ROTEIRO DA SEMANA

Cinemas

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PRÉ-ESTREIAS

AMANHECER ? PARTE 1, de Bill Condon (Breaking Dawn ? Part 1, EUA, 2011). A continuação da saga Crepúsculo teve cenas rodadas no Brasil e, extraída da série de best-sellers de Stephenie Meyer, a história dá sequência ao romance do vampiro Jacob (Robert Pattinson) pela jovem Bella (Kristen Stewart). O casamento e a lua de mel deles são alguns dos acontecimentos desta primeira parte ? a segunda deve estrear só em novembro de 2012 (117min). Bay Market 1, Cinemark Botafogo 3, 5 e 6, Cinemark Downtown 3, 4, 8, 10 e 12, Cinemark Plaza Shopping 2, 3, 4 e 7, Cinépolis Lagoon 1, Iguatemi 6, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Leblon 2 e 3, Kinoplex Nova América 1 e 6, Kinoplex Tijuca 4 e 6, Kinoplex West Shopping 1 e 3, Leblon 1, Rio Sul 1, Roxy 1, São Luiz 2, Via Parque 3.

ASSALTO EM DOSE DUPLA, de Rob Minkoff (Flypaper, EUA/Alemanha, 2011). Comédia policial sobre duas gangues de assaltantes que, por coincidência, vão roubar um banco na mesma hora. Com Patrick Dempsey e Ashley Judd (90min). Cinemark Downtown 1.

ESTREIAS

✪✪✪ AMANHÃ NUNCA MAIS, de Tadeu Jungle (Brasil, 2011). Ligado ao audiovisual desde 1983, o diretor publicitário, documentarista e videoartista Tadeu Jungle só agora estreia no longa-metragem de ficção. O tempo só fez bem ao realizador. Enxuta, divertida e com cara da cidade onde foi rodada, a comédia de humor mordaz traz uma renovação ao gênero no Brasil e, longe de qualquer baixaria, apresenta personagens críveis. Quem viu Depois de Horas (1985), o grande e esquecido filme de Martin Scorsese, vai notar semelhanças. Lázaro Ramos interpreta Walter, um pacato anestesista de São Paulo que, com seu jeito tímido, passa uma imagem de frouxo. No dia do aniversário da filha, ele promete à mulher (Fernanda Machado) chegar à festinha com o bolo. Pede a um colega do hospital (Milhem Cortaz, em impagável atuação) para substituí-lo numa cirurgia e parte para casa. Começam aí seus pesadelos. Pelo caminho, o protagonista depara com um trânsito infernal, falta de gasolina e uma estranha caronista, além de uma maluca bêbada (um papel perfeito para Maria Luísa Mendonça). Ritmo ágil e risos (alguns nervosos) estão garantidos (74min). 10 anos. Estreou em 11/11/2011. Cinemark Downtown 9, Cinépolis Lagoon 3, UCI New York City Center 1, Unibanco Arteplex 3.

O GUARDA, , de John Michael McDonagh (The Guard, Irlanda, 2011). Comédia policial. Dois policiais são obrigados a se unir para vencer uma quadrilha de tráfico internacional de drogas ? um irlandês pouco ortodoxo e um rigoroso agente do FBI. Os papéis cabem a Brendan Gleeson (sargento Gerry Boyle) e Don Cheadle (Wendell Everett) (96min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 2, UCI New York City Center 7.

✪✪ LATE BLOOMERS ? O AMOR NÃO TEM FIM, , de Julie Gavras (Late Bloomers, França/Bélgica/Inglaterra, 2011). Drama. Filha do renomado diretor Costa-Gavras, Julie fez uma bela estreia na direção com o adorável A Culpa É do Fidel (2006). Esperava-se mais, portanto, deste seu novo trabalho. Tão à vontade para retratar a infância na fita anterior, Julie parece deslocada para tratar do relacionamento na meia-idade. Isabella Rossellini e William Hurt interpretam Mary e Adam, o casal de protagonistas. Juntos há mais de trinta anos e com três filhos adultos, eles começam a encarar as crises. Enquanto Adam, arquiteto renomado, precisa se modernizar para enfrentar a concorrência, Mary dá sinais de que está perdendo a memória. É a chegada da velhice. Embora o tema seja atraente, o roteiro beira a superficialidade e traz um desfecho facilmente feliz em meio a uma narrativa monótona (95min). 14 anos. Estreou em 11/11/ 2011. Cinemark Downtown 11, Cinépolis Lagoon 5, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Vivo Gávea 4, Estação Sesc Laura Alvim 3, Kinoplex Fashion Mall 4, Leblon 2, UCI New York City Center 9, Unibanco Arteplex 2.

11-11-11, de Darren Lynn Bousman (11-11-11, EUA/Espanha, 2011). Sem exibição prévia para a imprensa, o terror aproveita-se da data cabalística para fazer sua estreia mundial. Na trama, o escritor Joseph Crone (Timothy Gibbs) sai de Nova York, após a morte da mulher e do filho, para reencontrar o irmão e o pai em Barcelona, na Espanha. Lá, tem visões com o número 11 em duplicidade. Obcecado em encontrar uma resposta para o mistério, Crone descobre que, além de uma data, é um aviso para a humanidade (100min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Dublado: Cine 10 Sulacap 3, Cinemark Carioca Shopping 5, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Bangu 5, Cinesystem Ilha Plaza 3, Cinesystem Recreio 4, Cinesystem Via Brasil 2 e 6, Iguatemi 1, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 6. Legendado: Bay Market 1, Box Cinemas São Gonçalo 8, Cinemark Botafogo 4, Cinemark Downtown 12, Cinemark Plaza Shopping 3, Iguaçu Top 2, Kinoplex Grande Rio 6, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 5, Rio Sul 1, Via Parque 4.

