DIVERSÃO

Em novo endereço

Bailes de Carnaval trocam os armazéns do Píer Mauá pelo Jockey, na Gávea

Por: Rachel Sterman - Atualizado em

diversao1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com sua arquitetura rebuscada, repleta de colunas, arcos e vitrais, as instalações do Jockey Club são o cenário perfeito para eventos que buscam o glamour dos anos dourados da antiga capital federal. Não por acaso, os empresários Ricardo Amaral, Alexandre Acciolly e Luiz Calainho elegeram o local como nova sede dos bailes de Carnaval do Rio, entre eles o da Cidade, abertura oficial da folia carioca, no dia 16. Com isso, as festas deixam a zona portuária, onde renasceram no ano passado, depois de duas décadas de ostracismo, e se mudam para a Gávea. "O objetivo foi dar maior conforto aos convidados, que tinham dificuldade para chegar e estacionar", diz Ricardo Amaral. "E, para tornar a celebração ainda mais grandiosa do que a anterior, preparamos uma verdadeira superprodução."

diversao2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O cuidado nos detalhes impressiona. Em uma área de 3?000 metros quadrados será erguida uma grande tenda, com ambientação criada por Mario Monteiro, autor dos cenários do Projac, o centro de produção da Rede Globo, e executada por Abel Gomes, responsável pela árvore de Natal da Lagoa e pela queima de fogos do réveillon de Copacabana. Para manter a tradição de celebrar grandes artistas (no ano passado o escolhido foi o paisagista Burle Marx), a decoração será inspirada na obra do pintor Cândido Portinari, uma homenagem aos cinquenta anos de sua morte. Dos 1?200 metros de tecido usados para enfeitar o pavilhão, 1?000 foram especialmente estampados com obras de várias fases da sua carreira. A parte musical, comandada por Haroldo Costa, historiador e especialista em Carnaval, inclui atrações como Diogo Nogueira, Eduardo Dussek e As Frenéticas, além de ritmistas e passistas da Beija-Flor e do Salgueiro. Em um espaço anexo, sob a Tribuna C do hipódromo, serão instalados dois bares e um palco para apresentações de rodas de samba.

Além da troca de endereço, as festas de 2012 trazem outras mudanças em relação às do ano passado. Duas novidades foram incluídas na programação: uma matinê infantil, na tarde de domingo, e o encontro dos blocos, que reunirá Cordão do Bola Preta, Suvaco do Cristo, Simpatia É Quase Amor e Céu na Terra na noite de segunda-feira. "A ideia é oferecer uma alternativa de primeira linha a quem não quer ir para a avenida", explica Amaral. Uma parceria entre a organização e a TV Globo garantirá a presença de figuras conhecidas, a exemplo da atriz Sheron Menezzes, atração da novela Aquele Beijo e rainha de bateria da Portela. A expectativa é que 24?000 pessoas se divirtam no Jockey, ante as 19?000 que foram ao Píer Mauá. Pelo visto, os bailes retornaram de vez à agenda do Carnaval carioca.

Fonte: VEJA RIO