DE BRAÇOS ABERTOS

Apps dão uma mãozinha para turistas no Rio

Com auxílio da tecnologia, fica mais fácil circular e programar a estadia na cidade

Por: - Atualizado em

O smartphone é o melhor amigo do turista que visita o Rio. Além de permitir fotos e atualizações nas redes sociais dos mais belos pontos visitados, ele deixa ao alcance de um clique informações que ajudam a circulação pela cidade, como as linhas de metrô e suas estações, os itinerários de ônibus, e, principalmente, preciosas informações turísticas da Cidade Maravilhosa. Listamos abaixo alguns apps que vão tornar mais fácil, prática e prazeirosa – além de ecologicamente correta, uma vez que acaba com o papel - a estadia na cidade. O melhor: todos os aplicativos são gratuitos.

 

Metrô Fácil

Lançado no início do ano pelo Metrô Rio, o app Metrô Fácil está disponível também em inglês para os sistemas IOS e Android. Ele oferece um mapa com as linhas e estações, os pontos de integração com o metrô de superfície e o tempo entre uma viagem e outra. Também é possível fazer buscas por bairros e geolocalização.

 

Vá de ônibus

O aplicativo “Vá de ônibus”, da Fetranspor, está disponível para os sistemas Android e IOS em português, espanhol e inglês. Ele mostra os caminhos de ida e de volta em qualquer ponto no estado do Rio utilizando o transporte público – ônibus, BRT, metrô, barcas e trens. Por utilizar o GPS do celular, o app informa em qual ponto do trajeto está o ônibus que deseja usar e a localização do ponto de embarque. Há também uma lista dos pontos turísticos da cidade e quais os melhores meios de transporte para chegar mais rapidamente até eles.

 

Waze

Para quem anda de carro, o Waze é imbatível: é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em informações compartilhadas pelos usuários. Depois de digitarem um endereço de destino, os usuários apenas dirigem com o aplicativo ligado e passam a contribuir com o app, seja passivamente, com informações por onde trafegam, ou ativamente, gerando alertas sobre eventos que causem retenção de trânsito, mantendo o sistema atualizado e auxiliando os demais motoristas da área com informações atualizadas sobre o que ocorre ao redor. O resultado gera economia de tempo e de combustível.

 

Rio Guia Oficial

Lançado em 2012, o app oficial de turismo da cidade disponibiliza informações em português, inglês e espanhol. A plataforma possui dados sobre toda a rede hoteleira da cidade, restaurantes e bares - além de uma simpática opção de envio de cartões postais virtuais. No mapa, é possível escolher entre diversas categorias de interesse para fins de localização. O guia mobile conta ainda com uma parte de serviços, com telefones úteis e serviços de transporte, com táxis e itinerários de ônibus e metrô, permitindo que o usuário trace seu percurso com antecedência. Mas é no carnaval que o aplicativo faz mais sucesso: nessa época do ano, ele sofre um “upgrade” e apresenta a listagem oficial de todos os blocos da cidade, com informações completas de horário e trajeto e, ainda, um serviço de agenda compartilhável do roteiro de blocos personalizado pelo usuário. Na versão para Android, já está funcionando a parte de programação cultural, que permite programar sua estada por período ou interesse ao trazer para o mundo mobile todo o conteúdo do site http://www.rioguiaoficial.com.br. A versão para iPhone deve estar disponível nos próximos dias.

 

Rio Patrimônio da Humanidade

Em 2012, o Rio foi declarado pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana. Agora, acaba de ganhar o aplicativo “Rio Patrimônio da Humanidade”, que convida o usuário a fazer um tour por cinco grandes áreas da cidade: Orla de Copacabana, Parque do Flamengo, Enseada de Botafogo/Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico. Dentro de cada área, são sugeridos rotas e pontos de interesse turístico, além de fotos e informações históricas. Todo o conteúdo é bilíngue e também está disponível em “podcasts”, que contam um pouco mais sobre a história dos locais.

 

Bens tombados

Os bens tombados do Rio, cerca de 3 mil,também podem ser conhecidos por meio de outro aplicativo, o Guia do Patrimônio Cultura Carioca, lançado em fevereiro deste ano. Nele é possível encontrar os bens tombados mais próximos, fazer buscas por nome, bairro ou endereço e obter direcionamento para chegar até os locais. O usuário também pode salvar os bens na seção favoritos e compartilhá-los no Facebook.

 

Procon Carioca

Quem disse que turista está livre de problemas com os produtos que compra ou consome? De olho na Copa, o Procon Carioca lançou um aplicativo com informações e orientações sobre direitos do consumidor para tablets e smartphones no início de junho e já teve mais de quatro mil downloads desde então. Disponível nos sistemas operacionais Android, iOS e WebMobile (HTML5), as queixas mais comuns de cariocas e turistas têm sido problemas com compras na internet, produtos com defeito, atraso nas entregas e cobranças indevidas. Após registrar e enviar a reclamação ou denúncia, o consumidor recebe imediatamente um número de protocolo referente à solicitação, cujo andamento pode ser acompanhado por e-mail. Além de reclamações, os consumidores fizeram mais de duas mil consultas de orientações sobre os direitos ao órgão.

Fonte: VEJA RIO