POEMA DE SALVAÇÃO, de Brian Dublin (Poema de Salvación, Argentina, 2009). Inspirado numa história real, o drama mostra a trajetória do cantor argentino Pablo Olivares, hoje um grande nome do rock cristão latino. A trama, contudo, volta no tempo para narrar como Pablo se entregou às drogas e ao ocultismo, para desgosto de sua mãe. O protagonista é interpretado por Gonzalo Senestrari. (78min). Livre. Estreou em 11/11/2011. Cinemark Downtown 1.

✪✪ REFÉNS, de Joel Schumacher (Trespass, EUA, 2011). Diretor de altos (Um Dia de Fúria, Tigerland) e baixos (8mm, O Fantasma da Ópera), Joel Schumacher reprisa desgastados chichês do gênero de suspense estrelado por dois vencedores do Oscar. Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas) e Nicole Kidman (As Horas) interpretam o casal Kyle e Sarah, pais da rebelde adolescente Avery (Liana Liberato). Kyle é um milionário negociante de diamantes e trabalha demais. Por isso, Sarah sente-se solitária e mal-amada. Certa noite, porém, a família terá a mais perturbadora madrugada de sua vida quando um bando de assaltantes mascarados invade a residência. Para apimentar a história, insinua-se que a esposa teria tido um caso com um dos bandidos (papel de Cam Gigandet). Embora o realizador acerte no bom e constante clima de tensão, a trama vai ficando cada vez mais rocambolesca e nada crível. O desfecho beira o risível (91min). 12 anos. Estreou em 11/11/2011. Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 6, Cine 10 Sulacap 2, Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 4, Cinemark Downtown 8, Cinemark Plaza Shopping 2, Cinespaço Boulevard 1, Cinesystem Recreio 3, Iguatemi 4, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Leblon 3, Kinoplex Nova América 6, Kinoplex Tijuca 6, Kinoplex West Shopping 3, Rio Sul 2, Roxy 1, São Luiz 2, UCI New York City Center 13, UCI Kinoplex NorteShopping 5, Via Parque 3.

✪✪ REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA, de Ana Maria Magalhães (Brasil, 2009). Atriz bastante ativa na década de 70, Ana Maria Magalhães estreou na direção de longas de ficção com o desastroso Lara (2002). Investe agora num personagem interessante para um documentário irregular. Trata-se aqui da trajetória, estritamente profissional, de Affonso Eduardo Reidy (1909-1964). Esse arquiteto e urbanista nasceu em Paris, era filho de uma brasileira com um inglês e cursou a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro a partir dos 17 anos de idade. A fita procura jogar luz na importância deste profissional, responsável pela criação, na capital fluminense, do Conjunto Habitacional Pedregulho, das colunas do Museu de Arte Moderna e das vias do Aterro do Flamengo. Um locutor dá voz às ideias e aos pensamentos de Reidy de forma entediante e há algumas obras do arquiteto que não são sinalizadas com legendas. Para os leigos, restam, portanto, alguns pontos de interrogação. De aproveitável, há curiosos registros de época (como um documentário de 1971 dizendo que as favelas iriam acabar no Rio) e depoimentos dos arquitetos Lúcio Costa (1902-1998) e Paulo Mendes da Rocha (77min). Livre. Estreou em 11/11/2011. Unibanco Arteplex 3.

✪✪ SE NÃO NÓS, QUEM?, de Andres Veiel (Wer Wenn Nicht Wir, Alemanha, 2011). Inspirado em fatos reais, o drama biográfico segue os passos de dois jovens idealistas da então Alemanha Ocidental. De um lado está Bernward Vesper (August Diehl), filho de um escritor nazista; do outro, Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis), filha de um pastor evangélico. Eles se conhecem em 1960 na universidade, tornam-se amigos e decidem abrir uma editora. Não demora muito para começarem um relacionamento amoroso. Aos trancos, a história chega até o fim da mesma década e flagra-os envolvidos em passeatas. Gudrun, mais radical, se deixa levar pela conversa do sedutor terrorista Andreas Baader (Alexander Fehling). Ela, então, abandona o marido, o filho pequeno e, seguindo suas posições políticas, entrega-se de corpo e alma ao amante. O longa-metragem não deixa de ser um interessante estudo sobre os filhos errantes da geração pós-II Guerra, embora sua primeira hora seja mal costurada e aborrecida. Na segunda parte, a fita toma fôlego, sobretudo pela universalidade do tema: a formação do grupo de extrema esquerda Baader-Meinhof (124min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Estação Sesc Ipanema 1, Estação Sesc Rio 2.

✪✪✪ OS 3, de Nando Olival (Brasil, 2011). Diretor publicitário, Nando Olival estreou no cinema dividindo o comando de Domésticas (2001) com Fernando Meirelles. Seu primeiro filme-solo revela-se ainda melhor, mais pop e ousado. O projeto é arriscado. Trata-se de uma comédia romântica sem elenco famoso, com flertes no drama e explorando situações corriqueiras da vida moderna sob uma óptica inusual. Na trama, Camila (Juliana Schalch), Cazé (Gabriel Godoy) e Rafael (Victor Mendes) se conhecem numa festa e, na sequência, decidem morar juntos num armazém desocupado ? eles são universitários, vieram do interior de São Paulo e têm pouca grana. Um projeto para a faculdade, porém, dá chance de trazer mais dinheiro ao trio. Bancados por uma loja, eles terão a vida vigiada 24 horas por câmeras para um reality show na internet. Uma das promessas feitas entre eles é não se apaixonarem. Mas isso cai por terra quando Camila vai para a cama com o conquistador Cazé, deixando Rafael enciumado ? ele também tem uma quedinha pelo amigo. Ágil, tecnicamente impecável e deliciosamente maliciosa, a fita merece encontrar nos jovens seu público-alvo (80min). 14 anos. Estreou em 11/11/2011. Cinemark Downtown 7, Cinépolis Lagoon 2, Estação Sesc Rio 3, Estação Vivo Gávea 1, UCI New York City Center 10.

