hoje tem marmelada

Escola Nacional de Circo promove espetáculos e visita guiada

Até novembro, instituição da Praça da Bandeira tem programação gratuita para visitantes

Por: Redação VEJA RIO

Escola Nacional de Circo
Escola Nacional de Circo oferece espetáculos gratuitos (Foto: Divulgação)

A Escola Nacional de Circo (ENC) está com inscrições abertas para quem quiser participar por uma visita guiada pelas instalações ou assistir aos espetáculos gratuitos que acontecem todos os meses. A apresentação Tudo Novo de Novo, que vai comemorar o Dia do Circo nesta sexta (27) já está esgotada. Escolas e pessoas interessadas nos próximos eventos podem se inscrever pelo email visitacaoenc@gmail.com, de segunda a sexta. 

No picadeiro, os alunos da Escola mostram toda a diversidade, riqueza e variedade do processo de ensino e aprendizagem, em espetáculos dirigidos pelos professores da instituição. 

A ENC  realiza Curso Técnico em Artes Circenses e Intercâmbios e é a única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte, contribuindo também para a renovação da linguagem do circo.

Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a ENC reúne, em seu corpo docente, profissionais com mais de 30 anos de carreira artística, alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, a Escola conta com cerca de 57 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada mediante concurso público.

A Escola Nacional de Circo está sediada num ponto tradicional de armação de circos no século XIX e início do século XX, na Praça da Bandeira. O terreno, com sete mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para 1,2 mil espectadores. O espaço possui salas de aula, dança, auditório, musculação, fisioterapia, refeitório e oficina para confecção e conserto de aparelhos.

 

Fonte: VEJA RIO