SHOWS

Caetano em inglês

Canções do músico em língua estrangeira ganham versões na voz de Alexia Bomtempo

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

Marcelo Faustini / divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Filha de mãe americana (e cantora) e de pai brasileiro, Alexia Bomtempo passou parte de seus 28 anos dividida entre os Estados Unidos e o Rio. Essa experiência foi fundamental para a concepção de seu segundo disco, lançado no início de 2012: I Just Happen to Be Here reúne dez das quinze composições de Caetano Veloso com letra em inglês. A ideia surgiu por acaso, durante aulas de canto em 2008 ? ano em que ela gravou o disco de estreia, Astrolábio. Ao interpretar London London, como parte dos estudos, sentiu-se à vontade e enveredou por outras obras do músico baiano.

Na terça (4), o resultado será apresentado na íntegra, ao vivo, na casa de espetáculos Miranda. Produzido pelo baixista Dé Palmeira e pelo preparador vocal Felipe Abreu, o disco contou com adesões de peso. Participaram do projeto o cantor e guitarrista Frejat, o produtor Kassin e o baiano Letieres Leite, com sua Orquestra Rumpilezz, entre outros colegas. Fluente na língua estrangeira e afinada, Alexia empresta às músicas escolhidas ? parte delas nascida no exílio do compositor em Londres, entre 1969 e 1972 ? um ar mais pop e mais leve. ?O disco está livre da carga emocional forte que

as letras têm. Eu trouxe os temas para o meu universo?, explica a intérprete.

Entraram no álbum, além da faixa que começou tudo, Nine Out of Ten, A Little More Blues e It?s a Long Way. A banda convocada para a apresentação, formada por Alexandre Vaz (guitarra), Jorge Ailton (baixo) e Marcelo Vig (bateria e programação eletrônica), é mais enxuta do que o grupo reunido no estúdio. Completam o programa algumas surpresas cantadas em português. Antecipando-se a comparações com os registros originais, a cantora avisa: ?Jamais pensei em fazer algo melhor do que o existente.

O único objetivo das releituras é mostrar que aquelas canções podem ser feitas de outra forma?.

Alexia Bomtempo. 16 anos. Miranda (200 lugares). Avenida Borges de Medeiros, 1424 (2º piso), Lagoa, ☎ 2239-0305. Terça (4), 20h30. R$ 30,00 a R$ 60,00. Bilheteria: 14h/20h (seg.); a partir das 14h (ter.). IC. www.mirandabrasil.com.br.

Fonte: VEJA RIO