EM CARTAZ

✪✪✪ AMIZADE COLORIDA, de Will Gluck (Friends with Benefits, EUA, 2011). Dylan (papel do cantor Justin Timberlake) e Jamie (Mila Kunis, a antagonista de Cisne Negro) levam um passa-fora de seus amados no mesmo dia, embora estejam em lados opostos do país. Eles se conhecem na cena seguinte. Headhunter de Nova York, Jamie precisa convencer o talentoso Dylan a trocar Los Angeles por Manhattan e aceitar o emprego de editor numa prestigiada revista. Ele topa e, a partir daí, se tornam unha e carne. Descobrem afinidades e, atraídos, decidem fazer um pacto: transar sem vínculo afetivo. Mas até quando vão resistir ao amor? Diálogos afiados e uma direção vigorosa tornam a moderna, ágil e esperta comédia romântica um espelho de Nova York, palco principal da história, terra natal do realizador e, não à toa, formidavelmente homenageada em belas imagens do Central Park, do Chrysler Building, da Brooklyn Bridge ou de alguma locação menos cartão-postal. Outro ponto positivo está na química faiscante entre os protagonistas. (109min). 14 anos. Estreou em 30/9/2011. Dublado: Cinesystem Bangu 6, Kinoplex Grande Rio 3. Legendado: Cinemark Plaza Shopping 5, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 7.

✪✪✪ A ÁRVORE DO AMOR , de Zhang Yimou (Shan zha Shu Zhi Lian, China, 2010). O diretor chinês demonstra uma invejável capacidade de se reciclar. Depois dos robustos épicos de artes marciais Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada, retoma as raízes focando na paixão de dois jovens durante a Revolução Cultural na China de Mao Tsé-tung. Em meados dos anos 60, a estudante Jing (Zhou Dongyu) chega a um vilarejo no campo para uma "reeducação". Por ser filha de pais contrários ao comunismo, a mocinha precisa entender como funcionam as regras no país. A garota torna-se a esperança da família ? seu pai está numa cadeia para presos políticos e a mãe sustenta a casa e outros dois filhos pequenos. Entre as duras lições a aprender, Jing encontra tempo para viver o primeiro amor. Sun (Shawn Dou) respeita cada limite da amada e, não raro, lhe dá presentes. Trata-se de uma relação amorosa inocente e virginal. A crítica à China do passado surge nas entrelinhas do enredo. Em impecável ambientação histórica, Yimou faz do melodrama a principal arma para criar uma metáfora da tristeza daquele pesado período (115min). 10 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Vivo Gávea 3.

ATIVIDADE PARANORMAL 3, de Henry Joost e Ariel Schulman (Paranormal Activity 3, EUA, 2001). No terceiro capítulo da cinessérie de terror, a história retrocede no tempo para revelar como foi a infância de Katie, protagonista da fita original. Em 1988, ao lado da irmã Kristi, ela experimentava brincadeiras macabras, quase sempre na presença de uma alma penada. A fórmula é a de sempre: treme-treme de câmera na mão para dar a impressão de um documento real (84min). 14 anos. Estreou em 21/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 4, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Carioca Shopping 1, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Via Brasil 1, Iguaçu Top 1, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 4, UCI New York City Center 17, UCI Kinoplex NorteShopping 10.

✪✪ BORBOLETAS NEGRAS, de Paula van der Oest (Black Butterflies, Holanda/Alemanha/África do Sul, 2011). A história da personagem verídica tem seu interesse, mas o roteiro dá conta de enfocar apenas seus "melhores e piores" momentos. Com isso, há quebras na narrativa, passagens mal explicadas e oscilação nas atuações. Dirigido pela holandesa Paula van der Oest, de Zus & Zo (2001), inédito no Brasil, o drama biográfico faz um registro frio de Ingrid Jonker (1933-1965). Poetisa sul-africana, ela conheceu o escritor Jack Cope (Liam Cunningham) no início da década de 60 e com ele teve um tumultuado relacionamento ? Cope era casado. Instável emocionalmente, Ingrid, que lutou contra a desigualdade social do apartheid, também tinha sérios atritos com seu pai (Rutger Hauer), chefe do departamento de censura da África do Sul. Tão bem em A Espiã (2006), Carice van Houten agarra o papel principal sem muito brilho (100min). 14 anos. Estreou em 23/9/2011. Cine Santa.

A CASA DOS SONHOS, de Jim Sheridan (Dream House, EUA, 2011). O diretor inglês Jim Sheridan sempre pautou seu cinema pelo drama ? Meu Pé Esquerdo, Em Nome do Pai e O Lutador são exemplos do gênero. Pela primeira vez, ele investe num suspense com elenco renomado. Daniel Craig (o atual 007) e Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) formam um casal que se muda de Manhattan com as duas filhas para uma casa na Nova Inglaterra. Sem que saibam, o local foi palco de um crime: uma mãe e suas duas crianças acabaram mortas, provavelmente pelo marido dela. Enquanto depara com fantasmas, o protagonista dá início a uma investigação com a colaboração de um estranha vizinha, papel de Naomi Watts (92min). 14 anos. Estreou em 4/11/2011. Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 3, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Downtown 5, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinespaço Boulevard 5, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 2, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Nova América 4, Kinoplex Tijuca 5, Rio Sul 3, São Luiz 1, UCI New York City Center 6, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Unibanco Arteplex 3 e 4, Via Parque 2.

