solidariedade

Em campanha, Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

Atriz Juliana Paes é madrinha da 12ª edição da ação Mulher+Solidária, que visa alertar o público feminino para a importância da prática

Por: Redação VEJA RIO

bolsa-sangue.jpg
Campanha alerta mulheres para a importância da doação de sangue (Foto: Redação Veja rio)

Começa nesta terça (26), a 12ª edição da campanha Mulher + Solidária, realizada pelo Hemorio para convocar a população feminina do estado a doar sangue. A ação, que acontece até a quinta (28), oferecerá palestras e workshops às doadoras que comparecem à unidade, no Centro, com o objetivo de alertar o público feminino para este ato, já que o número de mulheres que doam sangue regularmente é muito baixo em relação ao de homens.

+ Tribunal de Justiça recebe campanha para doação de medula

Esta edição da campanha tem Juliana Paes como madrinha. Na segunda (25), a atriz publicou em sua conta no Instagram um registro da sessão de fotos para a iniciativa e escreveu: “Começo de semana pra campanha do #hemorio #vemcomigo #doesangue foto @sergiobaia Segundo dados recentes do IBGE, a população carioca é predominantemente feminina, mas os números não refletem a maioria no salão de doadores nas unidades de coleta. No Hemorio, as mulheres correspondem a somente 32% do total de comparecimentos diários.”

Juliana Paes em campanha para o Hemorio
Atriz Juliana Paes é a madrnha da campanha realizada pelo Hemorio (Foto: Reprodução Instagram)

Para doar sangue, é necessário levar um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.  O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7h às 18h.

Fonte: VEJA RIO