ROTEIRO DA SEMANA

Cinema

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PRÉ-ESTREIAS

COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO, de Cameron Crowe (We Bought a Zoo, EUA, 2011). Seis anos depois de Tudo Acontece em Elizabethtown, o diretor Cameron Crowe retorna com uma comédia romântica inspirada em fatos reais. Na trama, Matt Damon interpreta um viúvo que se muda para o interior da Califórnia com os filhos. Motivo: fazer melhorias e reabrir um zoológico decadente. No contato com os animais, o protagonista redescobre o prazer de viver. Com Scarlett Johansson (124min). Dublado: Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 6, Cine 10 Sulacap 3, Cinespaço Boulevard 2, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 6, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinesytem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 1, Cinesystem Via Brasil 2, Iguatemi 2, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 3, Kinoplex West Shopping 4, Rio Sul 4, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 9, Via Parque 2. Legendado: Cinépolis Lagoon 6.

A FERA, de Daniel Barnz (The Beast, EUA, 2011). Inspirado no conto A Bela e a Fera, o drama romântico de fantasia enfoca a trajetória de Kyle Kingson (Alex Pettyfer). Bonito, rico e inteligente, o rapaz também é bastante arrogante. Ao humilhar uma colega, recebe dela um feitiço. Transformado numa aberração, Kyle terá de encontrar um amor verdadeiro para voltar à antiga forma. Com Vanessa Hudgens (86min). Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 1.

ESTREIAS

✪ ADEUS, PRIMEIRO AMOR, de Mia Hansen-Love (Un Amour de Jeunesse, França/Alemanha, 2011). Embora a diretora seja badalada na França, seu insosso drama romântico é quase de cair no sono. A trama mostra o romance entre os jovens Camille (Lola Créton) e Sullivan (Sebastian Urzendowsky). Apaixonados, eles não se desgrudam, mas têm opiniões contrárias a respeito do relacionamento. Camille quer compromisso e Sullivan está de viagem marcada para uma temporada de um ano na América do Sul. Já separada de Sullivan, Camille conhece um professor mais velho (papel do ator norueguês Magne-Havard Brekke), com quem dá início a uma relação conjugal. Anos depois, seu primeiro amor reaparece. A realizadora pretende seguir a linha do cinema de Eric Rohmer, mas as interpretações naturalistas e o enredo nada original só tendem a tornar o programa enfadonho (110min). 14 anos. Estreou em 16/12/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Rio 2, Estação Vivo Gávea 4.

A ANTROPÓLOGA, de Zeca Pires (Brasil, 2010). Um dos quinze finalistas entre os candidatos brasileiros a uma vaga na disputa pelo Oscar 2012 de filme estrangeiro ? foi batido por Tropa de Elite 2 ?, o drama com pitadas de suspense acompanha a rotina da profissional do título, a açoriana Malu (Larissa Bracher), em suas explorações para descobrir tradições e mágicos mistérios de Florianópolis. Quase todo rodado na antiga comunidade de pescadores da Costa da Lagoa, o longa passeia por cenários onde há mais de dois séculos chegaram os primeiros colonos oriundos dos Açores (90min). Estreou em 16/12/2011. Estação Vivo Gávea 1.

✪✪✪ MISSÃO: IMPOSSÍVEL ? PROTOCOLO FANTASMA, de Brad Bird (Mission: Impossible: Ghost Protocol, EUA, 2011). Sai J.J. Abrams (agora apenas produtor) e entra Brad Bird na direção do quarto capítulo da cinessérie de ação. Responsável pelas animações Os Incríveis e Ratatouille, Bird traz humor (coisa raríssima nos filmes anteriores) e agitação na linha dos desenhos animados. O resultado surpreende menos pela história e mais pelas eletrizantes sequências de tensão e suspense. Para se ter uma ideia, no ponto alto da trama, o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) escala o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, em Dubai. Há também cenas em Moscou e na Índia, igualmente formidáveis e filmadas com uma precisão técnica de deixar a plateia boquiaberta. No começo do longa-metragem, Hunt está preso na Rússia e, logo em seguida, numa missão na capital, é acusado de bombardear o Kremlin. Sua agência secreta, então, sai de cena e Hunt passa a ser um homem comum. Mas não por muito tempo. Disposto a limpar o seu nome, vai atrás do verdadeiro culpado pelo ato terrorista, montando uma equipe particular. O enredo traz ainda sua colega (papel de Paula Patton) tentando encontrar o assassino de seu namorado. Com Jeremy Renner e Simon Pegg (133min). 12 anos. A partir de quarta (21). Dublado: Bay Market 1, Box Cinemas São Gonçalo 5 e 6, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Botafogo 4 e 5, Cinemark Carioca Shopping 4 e 5, Cinemark Downtown 7, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Via Brasil 3 e 4, Iguaçu Top 2, Iguatemi 4 e 5, Kinoplex Grande Rio 2 e 6, Kinoplex West Shopping 1 e 5, UCI New York City Center 1, 4 e 15, UCI Kinoplex NorteShopping 5 e 6, Via Parque 2 e 3. Legendado: Cine 10 Sulacap 3, Cinespaço Boulevard 4, Cinemark Downtown 6, 8 e 9, Cinemark Plaza Shopping 3 e 6, Cinépolis Lagoon 2 e 6, Cinesytem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 1, Cinesystem Via Brasil 3, Espaço Rio Design 2, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Nova América 5 e 6, Kinoplex Tijuca 2 e 6, Leblon 1, Rio Sul 4, Roxy 1, São Luiz 2, UCI New York City Center 2, 4, 8, 13 e 14, Unibanco Arteplex 6.

REDENÇÃO, de Marc Forster (Machine Gun Preacher, EUA, 2011). Mais Estranho que a Ficção, 007 ? Quantum of Solace e O Caçador de Pipas são alguns dos trabalhos dirigidos pelo alemão Marc Forster. A carreira tão eclética toma agora o rumo da ação dramática, extraída de uma história verídica. Astro de 300, o fortão Gerard Butler protagoniza a trama na pele de um ex-traficante que, após sair da prisão, vira pastor e vai fazer trabalhos voluntários em Uganda. Na África, envolve-se numa guerra civil no Sudão e questiona se realmente abandonou sua fase de crimes e violência. Com Michelle Monaghan e Michael Shannon (129min). 16 anos. Estreou em 16/12/2011. Cinemark Downtown 2 e 7, Cinépolis Lagoon 5, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Leblon 3, Leblon 1 e 2, Roxy 2, UCI New York City Center 9.

