ROTEIRO DA SEMANA

Especial

A programação semanal de eventos no Rio, selecionados por nosso crítico

Por: Renan França - Atualizado em

FEIRA. Sábado (4) é dia de Feira do Rio Antigo na Rua do Lavradio. A partir das 10h, donos de lojas, bares e restaurantes da região espalham barracas, mesas e cadeiras pelas calçadas e pela pista fechada, criando o cenário acolhedor por onde o público passeia. Além de cerca de 400 expositores de peças de antiquário e outros artigos, a programação inclui apresentação do Trio Choro Novo. A partir das 16h30, na Praça Emilinha Borba (esquina com Rua do Senado), os jovens músicos passeiam pelo repertório consagrado de Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, entre outros compositores. Feira Rio Antigo. Rua do Lavradio, Centro, Rio de Janeiro. Sábado (4), 10 às 19h. Grátis.

INTRÉPIDA TRUPE. Para comemorar 25 anos de atividade, o grupo apresenta o espetáculo Ao Vento. Famosa pela linguagem cênica singular, a companhia presta tributo ao universo do circo com apresentações acrobáticas e de força corporal. O elenco de quinze artistas é comandado por uma das fundadoras da Intrépida, Beth Martins. Fundição Progresso (220 lugares). Rua dos Arcos, 24, Lapa, ☎ 2220-1977. Sexta a domingo às 20h. R$ 40,00. Até 19 de agosto.

JORGE AMADO. Lilia Schwarcz, escritora e antropóloga, Muniz Sodré, sociólogo e escritor, e o crítico de cinema José Carlos Avelar dividem um ciclo de três encontros para discutir a obra do autor baiano Jorge Amado (1912-2001), dentro das comemorações pelo seu centenário. Suas adaptações para a TV, os principais romances e o lado religioso do escritor são alguns dos temas em pauta. Lilia Schwarcz comanda o primeiro encontro, na quarta (1º). As outras palestras acontecem nos dias 6 (Sodré) e 15 (Avelar). Biblioteca Popular de Botafogo. Rua Farani, 53, ☎ 3235-3799. A partir de quarta (1º), 19h30. Grátis.

MÚSICA E VINHO. A loja Bergut Vinho & Bistrô recebe o público para uma noite regada a bons rótulos e música. Dani Spielmann (sax e flauta) e Déborah Levy passeiam pela obra de Tom Jobim e Cole Porter, acompanhando a sessão de comes e bebes. Serão servidos petiscos como empadas de pato com laranja e de presunto de Parma, ao lado de vinhos da marca chilena Marques de Casa Concha. Bergut Vinho & Bistrô ? Castelo. Avenida Erasmo Braga 299, Centro, ☎ 2220-1887 e 2532-7332. Terça (31), 19h30. R$ 130,00. Reservas por telefone.

SANDY & BETHÂNIA. Atrações do Circuito Cultural Banco do Brasil, que leva promissores shows ao Vivo Rio durante a semana, as duas cantoras visitam o CCBB para falar ao público sobre suas respectivas vidas e carreiras. Na quarta (1º), Sandy será entrevistada pelo repórter e crítico musical Marcos Preto. No dia seguinte, Maria Bethânia conversa com o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello sobre sua formação musical, artistas que influenciaram sua carreira, além de sua relação com as canções e com o irmão Caetano Veloso. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2030. Teatro II. Sandy, quarta (1º), 18h30. 120 senhas distribuídas uma horas antes. Teatro I. Bethânia, quinta (2), 12h30. 90 senhas distribuídas uma hora antes.

Fonte: VEJA RIO