diversão

Confira 51 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO

ESPECIAL

Febril

Febril
Febril (Foto: Divulgação)

O Circo Crescer e Viver apresenta em sua lona o espetáculo livremente inspirado na obra de Gabriel García Márquez. Dirigida por Luis Igreja, a montagem brinca com os personagens arquetípicos que transitam pelas histórias fantásticas de Gabo. Onze artistas formados pelo Circo estarão no picadeiro e, além de diversas técnicas circenses - como acrobacias, aéreos, portagem, diabolôs e malabares - a produção reúne ainda linguagens como a dança e o teatro, que se harmonizam na construção das cenas, e contam ainda com música ao vivo interpretada pelos próprios artistas.

Circo Crescer e Viver. Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (ao lado do metrô Praça Onze). Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h. Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo. Até 23 de novembro.

Passeio ecológico

Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, o Shopping está investindo em melhorias na trilha ecológica do local e agora também oferece passeios guiados gratuitos ao público.

Riosul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo. Sábado (8), 9h30. Inscrições no site riosul.com.br/trilhababilonia 

Mostra Jazz, Arte e Gastronomia

Com boa música, exposição, venda de antiguidades e pratos apetitosos, a Mostra será um reforço na intensa programação cultural da região. O evento inicia às 10h, no Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio e recebe, às 14h, o show ao vivo de Mark Lambert & O Trio MPA. O espaço musical será montado em frente ao n° 20 da Rua do Lavradio, entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Rua do Senado.

Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco, Lapa. Tel: 2224-6693. Sábado (8), 10h às 18h.

Bate-papo com Raffa Fustagno

Conhecida por atrair a atenção de jovens e adolescentes nos eventos que apresenta em bienais e livrarias, a blogueira e jornalista Raffa Fustagno comandará um bate-papo bem humorado sobre curiosidades da literatura infanto-juvenil, com sorteio de livros no final.

Escola Oga Mitá. Rua Conde de Bonfim, 1305, Tijuca. Sábado (8), 10h.

+ Veja mais passeios na cidade

TEATRO

Tamborzada

Tamborzada
Tamborzada (Foto: Divulgação)

O musical  é inspirado em pesquisas de campo realizadas pelos integrantes da Companhia  Folclórica do Rio e propõe uma viagem entre diversas manifestações populares de vários estados do Brasil. O roteiro brinca com o coco e o baião nordestinos, o batuque de umbigada paulista, o samba de roda do Recôncavo Baiano, e caminha pela sacralidade da mitologia afro-brasileira, dos congados mineiros, das Caixeiras Maranhenses do Divino e do Maracatu Pernambucano. Em cena, o público verá desde o samba de salão até a invenção do maxixe, dança excomungada que juntou células melódicas e rítmicas da Europa e da África. Além do pas de deux do mestre-sala e da porta-bandeira, representando a maneira carioca de brincar e se comunicar.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (8), 20h.

Na Bagunça do Teu Coração

Musical de João Máximo e Luiz Fernando Vianna. Gabriel Stauffer e Anna Bello vivem um casal em uma simpática história embalada por músicas de Chico Buar­que. Direção de Rafaela Amado e direção musical de João Bittencourt (80min). 12 anos.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Até 16 de novembro. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto.

Meios

Meios
Meios (Foto: Divulgação)

A trama conta a história de dois meio-irmãos de família nobre, filhos de um prestigiado embaixador que possui relações com o exército e o governo. Os jovens, mimados, arrogantes e fúteis, cansados de viver naquela imensa casa no alto do Cosme Velho como fantasmas e sem propósito de vida, resolvem roubar o dinheiro arrecadado num evento beneficente de 7 de setembro de 1963. Organizado pelo próprio pai, o evento visava angariar fundos para construir uma clínica psiquiátrica filantrópica. 

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (9), 19h.

+ Confira todas as peças em cartaz na cidade

CINEMA

Curta Cinema

Começa nesta quarta (5) a 24ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - o Curta Cinema. Na programação, que vai até dia 12 de novembro, 250 filmes, nacionais e internacionais, se espraiam entre as diversas mostras em cartaz no Estação Botafogo, no Centro Cultural Justiça Federal, no Cinemaison e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Completam  o roteiro atividades paralelas como workshops de produção e direção, um laboratório de projetos comandado pelo cineasta Murilo Salles, além de debates e palestras sobre o cinema e suas fronteiras. A entrada é franca. Clique para ver a programação completa. 

