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Cinema

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h54 - Publicado em 18 nov 2011, 18h37

ESTREIAS

✪✪✪ AMANHECER – PARTE 1, de Bill Condon (Breaking Dawn – Part 1, EUA, 2011). No penúltimo capítulo da cinessérie, extraída dos best-sellers de Stephenie Meyer, o diretor Bill Condon (de Deuses e Monstros e Kinsey), pela primeira vez no posto, finalmente, acertou a mão. Saíram de cena a cafonice, os efeitos visuais, as maquiagens de gosto duvidoso e as subtramas que, em geral, só enchiam linguiça. O quarto episódio está quase todo focado no desenlace do romance entre o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e a jovem de 18 anos Bella (Kristen Stewart, ainda com carinha de enjoo). Depois de uma bela cerimônia de casamento, eles vão passar a lua de mel no Rio de Janeiro. Numa ilha do litoral fluminense, têm a primeira noite de amor e, poucos dias depois, Bella engravida. Mas será que a humana vai suportar gerar um bebê vampiro? Se a primeira parte libera um romantismo de folhetim, o restante se fixa na tensão e em bons momentos de horror. Desse jeito, parece que a série cresceu, apareceu e deixou um sabor de quero mais ? a segunda parte deve estrear só em novembro de 2012. Às fãs de Taylor Lautner: o ator que interpreta o lobisomem Jacob tem participação um pouco menor, porém significativa. Não saia do cinema sem ver os créditos finais, pois há uma cena derradeira importante inserida nesse momento (117min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Dublado: Bay Market 1 e 2, Box Cinemas São Gonçalo 1, 7 e 8, Cine 10 Sulacap 1 e 3, Cine Bauhaus 2, Cinépolis Lagoon 1, 2, 4 e 6, Cinespaço Boulevard 1 e 5, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Carioca Shopping 4 e 5, Cinemark Down­town 6 e 12, Cinemark Plaza Shopping 4 e 7, Cinesystem Bangu 1 e 4, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 1, Cinesystem Via Brasil 3, 4 e 6, Iguaçu Top 1 e 2, Iguatemi 4, Kinoplex Grande Rio 1, 5 e 6, Kinoplex Nova América 6 e 7, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 1, 3 e 5, Rio Sul 2, UCI New York City Center 2 e 13, UCI Kinoplex NorteShopping 1, 2 e 5, Via Parque 2. Legendado: Box Cinemas São Gonçalo 5, Cine 10 Sulacap 2, Cinemark Botafogo 3 e 5, Cinemark Carioca Shopping 1 e 8, Cinemark Down­town 3, 4, 5 e 8, Cinemark Plaza Shopping 2, 3 e 4, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 2, Espaço Rio Design Barra 1, Estação Vivo Gávea 5, Iguatemi 1 e 6, Kinoplex Fashion Mall 1 e 2, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 1 e 7, Kinoplex Tijuca 5 e 6, Kinoplex West Shopping 5, Leblon 1, Rio Sul 1, Roxy 1, São Luiz 2 e 4, Unibanco Arteplex 6, UCI New York City Center 3, 8, 12, 14, 17 e 18, UCI Kinoplex NorteShopping 1, 6 e 10, Via Parque 3.

✪ O CÉU SOBRE OS OMBROS, de Sérgio Borges (Brasil, 2010). Foi um exagero o número de prêmios que a fita de estreia do mineiro Borges recebeu no Festival de Brasília de 2010: melhor filme, direção, roteiro e montagem. O realizador quer brincar aqui com os limites entre realidade e ficção e faz um docudrama envolvendo três personagens de Belo Horizonte. Everlyn Barbin, um travesti que cobra 30 reais por um programa completo, mostra-se inteligente ao citar Freud e Foucault, além de dar palestras sobre sua vida sexual. Desempregado e aspirante a escritor, o angolano Edjucu Moio vive à custa da mulher. Murari Krishna é o personagem mais interessante. Trabalha como operador de telemarketing, picha muros à noite, faz parte de uma torcida organizada do Atlético Mineiro e é seguidor do hare krishna. Com estética despojada e ritmo lento, o filme encena situações em que verdades e mentiras se embaralham. Embora instigante enquanto proposta, não chega a lugar algum (71min). 16 anos. Estreou em 18/11/2011. Cine Joia.

✪✪✪ A CHAVE DE SARAH, de Gilles Paquet-Brenner (Elle s?Appelait Sarah, França, 2010). O drama divide-se entre passado e presente na França. Em 1942, uma família de judeus é levada para um campo de deportados. No momento da chegada dos oficiais, a menina Sarah (papel da ótima Mélusine Mayance) tranca o irmão caçula num armário e acompanha os pais. Arrasada pela separação e por pensar ter causado uma tragédia, Sarah tenta escapar dos nazistas. Nos tempos atuais, a jornalista americana Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas), que vive em Paris, escreve um artigo justamente sobre a deportação dos judeus da França na II Guerra. Em suas investigações, descobre que no apartamento onde morou o pai de seu marido quando criança habitou a família de Sarah. Em constante clima de aflição, a trama acompanha os desenlaces de uma história tão triste quanto surpreendente (111min). 10 anos. Estreou em 18/11/2011. Cinemark Botafogo 4, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Ipanema 1, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 4, Kinoplex Fashion Mall 1 e 2, Kinoplex Leblon 1, Roxy 2.

