carnaval

Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

Obejtivo é reforçar o estoque de sangue disponível para as emergências do Carnaval

Por: Redação VEJA RIO

doação de sangue
Campanha do Hemorio tem o objetivo de estimular a doação de sangue para o Carnaval (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para o período do Carnaval, o Hemorio lança, nesta quinta (22), a 12ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. Na abertura, que acontece às 10h na sede da unidade, no Centro, integrantes da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval carioca vão aquecer os tamborins no salão de doadores.

As ações tem como objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue, já que esta época é historicamente marcada por uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

+ Calendário de ensaios técnicos na Sapucaí

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do www.hemorio.rj.gov.br.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro. Mais informações e os endereços das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado podem ser obtidos através do Disque Sangue: 0800 282 0708.

Fonte: VEJA RIO