Pós festas de fim de ano

Cardápio Detox da Clinica Andrea Santa Rosa

Refeições foram elaboradas pela nutricionista Alessandra Almeida

Por: Redação VEJA RIO

Receitas-sucos-detox
(Foto: Reprodução)
  • Café da manhã: 1 copo de suco verde

Receita: 1 maça + 1/2 cenoura + 1 folha de couve + 1 pedaço de gengibre (2cm) +1 pedaço de aipo com folhas (3cm) + 1 castanha do Pará ou 1 maça verde +150ml de água de coco + 1 folha de couve + 1 pedaço de pepino (3cm)

Bater no liquidificador e servir imediatamente.

+ Detox para começar bem o ano novo

  • Lanche da manhã

1 xícara de chá de frutas picadas (sugestão: pêssego ou nectarina com mamão) + 1 colher de sobremesa de chia com aveia em flocos + 2 ou 3 xícaras de chá verde infuso (deixar por 1 minuto apenas) sem adoçar pela manhã. Acrescentar gotas de limão para melhorar o paladar.

salada
(Foto: Reprodução)
  • Almoço: Mix de folhas à vontade ao molho de amêndoas (2 colheres de sopa) com tabule de quinua ao perfume de hortelã  (1 colher de servir) e legumes cozidos refogados com açafrão (2 colheres de sopa)

Receita salada: 2 xícaras de amêndoas , 1/2 xícara de café de coentro, 1/2 suco de limão, 1 xícara de chá de água, 1 pitada de sal, 1 dente de alho , sal e pimenta do reino. Em um mix, misturar todos os ingredientes e servir sobre a salada.

Receita tabule: 1/2 xícara de chá de grãos de quinua, 1 xícara e meia de água, 1 colher de sopa de salsinha picada, 1 colher de sopa de cenoura ralada, 1 colher de sopa de cebola roxa picada ou ralada, 1 dente de alho picado ou amassado, 1 colher de sopa de azeite, Pimenta síria ou pimenta-da-jamaica moída, noz-moscada ralada ou moída, hortelã e 1 pitada de sal.

Preparo: Lave os grãos em água corrente em temperatura ambiente e deixe escorrer numa peneira. Aqueça a panela e adicione os grão de quinua; mexa os grãos para eles secarem bem. Adicione água em temperatura ambiente e cozinhe em fogo de médio a alto. Cozinhe até o momento em que a água estiver toda absorvida. Retire do fogo e reserve.

Em uma frigideira ou panela pequena, adicione fios de azeite e refogue o alho, em seguida a cebola. Adicione a cenoura  e em seguida a quinua com hortelã e mais um fio de azeite..

  • Lanche 1: Uma das opções abaixo com 2 ou 3 xícaras de chá verde infuso 
iogurte com aveia e frutas vermelhas
(Foto: Reprodução)

Iogurte de macadâmia com 1/2 xícara de frutas vermelhas com granola sem açúcar (1 colher de sopa) + semente de chia (1 colher de chá)

Receita iogurte: 4 colheres de sopa de macadâmia sem sal, gotas de limão e 1colher de café de agave. Hidrate a macadâmia em água, por 24hs, na geladeira. Dispense a água e bata com um pouco de água fresca até ficar na textura de iogurte. Adicione gotas de limão e o agave..

Ou

Shake Funcional: 1/2 xícara de frutas vermelhas + 1 colher de sobremesa de semente de chia + 150ml de água de coco. Bater no liquidificador e beber em seguida.

sopa de abobora
(Foto: Reprodução)
  • Jantar: Sopa detox + 2 colheres de sopa de arroz com açafrão ao perfume de gengibre (acrescentar 1 colher de café de gengibre ralado para dar o perfume)

Receita: 3 abobrinhas médias, 1 xícara cheia de couve, 1 xícara de café de manjericão 2 folhas de alho poro, 2 dentes de alho, 1 colher de café de sal, ½ cebola, caldo de legumes caseiro para cozinhar a abobrinha.

Preparo: Cozinhar a abobrinha no caldo de legumes junto com o alho poró. Em uma panela, refogar a cebola, o alho e o manjericão picado. Bater no liquidificador a abobrinha cozida com um pouco do caldo de legumes e a couve. Em seguida, misturar ao refogado da panela e servir.

  • Ceia: 1 fruta assada com canela – a gosto- (sugestão: maça ou pêra ou banana) 

Fonte: VEJA RIO