passeios imperdíveis

Festival de Inverno de Petrópolis começa esta semana

A partir desta sexta (10), a 15ª edição do evento traz mesas-redondas e apresentações das Orquestras da UFRJ e da Cesgranrio à Cidade Imperial

Por: Jana Sampaio - Atualizado em

catedral de sao pedro de alcântara petrópolis
Catedral de São Pedro de Alcântara é um dos locais que vai receber as atividades (Foto: Divulgação)
  • Começa na sexta (10) e vai até o dia 19 o 15º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte. A noite de abertura conta com apresentação da Orquestra e Coro Mariuccia Iacovino, na Catedral de São Pedro de Alcântara, às 20h, com entrada franca. No dia seguinte, Estevão Herman comanda outra atração gratuita, a mesa-­redonda É Jazz ou Clássico?, no Museu Imperial Cineteatro, às 11h. Também no sábado (11), o festival traz O Profesor de Música, ópera cômica em dois atos, atribuída ao compositor Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736). Quem apresenta a obra é a Orquestra Sinfônica da UFRJ, no Theatro D. Pedro, às 19h (ingressos a R$ 20,00). No domingo (12), a principal atração, novamente gratuita, é a Orquestra Cesgranrio, regida por Éder Paolozzi, também no Theatro D. Pedro, às 16h. Para os eventos com entrada liberada, a produção do festival estimula a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Catedral São Pedro de Alcântara. Rua São Pedro de Alcântara, 60, Centro, (24) 2242-4300. Museu Imperial. Rua da Imperatriz, 220, Centro, (24) 2233-0300. Theatro D. Pedro. Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro, (24) 2235-3833.
    Saiba mais
  • Os chefs Pierre Landry e Roberta Ciasca comandam a semana da França no Prosa na Cozinha. Na terça (7), Landry ensina a fazer um ravióli de ricottine com creme de parmesão trufado para prato principal e um mousse de queijo marcarpone com mel trufado na “Aula Trufada”. Já na quinta (9), é a vez de Roberta finalizar a semana com a aula “Cordon Bleu”, ensinando a fazer pratos característicos da escola francesa.
    Saiba mais
  • Em sua 15ª edição, a primeira depois de dois anos, o Evento Fotográficas ImagEMovimento traz projeções de obras de grandes nomes da fotografia do Rio em uma tela de cinema. A exibição dos ensaios é acompanhada de trilha sonora. O chef Jimmy McManis prepara uma receita especial durante o programa.
    Saiba mais
  • Bosco Brasil, autor do longa-metragem Tempos de Paz (2009), escrito a partir de sua peça, ministra a oficina de roteiro audiovisual na Caixa Cultural. No curso, o dramaturgo ensinará as peculiaridades do cinema e da televisão, além de falar sobre a atividade profissional para roteiristas no Brasil. As aulas contarão com intérpretes de libras.
    Saiba mais

Fonte: VEJA RIO