ROUBO NAS ALTURAS, de Brett Ratner (Tower Heist, EUA, 2011). Diretor da cinessérie A Hora do Rush, Ratner retoma o gênero comédia de ação. Estrelada por Eddie Murphy e Ben Stiller, a trama mostra como um grupo de trabalhadores se vinga de um inescrupuloso executivo de Wall Street (papel de Alan Alda) que se apropriou da aposentadoria deles. Nos planos dos funcionários está o projeto de um roubo maluco e de execução quase impossível. Com Casey Affleck, Matthew Broderick, Téa Leoni e Gabourey Sidibe, indicada ao Oscar de melhor atriz em 2010 por Preciosa (104min). 10 anos. Estreou em 16/12/2011. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 8, Cine 10 Sulacap 2, Cinespaço Boulevard 5, Cinemark Botafogo 2 e 5, Cinemark Carioca Shopping 2 e 8, Cinemark Downtown 4 e 11, Cinépolis Lagoon 1,Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 3 e 4, Kinoplex Nova América 1, Kinoplex West Shopping 3, UCI Kinoplex NorteShopping 3 e 5, Unibanco Arteplex 1. Legendado: Cinemark Plaza Shopping 1 e 2, Cinesystem Via Brasil 1, Espaço Rio Design Vip, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Tijuca 5 e 6, Leblon 1 e 2, Rio Sul 1, São Luiz 1 e 2, UCI New York City Center 3, Via Parque 1 e 3.

←SIMPLES MORTAIS, de Mauro Giutini (Brasil, 2007). É um desastre a estreia no longa-metragem de ficção do diretor de Brasília. Na intenção de fazer um retrato de pessoas comuns, o realizador recorreu a clichês em histórias novelescas. São três núcleos de personagens no drama ambientado na capital federal. Um professor de literatura (Leonardo Medeiros, nome mais conhecido do fraco elenco) está com o casamento em ruínas e se vê seduzido por uma aluna assanhada. Igualmente lugar-comum é a trama sobre uma apresentadora de TV ambiciosa (Narciza Leão) que tenta engravidar do marido cuca-fresca. Nem mesmo a relação entre pai e filho (Chico Sant?Anna e Eduardo Moraes), ambos tentando a carreira na música, decola. Diálogos patéticos, ritmo arrastado e direção frágil assinalam o fiasco (80min). 16 anos. Estreou em 16/12/2011. Unibanco Arteplex 2 e 6.

TRIÂNGULO AMOROSO, de Tom Tykwer (Alemanha, 2010). No drama do diretor de Corra, Lola, Corra, Simon (Sebastian Schipper) e Hanna (Sophie Rois) são casados e vivem em Berlim. Após um fim de semana de desencontros ao lado do marido, Hanna conhece Adam (Devid Striesow), com quem acaba tendo um caso. Em seguida, Adam e Simon também começam uma relação secreta. A coisa se complica ainda mais quando Hanna descobre estar grávida (119min). 16 anos. Estreou em 16/12/2011. Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 2.

EM CARTAZ

✪✪✪ AMANHECER ? PARTE 1, de Bill Condon (Breaking Dawn ? Part 1, EUA, 2011). No penúltimo capítulo da cinessérie, extraída dos best-sellers de Stephenie Meyer, o diretor Bill Condon (de Deuses e Monstros e Kinsey), pela primeira vez no posto, finalmente acertou a mão. Saíram de cena a cafonice, os efeitos visuais, as maquiagens de gosto duvidoso e as subtramas que, em geral, só enchiam linguiça. O quarto episódio é quase todo focado no desenlace do romance entre o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e a jovem de 18 anos Bella (Kristen Stewart, ainda com carinha de enjoo). Depois de uma bela cerimônia de casamento, eles vão passar a lua de mel no Rio de Janeiro. Numa ilha do litoral fluminense, têm a primeira noite de amor e, poucos dias depois, Bella engravida. Mas será que a humana vai suportar gerar um bebê-vampiro? Se a primeira parte libera um romantismo de folhetim, o restante se fixa na tensão e em bons momentos de horror. Desse jeito, parece que a série cresceu, apareceu e deixou um sabor de quero mais ? a segunda parte deve estrear só em novembro de 2012. Às fãs de Taylor Lautner: o ator que interpreta o lobisomem Jacob tem participação um pouco menor, porém significativa. Não saia do cinema sem ver os créditos finais, pois há uma cena derradeira importante inserida nesse momento (117min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Dublado: Bay Market 1 e 4, Box Cinemas São Gonçalo 3 e 7, Cine 10 Sulacap 6, Cinespaço Boulevard 6, Cinemark Botafogo 1 e 3, Cinemark Carioca Shopping 3 e 6, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinesytem Ilha Plaza 2, Cinesystem Via Brasil 3, Iguaçu Top 2 e 3, Kinoplex Grande Rio 3 e 4, Kinoplex Nova América 4, Kinoplex West Shopping 1 e 4, UCI New York City Center 17, UCI Kinoplex NorteShopping 1 e 9. Legendado: Cine 10 Sulacap 6, Cinespaço Boulevard 6, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Downtown 4 e 6, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinesystem Recreio 1 e 4, Iguatemi 7, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 3, Kinoplex West Shopping 4, UCI New York City Center 10 e 18, UCI Kinoplex NorteShopping 1 e 2.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores deram um molho bastante picante à comédia gay romântica O Golpista do Ano. Embora com alguns clichês, o roteiro do novo filme da dupla é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Também tem sua graça a paixão do adolescente Robbie (Jonah Bobo), filho de Cal, por uma babá quatro anos mais velha, interpretada por Analeigh Tripton. Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Botafogo 3.

✪✪✪ AMORES IMAGINÁRIOS, de Xavier Dolan (Les Amours Imaginaires, Canadá, 2010). Canadense de Quebec, o diretor Xavier Dolan tinha apenas 20 anos quando lançou seu primeiro longa-metragem, o irregular Eu Matei Minha Mãe, de 2009. De volta à cena, teve essa comédia recompensada com um prêmio no Festival de Cannes. Dolan narra aqui a singela história do gay Francis (papel do próprio realizador) e da hétero Marie (Monia Chokri). Eles dividem um apartamento e se interessam pelo mesmo cara: o loiro de cabelos cacheados Nicolas (Niels Schneider). O pretendente adora a companhia deles e não se intimida em dormir (e só dormir) juntinho dos novos amigos. Sem jeito para perguntar qual a sua orientação sexual, Francis e Marie ficam dias tentando disfarçar o desejo e a insegurança. Em visual pop vintage, Dolan traça um simpático painel das incertezas da juventude GLS e reforça sua habilidade para criar sequências como se fossem belos videoclipes (95min). 16 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 2.