Festival Internacional Pequeno Cineasta

Pseudo Evolução: um dos setenta curtas incluídos na programação
Pseudo Evolução: um dos setenta curtas incluídos na programação (Foto: Reprodução)

Em 2010, a cineasta Daniela Gracindo teve a ideia de associar seu ofício à criatividade de crianças e jovens de 8 a 17 anos mundo afora. Batizado de Festival Internacional Pequeno Cineasta, o projeto chega à quarta edição. Curtas produzidos pela garotada, além das chamadas mesas-redondinhas e oficinas, compõem a programação que se espalha, de quarta (5) a domingo (9), por endereços como a Casa Daros, o CCBB, o Cinesystem Recreio e o Instituto Cervantes. Os setenta títulos selecionados foram divididos por mostras variadas. A seleção intitulada Sustente Sua História reúne filmes com temática ambiental — as sessões acontecem na sexta (7) e no sábado (8), a partir das 10h, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico. Com uma visão crítica e irreverente sobre o desenvolvimento das espécies, Pseudo Evolução, uma das atrações, foi produzido pelas cariocas Luisa Gobel e Bruna Almeida, ambas de 16 anos.

De quarta (5) a domingo (9). Grátis. Confira a programação completa aqui.

Perdido na África

Simon (Simon Larsen) é um menino negro de 11 anos que foi adotado por uma família dinamarquesa, e sua grande paixão é o futebol. Ele viaja junto com sua mãe adotiva até o seu país de origem, o Quênia, só que logo que chega, ele perde sua bola de futebol. Quando Simon vai tentar encontrá-la, ele acaba se perdendo na maior favela da África, e se destaca com seus tênis de marca e roupas da moda. Depois de ser roubado, ele fica se parecendo com qualquer outro menino da sua idade, e finalmente pode se misturar sem chamar tanta atenção. Quando a mãe de Simon, Susanne (Connie Nielsen), aparece na mídia prometendo uma recompensa para quem encontrar o seu filho, o garoto começa a ser caçado nos becos das favelas. Mais do que nunca, Simon vai precisar de toda a ajuda dos seus novos amigos para se livrar dessa enrascada.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (9), 10h30.

Deus e o Diabo na Terra do Sol 

Deus e o Diabo na Terra do Sol
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Foto: Divulgação)

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, esquina com a rua 1º de Março. Tel: 2233-0224 . Sábado (8), 14h.

+ Confira todos os filmes em cartaz na cidade

SHOWS

Toninho Horta

Proxima atração do Sesi in Jazz Festival, o guitarrista reuniu um time de craques, que inclui Nivaldo Ornellas (saxofone), Pascoal Meirelles (bateria), Cliff Korman (piano), Iuri Popoff (baixo) e Lena Horta (flauta), para fazer uma releitura do lendário álbum Clube da Esquina, do qual participou. Livre. Largo do Machado. Praça do Largo do Machado, s/nº, ☎ 2511-5947, ↕ Largo do Machado. Sábado (8), 18h. Grátis.

Tulipa Ruiz

Como parte da comemoração dos 25 anos do CCBB, a cantora paulista passeia por faixas de seu último álbum, Tudo Tanto. Antes dela, o DJ Babaioff aquece o público no comando das carrapetas. 18 anos.

CCBB (1 000 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sexta (7), a partir das 21h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 20h. 

Bloco Cru

Bloco Cru
Bluco Cru: ensaio gratuito no Centro (Foto: Raphael Dias/Riotur)

Conhecido por animar os foliões cariocas com uma mistura de samba e rock’n roll, o bloco abre sua temporada de pré-carnaval neste sábado (8), com o primeiro ensaio aberto e gratuito, no Arco dos Teles. Com o tema pós-halloween Rock Horror Saci Show, o Ensaio Bloco Cru Carnarock 2015 traz uma mistura de ritmos da música brasileira, como rock, samba e maracatu. No repertório, sucessos que passam por diversas gerações, como Take Me Out, de Franz Ferdinand; Jack Soul Brasileiro, do Lenine; Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi; e Enter Sandman, do Metallica. Haverá ainda show de encerramento com a Banda All Blues e, nos intervalos, DJ Andre da Lagoa, com muito indie, classic rock e black music.

Travessa do Comércio, 15, Arco do Teles, Centro. Sábado (8), 21h.

