roteiros geográficos

Projeto de caminhadas gratuitas oferece passeios pelo Centro

Cemitério no Catumbi e Mosteiro de São Bento serão visitados neste fim de semana

Por: Redação Veja Rio

Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

O projeto Roteiros Geográficos do Rio pormove neste fim de semana dois passeios por diferentes áreas do Centro do Rio. Organizadas em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituo de Geografia da Uerj, as caminhadas são conduzidas por professores da instituição que, durante o percurso, dão explicações históricas sobre monumentos e detalhes dos locais visitados.

No sábado (27), o local escolhido é o Cemitério São Francisco de Paula, no Catumbi onde o professor João Baptista Ferreira de Mello (Uerj) dará informações sobre os 165 anos do local e dos personagens ali sepultados. O encontro será às 10h na portaria (Rua Catumbi, 120).

No domingo (28), a caminhada passa pelo alto do Morro de São Bento, com explicações históricas sobre as ruas e monumentos do Rio Antigo. O ponto de encontro tem acesso pela Rua Dom Gerardo, 40, 5º andar (esquina da Avenida Rio Branco, perto da Praça Mauá).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do e-mail roteirosgeorio@uol.com.br e pelo site www.roteirosdorio.com. Em caso de instabilidade do tempo, os organizadores pedem que aos interessados liguem para o telefone dos organizadores (98871-7238) para confirmar a realização da caminhada.

Fonte: VEJA RIO