✪✪✪ O GAROTO DA BICICLETA, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au Vélo, Bélgica/França/Itália, 2011). Vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama mostra-se mais um acerto na carreira dos irmãos cineastas belgas de O Filho (2002) e A Criança (2005). O enredo, comum na carreira da dupla, é triste. Cyrill (Thomas Doret, uma excelente revelação), de 12 anos, foi abandonado pelo pai (Jérémie Renier) e encontrou na cabeleireira Samantha (Cécile De France) uma zelosa guardiã. Mas, ainda inconformado, o rebelde garoto começa uma amizade com um rapaz envolvido com o tráfico de drogas. Os realizadores deixam de lado o sentimentalismo barato e investem num realismo quase documental capaz de emocionar pela sinceridade dos personagens e daqueles que os interpretam (87min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Ipanema 2, Unibanco Arteplex 4.

✪✪✪ PASSIONE, de John Turturro (Passione, EUA/Itália, 2010). Ator americano de origem italiana, John Turturro foi até Nápoles rodar um documentário musical cujo foco está no rico cancioneiro local. Além de retomar emblemáticos sucessos, como O Sole Mio e Malafemmena, o realizador perseguiu novas vertentes. Encontrou, assim, cantores e grupos influenciados por música árabe, portuguesa, espanhola e até pelo jazz americano ? entre eles a fadista Mísia. Há poucas entrevistas ou informações históricas. A fita, contudo, faz um agradável passeio pela cidade, com a maioria das cenas em externas, e traz à tona um assunto bastante raro para ser tratado no cinema. Por isso mesmo, é para público restrito (90min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Sesc Rio 3.

EM CARTAZ

✪✪✪ AMANHÃ NUNCA MAIS, de Tadeu Jungle (Brasil, 2011). Ligado ao audiovisual desde 1983, o diretor publicitário, documentarista e videoartista Tadeu Jungle só agora estreia no longa-metragem de ficção. O tempo só fez bem ao realizador. Enxuta, divertida e com a cara da cidade onde foi rodada, a comédia de humor mordaz traz uma renovação ao gênero no Brasil e, longe de qualquer baixaria, apresenta personagens críveis. Quem viu Depois de Horas (1985), o grande e esquecido filme de Martin Scorsese, vai notar semelhanças. Lázaro Ramos interpreta Walter, um pacato anestesista de São Paulo que, com seu jeito tímido, passa uma imagem de frouxo. No dia do aniversário da filha, ele promete à mulher (Fernanda Machado) chegar à festinha com o bolo. Pede a um colega do hospital (Milhem Cortaz, em impagável atuação) para substituí-lo numa cirurgia e parte para casa. Começam aí seus pesadelos. Pelo caminho, o protagonista depara com um trânsito infernal, falta de gasolina e uma estranha carona, além de uma maluca bêbada (um papel perfeito para Maria Luísa Mendonça). Ritmo ágil e risos (alguns nervosos) estão garantidos (74min). 10 anos. Estreou em 11/11/2011. Cinemark Downtown 1, Cinépolis Lagoon 2, Espaço Rio Design Barra 2, UCI New York City Center 1, Unibanco Arteplex 3.

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✪✪✪ AMIZADE COLORIDA, de Will Gluck (Friends with Benefits, EUA, 2011). Dylan (papel do cantor Justin Timberlake) e Jamie (Mila Kunis, a antagonista de Cisne Negro) levam um passa-fora de seus amados no mesmo dia, embora estejam em lados opostos do país. Eles se conhecem na cena seguinte. Headhunter de Nova York, Jamie precisa convencer o talentoso Dylan a trocar Los Angeles por Manhattan e aceitar o emprego de editor numa prestigiada revista. Ele topa e, a partir daí, se tornam unha e carne. Descobrem afinidades e, atraídos, decidem fazer um pacto: transar sem vínculo afetivo. Mas até quando vão resistir ao amor? Diálogos afiados e uma direção vigorosa tornam a moderna, ágil e esperta comédia romântica um espelho de Nova York, palco principal da história, terra natal do realizador e, não à toa, formidavelmente homenageada em belas imagens do Central Park, do Chrysler Building, da Brooklyn Bridge ou de alguma locação menos cartão-postal. Outro ponto positivo está na química faiscante entre os protagonistas (109min). 14 anos. Estreou em 30/9/2011. Legendado: UCI Kinoplex NorteShopping 9.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores deram um molho bastante picante à comédia gay romântica O Golpista do Ano. Embora com alguns clichês, o roteiro do novo filme da dupla é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Também tem sua graça a paixão do adolescente Robbie (Jonah Bobo), filho de Cal, por uma babá quatro anos mais velha, interpretada por Analeigh Tripton. Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ A ÁRVORE DO AMOR, de Zhang Yimou (Shan zha Shu Zhi Lian, China, 2010). O diretor chinês demonstra uma invejável capacidade de se reciclar. Depois dos robustos épicos de artes marciais Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada, retoma as raízes focando a paixão de dois jovens durante a Revolução Cultural na China de Mao Tsé-tung. Em meados dos anos 60, a estudante Jing (Zhou Dongyu) chega a um vilarejo no campo para uma ?reeducação?. Por ser filha de pais contrários ao comunismo, a mocinha precisa entender como funcionam as regras no país. A garota torna-se a esperança da família ? seu pai está numa cadeia para presos políticos e a mãe sustenta a casa e outros dois filhos pequenos. Entre as duras lições a aprender, Jing encontra tempo para viver o primeiro amor. Sun (Shawn Dou) respeita cada limite da amada e, não raro, lhe dá presentes. Trata-se de uma relação amorosa inocente e virginal. A crítica à China do passado surge nas entrelinhas do enredo. Em impecável ambientação histórica, Yimou faz do melodrama a principal arma para criar uma metáfora da tristeza daquele pesado período (115min). 10 anos. Estreou em 4/11/2011. Cine Santa, Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Sesc Rio 2.