+ Veja mais sobre os shows que agitam o Rio

DANÇA

Panorama 2014

Até 16 de novembro, evento traz ao Rio espetáculos de nove companhias estrangeiras e oito brasileiras, além de palestras, oficinas, seminários e outras atividades. Clique para ver a programação completa. 

+ Confira mais espetáculos de dança na cidade

CRIANÇAS

Um Amigo Diferente?

um amigo diferente
O elenco do espetáculo: em busca da amizade verdadeira (Foto: PAULO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO)

Criadora da Escola de Gente, organização dedicada à inclusão social por meio da arte, a jornalista Claudia Werneck tornou-se uma referência no combate à discriminação de pessoas com deficiência. Em 2000, como reconhecimento por seu trabalho nesta seara, ela se tornou a primeira escritora brasileira a ter seus livros recomendados simultaneamente pela Unesco e pela Unicef. A autora (e mãe da comediante Tatá Werneck) leva ao palco esta montagem baseada em seu texto publicado em 1995. Com o auxílio de recursos como intérprete de Libras, legendas eletrônicas, audiodescrição e uma visita guiada ao cenário, a criançada confere a história de Lucas (Paulo Ricardo Filho), menino de 9 anos considerado esquisito pelos colegas de escola. Com a ajuda de seu gato Bandidão (Bruno Nunes), ele vai em busca da amizade verdadeira. No fim da sessão, os pequenos espectadores ganham um livro. Direção de Marcos Nauer (60min). Rec. a partir de 5 anos. 

Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Sábado e domingo, 16h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h (sáb. e dom.). Até 14 de dezembro. 

Mamadeira Cultural

Este mês, o público infantil vai ganhar uma programação especial no Planetário da Gávea. Neste sábado (8) e no dia 22 de novembro, o espaço recebe o projeto Mamadeira Cultural. O evento, é voltado a crianças com idades entre 3 e 10 anos. Com atrações gratuitas, os pequenos poderão participar de atividades recreativas, contação de histórias e assistir a peças teatrais.

Planetário da Gávea. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Sábado (8), 10h às 12h.

Exposições Playmobil

Playmobil antigo x Playmobil atual
Os bonecos do Playmobil quase não mudaram nos seus 38 anos de existência. Mas os acessórios que os acompanham, sim! Se antes eram carriolas de plástico, hoje são cenários de alta tecnologia, como a linha Agentes Secretos, que vem com alarme que dispara co (Foto: Redação Veja rio)

Criação do alemão Hans Beck, os bonequinhos com 7,5 centímetros de altura foram uma saída da indústria de brinquedos para economizar plástico na crise do petróleo de 1973. Sucesso há mais de quatro décadas, modelos variados de Playmobil integram duas mostras no Museu Histórico Nacional. Em Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil, que abre as portas na terça (14), eles aparecem fantasiados de personagens da história do Brasil, a exemplo de dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz austríaca Leopoldina. A partir de sexta (17), e até o dia 23, completa-se a visita com a exposição 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos, um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos anos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. Ter. a sex., 10h/17h30; sáb. e dom., 14h/18h. R$ 8,00 (aos domingos a entrada é gratuita). Até 1º de março de 2015.

Janelas para o futuro

Idealizado pela cantora Zabelê Gomes, o evento visa promover a arte de diversas formas para crianças de comunidades carentes. Serão realizadas oficinas de dança, capoeira, arte, entre outras.

Arena Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna (ao lado da Escola Telêmaco). Tel: 2886-3889. Domingo (9), 14h.

Clubinho Downtown

Nesse sábado (8), as crianças poderão se divertir escutando música com a Fada Azul, com o camarim das fadas, tatuagem e oficina de reciclados fazendo varinhas de condão com palitos de churrasco.. No domingo (9), é a vez de brincarem de roda musical com mini-instrumentos, camararim da Chapeuzinho, oficina de desenho, contação de histórias e brincadeiras tradicionais. Para crianças de até oito anos.

Shopping Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra, ☎ 2494-7072. Sábado (8) e domingo (9), 15h às 18h. Grátis.

Branca de Neve

A peça narra a história da Branca de Neve, uma princesa bonita e bondosa, que segundo o espelho mágico, é a mais bela de todas. Inconformada com a sua beleza, a Rainha má, com rancor e inveja, contrata um caçador para matar a princesa, mas ele a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a casinha dos setes anões, que passam a protegê-la.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (9), 17h.

Hora da Criança

A livraria Saraiva promove programação infantil gratuita para as crianças com contação de histórias e outras atividades em diferentes unidades.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. Sábado (8), 16h.

