Continua após publicidade

Rio para marinheiros de primeira viagem

Dez programas obrigatórios para quem é estreante em terras cariocas. Mesmo com poucos dias na cidade, veja o que você não pode deixar de conhecer no Rio

Por Louise Peres
Atualizado em 5 dez 2016, 15h50 - Publicado em 22 dez 2011, 11h50

Quem vir ao Rio e não conhecer o Cristo ou deixar de andar no bondinho do Pão de Açúcar é uma falta grave até o turista mais desavisado sabe. Mas há outros recantos imperdíveis e obrigatórios para quem está de passagem pela cidade maravilhosa. Para ajudar aqueles que estão com passagem marcada indicamos dez programas que não podem ficar de fora da sua lista. Desde o pôr do sol mais bonito até o melhor lugar para dançar, essas dicas vão fazer você conhecer um Rio turístico, mas também aproveitá-lo como um carioca da gema.

1 – As praias

Mundialmente famosas e celebradas à exaustão nas canções ícones da bossa nova, Copacabana e Ipanema certamente são o primeiro item do seu roteiro. Mais do que flanar pelo calçadão preto e branco ou se esticar nas badaladas areias do Posto 9, prove um típico mate de galão e tapeie o estômago com o carioquíssimo biscoito Globo. No fim de tarde, vá até o Forte de Copacabana e contemple a orla de Copa ou admire o pôr do sol do Arpoador, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

2 – A Urca

Para além do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, o bairro é delicioso refúgio merece sua visita. Comece o passeio pela Praia Vermelha, e dali siga pelas vielas de casinhas charmosas e antigas, até chegar à aclamada e convidativa mureta do Bar Urca. A dupla pastel de camarão e cervejinha gelada ganha um sabor todo especial quando a Baía de Guanabara é o cenário. A brisa fresca completa o programa perfeito.

3 – Se jogue na Lapa

Encoste em um barzinho, peça aquele petisco, um drinque ou chope: é o primeiro passo para desfrutar da atmosfera boêmia – e encantadora – do bairro. Depois, é hora de cair no samba (ou no rock, no funk, no forró). A Lapa é um lugar democrático, e lá com certeza você vai encontrar um programa que te agrade, seja no Circo Voador, Fundição Progresso, Democráticos, Estudantina, Rio Scenarium, Lapa 40º ou em outras tantas casas musicais da região.

4 – Conhecer o Centro Histórico

O Rio é cheio de história. Seu passado de antiga sede do Império e ex-capital do país, no entanto, encontra-se à mostra para quem quiser explorá-lo, em templos, construções, ruas e lugarejos da cidade. O Centro concentra boa parte deles, como a Antiga Sé, o Paço Imperial, a Praça XV e o Arco do Teles. Passeie pelas vielas do entorno, escondidas entre prédios modernos e múltiplas lojas, e caminhe até a Cinelândia. Lá, o imponente Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional aguardam sua visita. Algumas ruas distante dali, o Real Gabinete Português de Leitura é outro prédio belíssimo que merece ser conhecido. Em tempo: quem quiser conhecer essa região a pé, durante o mês de dezembro um projeto oferece caminhadas turísticas gratuitas, partindo do Centro.

5 – Tomar um chá na Confeitaria Colombo

Em uma das tais vielas do Centro que ainda conservam um quê de antigo está a confeitaria, fundada em 1894. Só o lugar já é um deleite. As vitrines repletas de quitutes, tortinhas, bolos, salgados e doces finos, nem se fala. A casa, que se tornou patrimônio histórico e cultural da cidade, oferece o tradicional chá das cinco, com bufê de mais de sessenta itens, entre brioches, bolos, docinhos e petits fours.

Confeitaria Colombo. Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, tel. 2505-1500

Continua após a publicidade

6 – Visitar Santa Teresa

Fuja da badalação na Zona Sul e passeie por esse bairro bucólico, cuja arquitetura ainda consegue se manter imune ao surto de modernização que atingiu outras regiões da cidade. Vale ir até o mirante onde está o Parque das Ruínas, de onde avista-se uma paisagem deslumbrante que compreende desde a Urca até o Centro da cidade. Para fechar o programa, vá até o Bar do Mineiro e prove o famoso pastel de feijoada.

Bar do Mineiro. Rua Paschoal Carlos Magno, 99, Santa Teresa, tel. 2221-9227. De 11h às 2h (fecha segunda).

7 – Passear no Jardim Botânico

Uma visita ao parque bicentenário será uma lufada de ar fresco na sua viagem. Passeie pelo arboreto e veja centenárias palmeiras imperiais, exemplares das mais variadas espécies da Mata Atlântica, e belas orquídeas na estufa.

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, tel. 3874-1808.

8 – Pedalar na Lagoa

Alugar uma bicicleta e perambular por este que é um dos mais belos cartões postais do Rio também é tarefa obrigatória para quem vem à cidade. É o passeio perfeito para curtir em família – há desde bikes comuns até aquelas que comportam mais de quatro pessoas por vez! Após algumas voltinhas no entorno da lagoa, a pedida é fazer uma parada em um dos quiosques do entorno e fazer um lanche gostoso admirando a vista.

Continua após a publicidade

9 – Tomar cerveja de garrafa no Bar da Rampa

Escondido dentro do Clube de Regatas Guanabara, ele é o novo point da galera hype. Com frequência, festas fechadas rolam por ali, mas o lugar também é aberto para quem quiser entrar, sentar e tomar uma loira bem gelada admirando a vista fenomenal da Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar ao fundo.

10 – Fazer um passeio de barco

Navegar por águas cariocas é outro passeio imperdível, e há muitas opções interessantes para quem quer conhecer o Rio de outro ângulo. E quem disse que é preciso pagar caro para isso? O passeio pela Baía de Guanabara, que parte do Espaço Cultural da Marinha, custa apenas 10 reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.