✪✪✪ ALÉM DA ESTRADA, de Charly Braun (Por el Camino, Brasil/Uruguai, 2010). Produzido pela atriz Guilhermina Guinle, meia-irmã do diretor estreante, o longa-metragem faz uma interessante mescla de ficção e realidade no ritmo de um road movie dramático. Na trama, o argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) chega a Montevidéu para resolver pendências da herança de seus pais, mortos num acidente. A caminho de Punta del Este, dá carona à belga Juliette (Jill Mulleady), uma moça à procura de um amigo numa comunidade neo-hippie. A aproximação dos dois torna-se um mero pretexto para o realizador se aprofundar no interior do Uruguai, um país de belas paisagens, captadas com olhar sensível. Entre uma e outra passagem artificial, Braun enxerta registros documentais. Se há pouco estofo na dramaturgia (a maioria dos personagens não é interpretada por atores), sobram delicadeza e harmonia na composição estética. Guilhermina e Naomi Campbell fazem participações amigáveis (85min). 16 anos. Estreou em 9/9/2011. Cinemark Carioca Shopping 2.

✪✪✪ A ÁRVORE DO AMOR, de Zhang Yimou (Shan zha Shu Zhi Lian, China, 2010).

O diretor chinês demonstra uma invejável capacidade de se reciclar. Depois dos robustos épicos de artes marciais Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada, retoma as raízes focando a paixão de dois jovens durante a Revolução Cultural na China de Mao Tsé-tung. Em meados dos anos 60, a estudante Jing (Zhou Dongyu) chega a um vilarejo no campo para uma "reeducação". Por ser filha de pais contrários ao comunismo, a mocinha precisa entender como funcionam as regras no país. A garota torna-se a esperança da família ? seu pai está numa cadeia para presos políticos e a mãe sustenta a casa e outros dois filhos pequenos. Entre as duras lições a aprender, Jing encontra tempo para viver o primeiro amor. Sun (Shawn Dou) respeita cada limite da amada e, não raro, lhe dá presentes. Trata-se de uma relação amorosa inocente e virginal. A crítica à China do passado surge nas entrelinhas do enredo. Em impecável ambientação histórica, Yimou faz do melodrama a principal arma para criar uma metáfora da tristeza daquele pesado período (115min). 10 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 2.

BRASIL ANIMADO, de Mariana Caltabiano (Brasil, 2010). Dirigida pela paulistana Mariana Caltabiano (de Gui, Estopa & a Natureza), a fita mistura cenas reais com animação e narra a aventura infantil dos cachorros Stress e Relax à procura de um jequitibá-rosa. Saindo de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, esses amigos vão da Amazônia a Foz do Iguaçu atrás da árvore rara (78min). Livre. Estreou em 21/1/2011. Cinépolis Lagoon 4.

✪✪✪ AS CANÇÕES, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2011). Documentário. O mais importante e influente documentarista brasileiro recorre a um tema simples em seu novo trabalho. Coutinho, de 78 anos, colhe depoimentos profundos e tocantes e usa o mesmo formato cênico do formidável Jogo de Cena (2007). Apenas uma poltrona sobre um palco serve de apoio para anônimos abrirem o coração e revelar qual é a música marcante de sua vida. Em dois meses de pesquisa nas ruas do Rio de Janeiro, 42 pessoas falaram para a câmera (só dezoito permaneceram após a montagem final). Em geral, as canções mencionadas abordam perdas e separações ? não à toa, Roberto Carlos lidera a preferência com Olha e Não Se Esqueça de Mim. Mas as entrevistas vão além da tristeza e da melancolia. A sorridente inglesa Isabell, por exemplo, arrasa no samba Você Me Abandonou, de Alberto Lonato, e Silvia relembra um relacionamento de idas e vindas entoando sensivelmente Retrato em Branco e Preto, de Tom Jobim e Chico Buarque (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Estação Vivo Gávea 1, Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪ A CHAVE DE SARAH, de Gilles Paquet-Brenner (Elle s?Appelait Sarah, França, 2010). O drama divide-se entre passado e presente na França. Em 1942, uma família de judeus é levada para um campo de deportados. No momento da chegada dos oficiais, a menina Sarah (papel da ótima Mélusine Mayance) tranca o irmão caçula num armário e acompanha os pais. Arrasada pela separação e por pensar ter causado uma tragédia, Sarah tenta escapar dos nazistas. Nos tempos atuais, a jornalista americana Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas), que vive em Paris, escreve um artigo justamente sobre a deportação dos judeus da França na II Guerra. Em suas investigações, descobre que no apartamento onde morou o pai de seu marido quando criança habitou a família de Sarah. Em constante clima de aflição, a trama acompanha os desenlaces de uma história tão triste quanto surpreendente (111min). 10 anos. Estreou em 18/11/2011. Cine Joia, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪ CILADA.COM, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 2011). Comédia. Com base no seriado Cilada, do canal pago Multishow, o humorista Bruno Mazzeo arrisca-se pela primeira vez como protagonista de um filme. Depois de ser flagrado traindo a namorada (Fernanda Paes Leme), ele descobre que a moça pôs na internet um vídeo no qual a performance sexual dele era pífia. Exposto ao ridículo diante de todos, o malandro tenta limpar sua imagem, mas acaba se metendo em outras confusões. Ao contrário da série de TV, não há intervenções no formato de esquetes no meio da história. Se por um lado poupa o espectador de ver o comediante fazendo imitações nem sempre inspiradas, a direção não conseguiu preencher o vazio, e a falta de ritmo incomoda bastante. Toda piada, por pior que seja, é extenuantemente prolongada, como se estivessem tentando fazer o roteiro de um curta-metragem se encaixar à duração de um longa (99min). 14 anos. Estreou em 8/7/2011. Cinépolis Lagoon 1.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebastián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio pela cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Espaço Museu da República. Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ CÓPIA FIEL, de Abbas Kiarostami (Copie Conforme, França/Itália/Irã, 2010). Inusitado, complexo e original, o drama deu a Juliette Binoche o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes do ano passado. Em sua primeira fita rodada na Europa, Kiarostami (Gosto de Cereja) segue a jornada de uma francesa na Itália. Dona de uma galeria em Arezzo, na Toscana, a quarentona interpretada por Juliette acompanha o escritor britânico James Miller (papel do barítono William Shimell) por um passeio no encantador vilarejo de Lucignano. Tudo se passa num único dia. No bate-papo com a dona de um café, a protagonista muda o rumo da trama dizendo ser mulher do escritor. Os diálogos entre eles, antes impessoais e na língua inglesa, passam a ser em francês e atingem esferas mais íntimas. Sob o signo do insolúvel, a brincadeira de Kiarostami fica ainda mais curiosa e fascinante. Em formidável jogo de cena, os dois atores (sobretudo Juliette) se desdobram para dar conta de atuações sob longos planos-sequência, uma especialidade do realizador, aqui se rea¬firmando como um dos mais instigantes do cinema atual (106min). 14 anos. Estreou em 19/3/2011. Cinemark Downtown 1 e 2.

