ROTEIRO DA SEMANA

Cinema

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PRÉ-ESTREIAS

AMIZADE COLORIDA, de Will Gluck (Friends with Benefits, EUA, 2011). Na linha de Sexo sem Compromisso, a comédia romântica mostra dois jovens, interpretados por Mila Kunis (Cisne Negro) e pelo cantor Justin Timberlake, dispostos a manter uma relação de transas sem vínculo afetivo (109min). Cinépolis Lagoon 3.

FAMÍLIA VENDE TUDO, de Alain Fresnot (Brasil, 2011). Na comédia, uma família com dificuldades financeiras bola um plano a princípio infalível: fazer a filha (Marisol Ribeiro) engravidar de um famoso cantor mulherengo (Caco Ciocler). Mas a esposa do artista (papel de Luana Piovani) vai fazer marcação cerrada (90min). Cinemark Botafogo 1, Cinemark Downtown 1.

ESTREIAS

✪✪✪ ALÉM DA ESTRADA, de Charly Braun (Por el Camino, Brasil/Uruguai, 2010). Produzido pela atriz Guilhermina Guinle, meia-irmã do diretor estreante, o longa-metragem faz uma interessante mescla de ficção e realidade no ritmo de um road movie dramático. Na trama, o argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) chega a Montevidéu para resolver pendências da herança de seus pais, mortos num acidente. A caminho de Punta del Este, dá carona à belga Juliette (Jill Mulleady), uma moça à procura de um amigo numa comunidade neo-hippie. A aproximação dos dois torna-se um mero pretexto para o realizador se aprofundar no interior do Uruguai, um país de belas paisagens, captadas com olhar sensível. Entre uma e outra passagem artificial, Braun enxerta registros documentais. Se há pouco estofo na dramaturgia (a maioria dos personagens não é interpretada por atores), sobram delicadeza e harmonia na composição estética. Guilhermina e Naomi Campbell fazem participações amigáveis (85min). 16 anos. Estreou em 9/9/2011. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Vivo Gávea 4.

✪✪ 180º, de Eduardo Vaisman (Brasil, 2010). Drama. O que parece tão simples ganha um desnecessário roteiro intrincado para o filme obter um status, digamos, mais sofisticado. Se o desfecho decepciona pela revelação final e por uma solução amarga, o miolo agrada pelo clima de suspense dramático e pela naturalidade das atuações ? aí sobressai o ator Felipe Abib, estreando no cinema e conhecido pela propaganda de uma companhia de seguros cujo bordão é ?vai que...?. Com muuuitos vaivéns no tempo, a trama no presente mostra o reencontro do casal Anna (Malu Galli) e Bernardo (Abib) com Russell (Eduardo Moscovis) na fazenda deste. Os três trabalhavam juntos num jornal carioca e tomaram rumos diferentes. Russell herdou os negócios do pai agricultor, Anna, ex-mulher de Russell, abriu uma editora e lançou um livro de Bernardo, por quem se apaixonou. Acontece que o mote do best-seller do rapaz foi surrupiado de uma caderneta encontrada por ele. Agora, o dono das anotações o está chantageando (90min). 14 anos. Estreou em 16/9/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Espaço 3, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Vivo Gávea 4.

✪✪ CONAN, O BÁRBARO, de Marcus Nispel (Conan the Barbarian, EUA, 2011). Diretor do remake de Sexta-Feira 13 (2009), Nispel foi escalado para refilmar outro título da década de 80. Antes estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1982, o fortão Conan assume os músculos do ator havaiano Jason Momoa, estreante no cinema. Ainda adolescente, Conan, cuja mãe faleceu no seu parto, mostra-se um valente guerreiro para alegria de seu pai (Ron Perlman, o Hellboy). Mas a tribo da Ciméria, onde eles moram, está prestes a ser atacada pelo vilão Khalar Zim (Stephen Lang). Ao lado de sua filha feiticeira, o inimigo quer juntar os pedaços de uma máscara para reviver sua mulher. O pai de Conan morre e ele é o único sobrevivente. Já adulto, continua um brucutu com sede de justiça. Se há caricaturas grosseiras e muita canastrice nas atuações, Nispel tem ao menos o dom de fazer um longa-metragem ritmado e cheio de ação fantástica. Abusa da pancadaria violenta, da sanguinolência e foge do filme original ? o roteiro deste assemelha-se mais ao livro homônimo de Robert E. Howard (1906-1936), recém-lançado pela editora Generale. Para quem procura um programa movido a adrenalina, eis a atração (113min). 16 anos. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 8, Cinemark Carioca Shopping 7 e 8, CineSesc RioShopping 1, Madureira Shoppinhg 4, UCI Kinoplex NorteShopping 6. Legendado: Cine Bauhaus 2, Cinesystem Recreio 1, UCI New York City Center 5. Dublado, 3D: Bay Market 3, Cine 10 Sulacap 1, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 8, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 1 e 2, Cinesystem Via Brasil 4, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex West Shopping 2, UCI Kinoplex NorteShopping 10, UCI New York City Center 2, Via Parque 5. Legendado, 3D: Cinespaço Boulevard 3, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 8, Cinépolis Lagoon 6, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 5, Espaço Rio Design 1, Iguatemi 1, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 1, Rio Sul 2, Roxy 3, São Luiz 3, UCI Kinoplex NorteShopping 10, UCI New York City Center 2, Via Parque 5.

DESASSOSSEGO (FILME DAS MARAVILHAS), de Felipe Bragança e Marina Meliande. Os diretores convidaram doze colegas a responder uma carta escrita por Bragança, inspirada em um bilhete real encontrado no armário de uma adolescente chamada Luiza, em um apartamento abandonado no Rio. Karim Ainouz, diretor de O Céu de Suely, e jovens profissionais do cinema próximos aos realizadores o fizeram na forma de pequenos filmes com, em média, 5 minutos, costurados pela dupla neste projeto experimental exibido em janeiro no Festival de Roterdã. A sessão é aberta pelo curta As Sombras, de Marco Dutra e Juliana Rojas (65min). 14 anos. Estreou em 16/9/2011. Cine Joia.