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sábado (8), 16h; domingo (9), 17h.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Sábado (8), 14h e 16h.

Faz e conta

No sábado (8), as crianças poderão se divertir com o teatro de fantoches O Rapto do Papai Noel e, no domingo (9), a Cia Teatro de Bolso encena a peça O Natal Encantado da Bela e a Fera.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: 2442-9900. Sábado (8) e domingo (9), 17h.

Chegada do Papai Noel ao West Shopping

Para receber o Bom Velhinho, o empreendimento terá outras atrações como a Banda do Noel e Coral Infantil Alegria. Além disso, serão distribuídos para as crianças balões contendo sementes de Papoula. O objetivo é que, ao estourarem no ar, as sementes se espalhem e semeiem sonhos e prosperidade na região.

WestShopping.  Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Tel: 3178-9501. Domingo (9), 16h.

Chegada do Papai Noel ao Shopping Via Brasil

Para receber o Bom Velhinho o empreendimento preparou diversas atrações como apresentação do Coral Sândalo, uma Banda Circense e bonecos vivos como o Soldado de Chumbo, Boneca de Pano e a Bailarina. Após a abertura oficial do Natal da região, Papai Noel irá receber os pequenos para ouvir seus desejos e tirar fotos. Ele estará disponível todos os dias até o dia 24 de dezembro, de acordo com a programação do shopping. O valor da lembrança deve ser consultado no estande do Noel.

Shopping Via Brasil. Rua Itapera, 500, Irajá. Tel: 3445-8850. Domingo (9), 16h.

Chegada do Papai Noel ao São Gonçalo Shopping

Um mestre de cerimônias e um DJ natalino conduzirão a espera pelo Bom Velhinho. Nos corredores, um Cortejo de Natal, formado por uma banda de duendes, malabaristas e ursos polares, alegrará os visitantes. E, ainda, noeletes distribuirão balões e os tradicionais doces no formato de bengalinhas, árvores de Natal e balões.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo 100, Boa Vista, São Gonçalo. Domingo (9), 17h.

Chegada do Papai Noel ao Madureira Shopping

O Madureira Shopping vai receber o Papai Noel em grande estilo. O Bom Velhinho será acompanhado pelo coral Meninas Cantoras de Petrópolis, que promete emocionar o público com as canções natalinas.

Madureira Shopping. Rua Soares Caldeira, 115, Madureira.Sábado (8), 12h.

Chegada do Papai Noel ao Shopping Leblon

A chegada do Papai Noel no Espaço Leblon (1º piso) terá apresentação do grupo Only Broadway,  seguindo o formato do Radio City Christmas Show de Nova York, além de outras surpresas que irão preencher o mall com a magia natalina. Ao longo dos meses de novembro e dezembro, o Shopping Leblon vai promover uma programação especial com eventos de dança e música, incluindo apresentações de mini violinistas com os grupos Amadeus e Pequenos Mozart, ballet infantil do Ballet Dalal Achcar, e muitas outras surpresas.

Shopping Leblon. Av. Afrânio de Melo Franco, 290 Leblon. Tel: 2430-5122. Domingo (9), 15h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

+ Dez casas que preparam menus infantis

EXPOSIÇÕES

✪✪✪ Ron English

Ron English
Uma espécie de Hulk bebê em frente à bandeira americana: referências múltiplas (Foto: Divulgação)

Um dos maiores nomes do chamado surrealismo pop, conhecido por suas intervenções urbanas, o artista americano cunhou o termo “popaganda” para definir sua obra. Trata-se de um caldo que mescla referências de cultura de massa, publicidade e história da arte, como se vê em Do Estúdio para a Rua, mostra em cartaz na Caixa Cultural. Mais de uma centena de trabalhos compõe a seleção. Espalham-se figuras insólitas como um Mickey Mouse com máscara antigás, Homer Simpson pintando à moda de Jackson Pollock e o palhaço Ronald McDonald no centro de uma Santa Ceia, ladeado por personagens de desenho animado. Uma de suas criações mais reconhecíveis, Temper Tot (uma espécie de Hulk bebê) aparece em frente a uma bandeira americana feita com fragmentos de tirinhas de histórias em quadrinhos.À parte o deleite visual, sobram algumas farpas para marcas famosas, como a de um cartão de crédito cujo anúncio é reproduzido com a singela alteraçãodo nome para American Depress.

