DIVERSÃO

Um guia de lazer para a terceira idade no Rio

Um roteiro com dicas de programação na medida certa para os vovôs e vovós aproveitarem a cidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

De acordo com o IBGE, o Rio já é o segundo lugar no ranking das cidades com o maior número de idosos do país, perdendo apenas para Porto Alegre. Com um número cada vez maior de cariocas na terceira idade e – o que é mais importante – vivendo ativamente e com saúde, a cidade precisa oferecer atrações que atendam suas demandas por cultura, esporte e lazer. Pensando nesse público que cresce a cada dia, VEJA RIO preparou um roteiro especial com atividades variadas que podem agradar aos vovôs e vovós em diferentes regiões da cidade.

• Passeio ao ar livre

Passeios na orla: boa pedida para aproveitar a manhã
(Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

No comecinho da manhã ou no final da tarde, as temperaturas mais amenas são ideais para um passeio ao ar livre. Seja em uma caminha na orla ou no parque, ou ainda um bate-papo na pracinha mais próxima, sair de casa e ver o movimento da cidade podem fazer o dia bem mais interessante.

+ Dez praças cariocas que valem o passeio

+ Conheça os parques urbanos do Rio

• Cineminha à tarde

Uma das vantagens de ter tempo livre para se divertir é poder aproveitar os horários alternativos das salas de cinema que, sem fila e confusão para comprar os ingressos e a pipoquinha, fazem o programa ficar bem mais agradável. Nas salas do Grupo Estação, há sessões a partir das 13h, ideais para fugir das filas e curtir os filmes com mais conforto.

+ Veja mais sobre os filmes em cartaz na cidade

• Teatro e shows em grupo

Passeio ao teatro: vans levam grupos de idosos a peças e shows
(Foto: Felipe Fittipaldi)

Na hora de aproveitar um programa cultural, como assistir a uma peça de teatro ou o show de seu cantor preferido, uma companhia animada pode fazer a diferença para deixar o programa ainda mais divertido – se for um grupo inteiro cheio de disposição, melhor ainda. Para isso, há empresas especializadas em organizar passeios com grupo da terceira idade. Com o transporte e o ingresso já inclusos no preço das excursões, a segurança e a comodidade se tornam grandes atrativos. Os motoristas pegam cada integrante em casa e um guia acompanha o grupo durante todo o passeio. 

+ As vovós da van

• Concerto no Theatro Municipal

Com uma vasta programação de concertos, óperas e balés, o Theatro Municipal é um prato cheio para os amantes da música clássica. Para quem preferir aproveitar para visitar o espaço durante o dia, há os projetos Ópera do Meio-Dia, e do Ballet do Meio-Dia, que apresentam sessões semanais com duração de 60 minutos e ingressos a apenas R$ 5. 

Praça Floriano, s/n°, Centro. ☎ 2332-9191.

+ Veja mais sobre os concertos em cartaz na cidade

• Chá da tarde

MP Tortas Boutique: chá da tarde
(Foto: Fernando Frazão)

Uma pausa para um chazinho em uma das agradáveis casas que servem a refeição na cidade é uma boa pedida para aproveitar a tarde e bater papo entre amigos. Entre as opções está a confeitaria MP Tortas Boutique, que renovou recentemente o serviço. De segunda a sábado, das 14h às 19h, mediante reserva, o pequeno banquete é personalizado ao gosto do cliente. Além de saborosas infusões, quentes ou geladas, podem vir à mesa pedidas como muffins, sanduíches e cupcakes, entre outros quitutes. O pedido custa R$ 50 por pessoa.

Avenida das Américas, 15000, loja R, Recreio, ☎ 3592-3330/3331 (18 lugares). www.mptortasboutique.com.br.

+ Serviço de chá ganha versões variadas em seis endereços da cidade

• Clube de leitura

Um projeto da editora Companhia das Letras promove clubes de leitura em diferentes unidades da Livraria da Travessa na cidade – Ipanema, Leblon, Botafogo e Centro. Inspirados nas experiências norte-americana e inglesa, os encontros com duração de uma hora são um espaço para troca de ideias e discussão de clássicos e novidades do mercado literário. Clique para ver as datas dos próximos eventos.

+ As melhores bibliotecas do Rio

• Dança e esporte

Dança de salão: aulas são passatempo
(Foto: Reprodução)

Algumas instituições de ensino da cidade oferecem o programa Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI), em que, além de orientação nutricional e psicológica, os idosos também podem fazer atividades como aula de dança, ginástica, yoga e tai chi chuan, hidroginástica, teatro, entre outras.

As atividades são oferecidas nos campi da Uerj, no Maracanã; da Veiga de Almeida, na Tijuca, da Unisuam, em Bonsucesso, e da Gama Filho, em Piedade. Há uma idade mínima para a admissão de novos alunos e, geralmente, é cobrada uma taxa a preços populares.

• Aulas de música

Aulas de música: repertório especial para a terceira idade
(Foto: Reprodução)

Nunca é tarde para aprender algo novo – e por que não começar a tocar um instrumento? A escola Mais que Música é um dos lugares que oferecem aulas especialmente direcionadas à terceira idade, com repertório específico, que inclui músicas de seresta e clássicos de artistas como Nelson Gonlçalves e Elvis Presley.

Tijuca. Rua Desembargador Isidro, 5. ☎ 2570-0331.Barra da Tijuca. Avenida das Américas, 6700, bloco 2, sala 210. ☎ 3325-4464.Méier. Rua Dias da Cruz, 51, 3º andar. ☎ 2595-4320.Centro. Rua Uruguaiana, 13, sala 701, ☎ 2507-3722. www.maisquemusica.com.br.

Fonte: VEJA RIO