MODA

Como usar transparência

Selecionamos dez peças com transparências por até 50 reais e dicas para você investir neste modismo sem cair no exagero

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Yves Saint Laurent foi um dos primeiros a escandalizar o mundo fashion mostrando transparência na passarela. Hoje, após pintar nos desfiles da semana de moda de Nova York, no Fashion Rio e na São Paulo Fashion Week, ela se consagrou como tendência para o verão 2013. Ousada ou mais discreta, seja em renda, voal, seda, tule ou tecidos vazados, já dá o ar da graça na primavera. Para você ficar estilosa sem gastar muito, selecionamos dez peças que custam até 50 reais e ainda dicas para apostar neste modismo sensual que invadiu as vitrines cariocas sem perigo de errar na dose.

A grande sacada é acertar no jogo de mostra-e-esconde. Transparência não tem idade, isto é, toda mulher pode usar, só é preciso descobrir como destacar seus melhores atributos através ou até mesmo disfarçar imperfeições. Além disso, é preciso tomar cuidado para não deixar o look cair no exagero ou na vulgaridade. Lembre-se de que a proposta é apenas insinuar, deixando o visual sedutor e ao mesmo tempo chique. "A lei da transparência é a da compensação. Se você optou por uma blusa transparente, nada de usar uma peça ousada da cintura para baixo", explica a personal stylist Juliana Burlamarqui. Anote as outras dicas a seguir e acerte no visual.

1 - A transparência pode ser aliada das mulheres mais gordinhas: usar um tecido transparente nos braços ou no colo disfarça gordurinhas e flacidez nessas regiões.

2 - Evite roupas transparentes no ambiente corporativo. O look combina mais com situações de descontração e lazer.

3 - Para um look sexy sem evidenciar as gordurinhas na região da barriga, use uma segunda pele cor de carne ou body cor da pele por baixo da transparência. Mulheres mais jovens e com o corpo sequinho podem apostar ainda no corset.

4 - As mais discretas podem optar por transparência nos detalhes, como costas, mangas e colo. A renda é o tecido ideal para quem quer mostrar sem revelar muito.

5 - Para um visual descolado, aposte em peças de cor flúor embaixo da transparência, criando um ponto focal interessante. Se for mais discreta, opte pela segunda pele da mesma cor do tecido transparente. Peças da mesma cor, isto é, ton sur ton, deixam o look mais sutil.

6 - Brinque com o contraste de branco e preto. Um pretinho de renda com fundo branco de cetim é sempre chique.

7 - A transparência funciona muito bem para a noite, deixando o visual sexy. Aposte em uma blusa transparente com legging de couro ou em vestido tubo justinho com a lateral do tronco transparente.

8 - Camisetas e tops com paetês ou tecidos metalizados também dão um efeito bastante interessante à noite. Abuse ainda de joias e pedrarias para ficar mais sofisticada.

9 - Minissaias com tecido transparente até o pé são a cara do verão, super versáteis. Durante o dia, use com rasteira bem neutra, sem muitos detalhes, e blusão de tricô ou uma podrinha. À noite, aposte no brilho. A mini brilhante, por exemplo, empresta sex appeal à composição.

10 - Para acertar no uso da transparência com sutiã, prefira bustiês grossos de renda ou cetim, isto é, peças que realmente chamem atenção e se destaquem no look. No quesito cor, escolha as neutras como preto e cinza ou flúor para alegrar a composição. Quem tem seios grandes, no entanto, não deve deixar a transparência sobre o busto.

11 - Faça composições com tecidos pesados por cima da transparência, como blazers e jaqueta de couro. A mistura de materiais pesados com a renda, por exemplo, cria um jogo moderno de vela e revela.

Fonte: VEJA RIO