Caixa Cultural — Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca.→ Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 21 de dezembro.    

Joana Cesar

Aos 12 anos, Joana Cesar criou um alfabeto próprio, de letras alongadas e poucas curvas, para manter secretas as confissões do seu diário. Anos mais tarde, dessa vez com status de arte urbana e não mais como segredo de adolescente, a indecifrável escrita ganhou muros e viadutos do Rio e garantiu reconhecimento à carioca na cena contemporânea brasileira. Um trabalho radicalmente diferente, mas, ainda assim, impregnado de pessoalidade como seu alfabeto, está na individual Nome, que Joana inaugura na sexta (7), na Athena Contemporânea. Serão exibidos dez trabalhos em técnica mista sobre madeira, com as laterais altas, como se fossem caixas. Neles, a artista insere fotos de sua infância, retratos de pessoas que marcaram sua vida, desenhos antigos da mãe e poesias próprias, entre outros fragmentos de sua existência. As obras serão vendidas por preços a partir de R$ 5 000,00.

Athena Contemporânea. Avenida Atlântica, 4240 (ShoppingCassino Atlântico), lojas 210 e 211, ☎ 2513-0239. → Segundaa sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 13 de dezembro.A partir de sexta (7).  

EAV 75.79 — Um Horizonte de Eventos

A mostra celebra a gestão inaugural da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob direção de Rubens Gerchman (1942-2008). Um grande material documental divide espaço com gravuras feitas em 1976, na EAV, por Avatar Moraes, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Roberto Magalhães e o próprio Gerchman, entre outros.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage — Cavalariças e Capela. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a sexta, 14h às 18h; sábado e domingo, 14h às 17h. Grátis. Até 11 de janeiro de 2015. A partir de terça (4).

Miquel Barceló

Miquel Barceló
Artista expõe na Pinakotheke Cultural, em Botafogo (Foto: Divulgação)

Artista vivo mais valorizado de seu país, o espanhol Barceló exibe vinte trabalhos, entre pinturas e esculturas, dois filmes dedicados a seu processo criativo e um gabinete cenográfico com objetos pessoais.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. → Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Estac. Até domingo (9).

Amador Perez

Na mostra Memorabilia — Amador Perez — 40 Anos, 115 obras oferecem um panorama da produção do artista. Entre os destaques estão Gioventù, série de 63 desenhos a grafite e lápis de cor inspirados na pintura homônima de Eliseu Visconti.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

✪✪✪ André Gardenberg

A paisagem do pantanal mato-grossense, cujas belezas inspiraram o poeta Manoel de Barros, é o ponto de partida da exposição Perto do Rio Tenho Sete Anos. Na série inédita, o fotógrafo procura traduzir em imagens o universo dos versos do autor. O visitante escuta poemas de Barros na voz do ator Pedro Paulo Rangel.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 19 de dezembro.

Atemporal

A mostra coletiva abre no sábado (25), com 19 artistas, entre eles Daniel Mattar, o italiano Millo, Fefe Talavera, Fabio Koeler e outros. São pinturas, fotografias, gravuras, performances, esculturas, instalações, grafites e intervenções urbanas assinados por representantes do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Portugal, Espanha e Itália.

Espaço Apis. Rua do Senado, 338, Centro. Terça a sexta, 14h às 20h; sábados, 13h às 17h. Até 29 de novembro.

Azul Cobalto – Azulejos e Memórias

Será exposta a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Tel: 2252-9138. Terça a sábado, 13h às 19h.

Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma

Italiano naturalizado brasileiro, Victor Brecheret (1894-1955) é um dos maiores escultores do país. No ano em que o artista comemoraria 120 anos, a exposição reúne 37 esculturas e 107 desenhos de várias de suas fases. A seleção de trabalhos é toda dedicada ao universo feminino.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

✪✪✪ Cruz-Diez: um Olhar sobre a Cor

cruz-diez
Induction Chromatique: uma das quinze obras na Galeria de Arte Ipanema (Foto: Reprodução)

Expoente da arte cinética, o venezuelano tem quinze trabalhos expostos. No acervo, a série Physichromie parece tecer um eterno jogo de “agora você vê, agora não vê mais”. Desenhos geométricos com profundidade também saltam aos olhos ou se escondem conforme o visitante se desloca diante da obra. Preços sob consulta.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, ☎ 2512-8832. → Segunda a sexta,10h às 9h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 29 de novembro.

