comer, comer

Eventos de gastronomia movimentam o Centro neste fim de semana

Terreirão do samba e Zona Portuária recebem feira e festival gastronômicos sábado (13) e domingo (14)

Por: Redação VEJA RIO

Festival Carioca de Gastronomia de Rua
Vendedores de rua do Rio se reúnem em festival no Terreirão (Foto: Divulgação)

Os cariocas terão bons motivos para dar uma voltinha no Centro da cidade neste fim de semana. Dois eventos gastronômicos movimentam a região, com opções para variados gostos. No sábado (13) e no domingo (14), o Terreirão do Samba recebe o Festival Carioca de Gastronomia de Rua, que reunirá especialidades servidas pelos chefs ambulantes, com o objetivo de ressaltar a importância da comida de rua na cultura carioca. Entre os participantes, estão Caldos da Nega, Tacacá da Rose, Hareburguer do Rafael, Pão de Queijo do Carlinhos, Yakissoba do Sr. Miagui, Sucolé do Claudinho, Sushi do Arnaldo, Acarajé da Nega Teresa, Pipoca do Nelsinho, Bolinho de Bacalhau do Mazaroppi e o Cachorro Quente do Oliveira.

+ Delícias das feiras de rua cariocas

A programação inclui ainda artistas de rua, apresentações musicais, exposição, venda de quadros e apresentação de "homens estátua". O Festival teve como inspiração o Guia Carioca de Gastronomia de Rua, do pesquisador e cineasta Sérgio Bloch. Durante o evento, será lançado o aplicativo Chef Ambulante, também criado por Bloch - uma plataforma de localização e informações sobre os gourmets populares cadastrados no projeto.

Já na Região Portuária acontece, no sábado (13), a terceira edição do Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto, no Largo de São Francisco da Prainha. O evento conta com a participação de dez empreendedores e cinco estabelecimentos - Bar Imaculada, Cristóvão Café Bistrô, Recanto dos Sabores, Armazém Zero Quatro e Restaurante Mauá -, que servirão suas especialidades ao público.

+ Confira 44 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Uma parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) oferecerá ainda visitas guiadas do Tabuleiro da Baiana à exposição Do Valongo à Favela, às 10h30 e às 14h30, mediante a apresentação do folder. Confira abaixo os empreendedores e restaurantes participantes:

SERVIÇO:

• Festival Carioca de Gastronomia de Rua

Terreirão do Samba. Rua Benedito Hipólito, s/n. Sábado (13) e domingo (14), 14h às 21h. www.gastronomiaderua.com.br

• Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto

Largo de São Francisco da Prainha, s/n, Centro. Sábado (13), 12h às 20h. 

Fonte: VEJA RIO