ROTEIRO DA SEMANA

Cinema

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PRÉ-ESTREIAS

ALBERT NOBBS, de Rodrigo García (Albert Nobbs, Inglaterra/Irlanda, 2011). Uma das mais injustiçadas atrizes na história do Oscar, Glenn Close (de Atração Fatal e Ligações Perigosas) concorreu cinco vezes e jamais ganhou. Novamente indicada, ela disputa o troféu por este drama ambientado na Irlanda do século XIX. E com um incomum papel masculino: Albert Nobbs, mordomo que esconde um segredo para poder sobreviver e concretizar um sonho. Janet Mc Teer vai brigar pela estatueta de melhor atriz coadjuvante e o filme ainda concorre a melhor maquiagem (113min). Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 7.

✪✪✪✪ A DAMA DE FERRO, de Phyllida Lloyd (The Iron Lady, Inglaterra/França, 2011). Drama. A disputa pelo Oscar de melhor atriz vai ser boa. Enquanto Meryl Streep foi premiada em várias associações, incluindo o prestigiado Globo de Ouro, Viola Davis (de Histórias Cruzadas) ganhou no sindicato dos atores. Em sua 17ª indicação (mais um recorde!), Meryl está tão magnífica na pele de Margaret Thatcher que fica difícil encontrar outro desempenho à altura. Também se mostram surpreendentes a direção da inglesa Phyllida Lloyd (do decepcionante musical Mamma Mia!) e o roteiro de Abi Morgan (do ainda inédito Shame). Nele, Abi não se deteve numa biografia convencional: preferiu recorrer às lembranças da ex-primeira-ministra britânica sob o ponto de vista dela. A trama alterna passado e presente. Flagra Thatcher ainda na juventude (vivida por Alexandra Roach) como uma impulsiva estudante que, em 1959, elege-se parlamentar. Em sua escalada política, vira líder do partido conservador em 1975 e, quatro anos depois, torna-se primeira-ministra, a única mulher neste cargo na Inglaterra. Suas polêmicas ações no poder também são rememoradas no vaivém da narrativa. No tempo atual, a protagonista, já envergada pela idade e sob uma formidável maquiagem de envelhecimento (não à toa indicada ao Oscar), é tomada por lapsos de memória. Tanto na maturidade quanto na velhice da personagem, Meryl mostra uma interpretação extraordinária. Com Jim Broadbent (105min). 12 anos. Cinemark Downtown 1, Cinépolis Lagoon 5, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 4, Kinoplex Fashion Mall 4, Roxy 2, Unibanco Arteplex 2.

ESTREIAS

✪✪✪ O ARTISTA, de Michel Hazanavicius (The Artist, França/Bélgica, 2011). Depois de levar o troféu de melhor ator (para Jean Dujardin) no Festival de Cannes em 2011, a comédia dramática francesa criou um burburinho nos Estados Unidos, onde foi consagrada em várias premiações, incluindo o Globo de Ouro. Laureada também nos sindicatos dos produtores e dos diretores, desponta agora como favorita às principais estatuetas do Oscar. Se vencer, vai entrar para a história: trata-se de uma produção não americana, sem diálogos e em preto e branco. O que pode parecer monótono, ganha interesse a cada minuto. Um roteiro muito simples, com alguns intertítulos e conduzido apenas pela trilha sonora de Ludovic Bource, é desfiado com delicadeza. Nele, enfoca-se a trajetória de George Valentin (Dujardin, cotado para o prêmio de melhor ator). Astro de filmes mudos na Hollywood de 1927, Valentin, embora casado, se vê atraído pela dançarina e aspirante a atriz Peppy Miller (a graciosa Bérénice Bejo, indicada a atriz coadjuvante). A chegada do cinema falado, porém, trará um revés ao destino dos dois. Sem grandes pretensões nem voos altos, o diretor e roteirista Hazanavicius faz uma encantadora homenagem ao cinema, usando referências (talvez a maior delas seja ao clássico Cantando na Chuva) e desprezando firulas visuais e artifícios narrativos. Com John Goodman (100min). 12 anos. Estreou em 10/2/2012. Cinemark Downtown 5, Cinépolis Lagoon 1, Espaço Rio Design Barra VIP, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Vivo Gávea 2, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Tijuca 3, Leblon 1, Roxy 1, São Luiz 2, UCI New York City Center 8, Unibanco Arteplex 6.

CORAÇÃO DO SAMBA, de Thereza Jessouroun (Brasil, 2012). Considerada o coração do samba, a bateria ganha destaque neste documentário musical. Focada nos integrantes da Estação Primeira de Mangueira, a fita mostra a paixão dos músicos pela percussão, além de retratar a tradição que passa de pai para filho e os ensaios nas ruas, na quadra da escola e no Sambódromo (72min). Livre. Estreou em 10/2/2012. Unibanco Arteplex 5.

✪✪ O DESPERTAR, de Nick Murphy (The Awakening, Inglaterra, 2011). Suspense sobrenatural. Florence Cathcart (Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona) perdeu os pais ainda criança e, adulta, abraçou uma profissão incomum na Londres de 1921. Espécie de caça-fantasmas, essa mulher não acredita em Deus nem em vida após a morte e, por isso, vive investigando os charlatões do além. Algo tende a mudar quando é procurada por Robert Mallory (Dominic West), um herói da I Guerra. Ele leva Florence até um internato de meninos no interior do país, onde o espírito de uma criança aparece anualmente nas fotos tiradas no colégio. A princípio, o caso tem um desfecho rápido. Mas, em seguida, Florence sentirá na própria pele os efeitos do sobrenatural ao perceber a presença de um espectro pelo casarão. Desde os imbatíveis O Sexto Sentido (1999) e Os Outros (2001), o tema voltou à tona com força e vem sendo explorado em resultados irregulares. Ocorre algo parecido aqui. Embora tenha premissa instigante e desenrolar com dois ou três sustos eficientes, a fita parte para o sentimentalismo espírita a fim de, vá lá, comover a plateia (107min). 14 anos. Estreou em 10/2/2012. Cinemark Carioca Shopping 8, Cinemark Downtown 2, Iguatemi 3, Kinoplex Nova América 4, UCI New York City Center 7, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 6.