ATIVIDADE PARANORMAL 3, de Henry Joost e Ariel Schulman (Paranormal Activity 3, EUA, 2001). No terceiro capítulo da cinessérie de terror, a história retrocede no tempo para revelar como foi a infância de Katie, protagonista da fita original. Em 1988, ao lado da irmã Kristi, ela experimentava brincadeiras macabras, quase sempre na presença de uma alma penada. A fórmula é a de sempre: treme-treme de câmera na mão para dar a impressão de um documento real (84min). 14 anos. Estreou em 21/10/2011. Cinemark Carioca Shopping 2, Cinesystem Bangu 6, Kinoplex Grande Rio 2, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 8.

✪✪ BORBOLETAS NEGRAS, de Paula van der Oest (Black Butterflies, Holanda/Alemanha/África do Sul, 2011). A história da personagem verídica tem seu interesse, mas o roteiro dá conta de enfocar apenas seus ?melhores e piores? momentos. Com isso, há quebras na narrativa, passagens mal explicadas e oscilação nas atuações. Dirigido pela holandesa Paula van der Oest, de Zus & Zo (2001), inédito no Brasil, o drama biográfico faz um registro frio de Ingrid Jonker (1933-1965). Poetisa sul-africana, ela conheceu o escritor Jack Cope (Liam Cunningham) no início da década de 60 e com ele teve um tumultuado relacionamento ? Cope era casado. Instável emocionalmente, Ingrid, que lutou contra a desigualdade social do apartheid, também tinha sérios atritos com o pai (Rutger Hauer), chefe do departamento de censura da África do Sul. Tão bem em A Espiã (2006), Carice van Houten agarra o papel principal sem muito brilho (100min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011. Cine Santa.

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BRASIL ANIMADO, de Mariana Caltabiano (Brasil, 2010). Dirigida pela paulistana Mariana Caltabiano (de Gui, Estopa & a Natureza), a fita mistura cenas reais com animação e narra a aventura infantil dos cachorros Stress e Relax à procura de um jequitibá-rosa. Saindo de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, esses amigos vão da Amazônia a Foz do Iguaçu atrás da árvore rara (78min). Livre. Estreou em 21/1/2011. Cinépolis Lagoon 4.

A CASA DOS SONHOS, de Jim Sheridan (Dream House, EUA, 2011). O diretor inglês Jim Sheridan sempre pautou seu cinema pelo drama – Meu Pé Esquerdo, Em Nome do Pai e O Lutador são exemplos do gênero. Pela primeira vez, ele investe num suspense com elenco renomado. Daniel Craig (o atual 007) e Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) formam um casal que se muda de Manhattan com as duas filhas para uma casa na Nova Inglaterra. Embora eles não saibam, o local foi palco de um crime: uma mãe e suas duas crianças acabaram mortas, provavelmente pelo marido dela. Enquanto depara com fantasmas, o protagonista dá início a uma investigação com a colaboração de uma estranha vizinha, papel de Naomi Watts (92min). 14 anos. Estreou em 4/11/2011. Cinemark Plaza Shopping 5, UCI New York City Center 6.

