ROTEIRO DA SEMANA

Especial

Eventos e atrações especiais no Rio nesta semana

Por: Renan França - Atualizado em

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Doutor em letras, Anazildo Vasconcelos da Silva ministra palestra sobre livros épicos brasileiros. Com mediação do acadêmico Carlos Nejar, serão abordados Romances da Inconfidência, de Cecília Meireles, Latinomérica, de Marcus Accioly, Invenção do Mar, de Gerardo Mello Mourão, e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Academia Brasileira de Letras ? Teatro Raimundo Magalhães Junior (280 lugares). Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, ☎ 3974-2500. Terça (4), 17h30. Grátis.

ARTWARE 2012. Em edição de estreia, o salão expõe projetos de screensaver (protetor ou descanso de tela) e wallpaper (papel de parede) para uso em computadores e aparelhos celulares. Vinte monitores vão exibir 4?800 trabalhos por hora. Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, Centro, ☎ 2516-3514. Segunda a sexta, 15h às 21h. Sábado, 15h às 20h. Até 20 de dezembro. Grátis.

FEIRA DA PROVIDÊNCIA. Dedicado a arrecadar fundos para os projetos sociais do Banco da Providência, o tradicional evento ocupa dois pavilhões do Riocentro. Em uma área de 35?000 metros quadrados, estandes de 300 expositores vão vender produtos de 38 países e treze estados brasileiros. São atrações à parte os restaurantes de comida típica, do Brasil e do mundo. Sucesso no ano passado, está de volta o Espaço Moda, com desfiles na programação. Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6555, Barra, ☎ 3257-2769. Quarta (5) a domingo (9), das 12h às 23h. R$ 14,00.

MOSTRA ESTUDANTIL DE TEATRO. Para apresentar ao público uma nova geração de atores, quatro escolas de dramaturgia da cidade levam seus respectivos espetáculos de formatura ao CCBB. No domingo (2), o tradicional grupo Nós do Morro encena O Burguês Fidalgo, de Molière. Na quinta (6), alunos da Escola de Teatro Tânia Moraes montam Da Assunção dos Porcos e Borboletas, de Marcelo Tosta. No dia seguinte, a Escola Eduardo Cabus leva ao palco a peça A Falecida ? Pelas Linhas da Vida de Nelson Rodrigues, de Di Velloso. No sábado (8), o texto O Inspetor Geral, de Nicolai Gógol, ganha vida pelas mãos de formandos da Escola de Teatro Leonardo Alves. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Domingo (2), quinta (6), sexta (7) e sábado (8), 19h. Grátis.

ORQUESTRA TRUPE INTRÉPIDA VOADORA. Espetáculo da Intrépida Trupe em parceria com a Orquestra Voadora, coloca frente a frente as duas companhias, em intervenção urbana na Quinta da Boa Vista animada por música, dança e acrobacia. Na apresentação única, o grupo circense formado por dezessete artistas faz seus números embalado pela música tocada pelos catorze instrumentistas da orquestra. Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro II, s/nº, São Cristóvão, ☎ 2220-1977. Domingo (9), 15h30. Grátis.

PALESTRA. Professor da UFRJ, Hani Hazime, libanês de nascimento, brasileiro naturalizado e especialista em estudos islâmicos, aborda o recente fenômeno das revoluções árabes. Para contextualizar os acontecimentos, ele também vai falar sobre a formação das nações árabes e o histórico internacional de conflitos religiosos. Espaço Cultural João Cabral de Melo Neto ? Anfiteatro Samira Mesquita da UFRJ. Avenida Horário Macedo, 2151, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Final do Bloco D ? Térreo. Quarta (5), 11h. Grátis.

PARQUE CRIATIVO. Concebido pelo empresário Léo Feijó, dono do grupo Matriz, o bem-vindo projeto faz bom uso do Teatro Carlos Werneck, no Aterro, e do espaço em seu entorno. Na próxima edição, as atrações musicais são a banda Paraphernália, o grupo Stereo Maracanã, que mixa ao vivo batidas funk com capoeira e hip-hop, e o DJ El Amaral. A programação começa com sessão de teatro infantil e vai até as 18h. Ao longo do dia é montada uma pequena feira de moda e design. Parque Criativo. Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck, Aterro do Flamengo (altura do nº 300). Domingo (2), a partir das 11h. Grátis.

VISÃO DA MODA. A décima edição do desfile de moda carioca reúne as principais grifes femininas e infantis do Rio no Palácio da Cidade, em Botafogo. Serão apresentadas as últimas tendências da coleção primavera/verão 2013, com a participação de nomes como Bárbara Evans, Beth Faria e Geórgia Wortmann. La Clava, Marie Lafayette e Bianca Gibbon são algumas das marcas que mostrarão suas novidades. Neste ano a programação inclui o espaço de joias da designer Nathália Schneider. A renda do desfile será destinada à obra social RioInclui. Palácio da Cidade. Rua São Clemente, 360, Botafogo, ☎ 2976-9164. Quinta (6), 15h. R$ 150,00.

Fonte: VEJA RIO