✪✪ AS MULHERES DO 6º ANDAR, de Phi­lip­pe Le Guay (Les Femmes du 6ème Étage, França, 2010). Sucesso de bilheteria na França, a comédia romântica revisita, com boa recriação de época e sem muita criatividade, o clima de contos de fadas. Só assim mesmo para encarar uma história pouco crível ambientada na Paris de 1962. Após demitir uma velha empregada, o cotidiano do casal Jean-Louis (Fabrice Luchini) e Suzanne (Sandrine Kiberlain) vira de pernas para o ar. Mas eis que surge a saída: contratar a jovem doméstica Maria (Natalia Verbeke), recém-chegada da Espanha. Ela e outras conterrâneas vivem nas ?chambres de bonne?, como são chamados os quartinhos no sótão dos edifícios parisienses. É lá que o patrão vai descobrir um mundo à parte, com mulheres emotivas, cantantes e fervidas ? enfim, o velho clichê da imagem da Espanha. Jean-Louis fica encantado e, não à toa, começa a observar Maria com outros olhos. A atriz Carmen Maura interpreta a tia de Maria (104min). 12 anos. Estreou em 10/2/2012. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Rio 2, Estação Vivo Gávea 3.

✪✪ STAR WARS: EPISÓDIO I ? A AMEAÇA FANTASMA, de George Lucas (Star Wars: Episode I ? The Phantom Menace, EUA, 1999). Não contente em ter faturado quase 1 bilhão de dólares no mundo com este primeiro capítulo da cinessérie de ficção científica, o diretor George Lucas quer agora engordar ainda mais o cofrinho relançando os seis filmes da saga em cópias 3D. Prevaleceu a ordem cronológica da história, mas não o percurso da estreia das fitas ? o primeiro a ser feito foi o quarto capítulo, Guerra nas Estrelas, de 1977. Lançado quase treze anos atrás, A Ameaça Fantasma foi saudado como novidade, sobretudo no quesito efeitos visuais. Hoje, seus truques digitais são genéricos, embora ainda convençam. O interesse de Lucas foi promover aqui a segunda revolução tecnológica e mostrar como nasceram alguns personagens emblemáticos. Assim, a história flagra o surgimento de Anakin Skywalker (Jake Lloyd), então com 10 anos de idade e vivendo como escravo ao lado da mãe. Ao conhecê-lo, os cavaleiros jedis Qui-Gon (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan (Ewan McGregor) acreditam que, dotado de um poder extraordinário, o menino tem qualidades para ser um dos seus ? só para recordar, o personagem vai se transformar no vilão Darth Vader. Como Lucas não é um bom diretor de atores, as atuações beiram a canastrice. E o 3D faz diferença? Os cenários e os personagens criados pelo computador ganharam uma boa profundidade, mas não superam a versão em Blu-ray, lançada em setembro do ano passado e que traz nitidez impressionante. Natalie Portman interpreta a rainha Amidala, do planeta Naboo (136min). Livre. Estreou em 10/2/2012. Dublado, 3D: Bay Market 3, Cine 10 Sulacap 1, Cinépolis Lagoon 6, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 5, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinépolis Lagoon 6, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Espaço Rio Design Barra 1, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 5, São Luiz 4, UCI Kinoplex NorteShopping 3, Unibanco Arteplex 4.

EM CARTAZ

✪ ALVIN E OS ESQUILOS 3, de Mike Mit­chell (Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked, EUA, 2011). Ainda menos inspirada do que os dois episódios anteriores, a comédia infantil mira só a criançada e traz mais do mesmo na história dos esquilos falantes. Parece que os produtores querem apenas aprimorar a técnica de animação dos bichinhos, e, por isso, roteiro e direção de atores são apenas um apêndice da atração. Desta vez, os pequenos roedores Alvin, Theodore e Simon mais as três esquiletes do filme anterior tiram férias com seu protetor (papel de Jason Lee, de volta à cinessérie depois de se ausentar no longa-metragem anterior). A bordo de um luxuoso navio, Alvin acaba aprontando mais uma travessura, e, levado pelo vento, o sexteto de roedores vai parar numa ilha (87min). Livre. Estreou em 6/1/2012. Dublado: Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 7, Cine Bauhaus 2, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Botafogo 4, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinemark Downtown 1, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinespaço Boulevard 1, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 2, Iguaçu Top 3, Iguatemi 2, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex West Shopping 3, UCI New York City Center 10, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 4.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores deram um molho bastante picante à comédia gay romântica O Golpista do Ano. Embora com alguns clichês, o roteiro do novo filme da dupla é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ A ÁRVORE DO AMOR, de Zhang Yimou (Shan zha Shu Zhi Lian, China, 2010). O diretor chinês demonstra uma invejável capacidade de se reciclar. Depois dos robustos épicos de artes marciais Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada, ele retoma as raízes focando a paixão de dois jovens durante a Revolução Cultural na China de Mao Tsé-tung neste melodrama. Em meados dos anos 60, a estudante Jing (Zhou Dongyu) chega a um vilarejo no campo para uma ?reeducação?. A garota torna-se a esperança da família ? seu pai está numa cadeia para presos políticos e a mãe sustenta a casa e outros dois filhos pequenos. Entre as duras lições a aprender, Jing encontra tempo para viver o primeiro amor (115min). 10 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

