MODA

Aprenda a combinar estampas na moda e na decoração

Floral, xadrez, listras... Aprenda a misturar diferentes padronagens no mesmo look e saiba também como usar o mix de estampas para deixar a sua casa mais descolada e divertida

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Sozinhas elas já costumam chamar atenção. Juntas, então, as estampas deixam o look ainda mais modernoso. O que antes parecia exagerado tem pintado nas passarelas nacionais e internacionais, além de ter conquistado it girls mundo afora. Pode apostar sem medo. Misturar estampas não significa necessariamente cair no visual cafona de festa junina. Para não correr o perigo de errar na combinação - listras com poás? Floral com xadrez? -confira as dicas para arrasar na produção do look e na decoração da sua casa. No mais, solte a imaginação e divirta-se.

Uma boa forma de começar e se acostumar com o modismo é misturar listras pretas e brancas, ou seja, neutras, com outras estampas. "As listras são o curinga dessa brincadeira. São as mais fáceis de combinar, caem bem com tudo", explica a consultora de moda Helen Pomposelli. Segundo ela, é fashion mesclar tanto padronagens diferentes em um mesmo look quanto usar a mesma estampa na composição, fazendo um "estilo pijama" (peça de baixo e de cima com o mesmo desenho). Anote outras 10 dicas de ouro:

1 - Mesmo que as estampas sejam diferentes, as tonalidades precisam estar em sintonia. Aposte em tons da mesma cartela de cores, como preto, branco e cinza; amarelo e laranja, e nas candy colours que estão super na moda (cores em tom pastel, bem clarinhas).

2 - Aposte em variações da mesma estampa. Ou seja, uma blusa de listras finas cai muito bem como uma saia de listras mais grossas, por exemplo. Um lenço xadrez também pode ficar bem bacana sobre uma blusa da mesma padronagem.

3 - Mesclar floral com floral está na moda. Aposte nas flores miudinhas, tipo liberty, para a peça de cima e em flores maiores para a peça de baixo. O blazer florido, aliás, é peça-chave no guarda-roupa. "Você joga em qualquer produção e ele dá um toque romântico ao look. Fica ótimo com uma bermudinha listrada", sugere Helen.

4 - Para um look bem feminino, misture ainda poás com flores. "Só não valem bolinhas com fundo azul marinho e flores vermelhas, por exemplo, senão você vai ficar parecendo uma espanhola. Fica caricato demais", avisa Helen.

5 - Curte o estilo navy? Poás com listras ficam uma graça. Juntas, elas deixam o visual náutico bem charmoso. Mas atenção: jamais misture peças listradas com poás grandes se não quiser ficar parecendo um palhaço.

6 - Brincar com os detalhes também funciona muito bem. Um vestido florido, por exemplo, fica incrível quando traz na gola ou nas mangas um detalhe em outra estampa, como a vichy (um tipo de xadrez).

7 - A única estampa que não vale misturar com mais nada é a que traz hibiscos havaianos. O desenho já é forte demais por si só, a não ser que seja apenas um detalhe discreto na peça.

8 - Mulheres baixinhas não devem misturar estampas grandes, para não achatar a silhueta.

9 - A mistura de estampas tende a engordar. Prefira ousar se você tiver o corpo mais sequinho.

10 - Economize nos acessórios. O visual com mix de estampas já tem informação demais para suportar ainda inúmeras pulseiras, anéis, colares, brincos gigantes etc.

NA DECORAÇÃO

A mistura de estampas é ótima para deixar os ambientes da casa mais vivos e com mais personalidade, mas o mix deve ser pensado com cuidado para não cair no exagero. Algumas regrinhas, como as dos looks, ajudam a não errar na dose. Clique aqui para ver as dicas da arquiteta Maria Helena Torres em fotos inspiradoras.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Fonte: VEJA RIO