DECORAÇÃO

Dicas para decorar sua casa

Conheça alguns dos ambientes mais charmosos do Casa Cor Rio 2011, e veja ideias simples para reproduzir as tendências de arquitetura e design no seu lar. Inspire-se

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Vem aí no dia 4 de outubro a maior mostra de decoração da América Latina. Em sua 21ª edição, o Casa Cor Rio leva ao imponente Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo, os projetos mais incríveis, bonitos e modernos de 86 arquitetos, paisagistas e designers de interiores. Ao todo são 54 ambientes - de quartos a salas, banheiros, cozinhas e varandas - que, juntos, formam uma grande vitrine de tendências do universo da decoração. VEJA Rio adianta com exclusividade algumas delas para você se inspirar desde já. Em cada ambiente, há uma ideia fácil de reproduzir em sua residência. Leia a seguir, explore a galeria de imagens e aproveite.

1 - Estufa experimental

Arquitetos: Flávia Martins, Felipe Lobão e Antônio Cláudio de Souza Leite

Uma boa ideia: incorpore a natureza viva à decoração, como é o caso de uma árvore em um ambiente externo. A cozinha pode ganhar quadros e outros objetos que não tenham necessariamente a ver com gastronomia, como a miniatura de uma Kombi, em prateleiras. Amplie a iluminação tradicional com um abajur bem colocado em uma bancada.

LEIA MAIS: Monte sua hortinha em casa com ervas e temperos

2 - Sala de piquenique Arquiteto: Alessandro Sartore

Uma boa ideia: arranjos de frutas em grandes cestas na varanda são a cara da primavera-verão. Outra sugestão bacana é decorar a mesinha lateral não apenas com um abajur, mas com um pot-pourri de abajures.

3 - Home theater

Arquiteta: Andrea Chicharo

Uma boa ideia: unir dois sofás com um pufe, que passa a funcionar como uma espécie de criado-mudo entre os dois móveis. O arranjo de plantas aquáticas dentro do aquário sobre a mesa de centro dá o toque especial à decoração.

4 - Fotogaleria

Arquiteta: Izabela Lessa

Uma boa ideia: trocar obras de arte por fotografias, que aliás estão em alta no mercado de arte.

LEIA MAIS: 18 ideias supercriativas para você decorar a casa com fotos

5 - Sala de vestir do casal Arquitetos: Cynthia Pedrosa, Chico Vianna e Raphael Pedrosa Zay

Uma boa ideia: nichos nas paredes forrados com papel de parede ou com tinta texturizada (camurça ou linho, por exemplo). Da série detalhes que fazem toda a diferença.

6 - Suíte da moça

Arquitetas: Carmen Zaccaro e Marise Kessel

Uma boa ideia: em um quarto espaçoso, experimente criar dois ambientes usando uma cama de cabeceira alta como divisória. Atrás dela coloque, por exemplo, uma mesa de estudos. Para um ar mais descolado, tire os quadros da parede e apoie-os sobre uma mesa, uma bancada ou até mesmo no chão.

LEIA MAIS: Veja como renovar o visual dos da sua casa com pôsteres

7 - Quarto das crianças Arquitetas: Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell

Uma boa ideia: nada de camas! Um estrado de madeira ou mesmo de alvenaria com futons por cima compõe o ambiente com leveza e graciosidade. Como o pé direito deste quarto é muito alto, foi construído um mezanino com sala de brinquedos no andar de cima e sala de estudos embaixo. Um detalhe interessante é a escada com prateleiras pequeninas sob os degraus. Elas abrigam lápis, canetas, borrachas e outros objetos miúdos.

8 - Sala de banho do casal Arquiteto: Luiz Fernando Grabowsky

Uma boa ideia: apostar em estantes, mas não para guardar toalhas, sabonetes e afins. Repouse sobre elas livros, objetos decorativos e até mesmo uma televisão ou um pequeno bar. A ideia é não deixar o banheiro com cara de... banheiro.

9 - Jardim do living

Paisagista: Paula Bergamin

Uma boa ideia: tire a chaise de dentro de casa, desde que o material seja próprio para ambientes externos, e crie um ambiente aconchegante no jardim. Isso também vale para sofás, poltronas etc.

LEIA MAIS: Transforme sua casa reaproveitando móveis usados

10 - Solarium

Arquiteta: Angela Frota / Paisagista: Anna Luiza Rothier

Uma boa ideia: em tempos de apartamentos pequenos, aposte no prolongamento de um cômodo para outro, como acontece nesta sala-varanda. Assim tem-se a sensação de maior amplitude. Colocar velas ou sementes dentro de vasos, cachepots e até mesmo em grandes taças dão um charme todo especial ao ambiente.

11 - Suíte do hóspede Arquitetas: Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

Uma boa ideia: para um quarto neutro, aposte em paredes sem cor, em tom de concreto. As cores aparecem nos poucos móveis, como uma estante de ferro em tom vivo. A cama também é substituída por um tablado (em madeira ou concreto) com futon e muitas almofadas por cima. E que tal transformar bacias de alumínio antigas em espelhos? Solte a criatividade.

Casa Cor Rio 2011 De 4 de outubro a 16 de novembro Palacete Linneo de Paula Machado. Rua São Clemente, 213 (entrada pela Rua Dona Mariana, 19), Botafogo. Horário de visitas: terça a domingo, inclusive feriados, das 12h às 22h. Preços: R$ 35,00 (terça a sexta) e R$ 40,00 (sábado, domingo e feriados).

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Fonte: VEJA RIO