✪✪✪ A CONDENAÇÃO, de Tony Gold­wyn (Conviction, EUA, 2010). O drama começa com o assassinato de uma mulher, em 1980. Sem achar o culpado, uma policial (Melissa Leo) implica com Kenny Waters (Sam Rock­well). Três anos depois, ele é indiciado pelo crime ? seu tipo sanguíneo era igual ao do assassino. Waters vai para a cadeia e tudo faz crer que a Justiça estava certa. Embora casado e pai de uma garotinha, esse sujeito mulherengo e misógino mostra comportamento violento e exibicionista. No tribunal, a ex-mulher e uma amante comprovam tal cafajestice. Só sua irmã, Betty (Hilary Swank), uma garçonete de uma pequena cidade do estado de Massachusetts, que tem uma vida modesta ao lado do marido e de dois filhos, acredita na inocência dele. Ela abre mão da família e decide se tornar advogada apenas com o intuito de pedir a reabertura do processo dali a alguns anos e, então, defender Kenny. Além de retratar uma lição de vida por meio de uma heroína comum, o roteiro faz bem em preservar a verdade até os minutos finais. Inspirado em uma história real, o filme é mais um acerto como produtora de sua protagonista, duas vezes premiada com o Oscar de melhor atriz, por Garotos Não Choram e Menina de Ouro (107min). 14 anos. Estreou em 28/10/2011. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ CONTÁGIO, de Steven Soderbergh (Contagion, EUA, 2011). Premiado com o Oscar de melhor diretor por Traffic (2000), Steven Soderbergh é um cineasta tão talentoso que, mesmo num filme supostamente de ação, ele consegue deixar uma marca autoral. O que poderia ser um novo Epidemia (1995) vira um drama com suspense de arrancada densa. Nos primeiros minutos, embalados apenas por uma música eletrônica, vários personagens mundo afora apresentam sintomas semelhantes: suor excessivo, visão distorcida, febre e convulsão. A primeira a morrer é Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), uma americana que estava em Hong Kong. Enquanto o pequeno filho dela também mostra sinais parecidos, seu marido (Matt Damon) desespera-se para saber o que aconteceu com a mulher. A partir daí, a epidemia se espalha pelo planeta. Especialistas na área, como as doutoras interpretadas por Kate Winslet e Marion Cotillard, deslocam-se para averiguar as causas enquanto os Estados Unidos se apressam em produzir uma vacina. Quem desconfia da eficiência do governo americano é um blogueiro inglês (papel de Jude Law), que acredita ter descoberto um remédio natural capaz de impedir os avanços da doença. Sem a pretensão de dar uma cara grandiosa à fita, Soderbergh perde um pouco do fôlego, muito por causa do roteiro, que, a partir da metade, vai se tornando esquemático. Comprovando o prestígio do realizador, há no elenco estelar três vencedoras do Oscar de melhor atriz: Gwyneth (Shakespeare Apaixonado), Marion (Piaf) e Kate (O Leitor). Com Laurence Fishburne (106min). 12 anos. Estreou em 28/10/2011. UCI New York City Center 4 15, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebas­tián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio pela cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Estação Sesc Laura Alvim 2, Unibanco Arteplex 3.

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DIÁRIO DE UM BANANA – RODRICK É O CARA, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules, EUA, 2011). Nesta continuação da comédia infantil Diário de um Banana, só lançada em DVD, Rodrick (Devon Bostick), irmão mais velho de Greg (Zachary Gordon), decide torturar a criançada. Mas, sem que o valentão saiba, tudo está sendo registrado num diário (99min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Cinemark Botafogo 4, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 2, Cinemark Plaza Shopping 1.

✪✪✪ ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS, de Andrew Jarecki (All Good Things, EUA, 2010). Dirigido pelo documentarista Andrew Jarecki (do sensacional Na Captura dos Friedmans), o drama cobre cerca de quarenta anos da vida de David Marks (Ryan Gosling, de Namorados para Sempre). Em 1971, o jovem playboy conhece a meiga Katie (Kirsten Dunst, de Melancolia) e se apaixona por ela. A família dele não aprova a união. Seu pai (papel de Frank Langella), ricaço do ramo imobiliário de Nova York, pretendia ter para sempre o filho ao seu lado nos negócios e uma nora mais adequada ao estilo de vida grã-fino. David dá de ombros e vai morar com a amada num sítio, onde abre uma loja de produtos naturais. O comércio não prospera e eles voltam para Manhattan. David reassume o trabalho com o pai e, dia após dia, a relação do casal vai ficando insustentável. Para desgosto dele, a moça quer liberdade e entra na faculdade de medicina. David surta, espanca-a e, em 1982, Katie desaparece misteriosamente. Uma das grandes virtudes da fita: distanciar-se do gênero policial e focar, sobretudo, nos desgastes dramáticos do casamento através de uma narrativa quase sempre absorvente (101min). Cine Bauhaus 1.

FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, de Henrique Dantas (Brasil, 2009). O documentário joga luz na formação, no fim da década de 60, do grupo Novos Baianos. Entre os integrantes estavam Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira. João Gilberto serviu de influência para a banda baiana descobrir a MPB e gravar Acabou Chorare (1972), o mais emblemático disco da turma (76min). Livre. Estreou em 22/7/2011. Cinemark Downtown 1.