DIÁRIO DE UM BANANA - RODRICK É O CARA, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules, EUA, 2011). Nesta continuação da comédia infantil Diário de um Banana, só lançada em DVD, Rodrick (Devon Bostick), irmão mais velho de Greg (Zachary Gordon), decide torturar a criançada. Mas, sem que o valentão saiba, tudo está sendo registrado num diário (99min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Legendado: Cinemark Botafogo 3, Dublado: Cinemark Carioca Shopping 4, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinemark Downtown 9, Unibanco Arteplex 5.

✪✪ GLEE 3D - O FILME, de Kevin Tancharoen (Glee: The 3D Concert Movie, EUA, 2011). A moda está pegando. Depois dos shows de Hanna Montana/Miley Cyrus e Justin Bieber, chega às telas o espetáculo, igualmente em 3D, com os personagens do seriado homônimo ? a terceira temporada de Glee começa nesta semana nos Estados Unidos. O documentário musical tem a mesma fórmula (um tanto simplificada) de Never Say Never, de Bieber: mistura depoimentos de fãs e cenas de bastidores com as apresentações no palco para uma plateia de adoradores esfuziantes. Mesmo quem curte a série não pode negar: trata-se de um produto caça-níquel. Ao contrário do popzinho feito hoje para adolescentes, as 23 canções aqui são boas e interpretadas com garra e ótimas vozes. Entre os personagens, Quinn (Dianna Agron), Blaine (Darren Criss) e Kurt (Chris Colfer) recriam passagens do programa de TV através de músicas como Somebody to Love, I Want to Hold Your Hand e Don?t Stop Believin?. Participação de Gwyneth Paltrow (84min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado, 3D: Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinépolis Lagoon 4, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 5. Legendado, 3D: Box Cinemas São Gonçalo 1, Estação Vivo Gávea 5, UCI Kinoplex NorteShopping 3, UCI New York City Center 14.

MANDA-CHUVA - O FILME, de Alberto Mar (Top Cat, Argentina/México, 2011). O desenho animado que fazia a alegria da criançada na década de 60, época em que foi produzido, ganha uma versão em longa-metragem com cópias também em 3D. Sinal dos tempos. Agora, o vilão usa recursos tecnológicos para abalar a cidade de Nova York. Por isso, o Guarda Belo vivive ansioso, sobretudo porque seu chefe não está satisfeito com seu trabalho. Eis, então, que o espertalhão gato Manda-Chuva entra na parada para ajudar (ou atrapalhar ainda mais) na tarefa (87min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 7, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Recreio 2, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex West Shopping 1, Madureira Shopping 3, UCI New York City Center 7, Via Parque 4. Legendado: CineSesc RioShopping 2, Estação Vivo Gávea 5. Dublado, 3D: Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinemark Botafogo 5, Cinemark Downtown 4, Cinépolis Lagoon 4, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, UCI Kinoplex NorteShopping 1, UCI New York City Center 12.

✪✪ OUTUBRO, de Daniel e Diego Vega (Octubre, Peru, 2010). Os irmãos peruanos estreiam no longa-metragem com um drama premiado pelo júri na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes. Trata-se aqui da história de um gélido agiota interpretado com acuidade por Bruno Odar. Clemente, simplório quarentão, faz penhores em sua própria casa, transa com prostitutas do baixo meretrício de Lima e, ao contrário do próprio nome, não tem um pingo de clemência. Para piorar, um recém-nascido, fruto da breve relação que teve com uma garota de programa, é deixado em sua casa e ele não sabe o que fazer com o bebê. Os cineastas acertam na condução dos atores e na fina observação de pessoas humildes de seu país. Diante de tanta desgraça, o roteiro acaba ganhando tintas menos áridas e um certo humor. No entanto, a trama demonstra ter mais pretensão do que estofo. Com Carlos Gassols (83min). 16 anos. Estreou em 16/9/2011. Unibanco Arteplex 4.

EM CARTAZ

A ALEGRIA, de Felipe Bragança e Marina Meliande (Brasil, 2010). De alegria, só o título mesmo. Devagar quase parando, o drama dirigido por dois jovens cineastas cariocas pretende ser um retrato do fim da adolescência. Os personagens, porém, entediam o espectador, sobretudo por causa dos diálogos enfadonhos, das situações mornas e das atuações nada naturais ? as pausas entre as frases chegam a ser risíveis e o elenco de novatos pouco ajuda. A protagonista é Luiza (Tainá Medina), garota de 16 anos às voltas com um primo baleado e encrencado com a polícia, a paixão por um colega de escola e os pactos típicos dessa idade. Há um bocado de fantasia na história, mas nem nesse quesito o filme consegue sair do marasmo (100min). 14 anos. Estreou em 19/8/2011. Instituto Moreira Salles, Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores Glenn Ficarra e John Requa deram um molho bastante picante à comédia romântica gay O Golpista do Ano. Ainda que sem os mesmos ingredientes polêmicos, voltam a refrescar o gênero. Embora com alguns clichês, o roteiro é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Também tem sua graça a paixão do adolescente Robbie (Jonah Bobo), filho de Cal, por uma babá quatro anos mais velha, interpretada por Analeigh Tripton. Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Cinépolis Lagoon 2, Estação Sesc Espaço 2, Estação Vivo Gávea 2, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Tijuca 2, São Luiz 2, UCI New York City Center 16, Via Parque 2.

✪✪ APOLLO 18, de Gonzalo López-Gallego (Apollo 18, EUA/Canadá, 2011). Será que alguém ainda aguenta o filme de ficção que pretende parecer cinema-verdade? Desde A Bruxa de Blair (1999), produtores procuraram recriar o gênero, e aqui nasce um terror de ficção científica na mesma fórmula dos recentes Quarentena (2008) e O Último Exorcismo (2010). Mas, ao contrário desses outros trabalhos, que usavam uma única câmera, Apollo 18 serve-se de várias tomadas e de uma edição mais certinha, o que esvazia ainda mais a proposta de serem registros reais. No início da trama, o letreiro avisa: a Nasa enviou secretamente ao espaço, em 1974, três astronautas na fictícia Apollo 18. Eles nunca voltaram de lá. O que o espectador verá, portanto, são imagens picotadas (algumas de proposital baixíssima qualidade) dos dramas e horrores da tripulação. Há dois ou três bons sustos, uma deslocada crítica ao governo americano e muita enrolação até chegar aos momentos de pânico (90min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Box Cinemas São Gonçalo 7, Cinemark Downtown 4, UCI Kinoplex NorteShopping 1, UCI New York City Center 16.

