ROTEIRO DA SEMANA

Especial

Não perca as atrações especiais desta semana no Rio de Janeiro, como a Feira de Intercâmbio e o Teatro no Parque

Por: Carina Bacelar - Atualizado em

FEIRA DE INTERCÂMBIO. Na 22ª edição, a EDUEXPO promove o encontro entre diretores de instituições de catorze países e aspirantes a programas de intercâmbio. As ofertas vão de cursos de idiomas a programas de graduação e estágio no exterior. Estão previstos também pequenos seminários direcionados a áreas como hotelaria, gastronomia, gerenciamento de eventos, entretenimento e empreendedorismo. Hotel Marriot. Avenida Atlântica, 2600, Copacabana, ☎ (11) 96606-1399. Segunda (17), 17h às 21h. Grátis. Inscrições pelo site edufindme.com/eduexpo2012.

JORGE AMADO. No ano do seu centenário de nascimento, o escritor baiano, autor de Capitães da Areia e Jubiabá, entre outros clássicos, tem a influência de sua obra na história do país discutida por José Maurício Gomes de Almeida, professor de literatura brasileira da UFRJ, e Júlia Monnerat Barbosa, historiadora. Com mediação de Marcello Scarrone, pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional, promotora do encontro. Fundação Biblioteca Nacional ? Auditório Machado de Assis (120 lugares). Rua México s/nº, Centro, ☎ 2220-4300. Terça (18), 16h. Grátis.

LANÇAMENTO DE LIVRO. Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, autografa Muito Além da Economia Verde (Editora Planeta Sustentável, 248 págs., R$ 35,00). Antes, o autor participa de debate sobre o tema com Carlos Minc, secretário estadual do meio ambiente, e o sociólogo Sérgio Abranches. Livraria Cultura. Shopping Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado, ☎ 2730-9099. Segunda (17), 19h. Grátis.

LITERATURA. Batizada como Passeios entre o clássico e o contemporâneo, uma série de oito encontros comandada pelo escritor, professor e crítico Marcelo Backes vai destrinchar quatro clássicos da literatura: Macbeth, de Shakespeare, Noites Brancas, de Dostoiévski, Dom Casmurro, de Machado de Assis e A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa. Casa do Saber. Avenida Epitácio Pessoa, 1164, Lagoa, ☎ 2227-2237. A partir de quinta (20), 17h. R$ 640,00 (o valor pode ser parcelado). Inscrições em www.casadosaber.com.br.

TEATRO NO PARQUE. Parte do projeto Distrito criativo, que vem movimentando o Aterro, a programação deste domingo (16) começa às 11h com esquetes infantis da Cia. Universo dos Bonecos ? a trupe recorre a 42 marionetes, teatro de sombras chinês e bonecos gigantes. Mais tarde, às 17h, o gaitista Jefferson Gonçalves passeia por gêneros como blues, folk e MPB. Aterro do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo). Domingo (16), 11h às 18h. Grátis.

OBSERVAÇÃO DOS ASTROS. Neste domingo (16), o Observatório do Valongo, ligado à UFRJ, abre as portas ao público. Os visitantes poderão conhecer a história de 130 anos da instituição e ver o céu através de seus telescópios. Também estão previstas palestras, exibição de filmes científicos e visitas guiadas pelo Morro da Conceição. Observatório do Valongo. Ladeira Padre Antônio, 43, Morro da Conceição,

Fonte: VEJA RIO