✪ CILADA.COM, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 2011). Comédia. Exposto pela namorada através de um vídeo na internet, Bruno (Bruno Mazzeo) tenta refazer sua reputação, mas tudo o que consegue é se meter em uma série de ciladas (99min). 14 anos. Estreou em 8/7/2011. Cinépolis Lagoon 1.

✪✪✪ A CONDENAÇÃO, de Tony Gold­wyn (Conviction, EUA, 2010). O drama começa com o assassinato de uma mulher, ocorrido em 1980. Sem achar o culpado, uma policial (Melissa Leo) implica com Kenny Waters (Sam Rock­well). Três anos depois, ele é indiciado pelo crime ? seu tipo sanguíneo era igual ao do assassino. Waters vai para a cadeia e tudo faz crer que a Justiça estava certa. Embora casado e pai de uma garotinha, esse sujeito mulherengo e misógino mostra comportamento violento e exibicionista. No tribunal, a ex-mulher e uma amante comprovam tal cafajestice. Só sua irmã Betty (Hilary Swank), uma garçonete de uma pequena cidade do estado de Massachusetts, que tem uma vida modesta ao lado do marido e de dois filhos, acredita na inocência dele. Ela abre mão da família e decide se tornar advogada apenas com o intuito de pedir a reabertura do processo dali a alguns anos para defender Kenny. Além de retratar uma lição de vida por meio de uma heroína comum, o roteiro faz bem em preservar a verdade até os minutos finais. Inspirado em fato real, é mais um acerto como produtora de sua protagonista, duas vezes premiada com o Oscar de melhor atriz, por Garotos Não Choram e Menina de Ouro (107min). 14 anos. Estreou em 28/10/2011. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 1.

✪✪✪ CONTÁGIO, de Steven Soderbergh (Contagion, EUA, 2011). Premiado com o Oscar de melhor diretor por Traffic (2000), Steven Soderbergh é um cineasta tão talentoso que, mesmo num filme supostamente de ação, ele consegue deixar uma marca autoral. O que poderia ser um novo Epidemia (1995) vira um drama com suspense de arrancada densa. Nos primeiros minutos, embalados apenas por uma música eletrônica, vários personagens mundo afora apresentam sintomas semelhantes: suor excessivo, visão distorcida, febre e convulsão. A primeira a morrer é Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), uma americana que estava em Hong Kong. Enquanto o pequeno filho dela também mostra sinais parecidos, seu marido (Matt Damon) desespera-se para saber o que aconteceu com a mulher. A partir daí, a epidemia se espalha pelo planeta. Especialistas na área, como as doutoras interpretadas por Kate Winslet e Marion Cotillard, deslocam-se para averiguar as causas enquanto os Estados Unidos se apressam em produzir uma vacina. Quem desconfia da eficiência do governo americano é um blogueiro inglês (papel de Jude Law), que acredita ter descoberto um remédio natural capaz de impedir os avanços da doença. Sem a pretensão de dar uma cara grandiosa à fita, Soderbergh perde um pouco do fôlego, muito por conta do roteiro, que, a partir da metade, vai se tornando esquemático. Comprovando o prestígio do realizador, há no elenco estelar três vencedoras do Oscar de melhor atriz: Gwyneth (Shakespeare Apaixonado), Marion (Piaf) e Kate (O Leitor). Com Laurence Fishburne (106min). 12 anos. Estreou em 28/10/2011. Cinemark Botafogo 1, Cinemark Downtown 6, Cinépolis Lagoon 6, CineSesc Freguesia 1, Cinesystem Ilha Plaza 2, Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Tijuca 5, Iguatemi 2, Rio Sul 4, São Luiz 2, UCI New York City Center 4 e 6, UCI Kinoplex NorteShopping 3, Via Parque 2.

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebas­tián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio pela cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol e sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Cinépolis Lagoon 5, Espaço Museu da República, Estação Sesc Laura Alvim 2, Unibanco Arteplex 5.

DIÁRIO DE UM BANANA ? RODRICK É O CARA, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules, EUA, 2011). Nesta continuação da comédia infantil Diário de um Banana, só lançada em DVD, Rodrick (Devon Bostick), irmão mais velho de Greg (Zachary Gordon), decide torturar a criançada. Mas, sem que o valentão saiba, tudo está sendo registrado num diário (99min). Livre. Estreou em 16/9/2011. Cinemark Botafogo 2, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinemark Downtown 11, Cinemark Plaza Shopping 5.

✪✪✪ ENTRE SEGREDOS E MENTIRAS , de Andrew Jarecki (All Good Things, EUA, 2010). Dirigido pelo documentarista Andrew Jarecki (do sensacional Na Captura dos Friedmans), o drama cobre cerca de quarenta anos da vida de David Marks (Ryan Gosling, de Namorados para Sempre). Em 1971, o jovem playboy conhece a meiga Katie (Kirsten Dunst, de Melancolia) e se apaixona por ela. A família dele não aprova a união. Seu pai (papel de Frank Langella), ricaço do ramo imobiliário de Nova York, pretendia ter para sempre o filho ao seu lado nos negócios e uma nora mais adequada ao estilo de vida grã-fino. David dá de ombros e vai morar com a amada num sítio, onde abre uma loja de produtos naturais. O comércio não prospera e eles voltam para Manhattan. David reassume o trabalho com o pai e, dia após dia, a relação do casal vai ficando insustentável. Para desgosto dele, a moça quer liberdade e entra na faculdade de medicina. David surta, espanca-a e, em 1982, Katie desaparece misteriosamente. Uma das grandes virtudes da fita: distanciar-se do gênero policial e focar, sobretudo, os desgastes dramáticos do casamento através de uma narrativa quase sempre absorvente (101min). Estação Vivo Gávea 3.