← DESAPARECIDOS, de David Schurmann (Brasil, 2011). Se este terror nacional fosse lançando há mais de dez anos, talvez provocasse algum barulho ou trouxesse algum frescor ao gênero. Mas depois de A Bruxa de Blair, Quarentena, Atividade Paranormal e O Último Exorcismo, entre outros títulos, fica difícil tomar sustos ou ter alguma reação a não ser a indiferença. Na intenção de dar um aspecto de realidade à forjada ficção, o diretor acabou confundindo cinema barato e independente com um produto descartável de qualidade sofrível. Nascido em Florianópolis, Schurmann, membro da família dos famosos velejadores, criou perfis falsos no Facebook para seus personagens e a história parecerem verdadeiros. Na trama, um casal de namorados, outro de irmãos e mais uma amiga saem de São Paulo para uma festa em Ilhabela. Junto do convite há uma câmera portátil para que eles registrem todos os momentos. Lá, um dos rapazes se embrenha na mata na companhia de uma moça. A partir daí, algo aterrador está à espreita das vítimas. Com Adriana Veraldi e André Madrini (73min). 14 anos. Estreou em 9/12/2011. Cinemark Downtown 10, Cinesystem Via Brasil 6, UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

✪✪✪ UM DIA, de Lone Scherfig (One Day, EUA/Inglaterra, 2011). A fórmula simples, porém original, do romance, escrito pelo roteirista inglês David Nicholls, virou um longa-metragem com uma dupla de protagonistas fofos. Colegas de universidade em Edimburgo, na Escócia, Emma (Anne Hathaway, de Amor e Outras Drogas) e Dexter (Jim Sturgess, de Across the Universe) tornam-se mais próximos em 15 de julho de 1988, logo após a formatura. A partir daí, o roteiro vai focar a mesma data pelos próximos vinte e poucos anos. Há uma paixão mal resolvida entre os personagens. Embora eles se sintam atraídos, Emma é muito diferente de Dexter, um playboy sustentado pela família que foi descobrir o dolce far niente na Europa. Batalhadora, ela se tornou garçonete em Londres para sobreviver. Ao longo do tempo, acompanham-se as transformações. Bons retratistas, David Nicholls, de 45 anos, e a diretora dinamarquesa Lone Scherfig (de Educação) captam bem o espírito das épocas através das mudanças de comportamento, de penteados e figurinos emblemáticos. O enredo, contudo, está longe de ser meramente decorativo. Concentra-se nas escolhas erradas e, principalmente, na negação do amor a frustração dos protagonistas. Há, contudo, um deslize: o desfecho, além de ser incoerente com o clima romântico proposto inicialmente pelo filme, talvez não agrade a todos (107min). 12 anos. Estreou em 2/12/2011. Cinemark Downtown 11, Cinépolis Lagoon 2, Kinoplex Tijuca 5, São Luiz 1, UCI New York City Center 16, Unibanco Arteplex 2.

✪✪✪ ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS, de Andrew Jarecki (All Good Things, EUA, 2010). Dirigido pelo documentarista Andrew Jarecki (do sensacional Na Captura dos Friedmans), o drama cobre cerca de quarenta anos da vida de David Marks (Ryan Gosling, de Namorados para Sempre). Em 1971, o jovem playboy conhece a meiga Katie (Kirsten Dunst, de Melancolia) e se apaixona por ela. A família dele não aprova a união. Seu pai (papel de Frank Langella), ricaço do ramo imobiliário de Nova York, pretendia ter para sempre o filho ao seu lado nos negócios e uma nora mais adequada ao estilo de vida grã-fino. David dá de ombros e vai morar com a amada num sítio, onde abre uma loja de produtos naturais. O comércio não prospera e eles voltam para Manhattan. David reassume o trabalho com o pai e, dia após dia, a relação do casal vai ficando insustentável. Para desgosto dele, a moça quer liberdade e entra na faculdade de medicina. David surta, espanca-a e, em 1982, Katie desaparece misteriosamente (101min). Estreou em 21/10/2011. Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪✪ OS ESPECIALISTAS, de Gary McKendry (Killer Elite, EUA/Austrália, 2011). Inspirada livremente no livro homônimo, publicado no Brasil pela Editora Record, a trama é um híbrido de fita de ação e drama na linha denúncia. Causa estranheza não só pelo elenco heterogêneo ? que reúne o brucutu Jason Statham (da cinessérie Carga Explosiva) mais o classudo Clive Owen e o faz-tudo Robert De Niro ? como pelo enredo confuso. Nele, Statham e De Niro interpretam Danny e Hunter, uma dupla de matadores de aluguel. Em 1980, após uma missão no México, Danny desiste da "profissão" e se isola na Austrália. Mas tem de voltar à ativa quando um xeque de Omã sequestra Hunter e obriga Danny a praticar um triplo assassinato ? o árabe quer vingar a morte de seus três filhos, mortos por soldados da elite militar britânica conhecida como Special Air Service (SAS). Clive Owen atua como um dos líderes desse grupo. Há explosões, correrias e tensão em meio a clichês e falatório explicativo na pretensão de dar à história um "conteúdo" mais polpudo (116min). 10 anos. Estreou em 2/12/2011. Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 5, Cinespaço Boulevard 4, Cinemark Carioca Shopping 3 e 6, Cinemark Downtown 5 e 9, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 5, Rio Sul 3, UCI New York City Center 10 e 16, UCI Kinoplex NorteShopping 7, Via Parque 4.

✪✪ EU MATEI MINHA MÃE, de Xavier Dolan (J'ai Tué Ma Mère, Canadá, 2009). O ator, diretor e roteirista Dolan, também em cartaz com Amores Imaginários, tinha apenas 16 anos quando escreveu essa história de traços autobiográficos. Aos 20, levou-a às telas, marcando sua promissora estreia como diretor. Seja pelo frescor da juventude de seu realizador, seja também por sua presunção assumida, o resultado é irregular. Ambientado em Montreal, o drama mostra o turbulento relacionamento entre mãe e filho. Hubert (papel de Dolan) tem 16 anos e não consegue conviver com Chantale (Anne Dorval), uma quarentona divorciada e workaholic que acredita dar o melhor para o filho temperamental. O rapazinho, porém, se mostra cada vez mais intolerante e insolente. Embora tenha um namorado (François Arnaud), ele esconde da mãe a homossexualidade. Como cineasta, Dolan quer mostrar serviço elaborando enquadramentos e optando por uma direção de arte despojada. Já as atuações não favorecem. Quase sempre histéricos, os personagens costumam bater boca sem motivo aparente (96min). 16 anos. Estreou em 1º/10/2010. Cine Joia.

