só feras

Festival Rio É Sax reúne craques do instrumento

Atrações vão dos veteranos do Água de Moringa, passando pela dupla Dirceu Leite e Carlos Malta até o grande encerramento no Imperator

Por: Rafael Cavalieri

Carlos Malta e Dirceu Leite
Carlos Malta e Dirceu Leite: dupla sobe ao palco no festival (Foto: Divulgação)

Em cartaz até domingo (2), o festival O Rio É Sax espalha oficinas e shows pela cidade. Na programação, algumas atrações sobressaem pela quantidade de talentos musicais envolvidos. É o caso da apresentação do Água de Moringa marcada para sexta (31), no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola. O sexteto de choro, do alto de seus 25 anos de carreira, vai dividir o palco com os craques dos sopros Ruy Alvim, Daniela Spielmann, Mario Sève, Eduardo Neves e Humberto Araújo. 

+ Confira os demais destaques de shows da cidade

No dia seguinte, o mesmo endereço abriga outro encontro promissor: Dirceu Leite toca com Carlos Malta. O primeiro é um virtuose do sax e do clarinete que já acompanhou estrelas do porte de Tom Jobim, Martinho da Vila e Chico Buarque. Ao lado de Malta, conhecido por esbanjar musicalidade, tocando de flautim a clarone, Leite vai revisitar faixas de seu primeiro disco-solo, Leite de Coco (1994), além dos clássicos Só Louco (Dorival Caymmi) e Desvairada (Garoto).

+ Veja a programação rockeira no Imperator

O encerramento acontece no Imperator. Na casa do Méier, a Banda Filarmônica do Rio, com sessenta integrantes, acompanha nomes como o pianista João Donato, o baterista Robertinho Silva, o baixista Luiz Alves e os saxofonistas Mauro Senise e Nivaldo Ornelas. No programa, Dindi (Jobim e Aloysio de Oliveira) e A Rã (Donato e Caetano Veloso), entre outras. 

+ The Maine volta ao Rio. Veja os detalhes

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (154 lugares). Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, ☎ 3238-3831. Quarta (29) a sábado (1º), 19h30. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 17h30 (qua. a sáb.). Imperator — Centro Cultural João Nogueira (642 lugares). Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090 e 2597-3897. → Domingo (2), 19h30. R$ 20,00. Bilheteria: 13h/20h (ter. e qua.); 13h/21h30 (qui. e sex.); 10h/21h30 (sáb.); a partir das 10h (dom.). IC. www.imperator.art.br.

Fonte: VEJA RIO