ROTEIRO DA SEMANA

Especial

Por: Renan França - Atualizado em

CULTURA E GASTRONOMIA. A partir de terça (24), trinta ?bancarelle? (barraquinhas) com produtos típicos da Itália ? vinhos, azeites, queijos, massas e trufas ? irão transformar o Shopping Leblon em uma autêntica feira do país de Leonardo da Vinci. Eles estarão à venda com descontos de até 30%. Além da parte gastronômica, todos os dias, a partir das 17h, haverá a exibição de trechos de obras como La Traviata, de Giuseppe Verdi, e La Bohème, de Giacomo Puccini. No sábado (27), às 20h, o ator genovês Nicola Siri homenageia os autores conterrâneos com um recital de poesia. Shopping Leblon ? 1º Piso. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, ☎ 2430-5122. Terça (24), a partir das 10h. Até domingo (29). Grátis.

EU NEUTRALIZO. Às vésperas da Rio+20, o Jardim Botânico recebe pela quarta vez o encontro de conscientização ambiental. Domingo (22) e segunda (23), das 10h às 16h, a programação inclui recreação, peça infantil, esquetes surpresas, plantio de árvores e visitas guiadas pelo parque. Mais informações em www.euneutralizo.com.br. Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 3204-2498. Domingo (22) e segunda (23), 10h às 16h. R$ 6,00. Grátis para crianças menores de 7 anos e adultos a partir de 60.

ÓPERA NA LITERATURA. Na quarta data da série, o professor Gustavo Bernardo Krause, o diretor artístico Abel Rocha e diretor teatral Iacov Hillel conversam com o público sobre a obra O Guarani, de Carlos Gomes, baseada no romance de José de Alencar. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro II (158 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Terça (24), 18h30. Grátis.

PALESTRA. O fotógrafo húngaro Balazs Gardi desembarca no Brasil para relatar sua experiência na Guerra do Afeganistão. Equipado com um iPhone, ele registrou a atuação de um grupo de fuzileiros navais americanos no conflito e disponibilizou as imagens em tempo real, o que provocou mal-estar no alto comando militar do país. O bate-papo terá tradução simultânea. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, 3284-7400. Terça (24), 20h. Grátis.

SUBIDA DO IMPERADOR. Ciclistas e corredores se enfrentam em um percurso de 4 quilômetros por vias que cortam o Parque Nacional da Tijuca. A disputa envolve três categorias: masculina, feminina e mista. O trajeto tem início no Horto e segue pela Estrada Dona Castorina até a Mesa do Imperador, a cerca de 500 metros do nível do mar. A largada das bicicletas acontece às 7h, e uma hora e meia depois é a vez dos atletas de rua darem a partida na competição. Os tempos serão cronometrados individualmente e depois confrontados. Mais informações em www.subidadoimperador.com.br. Subida do Imperador. Largada: cancela de entrada do Parque Nacional da Tijuca ? Horto (Jardim Botânico). Domingo (29), 7h para os ciclistas, 8h30 para os corredores. Inscrições até dia 25 pelo site.

Fonte: VEJA RIO