lá?, avisa. O resto é surpresa. ?Minha música é como um ser que a cada dia veste uma camisa nova?, diz. Completam a noite um virtuoso ex-discípulo de Hermeto, Carlos Malta (sopros), à frente do grupo Pife Moderno, e DJ MAM, com convidados.

Hermeto Pascoal. 18 anos. Circo Voador (2 000 lugares). Arcos da Lapa, s/nº, Lapa, ☎ 2533-0354. Sexta (21), 22h. R$ 80,00. Bilheteria: 12h/19h (ter. a qui.); a partir das 12h (sex.). IC. www.circovoador.com.br.

Fonte: VEJA RIO