O FILME DOS ESPÍRITOS , de André Marouço e Michel Dubret (Brasil, 2011). Bezerra de Menezes ? O Diário de um Espírito (2008) perdeu o posto de pior drama espírita nacional. Incomparável sob qualquer ponto de vista (técnico, emocional etc.), esta fita, patrocinada por uma fundação das Casas André Luiz, tem defeitos primários e jamais atinge o objetivo: levar uma mensagem de esperança através da doutrina espírita. Pobre de O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec em 1857, no qual o filme se diz inspirado. Há apenas raras citações do texto original numa trama repetitiva e extremamente baixo-astral. É inegável que, para falar do tema, a morte precisa estar presente. O roteiro, porém, exagera na dose. Com montagem medonha, direção tosca e cenários horrendos, narra-se a trajetória de Bruno (Reinaldo Rodrigues). Esse professor de psiquiatria perdeu a mulher e, dois anos depois, continua abalado. Para piorar, virou alcoólatra e foi demitido do emprego. À beira do suicídio, recebe de um gari o tal livro de Kardec. Ao procurar por seu antigo mestre (papel de Nelson Xavier), médico de doentes mentais que tem os dias contados, toma contato, um pouquinho mais profundo, com o espiritismo. Com exceção de Xavier e de atores tarimbados como Ana Rosa e Etty Fraser, as atuações deixam a desejar. Nada se compara, contudo, à risível participação da apresentadora Luciana Gimenez, metida numa patética maquiagem de envelhecimento (98min). 10 anos. Estreou em 7/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 3.

✪✪ UM GATO EM PARIS, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli (Une Vie de Chat, França/Holanda/Suíça/Bélgica, 2010). O desenho animado francês, feito de lindas cores e belos traços a mão, tem ação, suspense e drama, além de ritmo pulsante. Só não ganha uma estrela extra porque não puniu um dos vilões ? exemplo que, para a criançada, não pega nada bem. Em Paris, uma delegada tem o marido assassinado por um famigerado criminoso e, na ânsia de encontrá-lo, ela deixa a pequena filha aos cuidados de uma babá. A menina ficou traumatizada com a perda do pai e gosta da companhia de um gato. Mas o felino tem vida dupla: na calada da noite, ele se alia a um ladrão para roubar apartamentos enquanto seus donos dormem (70min). 10 anos. Estreou em 21/10/2011. Cinesystem Bangu 1, Estação Vivo Gávea 2 e 5.

✪✪ GIGANTES DE AÇO, de Shawn Levy (Real Steel, EUA/Índia, 2011). Ambientada no futuro próximo, a ficção científica de ação tem um público certo e restrito: meninos de 8 a 12 anos e marmanjos que curtem lutas de vale-tudo. Como Steven Spielberg está por trás da produção, há um manjado tom sentimentalista e bons efeitos especiais ? os robôs são uma mistura de bonecos eletrônicos com animação digital. Na trama, Hugh Jackman interpreta Charlie, um ex-boxeador que perdeu seu espaço para as lutas disputadas pelos grandalhões de aço. Quando seu robô é massacrado no ringue, Charlie fica ainda mais pobre. Depois, descobre que tem um filho de 10 anos. Como a mãe do garoto morreu e a tia quer a custódia, o protagonista exige uma pequena fortuna para "doar" a criança. O menino (Dakota Goyo), porém, terá de passar um tempinho com o pai. Juntos, eles vão formar uma dupla imbatível para treinar uma máquina encontrada num ferro-velho. 10 anos. Estreou em 21/10/2011. (127min). Dublado: Bay Mar­ket 4, Box Cinemas São Gonçalo 7, Cine 10 Sulacap 1, Cinemark Botafogo 3, Cinemark Carioca Shopping 3, Cinemark Downtown 3 e 6, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Ilha Plaza 2, Cinesystem Recreio 2, Cinesystem Via Brasil 4, Iguaçu Top 3, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex West Shopping 1, UCI New York City Center 5, UCI Kinoplex NorteShopping 9, Via Parque 6. Legendado: Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 7, CineSesc Freguesia 2, UCI New York City Center 5, UCI Kinoplex NorteShopping 1.

✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O curtinho documentário foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos em terceira dimensão de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. UCI New York City Center 4.

✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de ser vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Lapidada com humor afiado, a fita saiu da recente competição de Gramado com os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor diretor e júri popular. Seus adoráveis neuróticos anônimos têm inspiração em Woody Allen ? não à toa há uma cena de Manhattan (1979), do cineasta americano, numa referência explícita. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Cine Joia, Estação Sesc Barra Point 1.