✪✪✪ EVOÉ ? RETRATO DE UM ANTROPÓFAGO, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar (Brasil, 2011). Assim como a figura singular de José Celso Martinez Corrêa, de 74 anos, um documentário sobre esse polêmico e excêntrico diretor de teatro não poderia ser didático. A fita começa nas ruínas da Grécia, onde Zé Celso se apresenta ao ar livre, mascarado e sem roupa, como se fizesse uma saudação a Dionísio, o deus do teatro. Livre e solto, o roteiro segue a linha de pensamento do biografado. Há trechos de suas escandalosas peças e entrevistas novas e antigas, muitas delas inflamadas, para o Programa do Jô e o Roda Viva. A dupla de realizadores evitou colher depoimentos de outros. Mas recuperou cenas emblemáticas, como o discurso de Zé Celso ao recusar um prêmio no Festival de Gramado de 1983 e o momento colérico do diretor diante das câmeras de TV após o assassinato de seu irmão, Luís Antônio, em 1987. Até Silvio Santos dá o ar da graça numa visita ao Oficina, palco e paixão de Zé Celso em sua luta de resistência pelo mítico teatro da Bela Vista. Exibido de graça, o filme é o quarto título da série Iconoclássicos, do Itaú Cultural, e tem entrada grátis (110min). 18 anos. Estreou em 25/11/2011. Unibanco Arteplex 5.

FORÇAS ESPECIAIS, de Stéphane Rybojad (Forces Spéciales, França, 2011). Ação. Jornalista francesa a trabalho em Cabul, no Afeganistão, Elsa (Diane Kruger) é sequestrada por líderes do Talibã. Através de investigações, descobre-se que a moça será executada em breve e seu cativeiro localiza-se na fronteira com o Paquistão. Uma unidade de elite será enviada para resgatá-la. Com Djimon Hounsou e Benoît Magimel (109min). 14 anos. Estreou em 9/12/2011. Cinemark Downtown 1, UCI Kinoplex NorteShopping 9, UCI New York City Center 5,

✪✪✪ O GAROTO DA BICICLETA, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Le Gamin au Vélo, Bélgica/França/Itália, 2011). Vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes, o drama mostra-se mais um acerto na carreira dos irmãos cineastas belgas de O Filho (2002) e A Criança (2005). O enredo, comum na carreira da dupla, é triste. Cyrill (Thomas Doret, uma excelente revelação), de 12 anos, foi abandonado pelo pai (Jérémie Renier) e encontrou na cabeleireira Samantha (Cécile De France) uma zelosa guardiã. Mas, ainda inconformado, o rebelde garoto começa uma amizade com um rapaz envolvido com o tráfico de drogas. Os realizadores deixam de lado o sentimentalismo barato e investem num realismo quase documental capaz de emocionar pela sinceridade dos personagens e daqueles que os interpretam (87min). 14 anos. Estreou em 18/11/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Vivo Gávea 4, Unibanco Arteplex 2 e 6.

✪✪✪ GATO DE BOTAS, de Chris Miller (Puss in Boots, EUA, 2011). Diretor de Shrek Terceiro, o mais fraco dos episódios da cinessérie, Chris Miller manda bem melhor na primeira animação estrelada pelo Gato de Botas ? o personagem surgiu no segundo longa-metragem do ogro verde. Cheio de charme e malícia, o protagonista (dublado por Antonio Banderas na versão em inglês) tem o auxílio de novos companheiros para amparar sua história. Assim como em Shrek, há uma saborosa mistura de conto de fadas, que inclui o ovo falante Humpty Dumpty, extraído da obra de Lewis Carroll, e a fábula João e o Pé de Feijão. Na trama, Gato de Botas foi expulso do vilarejo San Ricardo depois de se envolver em roubos. Quem o colocou nessa jogada foi Humpty Dumpty, seu coleguinha desde os tempos de orfanato. Agora, ambos se unem para uma nova empreitada: furtar os feijões mágicos de um casal para chegar até uma gansa que bota ovos de ouro. A sensual gatinha Kitty Pata Leve se junta à dupla. Técnica irrepreensível, humor espirituoso e ligeireza na ação completam o programa para adultos e crianças (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 1 e 4, Cine 10 Sulacap 4, Cinespaço Boulevard 1, Cinemark Botafogo 2 e 4, Cinemark Carioca Shopping 1, 3, 4, 5 e 8, Cinemark Downtown 1, 2, 3, e 9, Cinemark Plaza Shopping 1 e 3, Cinépolis Lagoon 4, Cinesytem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 2, Cinesystem Via Brasil 3, Estação Vivo Gávea 5, Iguatemi 5 e 6, Kinoplex Grande Rio 3 e 6, Kinoplex Nova América 3 e 5, UCI New York City Center 5, 6, 8, 10 e 11, UCI Kinoplex NorteShopping 2 e 6, Via Parque 1 e 6. Dublado, 3D: Bay Market 3, Cine 10 Sulacap 1, Cinespaço Boulevard 3, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 3, 10 e 12, Cinemark Plaza Shopping 4 e 7, Cinépolis Lagoon 6, Cinesytem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 4 e 5, Espaço Rio Design 1, Estação Vivo Gávea 5, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Tijuca 1 e 4, Kinoplex West Shopping 2 e 5, Rio Sul 2, Roxy 3, São Luiz 3 e 4, UCI New York City Center 4 e 12, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Unibanco Arteplex 4, Via Parque 5. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 6, Cinépolis Lagoon 6, Estação Vivo Gávea 5, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Leblon 4, São Luiz 3, UCI New York City Center 4 e 12.

✪✪ UM GATO EM PARIS, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Une Vie de Chat, França/Holanda/Suíça/Bélgica, 2010). O desenho animado francês, feito de lindas cores e belos traços a mão, tem ação, suspense e drama, além de ritmo pulsante. Só não ganha uma estrela extra porque não puniu um dos vilões ? exemplo que, para a criançada, não pega nada bem. Em Paris, uma delegada tem o marido assassinado por um famigerado criminoso e, na ânsia de encontrá-lo, deixa a pequena filha aos cuidados de uma babá. A menina ficou traumatizada com a perda do pai e gosta da companhia de um gato. Mas o felino tem vida dupla: na calada da noite, ele se alia a um ladrão para roubar apartamentos enquanto seus donos dormem (70min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Estação Vivo Gávea 3.

