arte na rua

Eventos culturais animam o sábado no Centro

Feira do Rio Antigo e Tiradentes Cultural garantem uma programação intensa no Centro neste 1º de novembro

Por: Redação VEJA RIO

Tiradentes cultural 3
Circuito Tiradentes Cultural leva programação coletiva com exposições, música, teatro, performances e oficinas para a Praça Tiradentes e arredores (Foto: Divulgação/Tiradentes Cultural)

O primeiro sábado de todo mês é o dia oficial de curtir o centro da cidade. Se a data já contava com os mais de 400 expositores da tradicional Feira do Rio Antigo, carinhosamente chamada de Feira do Lavradio, a programação foi recentemente reforçada com o Circuito Tiradentes Cultural, que traz exposições, apresentações musicais e teatrais, performances, palestras e oficinas realizadas nas ruas do entorno da Praça Tiradentes, ali pertinho. 

Na Feira, a movimentação começa cedo e vai até o fim da tarde, com o fechamento de toda a via da Rua do Lavradio. As barracas tomam as calçadas de ponta a ponta, com o público circulando livremente no asfalto e apreciando a ampla variedade de produtos expostos: roupas novas e usadas, objetos de decoração, CDs e discos de vinil e todo tipo de arte produzida por artesãos e artistas plásticos – que já rendem ótimas opções de presentes descolados e exclusivos para o Natal.

+ Confira outras atrações gratuitas na cidade

Cerca de 30 mil pessoas atravessam a Lavradio a cada edição do evento, realizado desde 1996. No começo, a feira era formada principalmente pelos antiquários que têm lojas na rua – eles expunham móveis e artigos de decoração nas calçadas enquanto os artistas exibiam seus produtos no chão. Embora as antiguidades ainda sejam a marca registrada da feira, ela hoje também conta com um perfil mais eclético, incluindo mobiliário moderno e galerias de arte.

Feira do rio antigo
 Feira do Rio Antigo ocorre desde 1996 na Rua do Lavradio e reúne 600 expositores (Foto: Riotur/Alexandre Macieira)

Já o circuito Tiradentes Cultural surgiu recentemente por iniciativa de espaços e instituições localizados no entorno da Praça Tiradentes, os quais se reuniram com o objetivo de dar visibilidade às suas atividades, realizar ações em conjunto e potencializar a circulação de pessoas nesta região – garantida pelos anos de sucesso e tradição da Feira do Rio Antigo.

A programação do circuito de novembro conta com diversas atividades. Na altura do Largo Albino Pinheiro, o Teatro João Caetano estará aberto das 14h às 18h para visitação dos painéis de Di Cavalcanti, Samba e Carnaval, considerados os primeiros murais modernistas da América Latina; e à exposição Teatro João Caetano 200 anos, com documentos e imagens que ilustram parte da história do local. Já o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ receberá o público no pátio interno, onde ocorre o projeto Sinalização Histórica, com fotografias e placas informativas sobre o prédio, um valioso patrimônio da cidade.

+ Veja mais passeios no Rio

Nos arredores, outros espaços também capricharam: o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica funciona das 11h às 18h com a exposição Bandeiras na Praça Tiradentes, fruto de pesquisa sobre o happening Bandeiras na Praça General Osório, de 1968. Foram reproduzidas em serigrafia bandeiras da época, feitas por Carlos Vergara, Nelson Leirner, Rubens Gerchman e Hélio Oiticica, exibida com originais de Pietrina Checcacci, Carlos Scliar, Glauco Rodrigues, Anna Bella Geiger, entre outros. Documentos históricos se misturam a vídeos, fotos e bandeiras atuais, feitas na residência artística do Coletivo Norte Comum.

circuito tiradentes 1
Circuito Tiradentes Cultural leva programação coletiva com exposições, música, teatro, performances e oficinas para a Praça Tiradentes e arredores (Foto: Divulgação/Tiradentes Cultural)

No Centro Carioca de Design e Studio X Rio, das 12h às 17h, o público pode gravar e distribuir mensagens de áudio no espaço público no projeto LEAVEAMESSAGE, uma rede de caixas de mensagens com dois botões: um que possibilita escutar a última mensagem gravada e outro para gravar uma nova mensagem. O Centro de Arte Maria Teresa Vieira (CAMTV) apresenta a “Mostra da Carioca”, com exposições individuais e coletivas de artistas, oficinas gratuitas, roda de música, poesia, performance e jam session das 10h às 18h. Na Galeria Scenarium, das 10h às 19h, é possível conferir a exposição As Mulheres do Ziraldo, uma coleção de dezesseis pinturas em acrílico, com dois metros de altura cada, que levou seis anos para ser concluída, na qual o escritor e mestre do cartum revela seu fascínio pelo universo feminino.

Também participam do circuito a Escola de Música Villa-Lobos, o Largo das Artes, o Centro Cultural Carioca, o Real Gabinete Português de Leitura, o Barracão Maravilha, a Casa do Choro e o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. Confira a programação completa na página do evento no Facebook

Fonte: VEJA RIO