✪✪✪ A ÁRVORE DA VIDA, de Terrence Malick (The Tree of Life, EUA, 2011). Drama. É preciso, antes de mais nada, deixar-se levar pela viagem do diretor bissexto Terrence Ma­lick, que, em 38 anos de carreira, fez apenas cinco longas-metragens ? entre eles Além da Linha Vermelha (1998) e O Novo Mundo (2005). Aqui, o foco está numa família texana da década de 50, formada por um pai durão (Brad Pitt), uma mãe carinhosa e omissa (Jessica Chastain) e seus três filhos. Jack, o primogênito interpretado pelo expressivo Hunter McCracken, sofre mais nas garras paternas e, em determinado momento de desespero, chega até a desejar a morte do pai. O filme vai e volta no tempo, sobretudo a partir das lembranças do mais velho, interpretado por Sean Penn na fase adulta, quando se tornou um executivo cheio de angústias. Malick costura esses instantâneos de vida com poucos diálogos, trilha sonora instrumental quase onipresente e retratos deslumbrantes da natureza. Não se espante: há longos momentos em que os personagens dão lugar a imagens de dinossauros, de vulcões, do cosmo, de cachoeiras... Como se compusesse um imenso e pretensioso painel da criação do homem, o rea­lizador, é claro, se perde um pouco pelo caminho e deixa a desejar no quesito emoção. Vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2011, a fita, difícil e complexa, é mais para ser sentida do que compreen­dida. E, nesse ponto, Malick tira da frente qualquer outro concorrente americano (139min). 10 anos. Estreou em 12/8/2011. Cine Santa, CineSesc RioShopping 3, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Espaço 1, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪✪ ASSALTO AO BANCO CENTRAL, de Marcos Paulo (Brasil, 2011). Esperava-se mais deste drama policial que tenta reproduzir o mais notório e milionário roubo a um banco no Brasil. Ocorrido em Fortaleza, em 2005, o crime foi planejado e executado por uma quadrilha de mais de trinta pessoas (reduzidas a uma dezena no longa-metragem). O saldo: quase 165 milhões de reais foram levados do caixa-forte do Banco Central, roubados através de um túnel de 84 metros. Em sua estreia no cinema, o ator e experiente diretor de TV Marcos Paulo conta com elenco famoso e um roteiro por vezes engenhoso que, através de vaivéns, rememora a façanha dos bandidos. O tom hollywoodiano e a falta de autenticidade nas situações põem quase tudo a perder. Estereótipos e trilha sonora grandiloquente também abundam. Cabeça da operação, o misterioso Barão (Milhem Cortaz) contrata Mineiro (Eriberto Leão), recém-saído da prisão, para pôr o plano em prática. A eles se juntam um engenheiro (Tonico Pereira) e operários para dar início às escavações. O filme segue fluente até mais da metade. Quando flerta com o cinema estrangeiro de ação e suspense, na linha de O Plano Perfeito e Efeito Dominó, seus limites ficam ainda mais evidentes. Surpresa do elenco, Vinícius de Oliveira (o menino de Central do Brasil) interpreta um divertido evangélico efeminado. Com Hermila Guedes, Juliano Cazarré, Lima Duarte e Giulia Gam (101min). 14 anos. Estreou em 22/7/2011. Kinoplex Nova América 4.

✪✪✪ ASSIM É, SE LHE PARECE, de Carla Gallo (Brasil, 2011). Parte da série Iconoclássicos, do Itaú Cultural, que já homenageou Itamar Assumpção e Paulo Leminski, o documentário enfoca a carreira do controverso Nelson Leirner. Além de revisitar a longa trajetória do artista plástico paulistano, a fita busca elucidar seu processo criativo, baseado em apropriações de objetos da cultura de massa. O carismático Leirner, de 79 anos, dá depoimentos sobre sua intimidade e é filmado em divertidas visitas a camelôs atrás de material para novos trabalhos. Entrada grátis (75min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Unibanco Arteplex 3.

BELAIR, de Noa Bressane e Bruno Safadi (Brasil, 2009). O documentário joga luz sobre a Belair, produtora criada pelos cineastas Julio Bressane e Rogério Sganzerla em 1970, durante o regime militar no Brasil (80min). 12 anos. Estreou em 10/6/2011. Cinemark Downtown 5.

✪ CILADA.COM, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 2011). Comédia. Com base no seriado Cilada, do canal pago Multishow, o humorista Bruno Mazzeo arrisca-se pela primeira vez como protagonista de um filme. Depois de ser flagrado traindo a namorada (Fernanda Paes Leme), ele descobre que a moça pôs na internet um vídeo no qual a performance sexual dele era pífia. Exposto ao ridículo diante de todos, o malandro tenta limpar sua imagem, mas acaba se metendo em outras confusões. Ao contrário da série de TV, não há intervenções no formato de esquetes no meio da história. Se por um lado poupa o espectador de ver o comediante fazendo imitações nem sempre inspiradas, por outro a direção não conseguiu preencher o vazio, e a falta de ritmo incomoda bastante. Toda piada, por pior que seja, é extenuantemente prolongada, como se estivessem tentando fazer o roteiro de um curta-metragem se encaixar na duração de um longa (99min). 14 anos. Estreou em 8/7/2011. Kinoplex Nova América 2.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebastián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio na cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sem sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Cinépolis Lagoon 1, Kinoplex Leblon 1, UCI New York City Center 10, Unibanco Arteplex 6.

