Serviços

Naves do Conhecimento oferecem cursos gratuitos de tecnologia

São nove módulos de ensino em áreas de tecnologia e empreendedorismo

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Parque Madureira
Parque Madureira: uma das naves participantes (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

As Naves do Conhecimento das Zonas Norte e Oeste do Rio abrem nesta semana uma série de cursos gratuitos. São 500 vagas distribuídas em nove modalidades nas unidades da Nova Brasília (Complexo do Alemão), Irajá, Penha, Padre Miguel, Madureira e Vila Aliança (Bangu).

Os cursos se dividem em Tecnologia e Comunidade, Tecnologia e Empreendedorismo, Webdesign, Fotografia, Vídeo Popular, Photoshop, Easy Steps (Iniciação à Informática) e cursos de Tecnologia da Informação (IT Essentials e CCNA - Cisco Certified Network Associate). 

As inscrições podem ser presenciais ou pelo site http://formacao.navedoconhecimento.org.br/. E as aulas de alguns começam nesta semana.

Confira abaixo todos os detalhes de cada módulo

Tecnologia e Comunidade (Intel Aprender): desenvolver habilidades de pensamento crítico, trabalho colaborativo e descobrem como o uso eficaz do computador pode ajudar o lugar onde vivem. Esse módulo também ensina habilidades tecnológicas como processamento de textos, edição gráfica, uso de planilhas eletrônicas, multimídia e pesquisas na internet.Carga Horária: 30 horas. São 15 aulas com duração de 2 horas cada.Até a 10ª aula, os conteúdos são trabalhados em dupla e, a partir da 11ª, os alunos trabalham em grupos desenvolvendo um projeto sobre sua comunidade.Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, com pouca ou nenhuma experiência em informática e que desejam aprender como utilizar o computador para aumentar a sua produtividade pessoal e da vizinhança.Turmas: Nave do Conhecimento de Padre Miguel: de 10/3 a 28/4 (Terças e Quintas-feiras), de 18 às 20h. 30 vagas.Nave do Conhecimento de Irajá: de 3/3 a 21/4 (Terças e Quintas-feiras), de 14 às 16h. 30 vagas.

Tecnologia e Empreendedorismo (Intel Aprender): Esse módulo apresenta os conceitos básicos e o processo de empreendedorismo, demonstrando como a tecnologia pode ser usada para fazer uma ideia tornar-se realidade no mundo dos negócios. Por meio da internet e de aplicativos, os alunos pesquisam, formulam e criam um plano para implementar um empreendimento próprio, passando de consumidores a criadores de empregos.Carga horária:40 horas – 16 aulas de 2 horas e 30 minutos, divididas em 15 capítulos. Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, tenham interesse em criar seu próprio negócio e tenham um espírito empreendedor.Turmas: Nave do Conhecimento de Irajá: Início 7/3 (sábado), de 9 às 12h. 30 vagas.

Web Design: criação, produção, diagramação e programação de websites. Redes sociais e conteúdo colaborativo. Campanhas de mobilização virtual. Interatividade e usabilidade. Softwares proprietários e livres para webdesign. Principais linguagens, tecnologias e tendências de mercado (HTML, Flash, Java, CSS, entre outras). Capacitar para a criação de WebSites a partir de softwares diversos; Preparar para a interação com clientes. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha corretamente todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília no dia 06/03, de 8h30 às 18h30 para confirmar sua inscrição no curso.Pré-requisitos: Conhecimento básico em informática. Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 11/03 a 27/4 (Quartas, Quintas e Sábados*). Duas turmas: de 8h30 às 12h e de 14 às 17h30. 40 vagas.*As aulas aos sábados acontecerão de 14 de março a 16 de maio.

Vídeo Popular: prepara tecnicamente e conceitualmente na linguagem de audiovisual articulada com mídias digitais. Serão abordados os diversos gêneros de audiovisuais, de modo a identificar semelhanças e diferenças nos métodos utilizados e na linguagem entre as especificidades de cada formato. Elaboração de pequenos roteiros, familiarizando linguagem e instrumentos usados na produção devídeo. Realização de um vídeo. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30.Pré requisitos: ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 11/3 a 10/4 (Quintas e Sextas-feiras), de 8h30 às 12h. 22 vagas.