✪ AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER, de Victor Lopes (Brasil, 2012). O trailer já dava uma ideia da ruindade da comédia, nascida de um projeto de Hubert e Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta. Ambos criaram o repórter fictício Agamenon Mendes Pedreira, que assina há mais de vinte anos uma coluna no jornal O Globo. Agora, para o longa-metragem, eles deram corpo ao personagem e fizeram uma trama chinfrim para contextualizá-lo. O resultado: um roteiro entupido de palavras e frases de duplo sentido (e gosto duvidoso), atuações caricatas e uma direção medonha cujo maior problema está na falta de ritmo e graça. Fernanda Montenegro narra a história. Nela, relembra-se como Agamenon virou um repórter de sucesso, apesar de sua má fama e do temperamento rebelde. Vivido na fase jovem por Marcelo Adnet e mais maduro por Hubert, o protagonista conseguiu se salvar do naufrágio do Titanic, entrevistou personalidades do porte de Gandhi e Albert Einstein e esteve presente em emblemáticos casos internacionais, como o assassinato de John Kennedy ? grande parte dessas sequências é fruto de uma montagem com imagens reais em efeito especial copiado toscamente de Zelig (1983) e Forrest Gump (1994). Em meio a piadas infames e surradas, há poucos momentos inspirados. Entre eles, a divertida entrevista com Osama bin Laden. Com Luana Piovani (74min). 14 anos. Estreou em 6/1/2012. Box Cinemas São Gonçalo 4, Cinemark Carioca Shopping 3, Kinoplex Grande Rio 4, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 7.

✪✪✪ AS AVENTURAS DE TINTIM, de Steven Spielberg (The Adventures of Tintim, EUA/Nova Zelândia, 2011). Tintim é um personagem criado pelo belga Hergé (1907-1983) no fim da década de 20, muito mais famoso na Europa do que nos Estados Unidos. Por isso, Spielberg só foi conhecê-lo já adulto. Agora, numa parceria com o diretor neozelandês Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), adaptou algumas histórias do protagonista para esta animação. O processo foi o da performance capture, ou ?captura de atua­ção?, em que são gravadas primeiramente as cenas com os atores para, em seguida, os animadores fazerem seu trabalho. Com resultado técnico fabuloso, a fita investe numa trama agitada, aos moldes da cinessérie Indiana Jones. Dotado de um senso investigativo, o rapazinho Tintim trabalha como repórter e, ao comprar a réplica em miniatura de um antigo galeão, passa a ser perseguido por um misterioso sujeito também interessado na relíquia. A partir daí começa a aventura do protagonista, que, ao lado do esperto cãozinho Milu, embarca num navio rumo ao Marrocos, onde conhece o beberrão capitão Haddock. Recompensado com o Globo de Ouro da categoria, recebeu no Oscar apenas a indicação a melhor trilha sonora, a cargo de John Williams (107min). 10 anos. Estreou em 20/1/2012. Dublado: Cinemark Carioca Shopping 2, Cinesystem Recreio 4, Kinoplex Leblon 3. Legendado: UCI New York City Center 3. Dublado, 3D: Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3. Legendado, 3D: Estação Vivo Gávea 5, UCI New York City Center 12.

✪✪✪ À BEIRA DO ABISMO, de Asger Leth (Man on a Ledge, EUA, 2012). A princípio parece um drama, mas não demora para virar um enigmático thriller. Entre o presente e o passado recente, dá para adiantar: o personagem Nick Cassidy (Sam Worthington, o astro de Avatar) entra no Hotel Roosevelt, em Nova York, pede um quarto no último andar, uma refeição elegante, escreve um bilhete de despedida, abre a janela e ajeita-se no parapeito do edifício. Lá embaixo, os pedestres vibram diante da iminente queda do suicida. A história, então, retrocede e mostra como Nick chegou a tal ponto de desespero. Preso por ter roubado um diamante de um empresário bilionário (Ed Harris), esse ex-policial foi condenado a 25 anos de cadeia. Ele alega inocência, arranja um jeito de escapar das grades e, no coração de Manhattan, tenta chamar a atenção da mídia. Na chegada dos policiais, Nick faz uma exigência: só trata do assunto com a negociadora Lydia Mercer (Elizabeth Banks) (109min). 12 anos. Estreou em 3/2/2012. Dublado: Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 4, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Carioca Shopping 3, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 6, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex West Shopping 3. Legendado: Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 7, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinépolis Lagoon 2, Estação Vivo Gávea 1, UCI New York City Center 6, UCI Kinoplex NorteShopping 9, Unibanco Arteplex 2, Via Parque 4.

✪✪✪ A BELA E A FERA, de Gary Trousdale e Kirk Wise (Beauty and the Beast, EUA, 1991). Lançado nos Estados Unidos no fim de 1991, o desenho animado causou frenesi. Pioneiro na utilização de computadores, que deram efeito tridimensional à hoje famosa cena do baile, foi também a primeira animação da história a concorrer ao Oscar de melhor filme ? perdeu para O Silêncio dos Inocentes, mas saiu da cerimônia com os troféus de trilha sonora e canção. Vinte anos depois, a fita volta ao circuito com cópias em 3D. A história trata de um príncipe arrogante que ganha aparência monstruosa por causa de um feitiço. Para voltar a ser o belo moço de antes, terá de conquistar o amor de uma mulher. Feita prisioneira no castelo da Fera, a jovem Bela vai apostar na dobradinha charme e simpatia a fim de dobrar o durão (84min). Livre. Estreou em 3/2/2012. Dublado, 3D: Cine 10 Sulacap 1, Cinemark Downtown 3, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, UCI New York City Center 12, UCI Kinoplex NorteShopping 1.