CORTINA DE FUMAÇA, de Rodrigo Mac Niven (Brasil, 2010). A exemplo de Quebrando o Tabu, o documentário procura debater a política para as drogas no Brasil e no mundo. O realizador visitou feiras e congressos, hospitais, prisões e outras instituições no Brasil, na Inglaterra, na Espanha, na Holanda, na Suíça, na Argentina e nos Estados Unidos. Entre seus 34 entrevistados figuram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (que também participou ativamente de Quebrando o Tabu), o ministro da Suprema Corte da Argentina Raúl Zaffaroni e o criminalista Nilo Batista (94min). 16 anos. Estreou em 2/9/2011. Cine Glória, Cine Joia.

✪✪✪ COWBOYS & ALIENS, de Jon Favreau (Cowboys & Aliens, EUA/Índia, 2011). O diretor Jon Favreau virou um especialista em dar humor à cinessérie de ação Homem de Ferro. Esperava-se, portanto, que seu novo longa-metragem abusasse da graça na inusitada batalha entre cowboys e alienígenas. Uma ou outra piadinha mais a já folclórica presença carrancuda de Harrison Ford garantem os momentos de risos. O faroeste de ficção científica, contudo, sustenta-se em seu delicioso ponto de partida, em efeitos visuais espetaculares e numa primeira hora bastante original. Depois, cai no lugar-comum, mesmo sem comprometer o resultado final. No Velho Oeste, um estranho sem nome chega ao vilarejo de Absolution, dominado por um fazendeiro durão (papel de Ford). Ele não lembra quem é nem o motivo de carregar um bracelete metálico no pulso. Logo se sabe o nome do visitante: Jake Lonergan (o atual 007 Daniel Craig), um ladrão procurado pela Justiça. Os habitantes ficam intrigados com a presença do bandido, mas a coisa só piora quando, do céu, surgem naves espaciais com o poder de abduzir as pessoas. Na luta contra os invasores, juntam-se brancos e índios, xerifes e bandidos, numa salada racial e social criativa. Com Paul Dano (118min). 12 anos. Estreou em 9/9/2011. Dublado: Bay Market 1, Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 3, Cinespaço Boulevard 5, Cinemark Carioca Shopping 2, Cinesystem Bangu 6, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Via Brasil 2, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex West Shopping 1, Iguatemi 4, Madureira Shopping 3, UCI Kinoplex NorteShopping 8, UCI New York City Center 4. Legendado: Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 2 e 3, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Recreio 3, Espaço Rio Design 2, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Tijuca 2, Rio Sul 4, UCI New York City Center 4 e 6, Via Parque 4.

DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO 2, de Mike Disa (Hoodwinked Too! Hood vs. Evil, EUA, 2011). O primeiro episódio do desenho animado, de 2005, tentava, sem muito sucesso, parodiar e subverter os contos da fada, na linha de Shrek. Nesta sequência, Chapeuzinho embarca numa missão: descobrir o paradeiro de João e Maria. O Lobo Mau, a Vovozinha e o esquilo Ligeirinho ajudam a protagonista (86min). Livre. Estreou em 2/9/2011. Dublado: Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinesystem Ilha Plaza 2, UCI Kinoplex NorteShopping 9, UCI New York City Center 2 e 18. Dublado, 3D: Cine 10 Sulacap 1, Cinemark Downtown 12, Cinépolis Lagoon 5, Espaço Rio Design Barra 1.

✪✪ DIÁRIO DE UMA BUSCA, de Flavia Castro (Brasil/França, 2010). Em seu primeiro longa-metragem, Flavia Castro vai atrás de uma dúvida que persiste há quase 27 anos. Em outubro de 1984, seu pai, Celso Afonso Gay de Castro, morreu em circunstâncias misteriosas num edifício em Porto Alegre. Ele havia invadido, junto de um colega, o apartamento de um alemão, supostamente ligado com o nazismo. Para relembrar essa triste história no documentário, a diretora entrevista sua avó, sua mãe e as ex-mulheres de seu pai, além do irmão, a meia-irmã, o delegado (já aposentado) e alguns envolvidos no caso. No quesito investigação, a fita tem saldo devedor. O baú de memórias, porém, traz uma sinceridade poucas vezes vista no cinema. Militante de esquerda, Castro levou uma vida de quase eterno exílio, entre Chile, Argentina, Venezuela e França na década de 70 (104min). 10 anos. Estreou em 26/8/2011. Unibanco Arteplex 5.

✪✪✪ UMA DOCE MENTIRA, de Pierre Salvadori (De Vrais Mensonges, França, 2010). Ambientada na charmosa cidade de Sète, no sul da França, a comédia flagra as confusões arquitetadas por uma cabeleireira. Sócia de um salão de beleza, Émilie (Audrey) só consegue voltar seus olhos negros para o trabalho e nem repara em Jean (Sami Bouajila), um funcionário apaixonado por ela. Por trás da timidez e da simplicidade, o discreto rapaz possui formação superior, é poliglota e escreve poemas. Confiante no seu taco, ele manda uma carta de amor anônima à patroa. Além de ignorá-la, Émilie aproveita o romântico conteúdo para enviar uma mensagem, igualmente sem assinatura, a sua mãe, Maddy (Nathalie Baye). Essa sessentona andava na fossa quatro anos depois de ser abandonada pelo marido. Após ler a declaração do suposto admirador secreto, Maddy remoça e tenta a qualquer custo descobrir a identidade dele. A protagonista vive atrapalhada com os sentimentos, porém tem o dom de buscar a felicidade alheia e muitas vezes se esquece de seu próprio bem-estar. Lembra algo de Amélie Poulain, o papel que projetou Audrey Tautou, não? Reviravoltas, simpatia e encanto completam a trama graciosa, na medida para agradar ao público feminino (105min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Espaço 2, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Vivo Gávea 1, UCI New York City Center 10, Unibanco Arteplex 5.