Photoshop: capacita o aluno a desenvolver peças gráficas, ilustrações, tratamentos de imagem e qualquer forma de trabalho criativo dentro das possibilidades do software. Além de fomentar a capacidade artística ao apresentar novas possibilidades de produzir suas ideias. Os alunos desenvolverão projetos gráficos utilizando o software Adobe Photoshop. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30.Pré-requisitos: Saber utilizar o Windows e/ou Mac OS. Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 10/03 a 26/4 (Terças e Quintas-feiras), de 14 às 17h30. 20 vagas.

Fotografia: estimula a criatividade a partir de um olhar crítico e comprometido com a sua comunidade. Os alunos conhecerão os procedimentos técnicos básicos da fotografia analógica e digital: abertura do diafragma, velocidade, profundidade de campo. Enquadramento, foco, ISO, iluminação, composição. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30. Pré-requisitos: Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: 10/03 (Terças, Quintas e Sábados)**. Duas turmas. De 8h30 às 12h e de 14 às 17h30. 40 vagas (20 por turma).**As aulas aos sábados acontecerão de 23 de maio a 11 de julho.

Easy Steps: desenvolvido para ensinar as etapas básicas de como usar um computador efetivamente, bem como a aplicar as habilidades de informática do aluno ao seu cotidiano. Os objetivos deste curso englobam aprender novas habilidades ao desenvolver produtos e ser útil na vida pessoal do aluno ou para os negócios. Compreender as noções básicas de computadores, a usar alguns aplicativos, como aplicativos gráficos, de processamento de texto, de planilhas e multimídia, compreender e usar alguns aplicativos na Web, como busca na Internet, e-mail, mensagens instantâneas e documentos de colaboração, comunicar-se, colaborar e criar produtos, como folhetos, flyers, orçamentos, sites e outros que odem ajudar na conquista de um emprego ou ao iniciar e administrar uma pequena empresa, desenvolver um portfólio de produtos ou mostrar para um público selecionado.Carga horária: 32 horas (16 aulas com duração de 2 horas cada).Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, com pouca experiência em informática e que desejam aprender como utilizar o computador para aumentar suas habilidades profissionais e da vida diária.Turmas: Nave do Conhecimento de Padre Miguel: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras), das 13h30 às 15h30. 30 vagas. Nave do Conhecimento da Penha: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras).Duas turmas: das 11h30 às 13h30 e das 17h30 as 19h30. 30 vagas.Nave do Conhecimento de Madureira: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras), das 14h às 16h. 30 vagas.

IT Essentials (Tecnologia da Informação): Introdução ao PC. Montagem de computadores. Fundamentos de Rede. Segurança avançada de Rede. Ao final do curso o aluno poderá exercer as seguintes funções: Especialista de Suporte, Técnico de Help Desk, Técnico de Redes, Profissional de Instalação de Hardware, Suporte de Aplicações de Software. Curso desenvolvido com a metodologia da Cisco Networking Academy.Pré-requisitos: conhecimento básico em informática.Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: Início 10/03 (Terças e Quintas-feiras). Duas turmas, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30.40 vagas (20 por turma).Nave do Conhecimento de Irajá: Início 3/3 (Terças e Quintas-feiras), de 19 às 21h.

CCNA (Cisco Certified Network Associate): módulo de 280 horas oferecido em quatro módulos. Estes módulos reúnem os objetivos de aprendizagem para o exame de certificação CCNA, primeiro passo na trajetória da carreira de certificações Cisco. Está focado na tomada de decisões e na solução de problemas em um ambiente de rede. Através de laboratórios interativos e aulas teóricas, o curso fornece aos estudantes todos os conceitos básicos das redes: Fundamentos de Rede; Conceitos e Protocolos de Roteamento; Switching LAN e Redes sem-fio (Wireless); Acesso à WAN.Inscrições presenciais Nave do Conhecimento da Penha: início 14/3 (todo sábado), das 9 às 12h. 30 vagas.

Endereços das Naves do Conhecimento:

Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/nº, esquina com Rua do Açafrão.

Nova Brasília (Complexo do Alemão): Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca).

Irajá: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

Madureira: Parque de Madureira (acesso pela Rua Manuel Marques).

Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

Vila Aliança: Rua Antenor Corrêa, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral) – Bangu

Fonte: VEJA RIO