✪✪✪ MEU PAÍS, de André Ristum (Brasil, 2011). Ristum escalou um elenco de primeira para seu primeiro longa-metragem, que faturou cinco troféus no recente Festival de Brasília: direção, ator (Rodrigo Santoro), trilha sonora e montagem, além do prêmio do público. O drama familiar enfoca os problemas enfrentados por Marcos (Santoro) após a morte de seu pai (Paulo José). Advogado em Roma, ele volta a São Paulo para o funeral e para resolver pendências da herança. Vem acompanhado da mulher italiana (Anita Caprioli) e encontra aqui o irmão playboy metido em jogatina (papel de Cauã Reymond). Descobre ainda ter uma meia-irmã internada num sanatório. Insensível, Marcos tenta dar uma solução prática ao caso de Manuela (Débora Falabella), mas acaba se afeiçoando a essa jovem de comportamento infantil. Embora com alguns tropeços no roteiro, o filme conta com uma caprichada produção de Caio e Fabiano Gullane, a mesma dupla de irmãos por trás de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Bicho de Sete Cabeças (90min). 12 anos. Estreou em 7/10/2011. Cinemark Plaza Shopping 1, Cine Santa.

✪✪✪ PALAVRA CANTADA 3D ? SHOW BRINCADEIRAS MUSICAIS, de Marcelo Siqueira e Carlos Garcia (Brasil, 2011). Quem nunca teve a oportunidade de ver ao vivo uma apresentação de Paulo Tatit e Sandra Peres vai sair satisfeito da sessão. Trata-se de um show da dupla infantil realizado com recursos em 3D, bem utilizados pelos diretores. Exemplos: os copos coloridos e as bolhas de sabão que "saltam" para fora da tela nas músicas Fome Come e Bolinha de Sabão, respectivamente. Outras dezoito composições alegram a criançada, entre elas Peixe Vivo, Duelo de Mágicos e Criança Não Trabalha. Vem Dançar com a Gente, uma divertida animação de caveirinhas, também não deixa o ritmo cair. Acompanham Tatit e Sandra as irmãs cantoras Julia e Marina Pittier e os músicos Daniel Ayres, Estevão Marques e Wem, além de crianças (60min). Livre. Estreou em 30/9/2011. Cinemark Botafogo 6, Cinemark Down­town 10, Cinemark Plaza Shopping 4.

✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular, raramente presente no cinema nacional. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, seu trabalho consiste em dividir o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil, provavelmente na década 70 (não há uma data específica na história). A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços. Referências aos diretores Jacques Tati e Fellini são evidentes e a direção de arte de Claudio Amaral Peixoto é de arrepiar, assim como a trilha sonora de Plínio Profeta. No elenco afiado, composto de novatos (como Larissa Manoela) e experientes (Teuda Bara e Jorge Loredo), Moacyr Franco rouba a cena numa aparição curtíssima que lhe valeu um surpreendente prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Paulínia. Selton também saiu de lá com os troféus de melhor diretor e melhor roteiro (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 5, Cine 10 Sulacap 4, Cinépolis Lagoon 4, Cine Sesc Freguesia 2, Cine Joia, Cinemark Botafogo 6, Cinemark Carioca Shopping 8, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinespaço Boulevard 6, Cine Santa, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Recreio 1, Cinesystem Via Brasil 3, Espaço Rio Design Barra 2, Kinoplex Grande Rio 4, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Vivo Gávea 1, Kinoplex Tijuca 3, Kinoplex West Shopping 2, Iguatemi 6, Kinoplex Nova América 2, Leblon 2, Odeon Petrobras 1, Roxy 3, São Luiz 4, UCI New York City Center 18, UCI Kinoplex NorteShopping 2, Unibanco Arteplex 1, Via Parque 1.

✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na trama, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente. Só o doutor tem acesso a ela. Quem seria essa moça? Qual o motivo de ela viver como uma presidiária? Por que a empregada de Ledgard (papel de Marisa Paredes) quer que o patrão a mate? As respostas, nos roteiros de Almodóvar, costumam chegar recheadas de surpresas ? e aqui não é diferente (110min). 16 anos. Cinemark Botafogo 1, Cinemark Downtown 5, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinépolis Lagoon 1, Espaço Rio Design Barra 1, Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Vivo Gávea 5, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Tijuca 2, Leblon 1, Roxy 2, São Luiz 3, UCI New York City Center 8, Unibanco Arteplex 6.

✪✪ O PREÇO DO AMANHÃ, de Andrew Niccol (In Time, EUA, 2011). Se não tivesse duas estrelas na produção (o cantor Justin Timberlake e Amanda Seyfried, de Mamma Mia!), o thriller de ficção científica ganharia uma cara ainda mais de filme B. A ideia não é de jogar fora e, enquanto argumento futurista, tem lá sua originalidade. Na trama, o tempo passou a ser literalmente dinheiro e as pessoas só chegam até os 25 anos. A partir daí, precisam ganhar, roubar ou herdar mais dias se quiserem sobreviver. O lugar onde elas moram se divide entre o mundo dos ricos e o dos pobres. Por sorte, o simplório operário Will Salas (Timberlake) adquiriu mais de 100 anos de um ricaço suicida. Agora, ele quer se infiltrar na alta sociedade para, como um Robin Hood, tirar dos milionários para dar aos miseráveis. Quem o acompanha na jornada é a patricinha interpretada por Amanda. Se a primeira meia hora surpreende pela estranheza da temática, o restante se perde num corre-corre envolvendo o casal numa espécie de Bonnie & Clyde. Diretor de Gattaca (1997) e O Senhor das Armas (2005), Andrew Niccol não tira proveito nem de bons atores como Cillian Murphy e deixa as atuações no nível da canastrice. Fracos também são os figurinos assinados por Colleen Atwood, premiada com o Oscar por Alice no País das Maravilhas. Com Alex Pettyfer e Olivia Wilde (109min). 12 anos. Estreou em 4/11/2011. Cinemark Botafogo 5, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 4 Cinépolis Lagoon 6, Cinesystem Bangu 6, Espaço Rio Design Barra vip, Iguatemi 5 e 7, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 1, Rio Sul 4, Roxy 3, UCI New York City Center 3, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Via Parque 5.