✪✪✪ AS CANÇÕES, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2011). Documentário. Coutinho, de 78 anos, colhe depoimentos profundos e tocantes e usa o mesmo formato cênico do formidável Jogo de Cena (2007). Apenas uma poltrona sobre um palco serve de apoio para anônimos abrirem o coração revelando a música marcante de sua vida. Em dois meses de pesquisa nas ruas do Rio, 42 pessoas falaram para a câmera (só dezoito permaneceram após a montagem final). Em geral, as canções mencionadas abordam perdas e separações ? não à toa, Roberto Carlos lidera a preferência com Olha e Não Se Esqueça de Mim. Mas as entrevistas vão além da tristeza e da melancolia (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪ COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO, de Cameron Crowe (We Bought a Zoo, EUA, 2011). Cameron Crowe já foi um diretor mais pop em títulos como Vida de Solteiro (1992) e Quase Famosos (2000). Seis anos depois de Tudo Acontece em Elizabethtown, retorna com uma adocicada comédia dramática inspirada em histórias reais. Na trama, Matt Damon interpreta o viúvo Benjamin, que, ainda abalado pela morte da mulher, se muda com os dois filhos ? uma fofa menina e um adolescente rebelde ? para o interior da Califórnia. Acontece que na propriedade existe um zoológico fechado e parcialmente mantido pelo governo. A solução: arregaçar as mangas e contar com a ajuda dos funcionários para reabrir o estabelecimento. Com Scarlett Johansson e Elle Fanning (124min). Livre. Estreou em 23/12/2011. UCI New York City Center 15.

✪✪✪ OS DESCENDENTES, de Alexander Payne (The Descendants, EUA, 2011). Depois de consagrar-se no Globo de Ouro, o novo trabalho do diretor de Sideways (2004) conquistou cinco indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado, montagem e ator, para George Clooney. Trata-se de um drama digno, honesto, por vezes tocante, salpicado de humor e conduzido com firmeza pelo cineasta. Está longe, contudo, de ser o melhor longa da safra atual. À vontade, Clooney interpreta Matt King, advogado que mora numa ilha do Havaí, tem duas filhas e há um bom tempo já não está bem com a mulher. Quando ela sofre um acidente de lancha e fica em coma, o protagonista viverá um revés do destino. Em tempo integral, ele tem de voltar ao papel de pai de uma garota desconsolada (Amara Miller) e de uma adolescente rebelde (Shailene Woodley). Além disso, precisa decidir se vende ou não suas milionárias terras, herdadas de seus antepassados, para a construção de um resort. No meio do turbilhão, descobre que a esposa possui um amante (115min). 12 anos. Estreou em 27/1/2012. Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 4, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinépolis Lagoon 3, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 3, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 5, Iguatemi 7, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 5, Leblon 2, Rio Sul 3, Roxy 2, São Luiz 1, UCI New York City Center 3, Via Parque 3.

✪✪✪ 2 COELHOS, de Afonso Poyart (Brasil, 2012). Surpreende a estreia em longa-metragem do cineasta santista, vindo dos filmes publicitários e videoclipes. Além da direção, Poyart, de 32 anos, ocupou-se da produção, do roteiro e da montagem e fez uma bacana fita de ação, original para os padrões do cinema brasileiro. Nela, o jovem nerd Edgar (Fernando Alves Pinto) foi absolvido após atropelar duas pessoas num acidente de carro. Depois de dois anos em Miami, volta a São Paulo com um plano de vingança. Estão em sua mira uma quadrilha chefiada pelo irascível Maicon (o sempre excelente Marat Descartes, de Trabalhar Cansa) e um deputado corrupto (Roberto Marchese). Em deliciosa narrativa de vaivéns no tempo, o realizador não perde o fio da meada e ainda abre espaço para um casal de advogados (Alessandra Negrini e o fraco Neco Vila Lobos), um grupo de bandidos, um professor (Caco Ciocler) arrasado pela morte da mulher e do filho... Com Thaíde, Thogun e Norival Rizzo (100min). 16 anos. Estreou em 20/1/2012. Box Cinemas São Gonçalo 3, Cinemark Carioca Shopping 2, Estação Sesc Laura Alvim 2, UCI New York City Center 16.

✪✪ O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS, de Tomas Alfredson (Tinker Tailor Soldier Spy, França/Inglaterra/Alemanha, 2011). Suspense de espionagem. O diretor sueco de Deixa Ela Entrar comanda uma adaptação gélida e por vezes sonolenta do best-seller de John le Carré. No Oscar, concorre a melhor ator (um trabalho superestimado de Gary Oldman), roteiro adaptado e trilha sonora. Na trama, ambientada em 1973, o agente George Smiley (Oldman) é designado para uma tarefa árdua: descobrir, entre seus colegas do serviço secreto de inteligência, quem seria um espião a serviço dos soviéticos. O soberbo elenco inglês inclui o vencedor do Oscar Colin Firth (O Discurso do Rei), John Hurt, Mark Strong, Toby Jones e Tom Hardy (127min). 14 anos. Estreou em 13/1/2012. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Vivo Gávea 1.

✪✪ ESSES AMORES, de Claude Lelouch (Ces Amours-là, França, 2010). Em seu novo drama, o experiente diretor de Um Homem, Uma Mulher (1966) pretende fazer uma homenagem ao cinema relembrando algumas passagens de sua trajetória. Embora tão ambiciosa quanto Retratos da Vida (1981), talvez seu filme mais famoso no Brasil, a fita tem cara de minissérie condensada. A história começa no início do século XX e centra-se na II Guerra e em alguns anos adiante. Durante a ocupação nazista na França, Ilva (Audrey Dana) pede a um oficial alemão que livre seu pai (Dominique Pinon), projecionista de um cinema, do fuzilamento. Pedido aceito, ela se torna amante dele. Tempos depois, fica dividida entre dois soldados americanos: um negro pobre e um branco rico (120min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Cinemark Downtown 6.

✪ FAÇA-ME FELIZ!, de Emmanuel Moret (Fais-moi Plaisir, França, 2009). Exibida na Mostra Internacional de 2009, chega com atraso ao circuito esta desanimadora comédia francesa. O mote, machista, é desenvolvido em cima de humor pastelão. Para reacender a chama do casamento, Ariane (Frédérique Bel) decide que seu marido, o panaca e feioso Jean-Jacques (Emmanuel Mouret), deve ter uma amante. Sem que ele saiba, a escolhida é filha do presidente da França (90min). 12 anos. Estreou em 6/1/2012. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 2.