✪✪ UM GATO EM PARIS, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Une Vie de Chat, França/Holanda/Suíça/Bélgica, 2010). O desenho animado francês, feito de lindas cores e belos traços a mão, tem ação, suspense e drama, além de ritmo pulsante. Só não ganha uma estrela extra porque não puniu um dos vilões ? exemplo que, para a criançada, não pega nada bem. Em Paris, uma delegada tem o marido assassinado por um famigerado criminoso e, na ânsia de encontrá-lo, ela deixa a pequena filha aos cuidados de uma babá. A menina ficou traumatizada com a perda do pai e gosta da companhia de um gato. Mas o felino tem vida dupla: na calada da noite, ele se alia a um ladrão para roubar apartamentos enquanto seus donos dormem (70min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Estação Vivo Gávea 2.

✪✪ GIGANTES DE AÇO, de Shawn Levy (Real Steel, EUA/Índia, 2011). Ambientada no futuro próximo, a ficção científica de ação tem um público certo e restrito: meninos de 8 a 12 anos e marmanjos que curtem lutas de vale-tudo. Como Steven Spielberg está por trás da produção, há um manjado tom sentimentalista e bons efeitos especiais ? os robôs são uma mistura de bonecos eletrônicos com animação digital. Na trama, Hugh Jackman interpreta Charlie, um ex-boxeador que perdeu seu espaço para as lutas disputadas pelos grandalhões de aço. Quando seu robô é massacrado no ringue, Charlie fica ainda mais pobre. Depois, descobre que tem um filho de 10 anos. Como a mãe do garoto morreu e a tia quer a custódia, o protagonista exige uma pequena fortuna para ?doar? a criança. O menino (Dakota Goyo), porém, terá de passar um tempinho com o pai. Juntos, eles vão formar uma dupla imbatível para treinar uma máquina encontrada num ferro-velho (127min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Dublado: Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 3, Cinemark Carioca Shopping 2, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 6, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Recreio 4, Cinesystem Via Brasil 5 Iguatemi 2, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex West Shopping 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3, Via Parque 1. Legendado: Cinemark Downtown 7, UCI New York City Center 6.

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O GUARDA, de John Michael McDonagh (The Guard, Irlanda, 2011). Comédia policial. Dois policiais são obrigados a se unir para vencer uma quadrilha de tráfico internacional de drogas ? um irlandês pouco ortodoxo e um rigoroso agente do FBI. Os papéis cabem a Brendan Gleeson (sargento Gerry Boyle) e Don Cheadle, no papel do agente Wendell Everett (96min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 2, UCI New York City Center 11.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O curtinho documentário foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos em terceira dimensão de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. UCI New York City Center 4.

✪✪ LATE BLOOMERS – O AMOR NÃO TEM FIM, de Julie Gavras (Late Bloomers, França/Bélgica/Inglaterra, 2011). Drama. Filha do renomado diretor Costa-Gavras, Julie fez uma bela estreia na direção com o adorável A Culpa É do Fidel (2006). Esperava-se mais, portanto, deste seu novo trabalho. Tão à vontade para retratar a infância na fita anterior, Julie parece deslocada para tratar do relacionamento na meia-idade. Isabella Rossellini e William Hurt interpretam Mary e Adam, o casal de protagonistas. Juntos há mais de trinta anos e com três filhos adultos, eles começam a encarar as crises. Enquanto Adam, arquiteto renomado, precisa se modernizar para enfrentar a concorrência, Mary dá sinais de que está perdendo a memória. É a chegada da velhice. Embora o tema seja atraente, o roteiro beira a superficialidade e traz um desfecho facilmente feliz em meio a uma narrativa monótona (95min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Cinemark Downtown 2, Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Vivo Gávea 3, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 4, UCI New York City Center 7, Unibanco Arteplex 2.

✪✪✪✪ MEDIANERAS – BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de ser vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Cine Joia, Estação Sesc Barra Point 1.

✪✪✪ MEU PAÍS, de André Ristum (Brasil, 2011). Ristum escalou um elenco de primeira para sua estreia no cinema. O filme faturou cinco troféus no recente Festival de Brasília: direção, ator (Rodrigo Santoro), trilha sonora e montagem, além do prêmio do público. O drama familiar enfoca os problemas enfrentados por Marcos (Santoro) após a morte de seu pai (Paulo José). Advogado em Roma, ele volta a São Paulo para o funeral e para resolver pendências da herança. Vem acompanhado da mulher italiana (Anita Caprioli) e encontra aqui o irmão playboy metido em jogatina (papel de Cauã Reymond). Descobre ainda ter uma meia-irmã internada num sanatório. Insensível, Marcos tenta dar uma solução prática ao caso de Manuela (Débora Falabella), mas acaba se afeiçoando a essa jovem de comportamento infantil. Embora com alguns tropeços no roteiro, o filme conta com uma caprichada produção de Caio e Fabiano Gullane, a mesma dupla de irmãos por trás de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Bicho de Sete Cabeças (90min). 12 anos. Estreou em 7/10/2011. Cinemark Plaza Shopping 6, Cine Santa.