✪✪✪ HAPPY FEET 2 ? O PINGUIM, de George Miller (Happy Feet Two, Austrália, 2011). O mesmo diretor da fabulosa animação de 2006 dá sequência aos personagens em resultado técnico primoroso ? poucas vezes o 3D foi tão bem empregado em fitas do gênero. Também corroteirista, o australiano Miller fez uma pequena troca no time de escritores, e talvez por isso a história não cative tanto quanto antes. Embora ágil e graciosa, a trama perdeu o fator-surpresa do original e virou uma aventura na linha de A Era do Gelo ? há até uma tentativa de "copiar" o esquilo Scrat e seus azares, aqui vividos por dois krills, minúsculos crustáceos. As cantorias (infelizes na dublagem em português) e, sobretudo, os números de sapateado são quase pano de fundo. O enredo cobre uma nova fase no reino dos pinguins-imperadores. Protagonista do desenho anterior, Mano cresceu e virou pai do pequeno Erik, que também tem traumas por não saber dançar nem cantar. Após conhecer o exótico pinguim voador Sven, o garoto passa a acreditar em suas próprias capacidades. O mote, porém, é outro e fica restrito a um desastre natural provocado pelo aquecimento global. Depois do deslocamento de um iceberg, a comunidade de pinguins ficou isolada por montanhas de gelo e impedida de chegar ao mar. Resta a Mano, Erik e dois sobrinhos achar uma solução para libertá-la (100min). Livre. Estreou em 25/11/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 2 e 6, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Recreio 3, UCI New York City Center 7. Dublado, 3D: UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O curtinho documentário foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos em terceira dimensão de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. UCI New York City Center 4.

✪✪✪ INQUIETOS, de Gus Van Sant (Restless, EUA, 2011). Com uma carreira marcada por trabalhos densos, como Garotos de Programa (1991), Elefante (2003) e Milk (2008), o diretor Van Sant não foge à regra em seu novo drama, aqui temperado pelo romantismo e pela fatalidade. Trata-se do encontro de duas pessoas afligidas por traumas do passado e do presente. Na trama, o jovem Enoch Brae (Henry Hopper, filho do também ator Dennis Hopper, morto em 2010) tem o mórbido prazer de visitar velórios e funerais de pessoas desconhecidas. Vestido todo de preto, passa incógnito até ser abordado pela esfuziante Annabel Cotton (Mia Wasikowska, a protagonista de Alice no País das Maravilhas). Ela insiste em tê-lo como amigo, mas, arredio, Enoch recua. Aos poucos, tornam-se confidentes e, depois, namorados inseparáveis. Enquanto o rapaz abre seu coração para relembrar velhas feridas, Annabel confessa ser vítima de um câncer terminal e ter apenas três meses de vida. No mesmo clima melancólico do recente Não Me Abandone Jamais, esta triste crônica da juventude outsider americana, especialidade do cineasta, comove e desconcerta ainda mais por Van Sant minimizar as emoções. Ryo Kase interpreta o fantasma de um camicase, visto apenas pelo protagonista. Os belos figurinos são de Danny Glicker, indicado ao Oscar por Milk (91min). 12 anos. Estreou em 25/11/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS, de Pola Ribeiro (Brasil, 2011). No primeiro longa-metragem do diretor baiano, o ator Antônio Godi interpreta o bancário Bonfim, um rapaz negro dividido entre o casamento com uma evangélica (Evelin Buchegger) e uma relação homossexual com Castro (João Miguel). O drama tem início após um trágico acontecimento, que leva o protagonista a cumprir uma missão: fundar um terreiro de candomblé (100min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinépolis Lagoon 3.

✪✪ LATE BLOOMERS ? O AMOR NÃO TEM FIM, de Julie Gavras (Late Bloomers, França/Bélgica/Inglaterra, 2011). Drama. Filha do renomado diretor Costa-Gavras, Julie fez uma bela estreia na direção com o adorável A Culpa É do Fidel (2006). Esperava-se mais, portanto, deste seu novo trabalho. Tão à vontade para retratar a infância na fita anterior, Julie parece deslocada para tratar do relacionamento na meia-idade. Isabella Rossellini e William Hurt interpretam Mary e Adam, o casal de protagonistas. Juntos há mais de trinta anos e com três filhos adultos, eles começam a encarar as crises. Enquanto Adam, arquiteto renomado, precisa se modernizar para enfrentar a concorrência, Mary dá sinais de que está perdendo a memória. É a chegada da velhice. Embora o tema seja atraente, o roteiro beira a superficialidade e traz um desfecho facilmente feliz em meio a uma narrativa monótona (95min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Cine Santa, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪✪ MARGIN CALL ? O DIA ANTES DO FIM, de J.C. Chandor (Margin Call, EUA, 2011). Para um profissional vindo da publicidade, surpreende a estreia no longa-metragem de ficção do diretor e roteirista J.C. Chandor. O tema não poderia ser mais atual: o abalo financeiro que afetou as bolsas de valores nos Estados Unidos em 2008. Em história muito bem escrita, os personagens se veem metaforicamente diante do abismo. O drama se desenrola praticamente em uma madrugada. Num banco de investimentos de Wall Street, os cortes começam e, entre os demitidos, está Eric Dale (Stanley Tucci). Ao sair da empresa, ele deixa com seu subordinado, Peter Sullivan (Zachary Quinto), um pen drive carregado de informações confidenciais. Sullivan abre o arquivo, descobre que a companhia está à beira de um colapso e chama seu chefe (Paul Bettany) para pôr a situação em pratos limpos. A partir daí, os poderosos executivos começam a ser informados e, entre reuniões, o futuro de todos será decidido. Levada por uma narrativa tensa e envolvente, a trama tem o economês como inconveniente. Mas nada que impeça a desconfortável situação vivida de ser transposta para qualquer ambiente corporativo. Soberbo, o elenco ainda traz Jeremy Irons, Demi Moore, Kevin Spacey, Simon Baker e Penn Badgley (107min). 10 anos. Estreou em 9/12/2011. Cinemark Downtown 2, Estação Sesc Botafogo 1, Kinoplex Leblon 1.

✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de ser vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011.Cine Joia, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Laura Alvim 3.

