EDIÇÃO DA SEMANA

Ceviche de frutos do mar

Por Checho Gonzales, para o Minimok

Por: Fábio Codeço - Atualizado em

roteiro-receita-chef.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Por Checho Gonzales, para o Minimok

Granité de limão

130 ml de água

1 colher (chá) de açúcar

½ limão

Leche de tigre

4 limões

¼ de 1 cebola-roxa pequena (cerca de 1 colher de sopa)

30 g de peixe branco

1 colher (chá)

de hondashi (pó de peixe)

Sal

Pimenta-do-reino

Frutos do mar

1 l de água

2 camarões médios

20 g de polvo

40 g de atum

40 g de salmão

40 g de peixe branco

¼ de 1 cebola-roxa pequena (cerca de 1 colher

de sopa)

2 colheres (sopa) de coentro

2 unidades de pimenta-biquinho fresca

Modo de preparar

Granité de limão

Numa panela, despeje a água e o açúcar e leve ao fogo. Esprema o limão, dispensando os caroços. Quando a água começar a ferver, adicione o suco de limão. Mexa e apague o fogo. Deixe esfriar. Coloque num recipiente e leve ao freezer até endurecer.

Leche de tigre

Esprema os limões (retirando as sementes), pique a cebola e fatie o peixe branco. Coloque-os numa vasilha, junto com o hondashi. Deixe marinar por aproximadamente duas horas. Bata no liquidificador e coe. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Frutos do mar

Coloque metade da água para ferver em uma panela. Descasque os camarões e cozinhe-os por dois minutos na água fervente. Reserve. Corte o atum, o salmão e o peixe branco em cubos de 2 centímetros. Corte o polvo e a cebola em lâminas finas. Coloque o restante da água em uma panela e leve ao fogo. Depois de ferver, coloque o polvo e cozinhe-o por dez segundos. Escorra e reserve. Pique bem as folhas de coentro. Separe a pimenta-biquinho. Reserve tudo para a montagem.

Montagem

Em uma taça, coloque o camarão e o polvo cozidos, o atum, o salmão e o peixe branco, a cebola e a pimenta-biquinho e salpique o coentro. Despeje o leche de tigre por cima. Mexa um pouco. Tire o granité do freezer e, com uma colher, faça uma raspinha e jogue-a por cima do ceviche. Se desejar, decore com broto de alfafa e sirva.

Minimok, Rua Vinicius de Moraes, 121, loja C, Ipanema, ☎ 2523-7026; Rua Dias Ferreira, 116, loja D, Leblon, ☎ 2511-1476; Avenida Lucio Costa, 3460, loja 114, Barra, ☎ 2496-8854.

Fonte: VEJA RIO