✪✪✪ Uma Professora Muito Maluquinha , de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues (Brasil, 2011). Aventura infantil. O livro homônimo de Ziraldo, que, lançado em 1995, já vendeu mais de 380?000 exemplares, ganhou uma versão bacana para o cinema, codirigida pelo sobrinho do escritor, André Alves Pinto. Programa ágil para crianças e nostálgico para adultos, mostra a façanha de uma espevitada professora, interpretada pela sempre graciosa Paola Oliveira. Com boa recriação da década de 40, a trama se passa na pacata cidade mineira de São João del Rey. Depois de estudar na capital, Cate (Paola) vai lecionar num colégio de sua cidade natal e, lá, usa métodos de ensino nada ortodoxos. Talentoso, o garoto Caio Manhente faz o protagonista mirim e narra a história. Com Max Fercondini e Ricardo Pereira (88min). Livre. Estreou em 7/10/2011. Cine Santa, Iguatemi 7.

✪✪ O RETORNO DE JOHNNY ENGLISH, de Oliver Parker (Johnny English Reborn, EUA/França/Inglaterra, 2011). Sem apelar para baixarias, a comédia de espionagem faz uma sátira a James Bond com gosto de piada requentada. Eterno intérprete de Mr. Bean, o inglês Rowan Atkinson investe pela segunda vez no personagem extraído do original de 2003. A fita tem uma boa arrancada com passagens divertidas, sobretudo quando o protagonista, em momento politicamente incorreto, dá bordoadas numa velhinha. Mas o humor vai cedendo espaço para a ação a partir da metade. Na trama, o agente secreto Johnny English caiu em desgraça após fracassar num trabalho em Moçambique. Cinco anos depois, vivendo em exílio no Tibete, é novamente recrutado para uma missão em Hong Kong. Com Gillian Anderson e Rosamund Pike (101min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 1, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 6, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinespaço Boulevard 5, Cinesystem Ilha Plaza 2, Iguatemi 7, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex West Shopping 4, Rio Sul 3, UCI New York City Center 12, UCI Kinoplex NorteShopping 7, Via Parque 6. Legendado: Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Tijuca 4, UCI New York City Center 16.

✪✪✪ RISCADO, de Gustavo Pizzi (Brasil, 2010). Uma jovem atriz tenta conquistar seu espaço, enquanto se dedica a um grupo teatral e trabalha em uma empresa de divulgações de eventos. A vida da jovem muda quando um diretor francês se encanta por sua história de vida (85min). 10 anos. Estreou em 9/9/2011. Estação Sesc Rio 3.

✪✪✪ ROCK BRASÍLIA ? ERA DE OURO, de Vladimir Carvalho (Brasil, 2011). Cineasta paraibano mais voltado ao cinema-verdade político e social (como em Barra 68), Vladimir Carvalho, de 76 anos, surpreende em sua primeira incursão no documentário musical, sobretudo por enfocar o rock de Brasília na década de 80. Há um motivo para isso: Carvalho, professor da Universidade de Brasília na época, foi um dos primeiros a registrar os shows dos grupos. O realizador escolheu Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial para relembrar a efervescência do movimento, trazendo à tona, além de imagens de arquivo inéditas, depoimentos atuais de vários integrantes das bandas. Entre eles, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos (Capital), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá (Legião) e Philippe Seabra (Plebe). Não à toa, Renato Russo (1960-1996) aparece em primeiro plano no pôster e vira o centro das atenções. Corpo e alma do filme, o líder da Legião Urbana nunca mediu suas declarações polêmicas. Um dos pontos altos da fita é justamente o show da Legião em 1988, no Estádio Mané Garrincha, que terminou em pancadaria e com centenas de feridos. Premiado como melhor documentário no Festival de Paulínia, trata-se de um testamento em celuloide para cair no agrado dos fãs e, historicamente importante, tem ingredientes para informar as novas gerações (111min). 12 anos. Estreou em 21/10/2011. Box Cinemas São Gonçalo 4.

✪✪✪ UM SONHO DE AMOR, de Luca Guadagnino (Io Sono l?Amore, Itália, 2009). Indicado ao Oscar 2011 de melhor figurino, trata-se de um melodrama de ritmo operístico, influenciado pelo cinema de Luchino Visconti e com ecos de O Amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence. A mistura pode ser pretensiosa, mas dá certo. Sobretudo pela condução muito elegante do realizador e pelo brilho contido de sua protagonista. Na trama, Emma (Tilda Swinton), uma russa que abandonou o seu país ao aceitar o pedido de casamento de Tancredi Recchi (Pippo Delbono), um rico empresário italiano do ramo da indústria têxtil, se vê encantada por Antonio (Edoardo Gabbriellini), simplório chef de cozinha, amigo e futuro sócio de seu primogênito (papel de Flavio Parenti). A arquitetura de Milão, o charme das ruazinhas de San Remo e o bucólico interior da Ligúria são atrações à parte e ganham peso de testemunhas da arrebatadora paixão (120min). 12 anos. Estreou em 20/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

SUBMARINO, de Thomas Vinterberg (Submarino, Dinamarca/Suécia, 2010). Junto com Lars Von Trier, Vinterberg foi um dos criadores do Dogma 95, movimento da década de 90 de cineastas dinamarqueses que pregava um cinema mais despojado e "sujo", sem luz artificial nem trilha sonora. Na época, esse diretor ganhou fama por seu badalado Festa de Família (1998). De lá para cá, ele errou a mão no confuso Dogma do Amor (2003) e no excesso de humor negro de Querida Wendy (2005). Mas Submarino revela-se um registro duro, brutal e comovente de dois irmãos marginalizados. Na trama, Nick (Jakob Cedergren) e seu irmão caçula (papel de Peter Plaugborg), ainda na infância, tentam driblar os descuidos da mãe alcoólatra fazendo-se de babá do novo filho dela. Mas o bebê não sobrevive. O tempo passa e a tragédia deixa marcas profundas nos dois. Cine Joia, Estação Sesc Botafogo 3