OS MUPPETS, de James Bobin (The Muppets, EUA, 2011). Criados por Jim Henson (1936-1990), os Muppets voltam ao cinema numa iniciativa do ator Jason Segel (Eu Te Amo, Cara). Produtor e roteirista da comédia, além de fã do programa Muppet Show, levado ao ar entre 1976 e 1981, Segel também faz o protagonista. Ele interpreta Gary, que, com sua namorada (Amy Adams), mora na fictícia Smalltown. Eles deixam a cidadezinha para ir até Los Angeles conhecer os estúdios dos Muppets. Mas o teatro onde eles se apresentavam está à beira de uma demolição e, pior, os bonecos debandaram de lá (93min). Livre. Estreou em 2/12/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 3 e 5, Cine 10 Sulacap 3, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 6 e 7, Cinemark Downtown 1 e 9, Cinemark Plaza Shopping 2 e 5, Cinépolis Lagoon 1, Cine Santa, Cinespaço Boulevard 2, Cinesytem Ilha Plaza 1 e 2, Cinesystem Recreio 1 e 3, Cinesystem Via Brasil 2, Iguatemi 7, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Nova América 2 e 3, Kinoplex Tijuca 3, UCI New York City Center 1 e 7, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 4.

✪✪✪ NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE, de Douglas McGrath (I Don?t Know How She Does It, EUA, 2011). Na versão hollywoodiana do livro homônimo escrito pela jornalista galesa Allison Pearson, Sarah Jessica Parker vive Kate, uma executiva de Boston. Além da sobrecarga de trabalho, ela precisa dar conta da família, composta de um marido prestativo (Greg Kinnear) e dois filhos pequenos. Sem tempo nem para cuidar de si mesma, Kate recebe uma proposta tentadora: viajar semanalmente a Nova York para ficar mais perto de um poderoso cliente (Pierce Brosnan). Registro verdadeiro e bastante divertido da mulher moderna, a comédia comete um deslize apenas na escolha da protagonista. Sarah se esforça para ser "comum", mas não consegue se desvencilhar dos tiques e do glamour do seriado Sex and the City. Isso, porém, não impede a plateia feminina de se identificar com seus dilemas e hilárias tarefas domésticas, como dar um toque pessoal a uma torta de padaria (89min) 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Plaza Shopping 2, UCI New York City Center 7.

✪✪ NOITE DE ANO NOVO, de Garry Marshall (New Year?s Eve, EUA, 2011). Comédia dramática. Há dois deslizes no novo filme do diretor de Uma Linda Mulher (1990). Além da falta de clima de réveillon, raras das várias histórias empolgam. Marshall usa a mesmíssima fórmula de Idas e Vindas do Amor, seu trabalho anterior: enche o vazio roteiro de estrelas para narrar um dia na vida de muuuitos personagens. Se antes era o Dia dos Namorados, agora o foco está na noite de Ano-Novo. Ambientada em Nova York, a trama mostra a preparação da festa na Times Square, comandada por uma produtora (Hilary Swank). Quem também trabalha exaustivamente é a dona de um bufê (Katherine Heigl), que vai reencontrar o ex-namorado, um cantor (Jon Bon Jovi) responsável por animar a plateia. No quesito romance, Ashton Kutcher fica preso num elevador e rola um clima com sua vizinha (a cantora do seriado Glee Lea Michele). O humor dá as caras na disputa de dois casais para ter seus bebês na hora da virada. E tem até drama, com Robert De Niro na pele de um fotógrafo à beira da morte. Tantos enredos novelescos comprometem o andamento e, no desfecho, forçam a barra na emoção. Agrada mais a inesperada atração de um jovem bikeboy (Zac Efron) por uma madura e travada secretária, vivida por Michelle Pfeiffer. Com Halle Berry, Abigail Breslin, Josh Duhamel e Sarah Jessica Parker (118min). 10 anos. Estreou em 9/12/2011. Bay Market 1, Cinemark Botafogo 2 e 3, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 8 e 11, Cinemark Plaza Shopping 5 e 6, Cinépolis Lagoon 3, Cinesytem Ilha Plaza 1 e 2, Cinesystem Via Brasil 2 e 3, Espaço Rio Design 2, Estação Vivo Gávea 3, Iguatemi 2, Kinoplex Fashion Mall 1 e 2, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 2 e 3, Kinoplex Tijuca 2, Odeon Petrobras, Rio Sul 3 e 4, Roxy 1, São Luiz 1 e 4, UCI New York City Center 13 e 16, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Via Parque 6.

✪✪✪ OS NOMES DO AMOR, de Michel Leclerc (Les Nom des Gens, França, 2010). Bahia Benmahmoud, interpretada por Sara Forestier, tem orgulho de suas raízes: é filha de uma ex-hippie francesa com um imigrante argelino. Ativista de esquerda, a jovem possui atributos físicos e, para convencer um homem de direita a mudar de lado, não pensa duas vezes em levá-lo para a cama. Na sua mira está Arthur Martin (Jacques Gamblin), um quarentão que parece conservador, mas se revela partidário do socialista Lionel Jospin. O painel montado pelo diretor e roteirista Michel Leclerc (com base em experiências pessoais ao lado da mulher, Baya Kasmi) enfoca a pluralidade, não só política, da França. Vai se divertir mais quem conhece um pouco da realidade e da história do país ? há piadas internas, como a aparição-surpresa do ex-primeiro-ministro Jospin. A comédia romântica, no entanto, também mostra de forma leve, simpática e original como as aparências enganam. Não à toa, no César 2001, o Oscar francês, o filme ganhou os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz ? uma luminosa atuação de sua protagonista (104min). 14 anos. Estreou em 2/12/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 1, Unibanco Arteplex 2.

✪✪✪✪ OPERAÇÃO PRESENTE, de Sarah Smith (Arthur Christmas, EUA/Inglaterra, 2011). Se você acha que já viu tudo sobre enredos natalinos, vai arregalar os olhos diante desta formidável animação, dirigida por uma estreante e escrita por um dos autores de Borat e Bruno. Nova empreitada da produtora inglesa Aardman, de A Fuga das Galinhas, o filme exibe técnica eficiente, mas contam mais pontos as originais ideias do roteiro. Num misto de humor e aventura, a história enfoca a trajetória de Arthur, um adolescente que mora no Polo Norte e é filho do Papai Noel. Sua missão no Natal consiste em receber e responder às cartas das crianças. Acontece que, para entregar todos os pedidos numa única noite, o Bom Velhinho conta agora com uma enorme espaçonave e um esquema tecnológico liderado por seu primogênito e centenas de duendes. O trabalho termina pontualmente em 24 de dezembro. Mas, surpresa!, o presente de uma menina acaba ficando para trás. Inconformado, Arthur recruta Vovô Noel. Eles retiram da garagem o velho trenó, as renas cansadas e se preparam para fazer a entrega mais extraordinária de suas vidas. Para adultos e crianças, o programa está garantido ? pelo pique acelerado ou o desfecho terno e comovente. Será injusto se o desenho não concorrer ao Oscar da categoria (97min). Livre. Estreou em 2/12/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 5 e 7, Cine 10 Sulacap 3, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Carioca Shopping 2 e 7, Cinesystem Recreio 4, Cinesystem Via Brasil 6, Iguatemi 6 e 7, Via Parque 2 e 3. Dublado, 3D Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 4 e 8, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinépolis Lagoon 5, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 5, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular raramente presente no cinema nacional. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, seu trabalho consiste em dividir o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil, provavelmente na década de 70 (não há uma data específica na história). A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços. Referências aos diretores Jacques Tati e Fellini são evidentes, e a direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é de arrepiar, assim como a trilha sonora de Plínio Profeta. No elenco afiado, composto de novatos (como Larissa Manoela) e experientes (Teuda Bara e Jorge Loredo), Moacyr Franco rouba a cena numa aparição curtíssima que lhe valeu um surpreendente prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton também saiu de lá com os troféus de melhor diretor e melhor roteiro (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Cinépolis Lagoon 2, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Ipanema 1, Estação Vivo Gávea 1, UCI New York City Center 6.

✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na trama, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente. Só o doutor tem acesso a ela. Quem seria essa moça? Qual o motivo de ela viver como uma presidiária? Por que a empregada de Ledgard (papel de Marisa Paredes) quer que o patrão a mate? As respostas, nos roteiros de Almodóvar, costumam chegar recheadas de surpresas ? e aqui não é diferente (110min). 16 anos. Cine Santa, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 3, Odeon Petrobras, UCI New York City Center 1 e 5, Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues (Brasil, 2011). Aventura infantil. O livro homônimo de Ziraldo, que, lançado em 1995, já vendeu mais de 380 000 exemplares, ganhou uma versão bacana para o cinema, codirigida pelo sobrinho do escritor, André Alves Pinto. Programa ágil para crianças e nostálgico para adultos, mostra a façanha de uma espevitada professora, interpretada pela sempre graciosa Paola Oliveira. Com boa recriação da década de 40, a trama se passa na pacata cidade mineira de São João del Rey. Depois de estudar na capital, Cate (Paola) vai lecionar num colégio de sua cidade natal e, lá, usa métodos de ensino nada ortodoxos. Talentoso, o garoto Caio Manhente faz o protagonista mirim e narra a história. Com Max Fercondini e Ricardo Pereira (88min). Livre. Estreou em 7/10/2011. Cine Joia.

✪✪ PROVA DE ARTISTA, de José Joffily (Brasil, 2011). Diretor da ficção Olhos Azuis (2009), Joffily volta-se ao documentário seguindo cinco jovens instrumentistas ocupados com árduos estudos e tensas audições. Há bons momentos, sobretudo quando o diretor deixa os personagens à vontade para falar de suas dificuldades e da rivalidade existente no meio. Quem sobressai é o violinista americano Byron Hitchcock, que entrega a desorganização dos realizadores de um teste na Sala São Paulo. Em geral, os demais chovem no molhado em depoimentos pouco reveladores. O tema também fica restrito a um público bem específico (84min). Livre. Estreou em 25/11/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪ REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, de Ana Maria Magalhães (Brasil, 2009). Atriz bastante ativa na década de 70, Ana Maria Magalhães estreou na direção de longas de ficção com o desastroso Lara (2002). Investe agora num personagem interessante para um documentário irregular. Trata-se aqui da trajetória, estritamente profissional, de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964). Esse arquiteto e urbanista nasceu em Paris, era filho de uma brasileira e de um inglês e cursou a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro a partir dos 17 anos de idade. A fita procura jogar luz na importância do profissional responsável pela criação do Conjunto Habitacional Pedregulho, das colunas do Museu de Arte Moderna e das vias do Aterro do Flamengo. Um locutor dá voz às ideias e aos pensamentos de Reidy de forma entediante e algumas obras do arquiteto não são sinalizadas com legendas. Para os leigos, restam, portanto, alguns pontos de interrogação. De aproveitável, há curiosos registros de época (como um documentário de 1971 que dizia que as favelas iriam acabar no Rio) e depoimentos dos arquitetos Lucio Costa (1902-1998) e Paulo Mendes da Rocha (77min). Livre. Estreou em 11/11/2011. Unibanco Arteplex 1.

✪✪ SEQUESTRO, de Wolney Atalla (Brasil, 2010). Após exaustivas conversas e licenças, o diretor acompanhou, de 2005 a 2009, a Divisão Anti-Sequestro de São Paulo para recolher imagens inéditas (muitas delas impressionantes) para seu segundo documentário. Na linha do televisivo Polícia 24 Horas, da Band, a fita segue os especialistas desde a assistência aos familiares dos sequestrados até as buscas no cativeiro. O início faz uma retrospectiva da ação dos bandidos. Volta à década de 80 para focar no sequestro do empresário Abílio Diniz, liderado por um grupo de chilenos radicais de esquerda, até chegar aos dias de hoje, quando os crimes são comandados até de dentro dos presídios. Em narrativa pulsante, a fita traz momentos de muita tensão, mas peca pelo exagerado tom sentimental e heroico, sobretudo por causa de uma trilha sonora melosa (94min). 12 anos. Estreou em 9/12/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO, de Bruce Beresford (Mao?s Last Dancer, Austrália, 2009). O drama inspirado na autobiografia do bailarino Li Cunxin tem início em 1980. Em Houston, Texas, o diretor de uma companhia de balé (Bruce Greenwood) hospeda em casa um rapaz vindo de Pequim. Li Cunxin (Chi Cao) vai fazer um estágio de três meses nos Estados Unidos. A história, então, retrocede para mostrar sua ascensão. Nascido numa aldeia chinesa, o frágil Li (Wen Bin Huang) foi tirado da família ainda menino por agentes de Mao Tsé-tung. O objetivo: ser treinado numa escola de dança da capital. Li cresceu sob os preceitos comunistas e sempre baixou a cabeça para os desígnios de seu povo. Em sua estada americana, no entanto, vê-se tentado a mudar o destino. Diretor de Conduzindo Miss Daisy (1990), o australiano Bruce Beresford segue uma cartilha própria para abordar o comunismo e o capitalismo, concentrando-se sobretudo nos dilemas de seu protagonista, interpretado por um fraco ator, mas ótimo dançarino (117min). 14 anos. Estreou em 9/12/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Sesc Rio 3.

WINTER, O GOLFINHO, de Charles Martin Smith (Dolphin Tale, EUA, 2011). A aventura, inspirada em história real, narra o drama de um golfinho fêmea que, após perder a cauda numa armadilha, vai parar em um aquário na Flórida. Lá, Winter tenta ser salva por uma equipe de especialistas (113min). Livre. Estreou em 14/10/2011. Dublado: UCI New York City Center 18.

Fonte: VEJA RIO