SHOWS

Yulianna Avdeeva

A premiada pianista russa Yulianna Avdeeva toca pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Por: Lais Botelho - Atualizado em

recomenda-concertos-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Criado em 1927, na Polônia, o prestigiado Concurso Chopin foi vencido por apenas duas mulheres ao longo de sua história: a argentina Martha Argerich, em 1965, e a russa Yulianna Avdeeva, em 2010 - desde 1955, a competição entre talentos do piano é realizada a cada cinco anos. Solista requisitada, Avdeeva, 28 anos, já se apresentou ao lado de grandes orquestras, como as filarmônicas de Londres e de Nova York. Em formações de música de câmara, tocou com o Quarteto da Filarmônica de Berlim e músicos da Orquestra St. Martin in the Fields. Ela vem ao Brasil pela primeira vez para estrelar o concerto de lançamento do IV Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro - a disputa em solo carioca entre outros candidatos ao estrelato, no entanto, só vai acontecer a partir de 27 de novembro. No sábado (5), com entrada franca, a pianista será recebida no Theatro Municipal pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Sob a regência de Fabio Mechetti, a OSB abre os trabalhos interpretando a Bachiana Brasileira Nº 9, de Villa-Lobos. Depois, acompanha a convidada em duas obras de referência para seu instrumento: Concerto para Piano em Dó Maior, K 467, de Mozart, e Concerto para Piano Nº 1, de Chopin, a obra que a consagrou no certame em Varsóvia.

Theatro Municipal (2?244 lugares). Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, ☎ 2332-9191, ? Cinelândia. Sábado (5), 17h. Grátis.

Curiosidade: vencedora do Concurso Chopin em 1965, Martha Argerich deixou em segundo lugar o jovem brasileiro Arthur Moreira Lima, por uma diferença de 5 décimos nas notas dos jurados

Fonte: VEJA RIO