FILHA DO MAL, de William Brent Bell (The Devil Inside, EUA, 2012). O terror enfoca a trajetória de Isabella Rossi (papel da brasileira Fernanda Andrade), às voltas com um mistério ocorrido em 1989. Naquela época, sua mãe, Maria Rossi (Suzan Crowley), foi acusada de matar três pessoas na Itália. É para lá que, mais de vinte anos depois, Isabella se dirige em busca da verdade. Internada num hospício, Maria seria louca ou estaria possuída pelo demônio? A filha, então, contrata dois padres para exorcizá-la (83min). 16 anos. Estreou em 3/2/2012. Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 2, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 1, Cinemark Downtown 8, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinépolis Lagoon 4, Cinespaço Boulevard 5, Cinesystem Bangu 6, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Via Brasil 6, Iguaçu Top 3, Iguatemi 5, Kinoplex Grande Rio 6, Kinoplex Nova América 1, Kinoplex West Shopping 4, Rio Sul 4, UCI New York City Center 13, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Via Parque 1.

✪✪✪✪ A FONTE DAS MULHERES, de Radu Mihaileanu (La Source des Femmes, França/Itália/Bélgica/Marrocos, 2011). Diretor de filmes versáteis, como a comédia de humor negro Trem da Vida (1998) e o drama O Concerto (2009), o judeu romeno radicado na França flerta agora com o mundo árabe e as tradições islâmicas. A história do drama foi inspirada em um caso real ocorrido na Turquia em 2001. Numa remota aldeia marroquina, a jovem Leila (Leïla Bekhti) perdeu o filho durante a gravidez, ao escorregar na descida de uma colina. Enquanto os homens fumam, bebem chá e papeiam, as mulheres se esforçam para subir ao topo do tal monte e de lá trazer água em pesados baldes. Uma intrépida viúva, chamada Velho Fuzil (papel da esplêndida atriz argelina Biyouna), tem a ideia revolucionária: as mulheres devem fazer greve de sexo até que seus maridos se agitem para reverter a situação (135min). 14 anos. Estreou em 20/1/2012. Espaço Museu da República, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪✪✪ O GAROTO DA BICICLETA, de Jean-­Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au Vélo, Bélgica/França/Itália, 2011). Vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama, que está no páreo de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, mostra-se mais um acerto na carreira dos irmãos cineastas belgas de O Filho (2002) e A Criança (2005). O enredo, comum na carreira da dupla, é triste. Cyrill (Thomas Doret, excelente revelação), de 12 anos, foi abandonado pelo pai (Jérémie Renier) e encontrou na cabeleireira Samantha (Cécile De France) uma zelosa guardiã. Mas, ainda inconformado, o rebelde garoto começa uma amizade com um rapaz envolvido com o tráfico de drogas (87min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Cine Joia.

✪✪✪ GATO DE BOTAS, de Chris Miller (Puss in Boots, EUA, 2011). O personagem surgiu no segundo longa-metragem de Shrek e, cheio de charme e malícia, tem aqui o auxílio de novos companheiros para amparar sua história. Na trama, ele foi expulso do vilarejo San Ricardo depois de se envolver em roubos. Quem o pôs nessa jogada foi Humpty Dumpty, seu coleguinha desde os tempos de orfanato. Agora, ambos se unem para uma nova empreitada: furtar os feijões mágicos de um casal para chegar até uma gansa que bota ovos de ouro. Técnica impecável, humor espirituoso e ligeireza na ação completam a animação, que conquistou indicação ao Oscar da categoria (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Dublado: UCI New York City Center 6.

✪✪✪ HISTÓRIAS CRUZADAS, de Tate Taylor (The Help, EUA/Índia/Emirados Árabes, 2011). A Academia de Hollywood soube reconhecer: a maior atração do drama é a atuação de suas atrizes. Enquanto Viola Davis concorre ao Oscar principal, Octavia Spencer e Jessica Chastain disputam a estatueta de coadjuvante. A fita também está no páreo para melhor filme. Adaptado do livro A Resposta, de Kathryn Stockett, o longa-metragem traz à tona um tema já abordado no cinema, mas quase engolido pela indústria de blockbusters. Trata-se aqui de um registro humano e comovente da convivência entre brancos e negros no racista estado do Mississippi da década de 60. A jovem repórter Skeeter (Emma Stone) deseja tornar-se escritora e arranja um assunto bombástico para seu primeiro livro. Às escondidas, ela quer entrevistar domésticas e babás negras para relatar algumas das desagradáveis experiências vividas por elas junto aos patrões. A primeira a ajudá-la é Aibileen (Viola Davis). Em seguida, Skeeter consegue o depoimento da explosiva Minny (Octavia). Mais do que as histórias delas, às vezes frustrantes do ponto de vista emocional, o enredo enfoca a vida fútil das dondocas brancas recorrendo a clichês. Destaca-se nesse retrato apenas correto e burocrático a relação de Minny com a espevitada Celia (Jessica), uma mulher à frente de seu tempo (146min). 12 anos. Estreou em 3/2/2012. Estreou em 3/2/2012. Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 9, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Recreio 4, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Tijuca 4, Roxy 3, São Luiz 4, UCI New York City Center 1, Unibanco Arteplex 1.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O documentário curtinho foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos de três dimensões de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. Dublado: UCI New York City Center 4.

