SHOWS

Mardi Gras carioca

Atrações internacionais do jazz se apresentam no Rio esta semana. Confira a programação

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

dwaine_dopsie.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Dinheiro levantado entre amigos dos sócios e uma certa dose de ousadia viabilizaram a apresentação do guitarrista americano B.B. King na inauguração da casa noturna Bourbon Street, em 1993. Com essa mesma disposição, o reduto paulista de boa música promove, há dez anos, o Bourbon Street Fest. Na edição 2012, o festival espalha-se por São Paulo, Brasília e Rio. Por aqui, dois dias de música de graça agitam a programação no Parque Garota de Ipanema e prometem reproduzir a animação do Mardi Gras, o Carnaval de Nova Orleans.

Neste domingo (12) quatro atrações vêm da Louisiana: depois da paulistana Orleans Street Jazz Band (15h30), sobem ao palco o saxofonista Donald Harrison (16h), os grupos Zulu Connection (16h30) e Bonerama (17h30) e o exímio acordeonista Dwayne Doopsie, ao lado da The Zydeco Hellraisers (19h). Na segunda (13), a Orleans Street Jazz Band volta a abrir os trabalhos com seu estilo dixieland (18h30). Depois, o baixista americano Tony Hall (19h, na foto), que já tocou com Bob Dylan e B.B. King, apresenta repertório de R&B acompanhado pelo grupo The Heroes. O coletivo Playing for Change (20h30), formado por ex-músicos de rua, encerra a noite. Com cobrança de ingressos, o Oi Futuro Ipanema abriga, na terça (14), os cariocas da Monte Alegre Hot Jazz Band e uma dupla de tarimbados bluesmen: o pianista cego Henry Butler, outro filho de Nova Orleans, e o guitarrista Vasti Jackson, cidadão do Mississippi que já tocou com músicos do porte de B.B. King e Wynton Marsalis.

Bourbon Street Fest. Parque Garota de Ipanema, Arpoador. Domingo (12), a partir das 15h30; segunda (13), a partir das 18h30. Oi Futuro Ipanema (120 lugares). Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3201-3010, ? General Osório. Terça (14), a partir das 19h30. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (ter.). www.oifuturo.org.br.

Fonte: VEJA RIO