RECEITA DO CHEF

Feijoada de frutos do mar

Camarões, mexilhões, polvo, lula e caldo de peixe fazem deste prato uma saborosa mistura de feijão com delícias do mar

Por: Erisvaldo Souza (Vaval), do Nomangue - Atualizado em

receitadochef.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Grau de dificuldade: Médio Tempo de preparo: 90 minutos Quantidade: 4 porções Calorias: 547 kcal a porção

Ingredientes

400 g de feijão-branco

Água

2 dentes de alho

1 ½ cebola pequena

40 ml de azeite

60 g de tomate pelado

2 tabletes de caldo de peixe

70 g de paio

30 g de bacon

70 g de lombo suíno

70 g de carne-seca

½ kg de gelo

1 kg de tentáculos de polvo

20 ml de óleo de soja

300 g de mexilhão

70 g de lula

70 g de camarão médio

1 g de coentro fresco

Sal

Pimenta

Modo de preparar

Na panela de pressão, coloque o feijão e cubra com água (3 centímetros acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que os grãos fiquem macios. Escorra e reserve. Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 mililitros de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte 0,5 litro de água e 100 gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve. Corte o paio em rodelas finas e o bacon em cubos de 1 centímetro. Reserve.

Corte o lombo e a carne-seca em cubos de 3 centímetros e ferva em uma panela média com 1 litro de água. Troque a água e ferva novamente. Repita a operação e, antes de escorrer, despeje o gelo para provocar um choque térmico. Escorra e reserve.

Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 mililitros de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, contados após a válvula da panela começar a chiar (ou até o polvo ficar macio). Escorra, corte os tentáculos em pedaços de 6 centímetros de comprimento e reserve. Coloque os mexilhões em uma panela, tampe-a e leve ao fogo, sem água, até que as cascas dos moluscos se abram. Retire-as e reserve.

Corte a lula em anéis de 1 centímetro de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 mililitros de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados. Em uma panela grande, coloque 10 mililitros de azeite. Acrescente o bacon, um alho picado e deixe dourar. Junte o paio, o lombo, a carne-seca e a base. Adicione também o restante do feijão cozido e deixe ferver por 5 minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, os mexilhões, e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 mililitros de azeite. Sirva preferencialmente com guarnições de arroz e farofa.

Fonte: VEJA RIO