ROTEIRO DA SEMANA

Especial

Por: Renan França - Atualizado em

ARTE. Fundador da Bienal de Havana e curador do New Museum of Contemporary Art de Nova York, o cubano Gerardo Mosquera é a atração da palestra ?América Latina, arte e internacionalização?. Ele vai fazer um apanhado da produção contemporânea do setor em diversos lugares do planeta. PUC-Rio ? Auditório FB6 do Prédio Frings (180 lugares). Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, ☎ 3527-1001. Segunda (7), 16h. Grátis.

FESTIVAL VILLA-LOBOS. Em sua 49ª edição, a diversificada mostra celebra desta vez o centenário de nascimento dos compositores Nelson Cavaquinho, Assis Valente e José Vieira Brandão, e relembra os oitenta anos de morte de Luciano Gallet. São mais de sessenta atrações espalhadas pela cidade, entre espetáculos infantis, shows, concertos, filmes e oficinas. Na sexta (11), às 20h30, no auditório do Ines, em Laranjeiras, o público poderá conferir a exibição do trio Rosana Lamosa (soprano), Elione Medeiros (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). No dia seguinte, no mesmo lugar, às 14h, acontece uma oficina de música de câmara. No domingo (13), a partir das 10h, o Jardim Botânico será palco de contação de histórias para as crianças. Confira a programação completa em www.fvl.art.br. Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) ? Auditório (200 lugares). Rua das Laranjeiras, 232, ☎ 2285-7546. Jardim Botânico ? Centro de Visitantes. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 3874-1808. Grátis.

PAIXÃO DE LER 2011. Com programação extensa e gratuita, o projeto chega a sua 19ª temporada trazendo como tema as crônicas do Rio e reunindo atrações variadas: peças, debates, performances e leitura de textos. Entre os destaques, neste domingo (6), a partir das 15h, o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, acolhe uma série de montagens teatrais inspiradas em obras de escritores cariocas. Entre elas está Dentro da Noite, dirigida pelo cantor Ney Matogrosso e marcada para as 18h. A partir de terça (8), a Biblioteca de Botafogo torna-se palco de debates. Na quinta (10), às 19h, o convidado é o humorista Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta. Ele vai abordar o gênero literário em questão sob a ótica do bom humor, seja no passado, seja no presente. No dia seguinte, também às 19h, o poeta Ferreira Gullar e o escritor Carlos Heitor Cony se juntam para falar sobre o papel do crônica na vida do carioca. A programação completa está em www.rio.rj.gov.br/web/smc/. Centro Cultural Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa; Biblioteca Popular de Botafogo (60 lugares). Rua Farani, 53, Botafogo. Grátis.

QUARTA ÀS QUATRO. O próximo encontro tem como convidado o historiador e escritor Joel Rufino. Especialista na cultura africana, o conferencista vai abordar a obra do jornalista Lima Barreto (1881-1922), com ênfase no discurso do escritor em prol dos direitos dos negros. Biblioteca Nacional ? Auditório Machado de Assis (120 lagares). Rua México, s/nº, Centro, ☎ 3095-3879. Quarta (9), 16h. Distribuição de senhas uma hora antes.

Fonte: VEJA RIO