✪✪✪ INQUIETOS, de Gus Van Sant (Rest­less, EUA, 2011). Com uma carreira marcada por trabalhos densos, como Garotos de Programa (1991), Elefante (2003) e Milk (2008), o diretor Van Sant não foge à regra em seu novo drama, aqui temperado pelo romantismo e pela fatalidade. Na trama, o jovem Enoch Brae (Henry Hopper, filho do também ator Dennis Hopper, morto em 2010) tem o mórbido prazer de visitar velórios e funerais de pessoas desconhecidas. Vestido todo de preto, passa incógnito até ser abordado pela esfuziante Annabel Cotton (Mia Wasikow­ska, a protagonista de Alice no País das Maravilhas). Ela insiste em tê-lo como amigo, mas, arredio, Enoch recua. Aos poucos, os dois tornam-se confidentes e, depois, namorados inseparáveis. Enquanto o rapaz abre seu coração para relembrar velhas feridas, Annabel confessa ser vítima de um câncer terminal e ter apenas três meses de vida. No mesmo clima melancólico do recente Não Me Abandone Jamais, esta triste crônica da juventude outsider americana, especialidade do cineasta, comove e desconcerta ainda mais por Van Sant minimizar as emoções (91min). 12 anos. Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪✪ J. EDGAR, de Clint Eastwood (J. Edgar, EUA, 2011). Quando foi anunciado que Clint Eastwood faria uma biografia de J. Edgar Hoover (1895-1972), especulou-se que o diretor traria à tona o até então obscuro lado homossexual do chefão do FBI. Discreto na abordagem, Eastwood não se furta a tocar no delicado assunto neste drama. Em muitos momentos, é possível enxergar no belo roteiro de Dustin Lance Black (vencedor do Oscar por Milk) uma velada e comovente história de amor entre Hoover e seu fiel parceiro de investigações, Clyde Tolson (vivido pelo bonitão Armie Hammer, intérprete dos gêmeos de A Rede Social). O máximo da ousadia, no entanto, é beijo na boca à força entre os personagens. Na melhor atuação de sua carreira, que a Academia de Hollywood absurdamente ignorou no Oscar, Leonardo DiCaprio faz o protagonista da juventude até a morte, aos 77 anos ? fruto de um espetacular trabalho de maquiagem. A trama tem início com Hoover ainda rapazinho e empenhado no trabalho ? ele começou como bibliotecário do Congresso Americano. Em sua primeira conquista amorosa, levou um fora de Helen (Naomi Watts), mas a transformou em sua secretária ao ser nomeado assistente do diretor do FBI. Nas décadas de 20 e 30, já no posto principal, havia comprado briga com imigrantes comunistas e dado início a uma caça a lendários bandidos (137min). 12 anos. Estreou em 27/1/2012. Cine Bauhaus 1, Kinoplex Leblon 3, UCI New York City Center 11.

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS, de Pola Ribeiro (Brasil, 2011). No primeiro longa-metragem do diretor baiano, o ator Antônio Godi interpreta o bancário Bonfim, um rapaz negro dividido entre o casamento com uma evangélica (Evelin Buchegger) e uma relação homossexual com Castro (João Miguel). O drama tem início após um trágico acontecimento, que leva o protagonista a cumprir uma missão: fundar um terreiro de candomblé (100min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Plaza Shopping 5.

✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 3.

✪✪✪ MILLENNIUM ? OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, de David Fincher (The Girl with Dragon Tattoo, EUA/Suécia/Inglaterra/Alemanha, 2011). A trilogia de livros do escritor sueco Stieg Larsson (1954-2004) já havia sido adaptada pelo cinema de seu país. No Brasil, só foi lançado, em 2010, o primeiro longa-metragem, que deu origem a esta refilmagem americana dirigida por David Fincher, de A Rede Social. Quem viu o original vai notar pequenas alterações, sobretudo no desfecho. Contudo, a estrutura narrativa do drama policial está intacta. Embora o filme tenha um epílogo esticado e uma resolução mais morna do que a da fita sueca, Fincher tem timing e faro para envolver a plateia. Sabe-se lá o motivo, mas a história continua ambientada na Suécia e com atores falando inglês. Daniel Craig vive Mikael Blomkvist, um repórter que caiu em desgraça após ter sido processado por um empresário, difamado por ele na revista Millennium. A fim de sair de cena por um tempo, ele aceita uma missão investigativa: contratado pelo rico industrial Henrik Vanger (Christopher Plummer), o jornalista deverá descobrir o paradeiro de Harriet, uma sobrinha dele, desaparecida quando tinha 16 anos na década de 60. Tateando em terreno misterioso e inseguro, cercado por dissimulados familiares de Vanger, Blomkvist vai precisar de ajuda. Quem deve socorrê-lo é Lisbeth Salander. A personagem, uma hacker tatuada, lésbica e de comportamento inconstante, é interpretada por Rooney Mara, que concorre ao Oscar de melhor atriz ? o filme ainda teve quatro indicações a prêmios técnicos (158min). 16 anos. Estreou em 27/1/2012. Dublado: Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 7, Kinoplex Nova América 2, UCI Kinoplex NorteShopping 9. Legendado: Box Cinemas São Gonçalo 5, Cinemark Botafogo 4, Cinemark Downtown 6, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 3, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Tijuca 2, Odeon Petrobras, Rio Sul 3, São Luiz 3, UCI New York City Center 5 e 9, UCI Kinoplex NorteShopping 9.

✪✪✪ MISSÃO: IMPOSSÍVEL ? PROTOCOLO FANTASMA, de Brad Bird (Mission: Impossible: Ghost Protocol, EUA, 2011). Sai J.J. Abrams (agora apenas produtor) e entra Brad Bird na direção do quarto capítulo da cinessérie de ação. Responsável pelas animações Os Incríveis e Ratatouille, Bird traz humor (coisa raríssima nos filmes anteriores) e agitação na linha dos desenhos animados. O resultado surpreende menos pela história e mais pelas eletrizantes sequências de tensão e suspense. Para se ter uma ideia, no ponto alto da trama, o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) escala o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, em Dubai. Há também cenas em Moscou e na Índia, igualmente formidáveis e filmadas com uma precisão técnica de deixar a plateia boquiaberta. Com Jeremy Renner e Simon Pegg (133min). 12 anos. Estreou em 21/12/2011. Legendado: UCI New York City Center 10.