✪✪ ESSES AMORES, de Claude Lelouch (Ces Amours-là, França, 2010). Em seu novo drama, o experiente diretor de Um Homem, Uma Mulher (1966) pretende fazer uma homenagem ao cinema relembrando algumas passagens de sua trajetória. Embora tão ambiciosa quanto Retratos da Vida (1981), talvez seu filme mais famoso no Brasil, a fita tem cara de minissérie condensada. Há brechas na trama, muitos acontecimentos e, infelizmente, pouca emoção. A história começa no início do século XX e centra-se na II Guerra e em alguns anos adiante. Durante a ocupação nazista na França, Ilva (Audrey Dana) pede a um oficial alemão que livre seu pai (Dominique Pinon), projecionista de um cinema, do fuzilamento. Pedido aceito, ela torna-se amante dele. Tempos depois, fica dividida entre dois soldados americanos: um negro pobre e um branco rico. Dramas e tragédias vão ainda rondar a protagonista (120min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 2.

FILHOS DE JOÃO - O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, de Henrique Dantas (Brasil, 2009). O documentário joga luz na formação, no fim da década de 60, do grupo Novos Baianos. Entre os integrantes estavam Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira. João Gilberto serviu de influência para a banda baiana descobrir a MPB e gravar Acabou Chorare (1972), o mais emblemático disco da turma (76min). Livre. Estreou em 22/7/2011. Cine Glória.

✪✪✪ O HOMEM DO FUTURO, de Claudio Torres (Brasil, 2011). Na nova comédia do diretor de A Mulher Invisível, Wagner Moura faz o mesmo personagem, porém em três momentos distintos ? e em todas as etapas consegue convencer muito bem. Nos dias atuais, Zero (Moura), brilhante e solitário cientista, virou um cara rancoroso por ter sido humilhado por Helena (Alinne Moraes), a grande paixão de sua juventude, numa festa em 1991. Às voltas com uma nova forma de energia, o protagonista acaba experimentando uma espécie de máquina do tempo e... volta vinte anos, à sua época de estudante de física. Lá no passado, Zero terá a chance de saber os motivos que levaram Helena a desprezá-lo para virar modelo ou, então, mudar os rumos de sua história. O roteiro tem algo da cinessérie De Volta para o Futuro e, igualmente, de Redentor (2004), o genial longa-metragem de estreia de Claudio Torres. Mesmo sem um roteiro totalmente original, a fita traz efeitos visuais formidáveis, ritmo alucinante e uma proposta reflexiva bacana: o que você mudaria na sua vida se pudesse retroceder no tempo? Com Gabriel Braga Nunes, Maria Luisa Mendonça e Fernando Ceylão (103min). 10 anos. Estreou em 2/9/2011. Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 5, Cine 10 Sulacap 4, Cinespaço Boulevard 2, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shop­ping 1, Cinemark Downtown 1 e 11, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Bangu 5, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Recreio 4, Cinesystem Via Brasil 6, Espaço Rio Design 2, Iguaçu Top 3, Iguatemi 7, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 1, Kinoplex Tijuca 3, Kinoplex West Shopping 4, Madureira Shopping 2, Odeon Petrobras, Rio Sul 3, São Luiz 1, UCI Kinoplex NorteShopping 2, UCI New York City Center 15, Unibanco Arteplex 1, Via Parque 6.

ILUSÕES ÓTICAS, de Cristián Jiménez (Ilusiones Ópticas, Chile/Portugal/França, 2009). O inverno rigoroso na cidade chilena de Valdivia une as trajetórias dos personagens deste drama. Mas muito do que acontece em cena parece ilusão. Com Paola Lattus e Eduardo Paxeco (105min). 14 anos. Cine Glória.

✪✪✪ INCÊNDIOS, de Denis Villeneuve (In­cendies, Canadá/França, 2010). A força do melodrama está na narrativa pulsante e criativa, que dá conta de abordar mais de quarenta anos de história em dois tempos distintos. No presente, os gêmeos Jeanne e Simon Marwan (Melissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) perdem a mãe, Nawal Marwan (a excelente Lubna Azabal), e deparam com algumas surpresas na leitura de seu testamento. Nawal pede aos dois que entreguem cartas ao pai deles ? eles pensavam que o homem estivesse morto ? e a outro filho, cuja existência era ignorada. Simon rejeita a ideia, mas Jeanne parte para o Líbano. Quer descobrir o paradeiro dos parentes e desvendar as origens da mãe (130min). 14 anos. Estreou em 25/2/2011. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 2.

✪✪ LANTERNA VERDE, de Martin Campbell (Green Lantern, EUA, 2011). Adaptação da HQ homônima da DC Comics, a aventura traz mais humor do que ação e peca por efeitos visuais apenas razoáveis. Ryan Reynolds (de A Proposta e Enterrado Vivo) defende bem o papel principal. Ele interpreta Hal Jordan, arrojado piloto de testes que recebe uma missão: tornar-se um representante da Tropa dos Lanternas Verdes e, assim, zelar pela paz na Terra. Desajeitado com seus superpoderes (motivo para os melhores momentos de humor), Jordan vai, aos pou­cos, aprender a virar herói. Com Blake Lively e Peter Sarsgaard (114min). 10 anos. Estreou em 19/8/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 3, Cinespaço Boulevard 4, Kinoplex Nova América 3, UCI Kinoplex NorteShopping 8, UCI New York City Center 7. Dublado, 3D Cinemark Plaza Shopping 3, Kinoplex West Shopping 5, UCI New York City Center 12. Legendado, 3D: Cinemark Plaza Shopping 1, Cinemark Plaza Shopping 2. Legendado: Cine Bauhaus 1.

✪ LARRY CROWNE - O AMOR ESTÁ DE VOLTA, de Tom Hanks (Larry Crowne, EUA, 2011). Se existisse um troféu para premiar o casal mais insosso e sem química da temporada, iria para Tom Hanks e Julia Roberts nesta comédia romântica. Escrita (em parceria com a atriz Nia Vardalos, de Casamento Grego) e dirigida por Tom Hanks, quinze anos depois de The Wonders ? O Sonho Não Acabou, a fita toca superficialmente na crise da meia-idade e na crítica situação econômica americana. Pior de tudo: o romance entre os protagonistas custa muuuito a decolar por causa de um roteiro anêmico, dispersivo, sem graça e de conflitos rasos. Hanks faz o protagonista, Larry Crowne, um cinquentão que dedicou sua vida à Marinha e, em seguida, ao emprego numa rede de supermercados. Demitido por não ter formação superior, decide voltar à escola. Lá, torna-se um aluno exemplar e, aos poucos, se encanta por Mercedes (Julia), a durona professora de oratória. Essa mulher inflexível tem um marido imprestável e passa os dias de mal com a vida (98min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 2, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Carioca Shopping 6, Iguatemi 6, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Nova América 4. Legendado: Cinespaço Boulevard 6, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Plaza Shopping 3, Cinépolis Lagoon 3, Cinesystem Ilha Plaza 1, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 5, Leblon 1, Rio Sul 1, Roxy 2, São Luiz 2, UCI Kinoplex NorteShop­ping 7, UCI New York City Center 13, Unibanco Arteplex 2, Via Parque 2.

