Continua após publicidade

VEJA Rio recomenda

Um dos principais nomes do desenho contemporâneo, Penedo (1936-2004) é lembrado desta vez no Museu Histórico Nacional com uma caprichada retrospectiva reunindo 120 obras.

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2017, 14h47 - Publicado em 28 out 2011, 15h50

EXPOSIÇÃO

Clécio Penedo. Desde 2003, quando realizou uma individual no Museu Nacional de Belas Artes, esse artista mineiro não se exibia no Rio. Um dos principais nomes do desenho contemporâneo, Penedo (1936-2004) é lembrado desta vez no Museu Histórico Nacional com uma caprichada retrospectiva reunindo 120 obras. Notas de um Percurso Gráfico ? 50 Anos de Arte exibe criações que o tornaram conhecido mundialmente, ao mesclar elementos étnicos com a cultura pop. Num dos exemplares da série Comei-vos Uns aos Outros, há uma tela em que aparecem os rostos de Marilyn Monroe, de uma índia e uma cabeça cubista típica de Picasso. Entre as peças dos anos 70, merecem destaque os oito desenhos a grafite do conjunto Geróticos. Da década seguinte há coloridas pinturas e o estudo para o painel Colonização e Dependência. Trabalhos tardios, como a série Chibata, com personagens de feições enrugadas, e os abstratos Inominados são a prova da excelência de seu traço. Saiba mais na coluna da semana de Exposições.

DANÇA

Herman Sorgeloos / Divulgação
Herman Sorgeloos / Divulgação ()

Panorama da Dança 2011. O maior festival de coreografias e performances do país chega à vigésima edição com uma grade que une qualidade e quantidade. São quarenta atrações a preços populares, a cargo de 33 companhias brasileiras e internacionais, que se exibem em quinze pontos da cidade. Estrela maior do evento, a belga Anne Teresa De Keersmaeker – sucessora de Pina Bausch no Olimpo da dança – traz os 25 bailarinos de sua companhia, Rosas, para encenar três peças. Embalados por música polifônica do século XIV executada ao vivo, nove membros do grupo interpretam En Attendant, em cartaz na sexta (4) e no sábado (5), no Teatro João Caetano. No domingo (6), a coreógrafa de 51 anos sobe ao mesmo palco para apresentar Fase, constituída de três duetos e um solo criados para quatro temas do músico americano minimalista Steve Reich. Saiba mais na coluna da semana de Dança.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.