DIVERSÃO

Museu Histórico Nacional recebe exposição sobre os Jogos Olímpicos

Mostra, que entra em cartaz nesta sexta (13), reúne cerca de 300 peças que retrata de forma interativa a história das Olimpíadas

- Atualizado em

Após passar por São Paulo, o acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, chega ao Rio e, a partir desta sexta (13), integra a mostra interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte, no Museu Histórico Nacional. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ela fica em cartaz até 1º de dezembro. Neste período, o público poderá conferir cerca de 300 peças que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

A exposição é dividida em oito módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Memorabília e Time Brasil. Além de conferir tochas, medalhas e mascotes de diversas edições do evento, O público terá a chance de apreciar algumas peças raras, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin, de 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos; a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956; e o uniforme utilizado pelo tenista suíço Roger Federer na conquista do ouro nos Jogos de Pequim, em 2008.

A mostra conta com diversas atrações interativas. Os visitantes poderão, por exemplo, empunhar a tocha dos Jogos de Londres, em 2012, com a Tower Bridge ao fundo; tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa, dos Jogos de Moscou, em 1980; e participar de uma simulação de salto em distância. Haverá ainda jogos educativos e exibição de vídeos do acervo do COI.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, próximo à Praça XV. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 17h30; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu fecha às segundas.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Fonte: VEJA RIO