✪✪✪✪ MEDIANERAS - BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de serem vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Estação Sesc Espaço 1, Estação SESC Ipanema 1, Unibanco Arteplex 3.

✪✪✪ MEIA-NOITE EM PARIS, de Woody Allen (Midnight in Paris, Espanha/EUA, 2011). Comédia. Em seu atual giro pelo mundo, Woody Allen parou na França para fazer um dos seus filmes mais graciosos dos últimos anos. Em Paris, um roteirista americano (Owen Wilson) com pretensão de ser escritor se distancia de sua noiva consumista (Rachel ­McAdams), dos amigos esnobes dela e de seus sogros conservadores. Cansado do vazio da vida moderna, ele prefere caminhar sozinho para se inspirar. Depois da meia-noite, porém, descobre uma cidade diferente, atemporal, como sempre sonhou. Magicamente, ele vai parar nos anos 20 e conhece figuras ilustres como o escritor Ernest Hemingway, o compositor Cole Porter e o pintor Pablo Picasso. O cineasta inseriu inúmeras referências culturais para destacar o charme parisiense, principalmente aquele perdido no passado. De quebra, lembrou-se de quando viveu lá como um jovem comediante que queria escrever romances. Com Carla Bruni (90min). 10 anos. Estreou em 17/6/2011. Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 3.

✪✪✪✪ MELANCOLIA, de Lars von Trier (Melancholia, Dinamarca/Suécia/França/Alemanha, 2011). Lars von Trier foi banido do último Festival de Cannes por ter dado uma infeliz declaração sobre o nazismo numa entrevista coletiva. Se a figura do diretor dinamarquês é sempre polêmica, seus recentes trabalhos estão ganhando status de obra-prima. Depois do terror dramático Anticristo, o realizador retorna com um inusitado drama familiar de ficção científica. Na história, Michael (Alexander Skarsgard, da série televisiva de vampiros True Blood) é apaixonado por sua noiva, Justine (Kirsten Dunst, em desempenho com que conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes). A moça parece entusiasmada com a festa de casamento, que será realizada num castelo, mas, lá no fundo, tem dúvidas sobre o relacionamento. Na segunda parte da fita, Justine, em profunda depressão, ganha a ajuda de sua irmã (Charlotte Gainsbourg) e do cunhado (Kiefer Sutherland) para se reerguer. Todos estão em grande expectativa: o planeta fictício Melancolia pode se chocar com a Terra dentro de dias e, assim, determinar o fim do mundo. Embalada apenas pelo soberbo Prelúdio e Morte do Amor, da ópera Tristão e Isolda, de Wagner, a trama ganha imagens para reter na memória. Assim como no filme anterior, Von Trier já conquista a plateia com um maravilhoso prólogo. O elenco internacional ainda traz Charlotte Rampling e John Hurt (130min). 14 anos. Estreou em 5/8/2011. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 3, Estação Vivo Gávea 1.

OS MONSTROS, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti (Brasil, 2011). O quarteto de diretores, reunido no coletivo cearense Alumbramento, estreou em longa-metragem com Estrada para Ythaka. Na trama, um músico nada ortodoxo tem dificuldades para emplacar seu estilo de interpretação. Para piorar, é abandonado pela esposa. Resta procurar algum conforto na companhia dos amigos. Entre os realizadores, os primos Luiz e Ricardo Pretti também estão no elenco (81min). Estreou em 9/9/2011. Cine Glória.

✪✪✪✪ NAMORADOS PARA SEMPRE, de Derek Cianfrance (Blue Valentine, EUA, 2010). Apesar do infeliz título em português, não se trata de um romance água com açúcar, mas de um drama pesadão e contundente. Indicada ao Oscar 2011 de melhor atriz, Michelle Williams (O Segredo de Brokeback Mountain) faz par com Ryan Gosling (A Garota Ideal). Eles interpretam esposa e marido, pais de uma menina de 5 anos, que sentem o peso do relacionamento. Para acertarem os ponteiros, reservam um quarto de motel para tentar relembrar o início da relação. O filme acompanha simultaneamente duas fases distintas da vida do casal: quando se conheceu, unido pelas ilusões românticas, e, anos depois, afastado pela rotina familiar. Excelente trabalho de atores em uma história tão verdadeira que chega a doer no espectador (112min). 14 anos. Estação Sesc Botafogo 3.

✪✪✪ ONDE ESTÁ A FELICIDADE?, de Carlos Alberto Riccelli (Brasil/Espanha, 2011). Na trama, Teo (Bruna Lombardi), uma chef especializada em receitas afrodisíacas de um programa de TV em São Paulo, descobre que o marido (Bruno Garcia) tem uma amante via internet. Para piorar, sua atração foi cancelada pela emissora. Na rua da amargura, ela aceita o conselho de sua maquiadora, Aura (Maria Pujalte, melhor atriz coadjuvante no Festival de Paulínia): fazer a pé o caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha. Acompanhada de Zeca (Marcelo Airoldi), ex-diretor de seu programa, e de Milena (Marta Larralde), sobrinha espanhola de Aura, Teo embarca numa aventura recheada de contratempos e surpresas. Bruna mostra estar à vontade tanto à frente das câmeras quanto para criar diálogos espertos. As confusões provocadas pelo portunhol dos personagens brasileiros são o ponto alto da graça. E, aí, Marcelo Airoldi rouba as atenções. Outro grande acerto: fugir do manual de autoajuda, fórmula típica de produções americanas cuja protagonista é uma mulher descasada. Com dez minutos a menos de duração, a comédia ficaria no ponto ideal. O excesso, porém, não atrapalha o resultado. Em troca, há ritmo ágil, belas locações na Galícia, trilha sonora de colar no ouvido, cores de Almodóvar na fotografia e direção de arte e irreverência numa narrativa desbragadamente romântica. Não à toa, a fita recebeu o merecido prêmio do público no último Festival de Paulínia (110min). 12 anos. Estreou em 19/8/2011. Cine 10 Sulacap 2, Cinemark Downtown 2, Cinemark Plaza Shopping 6, Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Botafogo 2.

