Continua após publicidade

VEJA Rio Recomenda

As exposições Vivendo no Vermelho e Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo são as dicas da semana

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2017, 14h39 - Publicado em 13 fev 2012, 11h57

EXPOSIÇÕES

TARSILA DO AMARAL – PERCURSO AFETIVO.

Relíquia de família, um diário de viagens inspira a mostra, a primeira dedicada à artista paulista realizada no Rio desde 1969. No caderno, Tarsila do Amaral (1886-1973) guardou ingressos, fotos e outros registros das muitas andanças que fez nos anos 20, quase sempre ao lado do modernista Oswald de Andrade (1890-1954), com quem foi casada. Impressões colhidas mundo afora ? França, Grécia, Egito e Síria foram alguns dos seus destinos ? refletem-se no acervo que será exibido para o público, no CCBB, a partir de terça (14). Foram reunidas 82 obras, além de objetos pessoais, o diário entre eles. Na lista das telas, a nata da coleção, estão Chapéu Azul (1922), criação do início de carreira, Antropofagia (1929), marco de sua fase mais importante, e a pouco conhecida O Lago (1928).

vjrio-recomenda-exposicoes2.jpg
vjrio-recomenda-exposicoes2.jpg ()
Continua após a publicidade

VIVENDO NO VERMELHO. Inaugurada em outubro do ano passado, a galeria Graphos: Brasil, em Copacabana, está apenas na terceira exposição ? e no terceiro acerto. Depois de abrigar individuais de Ivan Cardoso e Jorge Fonseca, o espaço no 2º andar do centro comercial conhecido como shopping dos antiquários surpreende com uma coleção unida pela presença do vermelho. São sessenta trabalhos produzidos por dezenove criadores de nove países. De Anish Kapoor é exibida uma rara litografia ? até hoje, o artista indiano, naturalizado inglês, famoso pelas esculturas de grandes dimensões, só incursionou pelas artes gráficas em duas séries. Vik Muniz comparece com a cativante foto Lengiz! After Ródtchenko ? Gordian Puzzle. Surpreendem ainda as obras de autores anônimos concentradas na Sala Chinesa, dominada por uma instalação de dezesseis esculturas de louça e estilo kitsch. Walter Goldfarb, outro dos brasileiros escalados, provoca impacto com a imensa pintura Do Flagelo e de Eros XII, inspirada na Pietà do italiano Giovanni Bellini (1430-1516).

Para saber onde conferir as mostras, leia na coluna Exposições

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.