✪✪✪ OS MUP­PETS, de James Bobin (The Muppets, EUA, 2011). Criados por Jim Henson (1936-1990), os Muppets voltam ao cinema numa iniciativa do ator Jason Segel (Eu Te Amo, Cara). Produtor e roteirista da comédia, além de fã do programa Muppet Show, levado ao ar entre 1976 e 1981, Segel também faz o protagonista. Ele interpreta Gary, que, com sua namorada (Amy Adams), mora na fictícia Smalltown. Acompanhados de Walter, um boneco irmão de Gary, eles deixam a cidadezinha para ir até Los Angeles conhecer os estúdios dos Muppets. Mas o teatro onde eles se apresentavam está à beira da demolição, e, pior, os bonecos debandaram. Inconformado, o trio sai à procura de Kermit, o sapo antes conhecido como Caco, Miss Piggy e companhia. Exceto pela pavorosa dublagem em português (até as canções são vertidas para a nossa língua), a fita funciona a contento tanto para crianças (que desconhecem os personagens) quanto para marmanjos nostálgicos da década de 80 (93min). Livre. Estreou em 2/12/2011. Dublado: UCI New York City Center 7.

✪✪✪ A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim (Brasil, 2012). Apesar de nada acrescentar à biografia de Tom Jobim (1927-1994), o documentário musical tem o mérito de agradar aos fãs do autor de Águas de Março. Numa parceria do cineasta Nelson Pereira dos Santos com Dora Jobim, neta do compositor, a coletânea musical deixa de lado as entrevistas e o blá-blá-blá para ir direto ao ponto: as canções eternizadas na voz de seu criador e de artistas variados. Há momentos emblemáticos, a exemplo dos célebres encontros de Tom com Frank Sinatra, em 1967, e com Elis Regina, registrado no formidável disco Elis & Tom (1974). São as cenas tiradas do fundo do baú, contudo, que mais impressionam. Entre elas, Agostinho dos Santos canta A Felicidade, o francês Henri Salvador, Eu Sei que Vou Te Amar, e a diva Ella Fitzgerald mostra uma versão em inglês de Desafinado (Off Key). Sobressaem na fita as imagens raras e desbotadas pelo tempo de Judy Garland interpretando Insensatez, ou How Insensitive (90min). Livre. Estreou em 20/1/2012. Cinépolis Lagoon 4, Kinoplex Leblon 4, Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano passado, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, ele divide o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil. A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na fita, indicada ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente (110min). 16 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪✪ PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, de Lynne Ramsay (We Need to Talk about Kevin, EUA/Inglaterra, 2011). No drama, a diretora e roteirista escocesa Lynne Ramsay fez algumas alterações na estrutura do livro homônimo, sobretudo limando a narrativa em primeira pessoa presente no original. Nos primeiros minutos, a realizadora usa o vaivém do tempo, mas sem confundir o espectador. Dá para adiantar: no presente, Eva Khatchadourian (Tilda Swinton) vive acuada e está à procura de emprego. Sem marido nem amigos, ela encontra uma vaga como digitadora numa agência de viagens. Nas ruas, costuma receber olhares enviesados ? isso quando não leva um tapa na cara de estranhos. Motivo: Eva é mãe de Kevin, preso por uma barbárie. A história, então, acomoda-se no passado para enfocar o começo de tudo. (110min) 16 anos. Estreou em 27/1/2012. Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 4, Odeon Petrobras.

✪✪✪ ROMÂNTICOS ANÔNIMOS, de Jean-Pierre Améris (Les Émotifs Anonymes, França/Bélgica, 2010). Tanto Jean-René (papel do ótimo Benoît Poelvoorde, de Coco Antes de Chanel) quanto Angélique (Isabelle Carré) são um poço de insegurança e sofrem de timidez crônica. Chocolatière de mão-cheia, Angélique frequenta um grupo de apoio para melhorar sua relação com o mundo. Desempregada, essa quarentona se candidata a uma vaga numa centenária (e quase falida) fábrica de chocolates, cujo dono, Jean-René, igualmente bate ponto no terapeuta. O objetivo dele: dar fim ao medo de tudo e de todos, inclusive seu pavor de se envolver com as mulheres. A comédia romântica pode indicar um dramalhão psicológico, mas o diretor e roteirista Jean-Pierre Améris, inspirado em experiências pessoais, prefere extrair graça dos distúrbios de seus personagens (80min). 10 anos. Estreou em 23/12/2011. Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪✪✪✪✪ A SEPARAÇÃO, de Asghar Farhadi (Jodaeiye Nader az Simin, Irã, 2011). Na primeira cena do drama, o casal Simin (Leila Hatami) e Nader (Peyman Moadi) está de frente para um juiz. Ela precisa do divórcio para se mudar de país com Termeh (Sarina Farhadi), a filha adolescente. Como ele se recusa a assinar os papéis, o caso fica sem conclusão. Nader não quer sair do Irã e deixar seu pai, debilitado pela doença de Alzheimer. Na sequência seguinte, Simin faz as malas e volta a morar com sua família e Nader contrata Razieh (Sareh Bayat) para cuidar do velho doente. Sem nenhuma experiência como enfermeira, Razieh tenta ajudar o marido desempregado (Shahab Hosseini) nas despesas. Um descuido dela vai desencadear uma série de segredos, mentiras e mal-entendidos. Vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro e roteiro original, a fita do mesmo diretor do já surpreendente Procurando Elly (2009) saiu do Festival de Berlim 2011 com o Urso de Ouro e o Urso de Prata para os quatro protagonistas (Leila, Sareh, Moadi e Hosseini) (123min). 12 anos. Estreou em 20/1/2012. Espaço Rio Design Barra 2, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Ipanema 1, Estação Sesc Rio 3, Kinoplex Leblon 3, Unibanco Arteplex 3