✪✪✪ TANCREDO, A TRAVESSIA, de Silvio Tendler (Brasil, 2011). Depois de enfocar os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart, Tendler põe em evidência outra figura emblemática da política brasileira. O documentário começa e termina com a morte de Tancredo Neves (1910-1985), o primeiro presidente civil depois de vinte anos de regime militar. Volta-se, então, no tempo para mostrar como esse mineiro de São João del Rey chegou até lá. Ministro da Justiça de Getúlio Vargas, Tancredo foi vereador, deputado federal e governador de Minas Gerais. Entre as imagens do passado há relíquias como uma propaganda política de TV de 1960. Mas são nas décadas de 70 e 80 que o filme ganha mais emoção e conteúdo. Não há coração que resista ao rever os brasileiros clamando pelas Diretas Já, a decepção com o Congresso Nacional (que rejeitou a emenda para permitir a eleição para presidente) e os momentos de agonia quando, um dia antes da posse, Tancredo foi internado e morreu depois de uma semana, cedendo a Presidência ao vice José Sarney. Entre os 28 entrevistados estão o neto de Tancredo, Aécio Neves, os jornalistas Carlos Chagas e Alberto Dines e artistas como Fafá de Belém e Maitê Proença (102min). Livre. Estreou em 28/10/2011. Unibanco Arteplex 5.

TERROR NA ÁGUA, de David R. Ellis (Shark Night 3D, EUA, 2011). O ex-dublê David R. Ellis virou diretor especializado em fitas de terror, a exemplo de Serpentes a Bordo (2006) e Premonição 4 (2009). Em seu novo trabalho, aproveita-se do mote do famoso longa-metragem de Steven Spielberg da década de 70. Mas troca praia por um lago, onde se concentra um bando de tubarões prontos para atacar os desavisados. O primeiro a perder um braço é um jogador de futebol americano (Sinqua Walls). Desesperados, seus amigos tentam levá-lo ao hospital, mas a lancha quebra no caminho. O que era para ser um fim de semana tranquilo transforma-se num pesadelo ? desta vez em terceira dimensão (91min). 14 anos. Estreou em 4/11/2011. Dublado, 3D: Bay Market 3, Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Via Brasil 5, Iguaçu Top 1, Kinoplex Grande Rio 5, UCI Kinoplex NorteShopping 1. Legendado, 3D: Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 7, Kinoplex Nova América 5, UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 1.

✪✪✪ OS TRÊS MOSQUETEIROS, de Paul W.S. Anderson (The Three Musketeers, Inglaterra/França/EUA/Alemanha, 2011). O livro de Alexandre Dumas (1802-1870) inspira um novo longa-metragem. Na França do século XVII, o rei Luís XIII (Freddie Fox) sente uma inveja latente do inglês duque de Buckingham (Orlando Bloom). Aproveitando a fragilidade do monarca, o cardeal Richelieu (Christoph Waltz) planeja tomar o poder armando uma intriga entre eles. O alvo será o roubo de um colar de diamantes e, para pôr a ideia em prática, Richelieu aciona a sexy duas caras Milady (Milla Jovovich). Mas os valentes mosqueteiros do rei, Athos (Matthew Macfadyen), Porthos (Ray Stevenson) e Aramis (Luke Evans), entram em ação. A eles se junta o destemido jovem camponês D?Artagnan (Logan Lerman). A aventura prima por uma produção de época de tirar o chapéu e os efeitos visuais também são arrebatadores por mostrar a Paris do passado recriada digitalmente. (110min). 10 anos. Estreou em 14/10/2011. Dublado: Cinesystem Ilha Plaza 1, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Nova América 5. Legendado: Cinemark Downtown 5. Dublado, 3D: Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Via Brasil 5, UCI New York City Center 2. Legendado, 3D: Cinemark Plaza Shopping 7, UCI New York City Center 2.

WINTER, O GOLFINHO, de Charles Martin Smith (Dolphin Tale, EUA, 2011). A aventura, inspirada em história real, narra o drama de um golfinho fêmea que, após perder a cauda numa armadilha, vai parar em um aquário na Flórida. Lá, Winter tenta ser salva por uma equipe de especialistas (113min). Livre. Estreou em 14/10/2011. Dublado: UCI New York City Center 3. Dublado, 3D Cinépolis Lagoon 6, Cinesytem Via Brasil 5, UCI New York City Center 14.

✪✪ O Zelador Animal, de Frank Coraci (Zookeeper, EUA, 2011). Se para os adultos pode ser uma trama previsível e insossa, para a meninada acima dos 4 anos há um atrativo extra: uma simpática bicharada que fala. No enredo, o gorducho Griffin Keyes (Kevin James) leva um fora da namorada por causa de sua profissão ? ele é zelador de um zoológico. Para reconquistar a jovem, ele tenta mudar de emprego, mas os animais, que tanto gostam dele, vão se reunir para ensiná-lo a mudar seu frouxo comportamento (102min). Livre. Estreou em 7/10/2011. Dublado Cinemark Carioca Shopping 2, CineSesc Freguesia 3, Cinesystem Bangu 3, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Nova América 4, UCI New York City Center 12, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Via Parque 5.

Fonte: VEJA RIO