✪✪✪ PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM, de Rupert Wyatt (Rise of the Planet of the Apes, EUA, 2011). Marco da ficção científica, O Planeta dos Macacos (1968) narrava a trajetória de um astronauta perdido num mundo de macacos falantes que dominavam humanos escravizados. Aqui a proposta é mostrar a origem desse fato. Como os tempos são outros, um thriller de ação prevalece agora em um espetáculo de ótimos efeitos visuais, da mesma produtora que criou o Gollum de O Senhor dos Anéis. A trama até parece plausível. James Franco (de 127 Horas) interpreta o cientista Will Rodman, empenhado em produzir um medicamento para a cura do Alzheimer, mal que acomete seu pai (John Lithgow). A droga é testada numa macaca prenhe, mas ela morre tragicamente. Seu bebê, porém, sobrevive. Criado em casa por Rodman, o chimpanzé Caesar desenvolve raciocínio rápido e mostra-se bem mais ágil e inteligente do que outros símios. Com Freida Pinto (105min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 4 e 6, Cine 10 Sulacap 2, Cinespaço Boulevard 1, Cinemark Carioca Shopping 5, Cinemark Plaza Shopping 6, CineSesc RioShopping 2, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 1, Espaço Museu da República, Iguaçu Top 2, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 6, Kinoplex Nova América 6, Kinoplex West Shopping 3, Madureira Shoppinhg 1, UCI Kinoplex NorteShopping 5, UCI New York City Center 3, Via Parque 1. Legendado: Cinemark Botafogo 5, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Ilha Plaza 1, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Tijuca 6, Rio Sul 4, São Luiz 1, UCI Kinoplex NorteShop­ping 4, UCI New York City Center 17 e 18.

✪✪ PROFESSORA SEM CLASSE, de Jake Kasdan (Bad Teacher, EUA, 2011). Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) é a típica vigarista que quer se dar bem arranjando um marido rico. Depois de largar a profissão de professora na intenção de um bom casamento, leva um fora do noivo e, passados alguns meses, volta a trabalhar no mesmo colégio. Lá, mostra-se folgada, desbocada e carreirista. Quando conhece um colega rico (papel do cantor Justin Timberlake), decide conquistá-lo a qualquer preço. Como ele prefere mulheres de seios fartos, Elizabeth só tem um objetivo: descolar grana para implantar silicone. Na nova onda politicamente incorreta que Hollywood redescobriu, a comédia tem lá seus momentos divertidos ? menos pela esforçada presença de Cameron Diaz e mais pelas piadinhas do roteiro. Mas, aliados ao humor afiado, chegam as baixarias de praxe além de um desfecho precipitado e aquém do restante da trama. Com Jason Segel e Lucy Punch (92min). 14 anos. Estreou em 19/8/2011. Dublado: Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Via Brasil 3. Legendado: CineSesc RioShopping 3, UCI Kinoplex NorteShopping 7, UCI New York City Center 1.

✪ QUALQUER GA­TO VIRA-LATA, de Tomás Portella (Brasil, 2011). Comédia. A peça Qualquer Gato Vira-Lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa, de Juca de Oliveira, estreou em 1998 e, tardiamente, ganha uma morna adaptação para o cinema. Na pele de sua primeira protagonista, Cleo Pires dá vida a Tati, uma namorada grudenta que, sem muitas explicações, ganha um chega pra lá do namorado surfista-playboy (Dudu Azevedo). Na mesma noite, a moça fica chocada ao ouvir do professor de biologia Conrado (Malvino Salvador) que os animais aproveitam melhor a vida sexual. Embora considere o sujeito machista, Tati decide seguir os conselhos dele para reconquistar o amado. No meio do caminho, pinta (claro!) uma atração entre mentor e pupila. Levada sem muita graça e com demasiado esforço dos atores para convencer em papéis tolos, a comédia, com o perdão do trocadilho, mostra-se vira-lata. Estrela da montagem teatral, Rita Guedes faz apa­rições como a ex-namorada de Conrado (100min). 14 anos. Cinemark Downtown 6.

✪✪✪ QUERO MATAR MEU CHEFE, de Seth Gordon (Horrible Bosses, EUA, 2011). Se foi ou não por causa de Se Beber, Não Case!, o fato é que a comédia americana está perdendo o pudor e investindo em tramas mais adultas, espertas e criativas. Aqui há, felizmente, menos apelação e um roteiro mais apurado, que critica, nas entrelinhas, a situação econômica atual do país. Os três protagonistas odeiam seus chefes. Nick (Jason Bateman) foi preterido numa promoção e está pelas tampas com seu superior, o egocêntrico Dave (Kevin Spacey). Kurt (Jason Sudeikis), depois da morte do patrão (Donald Sutherland), é só atritos com o filho dele, um cocainômano mulherengo interpretado por Colin Farrell. E Dale (Charlie Day) vive uma situação bastante desconfortável: apaixonado por sua noiva, não aguenta mais os assédios insistentes da dentista (Jennifer Aniston) para quem trabalha. Depois de uma noite de bebedeira, o trio decide localizar um matador de aluguel para pôr um plano de vingança em prática. Começa assim uma história de rumos inesperados e risos certeiros ? seja você patrão ou empregado. Quem rouba a cena do elenco praticamente masculino é uma mulher: desbocada, sensual e oferecidíssima, Jennifer Aniston deita e rola no papel da predadora sexual. Com Jamie Foxx (98min). 14 anos. Estreou em 5/8/2011. Cine Bauhaus 1, Estação Sesc Laura Alvim 2, UCI New York City Center 17.

