RESTAURANTES

A vez do Nanquim

Casa de comida por quilo tenta a sorte em ponto de alta rotatividade em Ipanema

Por: Fabio Codeço - Atualizado em

BEBIDAS ✪✪ | AMBIENTE ✪✪ | COZINHA ✪✪

Fernando Lemos
(Foto: Redação Veja rio)

Por aquela esquina de Ipanema já passaram o Boteco da Garrafa e o Carpaccio & Cia, entre outros estabelecimentos. Apesar de atraente, o endereço coleciona empreitadas de frustrante lembrança. Inaugurado no fim de fevereiro, o Nanquim aposta contra a sina do lugar a experiência de seus profissionais, bem-sucedidos nas lojas do Flamengo e do Jardim Botânico. O sistema é por quilo, mas neste caso sobressaem as sugestões renovadas diariamente e a boa apresentação das bancadas, cujas travessas são cuidadosamente arrumadas o tempo todo.

Para iniciar o repasto, o sortimento prevê duas ou três saladas prontas. Uma delas,

de cubos de frango, roletes de banana frita e cogumelos ao curry, revelou-se uma agradável combinação. Além disso, há a oferta de vários ingredientes ? folhas, milho, beterraba, passas etc. ? para que o próprio cliente faça a sua mistura. No dia de nossa visita, testamos três versões de pratos quentes: atum grelhado regado a molho teriyaki, frango à milanesa recheado de manteiga de ervas e nacos de filé-mignon. O resultado foi satisfatório.

No mesmo nível estavam seus coadjuvantes, itens como couve-flor gratinada, batata palha à francesa, risoto de açafrão e alho-poró, farofa, arroz e feijão. No balcão de doces também há diversidade. Dali, prove a siricaia (espécie de pudim de leite condensado, ovos e creme de leite) e o bem-casado recheado de damasco e amêndoas. Estrela do sábado, a feijoada tem caprichado tratamento visual, providência que tira do conjunto o aspecto de prato pesado. O preço do quilo (R$ 61,30) inclui tudo, menos bebidas.

Nanquim. Rua Prudente de Morais, 1838, Ipanema, ☎ 2529-2724 (162 lugares). 12h/16h (sáb. e dom. até 17h). Cc: todos. Cd: todos. ⑥ (R$ 30,00). www.restaurantenanquim.com.br. Aberto em 2011. $

Fonte: VEJA RIO