Dias & Riedweg

Repleta de referências ao período da Guerra Fria, a instalação Cold Stories é o destaque na mostra da dupla formada pelo carioca Mauricio Dias e o suíço Walter Riedweg. Juntos desde 1993, eles apresentam outras cinco obras no local.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h.Grátis. Até 30 de novembro.

✪✪✪ Em 1964

Pequena, a mostra exibe acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. Cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música, compõem a exposição.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça asexta, às 17h. Até 23 de novembro.

✪✪✪ Figura Humana

As obras da coletiva dão destaque ao corpo humano. A seleção de artistas vai de pintores da Geração 80, a exemplo de Cristina Canale, a jovens em ascensão, como o carioca Rodrigo Martins.

Caixa Cultural — Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 14 de dezembro.

Gabriel Centurion

Caverna Kitsch, do artista visual paulistano, apresenta uma pintura-mural, que se estende pelas paredes da galeria, conjugada com dez pinturas sobre tela em grandes dimensões, mobiliário pessoal do artista e um vídeo, formando um ambiente lúdico e fantástico.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 21 de dezembro. 

Geraldo de Barros

Fotógrafo, pintor e designer, o artista é celebrado na mostra Geraldo de Barros e a Fotografia, dividida em três núcleos. O primeiro deles apresenta a série fotográficaFotoformas, produzida entre 1940 e 1950, com fotos realizadas a partir de negativos pintados e riscados com instrumentos de gravura. O segundo núcleo inclui criações dos anos 1960 e 1970, período no qual se aproximou da pop art. À última seção coube a série Sobras, realizada nos anos finais de vida de Barros (1923-1998).

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

Horacio Coppola

Em Luz, Cedro e Pedra – Esculturas do Aleijadinho Fotografadas por Horacio Coppola, o argentino tem exibidas 81 imagens clicadas por ele nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto (MG), em 1945.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400/ 3206-2500. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 4 de janeiro de 2015.

As Mulheres de Ziraldo 

A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, reúne dezesseis desenhos do cartunista, com aproximadamente dois metros de altura cada. Inspiradas em imagens famosas, as telas gigantes pintadas em acrílico levaram quase seis anos para serem concluídas e integrarem a coleção.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, das 13h às 19h. Tel: 3147-9017. Grátis. Até 29 de novembro.

✪✪✪ Ouro — Um Fio que Costura a Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com o ouro ou materiais dourados em comum. Marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

Pela Lente do Amor: A MPB em fotos de Cristina Granato e Mario Luiz Thompson

Tom Jobim , Milton Nascimento e Chico Buarque Ensaio casa Tom - Dezembro 1989
Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque em ensaio na casa de Tom, em dezembro de 1989 (Foto: Cristina Granato)

A mostra, que ocupa o segundo andar do Imperator, reúne os acervos de dois fotógrafos consagrados pelo registro da memória da música popular brasileira. O público poderá acompanhar mais de 40 anos da história da música através de imagens raras dos artistas no palco, nos camarins, estúdios de gravação e em momentos de intimidade. Clique aqui para saber mais.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábados e domingos, 10h às 22h. Grátis. Tel: 2597-3897.

Rodrigo Matheus

Em Do Rio e para É to Rio and From, o artista apresenta uma série inédita de esculturas, instalações e colagens produzidas durante temporada na cidade após período de quase quatro anos no exterior. Os trabalhos são construídos a partir de postais  enviados do Rio para a Europa ao longo do século XX. São cartões encontrados pelo artista em feiras de segunda mão europeias, trazidos de volta ao destino de origem e, aqui, combinados a postais enviados da Europa e encontrados na capital carioca em pleno século XXI. Preços sob consulta.

Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 6 de dezembro.

Rubens Gerchman — Com a Demissão no Bolso

A mostra destaca a atuação de Rubens Gerchman como educador, através da exibição de material de arquivo do instituto que leva seu nome — há fotos, documentos, cartazes e áudios. Trinta obras do artista completam o acervo apresentado.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. → Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. Grátis. Até 8 de fevereiro de 2015. 

Tomie Ohtake

A caminho dos 101 anos, que completa em 21 de novembro, a artista plástica nascida no Japão, radicada no Brasil desde a década de 30, exibe cinco grandes telas inéditas nas quais explora monocromia, texturas e relevos. Preços sob consulta.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 22 de novembro.

Virei Viral

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura - especialmente as redes sociais - no comportamento dos indivíduos. Até 22 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

 

Fonte: VEJA RIO