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11-11-11, de Darren Lynn Bousman (11-11-11, EUA/Espanha, 2011). Sem exibição prévia para a imprensa, o terror aproveita-se da data cabalística para fazer sua estreia mundial. Na trama, o escritor Joseph Crone (Timothy Gibbs) sai de Nova York, após a morte da mulher e do filho para reencontrar o irmão e o pai em Barcelona, na Espanha. Lá, tem visões com o número 11 em duplicidade. Obcecado em encontrar uma resposta para o mistério, Crone descobre que, além de uma data, é um aviso para a humanidade (100min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 6, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 3, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Bangu 5, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Recreio 4, Cinesystem Via Brasil 1, Iguaçu Top 3, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex Tijuca 2, Kinoplex West Shopping 4, Rio Sul 3, UCI New York City Center 5, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Via Parque 4.

✪✪✪ PALAVRA CANTADA 3D – SHOW BRINCADEIRAS MUSICAIS, de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia (Brasil, 2011). Quem nunca teve a oportunidade de ver ao vivo uma apresentação de Paulo Tatit e Sandra Peres vai sair satisfeito da sessão. Trata-se de um show da dupla infantil realizado com recursos em 3D, bem utilizados pelos diretores. Exemplos: os copos coloridos e as bolhas de sabão que ?saltam? para fora da tela nas músicas Fome Come e Bolinha de Sabão, respectivamente. Outras dezoito composições alegram a criançada, entre elas Peixe Vivo, Duelo de Mágicos e Criança Não Trabalha. Vem Dançar com a Gente, uma divertida animação de caveirinhas, também não deixa o ritmo cair. Acompanham Tatit e Sandra as irmãs cantoras Julia e Marina Pittier e os músicos Daniel Ayres, Estevão Marques e Wem, além de crianças (60min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Botafogo 5, Cinemark Downtown 4, Cinemark Plaza Shopping 4.

✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular raramente presente no cinema nacional. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, seu trabalho consiste em dividir o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil, provavelmente na década 70 (não há uma data específica na história). A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços. Referências aos diretores Jacques Tati e Fellini são evidentes, e a direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é de arrepiar, assim como a trilha sonora de Plínio Profeta. No elenco afiado, composto de novatos (como Larissa Manoela) e experientes (Teuda Bara e Jorge Loredo), Moacyr Franco rouba a cena numa aparição curtíssima que lhe valeu um surpreendente prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton também saiu de lá com os troféus de melhor diretor e melhor roteiro (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 4, Cine 10 Sulacap 5, Cine Joia, Cinépolis Lagoon 3, Cine Santa, Cinespaço Boulevard 6, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinemark Downtown 9, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 5, Espaço Rio Design Barra 2, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Vivo Gávea 1, Iguatemi 7, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 4, Kinoplex Tijuca 3, Leblon 2, Odeon Petrobras, São Luiz 3, UCI New York City Center 10, Unibanco Arteplex 5, UCI Kinoplex NorteShopping 7, Via Parque 6.

✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na trama, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente. Só o doutor tem acesso a ela. Quem seria essa moça? Qual o motivo de ela viver como uma presidiária? Por que a empregada de Ledgard (papel de Marisa Paredes) quer que o patrão a mate? As respostas, nos roteiros de Almodóvar, costumam chegar recheadas de surpresas ? e aqui não é diferente (110min). 16 anos. Cinépolis Lagoon 5, Cinemark Downtown 7, Cinemark Plaza Shopping 5, Espaço Rio Design Barra VIP, Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Vivo Gávea 2 Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 3, Leblon 2, Roxy 3, São Luiz 1, UCI New York City Center 9, Unibanco Arteplex 1.

✪✪ O PREÇO DO AMANHÃ, de Andrew Niccol (In Time, EUA, 2011). Se não tivesse duas estrelas na produção (o cantor Justin Timberlake e Amanda Seyfried, de Mamma Mia!), o thriller de ficção científica ganharia uma cara ainda mais de filme B. A ideia não é de se jogar fora e, enquanto argumento futurista, tem lá sua originalidade. Na trama, o tempo passou a ser literalmente dinheiro e as pessoas só chegam até os 25 anos. A partir daí, precisam ganhar, roubar ou herdar mais dias se quiserem sobreviver. O lugar onde elas moram se divide entre o mundo dos ricos e o dos pobres. Por sorte, o simplório operário Will Salas (Timberlake) adquiriu mais de 100 anos de um ricaço suicida. Agora, ele quer se infiltrar na alta sociedade para, como um Robin Hood, tirar dos milionários e dar aos miseráveis. Quem o acompanha na jornada é a patricinha interpretada por Amanda. Se a primeira meia hora surpreende pela estranheza da temática, o restante se perde num corre-corre envolvendo o casal numa espécie de Bonnie & Clyde. Diretor de Gattaca (1997) e O Senhor das Armas (2005), Andrew Niccol não tira proveito nem de bons atores como Cillian Murphy e deixa as atuações no nível da canastrice. Fracos também são os figurinos assinados por Colleen Atwood, premiada com o Oscar por Alice no País das Maravilhas. Com Alex Pettyfer e Olivia Wilde (109min). 12 anos. Estreou em 4/11/2011. Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 2, Iguatemi 5, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Noava América 4, UCI New York City Center 11, UCI Kinoplex NorteShopping 9.