✪✪✪ O REI LEÃO, de Roger Allers e Rob Minkoff (The Lion King, EUA, 1994). Premiada com o Oscar de melhor trilha sonora e melhor canção em 1995, a animação volta às telas, agora em três dimensões. Nada muda na encantadora história: sucessor do rei Mufasa, o jovem leão Simba é banido do reino por uma manobra de seu maquiavélico tio Scar. Longe de lá, e na companhia dos novos amigos Timão e Pumba, Simba vai encontrar coragem para enfrentar seus medos (89min). Livre. Estreou em 26/8/2011. Dublado, 3D: Cinespaço Boulevard 3, Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 2, UCI Kinoplex NorteShopping 3, UCI New York City Center 14, Unibanco Arteplex 4.

✪✪✪ RISCADO, de Gustavo Piz­zi (Brasil, 2010). Melhor direção, roteiro e atriz (Karine Teles), além do prêmio da crítica, foram os troféus que o segundo longa-metragem de Gustavo Pizzi, fluminense de Petrópolis, recebeu no último Festival de Gramado. Simples e com uma atuação formidável de Karine (mulher do diretor), o drama, ambientado no Rio de Janeiro, narra a trajetória de uma atriz à procura de uma boa oportunidade profissional. Bianca Ventura, a personagem, trabalha por amor à arte numa pequena companhia teatral e ganha algum dinheiro distribuindo panfletos ou se passando por Marilyn Monroe ou Carmen Miranda em telegramas animados. Após ser escolhida para atuar numa coprodução franco-brasileira, sua sorte tende a mudar. Embora o desfecho seja previsível, o filme causa imediata empatia devido à realista história de sua protagonista. Na atual safra de fitas nacionais, os diálogos honestos e as situações convincentes de Riscado são um oásis no cinema de autor que se comunica bem com a plateia (85min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Cine Santa, Estação Sesc Espaço 3, Estação Vivo Gávea 4, Instituto Moreira Salles.

✪✪✪ OS SMURFS, de Raja Gosnell (The Smurfs, EUA, 2011). Criados no fim da década de 50, os smurfs eram personagens dos quadrinhos. Chegaram ao estrelato a partir de 1981, devido aos mais de 200 episódios de desenhos produzidos pela TV americana até 1990. Mostra-se acertada a transposição ao cinema. Enquanto os smurfs mantêm a origem na animação, os humanos e o vilão Gargamel são interpretados por atores. A mistura lembra a fórmula de Alvin e os Esquilos e Hop ? Rebelde sem Páscoa, atrações destinadas ao público infantil que, recheadas de tiradas espertas, caíram também no agrado dos adultos. A comédia tem início na floresta imaginária dos pequeninos seres. Habitantes de uma aldeia com casas no formato de cogumelo, eles são a perfeita tradução da harmonia e da felicidade. Surge, então, Gargamel (interpretado por Hank Azaria), um feiticeiro capaz de liquidar com a paz dos baixinhos em segundos. Na correria, Papai Smurf, Smurfette (a única garota do reino) e mais quatro amigos acabam em... Nova York (!). Meio na marra, eles encontram abrigo no apartamento do casal Patrick (Neil Patrick Harris) e Grace (Jayma Mays), grávida do primeiro filho (103min). Livre. Estreou em 5/8/2011. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 3, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Botafogo 4, Cinemark Carioca Shopping 3, Cine Santa, CineSesc RioShopping 3, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Via Brasil 3, Iguatemi 2, Madureira Shopping 1, Rio Sul 1, UCI New York City Center 10, Via Parque 1. Legendado: UCI Kinoplex NorteShopping 4. Dublado, 3D: Cinemark Plaza Shopping 2 e 3, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex West Shopping 5, UCI Kinoplex NorteShopping 1, UCI New York City Center 14.

✪✪✪ UM SONHO DE AMOR, de Luca Guadagnino (Io Sono l?Amore, Itália, 2009). Indicado ao Oscar 2011 de melhor figurino, trata-se de um melodrama de ritmo operístico, influenciado pelo cinema de Luchino Visconti e com ecos de O Amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence. A mistura pode ser pretensiosa, mas dá certo. Sobretudo pela condução muito elegante do realizador e pelo brilho contido de sua protagonista. O roteiro, entretanto, abre-se em desnecessárias subtramas. Na principal, aparece Emma (Tilda Swinton), uma russa que abandonou o seu país ao aceitar o pedido de casamento de Tancredi Recchi (Pippo Delbono), um rico empresário italiano do ramo da indústria têxtil. Duas décadas depois, Emma leva uma vida confortável numa mansão, recebe seus convidados em tubinhos da grife Jil Sander e se dá bem com os três jovens filhos. O matrimônio não anda às mil maravilhas e Emma sabe disfarçar sua insatisfação. Algo, contudo, vai abalar o cotidiano dos Recchi. Num acesso de incontrolável desejo, ela se encanta por Antonio (Edoardo Gabbriellini), simplório chef, amigo e futuro sócio de seu primogênito. Com Flavio Parenti (120min). Estreou em 20/8/2011. 12 anos. Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪✪ TRANSEUNTE, de Eryk Rocha (Brasil, 2011). O aposentado Expedito (Fernando Bezerra) perambula pelo Rio de Janeiro. Sem rumo nem função, vive pelos bares, pelas rodas de samba, transa com uma anônima, bate papo com estranhos. Em seu primeiro longa-metragem de ficção, Eryk Rocha, filho do também cineasta Glauber Rocha (1939-1981), parte para um drama experimental de baixo apelo comercial ? para se ter uma ideia, há raríssimos diálogos e só aos 23 minutos o personagem abre a boca. Apoiado na câmera pulsante e na formidável fotografia de Miguel Vassy, o diretor explora closes extremos do protagonista e demais personagens e observa paisagens com olhar clínico, quase sempre em imagens em preto e branco bastante granuladas. Rocha consegue um resultado artístico de inegável valor, embora seu filme seja longo e arrastado (125min). 14 anos. Estreou em 12/8/2011. Espaço Museu da República.

Fonte: VEJA RIO