Bons drinques

Barman por uma noite

Um guia com sites e aplicativos para te ajudar a reproduzir em casa drinques tradicionais e originais

Por: Luna Vale - Atualizado em

Com o alto preço dos cardápios ou as constantes filas nos bares, muitos cariocas preferem receber os amigos em casa. E para fugir do tradicional, cerveja, vinho ou até mesmo aquela caipirinha feita no olho, que tal preparar uns bons drinques? Pensando nisso, listamos 15 aplicativos e sites com receitas e dicas para você reproduzir os coquetéis na própria cozinha.

+ Saiba onde tomar o melhor drinque da cidade

Aplicativos

1. CocktailFlow

Diferentemente da maioria dos aplicativos, este não apresenta apenas a receita. Claro que tem todas as funcionalidades básicas, mas o CocktailFlow também te ajuda na hora de fazer as compras necessárias para os drinques que você quer fazer, montando uma lista com o que falta de acordo com os ingredientes que você já têm em casa. Além disso, tem também um guia para iniciantes neste mundo e fotos lindas. (Grátis)

Cocktail Flow
Cocktail Flow (Foto: Reprodução)

2. 8500+ Bebidas & Cocktail de Receitas

Sim, são 8500 receitas de drinques! Mas não se assuste: com ótimo sistema de buscas você pode escolher por categorias, pelos ingredientes que preferir e adicioná-los a uma lista de favoritos. (Grátis)

8,500 + Drink & Cocktail Recipes Free
8500 Bebidas e Cocktail de Receitas (Foto: Reprodução)

3. Mixed Cocktails

Em parceria com o famoso chef inglês Jaime Oliver, a Bacardi lançou esse aplicativo há seis meses. São mais de 400 receitas, instruções simples de seguir e sugestões de preparo. É possível ainda filtrar as buscas, salvar as bebidas favoritas e guardar fotos de suas próprias criações. Para quem quiser a versão mais avançada, há uma espécie de rede social, na qual o usuário pode compartilhar a sua receita de bebida com os amigos e ganhar distintivos por cada etapa que eles atingirem. (Grátis)

mixed drinks bacardi
Mixed Drinks Bacardi (Foto: reprodução)

4. Drinkspiration by Absolut

Apesar do nome, existem receitas com gim, rum, conhaque, tequila e whisky. Oferece dicas personalizadas de bebidas de acordo com o sabor, tempo, hora do dia, astral do bar, volume do som, tendências de drinques em tempo real e muito mais. (Grátis)

Drinkspiration by Absolut
Drinkspiration by Absolut (Foto: Reprodução)

5. Mixology Drink Recipes

Além de oferecer as receitas, você pode dizer quais ingredientes tem em casa e ele te sugere o drinque que pode ser criado com essas opções.  (USD 0.99)

mixology
Mixology Drink Recipes (Foto: reprodução)

6. Cocktailpedia

O foco é nas receitas mais clássicas e tradicionais. Além de ensinar como reproduzi-los, o app das apresenta um histórico do drinque. Ele também te permite adicionar novas receitas. (Grátis)

Cocktailpedia
Cocktailpedia (Foto: Reprodução)

7. How to make cocktails

O diferencial é que as receitas são acompanhadas por fotos e descrições de todas as etapas para ajudar na preparação. (USD 1,99)

8. Drink e Cocktail Pro Lite

A versão paga tem mais de 20.000 receitas, mas essa é uma boa opção gratuita. Além do conversor de medidas, já que muitas combinações são medidas em oz, oferece também a opção de escolher a receita pelo ingrediente. Ou seja, você pode aproveitar o que tem em casa ou quando estiver com vontade de beber algo com um sabor mais específico. (Grátis)

Drink e Cocktail Pro Lite
Drink e Cocktail Pro (Foto: Reprodução)

9. Inthespirit easy cocktails

É uma boa opção para principiantes. São cerca de 400 receitas que podem ser classificadas pelo sabor ou pelo nível de dificuldade. (Grátis)

10. iCaipirinha

Além da receita do tradicional drinque brasileiro, oferece mais de 40 combinações de bebidas como cachaça, rum, vodca e saquê com onze frutas diferentes. (Grátis)

+ Nove bares de drinques no Rio

Sites

1. Drinquepedia

Como o nome já diz, é uma verdadeira enciclopédia sobre o mundo dos drinques. Com receitas, história e dicas de preparo e de decoração. Não estranhe as medidas em oz, o site oferece um conversor. Vale separar um tempo para viajar pelo conteúdo  http://www.drinquepedia.com/

2. Meu drink

Site especializado em receitas. O glossário é por ordem alfabética e você pode ir direto na letra do drinque que está procurando. http://www.meudrink.com.br/

3. Drink Simples

O bacana deste site é que as receitas são separadas pela bebida. São 25 categorias que vão dos tradicionais vodka, cachaça e saquê a absinto, vermute e até coquetéis sem álcool. http://drinksimples.com.br/

4. Absolut Drinks

O site da vodka oferece as receitas dos drinques tradicionais, além de uma biblioteca virtual, criações temáticas e explicações sobre cada utensílio utilizado na coquetelaria. http://www.absolutdrinks.com/pt/

5. Kooler.me

É uma rede social na qual as pessoas compartilham receitas de drinques, sejam as mais tradicionais ou novas invenções. É possível avaliar e comentar as receitas dos outros participantes do site. O cadastro é gratuito. http://www.kooler.me

Fonte: VEJA RIO