✪✪✪ PRONTO PARA RECOMEÇAR, de Dan Rush (Everything Must Go, EUA, 2010). Amarga e melancólica, a história flagra o caos instalado na vida de Nick Halsey (Will Ferrell). Embora um dos melhores gerentes de vendas da empresa, esse quarentão acaba demitido devido ao alcoolismo. Nick já aprontou confusões por causa da bebida e agora passará por maus bocados. Ao chegar em casa, outro susto: sua mulher, ex-alcoólatra, se mandou e colocou todas as tralhas de Nick na rua. Sem poder entrar na residência, o protagonista decide fazer do jardim o seu lar. Em meio a LPs e troféus de beisebol, ele passa dias bebendo cerveja, conversando com sua nova vizinha (Rebecca Hall) e tentando encontrar uma saída para o buraco financeiro e moral. Raymond Carver (1938-1988), mesmo autor de Short Cuts (1993), publicou em 1981 o conto que originou o drama. Diante da atual crise econômica americana, seu enredo parece muito fresco. Conhecido por comédias como A Feiticeira, Quase Irmãos e Os Outros Caras, Ferrell enfrenta a difícil tarefa de dar nuances ao papel. Ao mesmo tempo um pobre coitado, frágil e impotente diante do futuro, Nick destila rancor e ironia em palavras cruéis. Um bom texto à altura de um astro, que aqui revela sua versatilidade, só poderia render algo surpreendente (97min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Kinoplex Fashion Mall 4, UCI New York City Center 7.

✪✪ REFÉNS, de Joel Schumacher (Trespass, EUA, 2011). Diretor de altos (Um Dia de Fúria, Tigerland) e baixos (8mm, O Fantasma da Ópera), Joel Schumacher reprisa desgastados chichês do gênero no suspense estrelado por dois vencedores do Oscar. Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas) e Nicole Kidman (As Horas) interpretam o casal Kyle e Sarah, pais da rebelde adolescente Avery (Liana Liberato). Kyle é um milionário negociante de diamantes e trabalha demais. Por isso, Sarah sente-se solitária e mal-amada. Certa noite, porém, a família terá a mais perturbadora madrugada de sua vida quando um bando de assaltantes mascarados invade a residência. Para apimentar a história, insinua-se que a esposa teria tido um caso com um dos bandidos (papel de Cam Gigandet). Embora o realizador acerte no bom e constante clima de tensão, a trama vai ficando cada vez mais rocambolesca e nada crível. O desfecho beira o risível (91min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 11, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Recreio 3, Iguatemi 2, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Rio Sul 4, Roxy 3, São Luiz 3, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 5.

✪✪ REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, de Ana Maria Magalhães (Brasil, 2009). Atriz bastante ativa na década de 70, Ana Maria Magalhães estreou na direção de longas de ficção com o desastroso Lara (2002). Investe agora num personagem interessante para um documentário irregular. Trata-se aqui da trajetória, estritamente profissional, de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964). Esse arquiteto e urbanista nasceu em Paris, era filho de uma brasileira com um inglês e cursou a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro a partir dos 17 anos de idade. A fita procura jogar luz na importância do profissional responsável pela criação do Conjunto Habitacional Pedregulho, das colunas do Museu de Arte Moderna e das vias do Aterro do Flamengo. Um locutor dá voz às ideias e aos pensamentos de Reidy de forma entediante e algumas obras do arquiteto não são sinalizadas com legendas. Para os leigos, restam, portanto, alguns pontos de interrogação. De aproveitável, há curiosos registros de época (como um documentário de 1971 dizendo que as favelas iriam acabar no Rio) e depoimentos dos arquitetos Lucio Costa (1902-1998) e Paulo Mendes da Rocha (77min). Livre. Estreou em 11/11/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪ O RETORNO DE JOHNNY ENGLISH, de Oliver Parker (Johnny English Reborn, EUA/França/Inglaterra, 2011). Sem apelar para baixarias, a comédia de espionagem faz uma sátira a James Bond com gosto de piada requentada. Eterno intérprete de Mr. Bean, o inglês Rowan Atkinson investe pela segunda vez no personagem extraído do original de 2003. A fita tem uma boa arrancada com passagens divertidas, sobretudo quando o protagonista, em momento politicamente incorreto, dá bordoadas numa velhinha. Mas o humor vai cedendo espaço para a ação a partir da metade. Na trama, o agente secreto Johnny English caiu em desgraça após fracassar num trabalho em Moçambique. Cinco anos depois, vivendo em exílio no Tibete, é novamente recrutado para uma missão em Hong Kong. Com Gillian Anderson e Rosamund Pike (101min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 2, Cinemark Downtown 7, Rio Sul 4, UCI New York City Center 1, Via Parque 5.