✪✪ SHERLOCK HOLMES ? O JOGO DE SOMBRAS, de Guy Ritchie (Sherlock Holmes: a Game of Shadows, EUA, 2011). Dois anos atrás, o diretor Guy Ritchie havia quase acertado a mão ao resgatar o detetive do escritor Arthur Conan Doyle (1859-1930) numa fita acelerada e com roupagem de ação, sem esquecer os mistérios, trunfos das histórias originais. Nesta segunda aventura, o ex-marido de Madonna regride ao dar ritmo alucinante a uma traminha sem consistência, mas direção de arte, figurinos e cenários digitais são de tirar o chapéu. Em 1891, uma série de mortes e atentados intriga Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.). Ele quer investigar o caso, mas seu fiel amigo e parceiro, Dr. Watson (Jude Law), vai se casar. Holmes, porém, consegue raptar Watson na lua de mel e parte para cima do suspeito, o professor James Moriarty (Jared Harris). Com Stephen Fry (129min). 14 anos. Estreou em 13/1/2012. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 5, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Via Brasil 2, Iguaçu Top 2, Iguatemi 2, UCI New York City Center 11, UCI Kinoplex NorteShopping 2. Legendado: Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 1, Cinespaço Boulevard 1, Cinesystem Recreio 4, Espaço Rio Design Barra 2, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 2.

✪✪✪✪ TOMBOY, de Céline Sciamma (Tomboy, França, 2011). Drama. A diretora e roteirista francesa Céline Sciamma saiu do Festival de Berlim do ano passado com o prêmio Teddy, destinado às produções de temática homossexual. Com abordagem original e atuação sensacional da pequena protagonista Zoé Héran, a cineasta supera os clichês usados em seu filme Lírios d?Água, de 2007. A menina interpreta Laure, uma garota de 10 anos que se muda com os pais (Mathieu Demy e Sophie Cattani) e a irmã caçula (a adorável Malonn Lévana) para um subúrbio de Paris. É verão, Laure só veste bermudão e regata. De cabelos curtinhos, acaba confundida pela vizinha Lisa (Jeanne Disson) com um menino. Apresenta-se, então, como Mickäel e, a partir daí, decide assumir a farsa para ela e os demais amiguinhos (85min). 10 anos. Estreou em 13/1/2012. Estação Sesc Botafogo 3.

✪✪✪ TUDO PELO PODER, de George Clooney (The Ides of March, EUA, 2011). Inspirado numa peça teatral, o drama político tem o galã como corroteirista e em um dos papéis principais. A trama trata dos bastidores de uma campanha eleitoral americana e traz Clooney na pele de Mike Morris, governador do estado da Pensilvânia às voltas com as primárias em Ohio. Ele disputa com um senador uma vaga entre os democratas para concorrer à Presidência. Por mais que seu enredo seja muito afeito aos americanos, a fita consegue entreter pela narrativa bastante fluente e por reviravoltas sedutoras (101min). 14 anos. Estreou em 23/12/2011. Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ VIAGEM 2 ? A ILHA MISTERIOSA, de Brad Peyton (Journey 2: The Mysterious Island, EUA, 2012). Espécie de continuação de Viagem ao Centro da Terra (2008), esta aventura infanto-juvenil tem menos efeitos saltando da tela (nas cópias em 3D), mas mantém o clima de matinê do filme anterior. Na trama, Josh Hutcherson (o garoto de ABC do Amor), crescido e candidato a galã das adolescentes interpreta Sean Anderson, um rapazote fascinado por literatura graças ao incentivo de seu avô desaparecido (Michael Caine). Às voltas com um pedido de ajuda cifrado, Sean ganha o apoio do padrasto (Dwayne Johnson) para decodificá-lo. Sobrepondo os mapas encontrados nos romances As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, A Ilha Misteriosa, de Julio Verne, e A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, a dupla localiza o enigmático pedaço de terra no meio do Pacífico Sul. Eles se mandam para lá e, acompanhados de um piloto destrambelhado (Luis Guzmán) e da filha gatinha dele (papel de Vanessa Hudgens), são tragados dentro de um helicóptero para o olho de um furacão. O grupo acaba em uma ilha habitada por minielefantes, abelhas e lagartos gigantes. Esquemático, o roteiro se vale de frases feitas e soluções simplistas. Mas será que a criançada se liga em diálogos quando a fantasia rola solta na tela? Forrada de efeitos visuais atraentes, a história indica: ler livros dá asas à imaginação, um bom conselho para a meninada da era do videogame e da internet (94min). 10 anos. Estreou em 3/2/2012. Dublado: Cine Bauhaus 2, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 5, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Recreio 1, Espaço Rio Design Barra 1, UCI New York City Center 8. Dublado, 3D: Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 4, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 2, Rio Sul 2, UCI New York City Center 4 e 14. UCI Kinoplex NorteShopping 10, Unibanco Arteplex 4, Via Parque 5. Legendado, 3D: Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 4, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 2, Rio Sul 2, UCI New York City Center 4 e 14, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Via Parque 5.

✪✪✪ O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO, de Bruce Beresford (Mao?s Last Dancer, Austrália, 2009). O drama inspirado na autobiografia do bailarino Li Cunxin tem início em 1980. Em Houston, Texas, o diretor de uma companhia de balé (Bruce Greenwood) hospeda em casa um rapaz vindo de Pequim. Li Cunxin (Chi Cao) vai fazer um estágio de três meses nos Estados Unidos. A história, então, retrocede para mostrar sua ascensão. Nascido numa aldeia chinesa, o frágil Li (Wen Bin Huang) foi tirado da família ainda menino por agentes de Mao Tsé-tung. O objetivo: ser treinado numa escola de dança da capital. Diretor de Conduzindo Miss Daisy (1990), o australiano Bruce Beresford segue uma cartilha própria para abordar o comunismo e o capitalismo, concentrando-se sobretudo nos dilemas de seu protagonista, interpretado por um fraco ator, mas ótimo dançarino (117min) 14 anos. Estreou em 9/12/2011. Cine Joia.

Fonte: VEJA RIO