✪✪ SE NÃO NÓS, QUEM?, de Andres Veiel (Wer Wenn Nicht Wir, Alemanha, 2011). Inspirado em fatos reais, o drama biográfico segue os passos de dois jovens idealistas da então Alemanha Ocidental. De um lado está Bernward Vesper (August Diehl), filho de um escritor nazista; do outro, Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis), filha de um pastor evangélico. Eles se conhecem em 1960 na universidade, tornam-se amigos e decidem abrir uma editora. Não demora muito para começarem um relacionamento amoroso. Aos trancos, a história chega até o fim da mesma década e flagra-os envolvidos em passeatas. Gudrun, mais radical, deixa-se levar pela conversa do sedutor terrorista Andreas Baader (Alexander Fehling). Ela, então, abandona o marido, o filho pequeno e, seguindo suas posições políticas, entrega-se de corpo e alma ao amante. O longa-metragem não deixa de ser um interessante estudo sobre os filhos errantes da geração pós-II Guerra, embora sua primeira hora seja mal costurada e aborrecida. Na segunda parte, a fita toma fôlego, sobretudo pela universalidade do tema: a formação do grupo de extrema esquerda Baader-Meinhof (124min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Ipanema 2.

SUBMARINO, de Thomas Vinterberg (Submarino, Dinamarca/Suécia, 2010). Junto com Lars von Trier, Vinterberg foi um dos criadores do Dogma 95, movimento da década de 90 de cineastas dinamarqueses que pregava um cinema mais despojado e ?sujo?, sem luz artificial nem trilha sonora. Na época, esse diretor ganhou fama por seu badalado Festa de Família (1998). De lá para cá, ele errou a mão no confuso Dogma do Amor (2003) e no excesso de humor negro de Querida Wendy (2005). Mas Submarino revela-se um registro duro, brutal e comovente de dois irmãos marginalizados. Na trama, Nick (Jakob Cedergren) e seu irmão caçula (papel de Peter Plaugborg), ainda na infância, tentam driblar os descuidos da mãe alcoólatra fazendo-se de babá do novo filho dela. Mas o bebê não sobrevive. O tempo passa e a tragédia deixa marcas profundas nos dois. Estação Sesc Botafogo 3.

✪✪✪ OS 3, de Nando Olival (Brasil, 2011). Diretor publicitário, Nando Olival estreou no cinema dividindo o comando de Domésticas (2001) com Fernando Meirelles. Seu primeiro filme-solo revela-se ainda melhor, mais pop e ousado. O projeto é arriscado. Trata-se de uma comédia romântica sem elenco famoso, que flerta com o drama e explora situações corriqueiras da vida moderna sob uma óptica inusual. Na trama, Camila (Juliana Schalch), Cazé (Gabriel Godoy) e Rafael (Victor Mendes) se conhecem numa festa e, na sequência, decidem morar juntos num armazém desocupado. Eles são universitários, vieram do interior de São Paulo e têm pouca grana. Um projeto para a faculdade, porém, dá ao trio chance de conseguir mais dinheiro. Bancados por uma loja, eles terão a vida vigiada 24 horas por câmeras para um reality show na internet. Uma das promessas feitas entre eles é não se apaixonarem. Mas isso cai por terra quando Camila vai para a cama com o conquistador Cazé, deixando Rafael enciumado ? ele também tem uma quedinha pelo amigo. Ágil, tecnicamente impecável e deliciosamente maliciosa, a fita merece encontrar nos jovens seu público-alvo (80min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Cinépolis Lagoon 5, Cinemark Downtown 11, Estação Sesc Botafogo 3, Odeon Petrobras, UCI New York City Center 10.

WINTER, O GOLFINHO, de Charles Martin Smith (Dolphin Tale, EUA, 2011). A aventura, inspirada em história real, narra o drama de um golfinho-fêmea que, após perder a cauda numa armadilha, vai parar em um aquário na Flórida. Lá, Winter tenta ser salva por uma equipe de especialistas (113min). Livre. Estreou em 14/10/2011. Dublado: UCI New York City Center 16. Dublado, 3D: Cinépolis Lagoon 5.

✪✪ O ZELADOR ANIMAL, de Frank Coraci (Zookeeper, EUA, 2011). Se para os adultos pode ser uma trama previsível e insossa, para a meninada acima dos 4 anos há um atrativo extra: uma simpática bicharada que fala. No enredo, o gorducho Griffin Keyes (Kevin James) leva um fora da namorada por causa de sua profissão ? ele é zelador de um zoológico. Para reconquistar a jovem, ele tenta mudar de emprego, mas os animais, que tanto gostam dele, vão se reunir para ensiná-lo a mudar seu frouxo comportamento (102min). Livre. Estreou em 7/10/2011. Dublado: Cine Bauhaus 1, UCI New York City Center 5.

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