diversão

Confira 50 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO

CINEMA

Cinema Novo no Parque Lage

Terra em Transe
Terra em Transe (Foto: Divulgação)

A Casa Daros apresenta a mostra gratuita com exibição de dois clássicos: Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, e Terra em Transe (1968), de Glauber Rocha, filmados na EAV Parque Lage. A sessão começa com o curta Ver e Ouvir (1967), 20min, de Antonio Carlos Fontoura, sobre os artistas Rubens Gerchman (1942-2008), Roberto Magalhães (1940) e Antonio Dias (1944). A mostra é realizada em diálogo com a exposição Rubens Gerchman: com a demissão no bolso, em cartaz até o dia 8 de fevereiro de 2015, que homenageia a trajetória do artista no período em que fundou e dirigiu a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Os filmes serão exibidos no auditório e haverá distribuição de senhas uma hora antes na recepção. 

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo. Tel: 2138-0850. Sábado (15) e domingo (16), 16h.

Mostra Berlim 25

Para animar o fim de semana, a mostra Berlim 25 promove duas noites cinematográficas no quiosque Palaphita Kitch, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com entrada gratuita.  Além da projeção de cinco filmes que abordam histórias em torno da divisão da Alemanha, o evento ainda disponibiliza uma cabine de fotos  para o público, no melhor estilo berlinense.  Cada usuário terá direito a quatro poses em preto e branco. Clique para saber mais.

Palaphita Kitch. Av. Epitácio Pessoa, quiosque 20, Lagoa (altura do Corte Cantagalo). A programação de filmes e o uso da cabine fotográfica serão gratuitos. O consumo no quiosque será cobrado.

Hairspray

Hairspray
Hairspray (Foto: Divulgação)

1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no "The Corny Collins Show", o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas passam também a disputar o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto duelam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado (15), 10h30.

Karatê Kid

Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Domingo (16), 10h30.

+ Confira todos os filmes em cartaz na cidade

DANÇA

Panorama 2014

Até 16 de novembro, evento traz ao Rio espetáculos de nove companhias estrangeiras e oito brasileiras, além de palestras, oficinas, seminários e outras atividades. Clique para ver a programação completa. 

Olho Nu

Olho Nu
Olho Nu (Foto: Ruy Correa)

A apresentação da Companhia Híbrida é a última parte de uma trilogia dedicada às relações entre hip-hop e fragilidade criada por Renato Cruz. O espetáculo segue a mesma premissa dos outros da trilogia: o desejo de desnudar o dançarino de rua, ressaltando as fragilidades deste corpo potente, e ao mesmo tempo, revelar todo o potencial criativo existente por trás destas fragilidades. A Companhia Híbrida busca mais uma vez oferecer ao espectador um olhar diverso e aproximado do universo Hip Hop e de sua dança.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela Rua Flora Lobo). Tel: 3486-7643. Sábado, 20h; domingo, 19h.

+ Confira mais espetáculos de dança na cidade

TEATRO

Na Bagunça do Teu Coração

Musical de João Máximo e Luiz Fernando Vianna. Gabriel Stauffer e Anna Bello vivem um casal em uma simpática história embalada por músicas de Chico Buar­que. Direção de Rafaela Amado e direção musical de João Bittencourt (80min). 12 anos.

Espaço Cultural Eletrobras Furnas. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Até 16 de novembro. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Para o acesso, é necessário portar documento de identidade com foto.

André Rebouças, o Engenheiro Negro da Liberdade

História e ficção se mesclam neste musical para contar a história de André Rebouças (1838-1898), o primeiro engenheiro negro do Brasil (aqui vivido por Leandro Vieira). O texto é de José Miguel da Trindade e André Luiz Câmara, esse último também diretor da montagem. Direção musical de Caio Cezar (70min). 14 anos.

Centro Cultural Ação da Cidadania. Avenida Barão de Tefé, 75, Saúde (140 lugares). Quinta a sábado, 19h. Até 29 de novembro. Grátis.

Fronteira

A Fronteira é um não-lugar no espaço, no qual todos os desavisados que atravessam seus limites, desaparecem. É o que diz a lenda. Ela fica entre dois territórios rivais com moradores que seguem seus líderes Gênesis e Gaia, sem questionar, desde tempos esquecidos. Um dia, os filhos jovens de Gênesis e Gaia – Flor e Sabiá, por se sentirem diferentes de todos ao seu redor, fogem e atravessam os limites da Fronteira. Eles se encontram, se conhecem e se apaixonam. O amor dos jovens vai provocar uma grande revolução nos territórios de seus pais e forçará Gênesis e Gaia a se encontrarem e enfrentarem, finalmente, o passado longínquo que os separou e exilou na terra.

Cineteatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos. Av. Dom Helder Câmara, 1.184, Manguinhos. Tel: 2204-1498. Quinta (13) a domingo (16), 19h.

+ Confira todas as peças em cartaz na cidade

ESPECIAL

Febril

Febril
Febril (Foto: Divulgação)

O Circo Crescer e Viver apresenta em sua lona o espetáculo livremente inspirado na obra de Gabriel García Márquez. Dirigida por Luis Igreja, a montagem brinca com os personagens arquetípicos que transitam pelas histórias fantásticas de Gabo. Onze artistas formados pelo Circo estarão no picadeiro e, além de diversas técnicas circenses - como acrobacias, aéreos, portagem, diabolôs e malabares - a produção reúne ainda linguagens como a dança e o teatro, que se harmonizam na construção das cenas, e contam ainda com música ao vivo interpretada pelos próprios artistas.

Circo Crescer e Viver. Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (ao lado do metrô Praça Onze). Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h. Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo. Até 23 de novembro.

Arte Urbana no Terraço

O evento promove o encontro de artistas, produtores e grupos culturais para trocar ideias, exibir seus trabalhos e levar informação, cultura e entretenimento gratuito ao público. Entre as atrações, batalhas de rima e apresentações de rappers.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Tel: 2597-3897. Domingo (16), 18h. Grátis. Sujeito à lotação do espaço.

V Jornada Brasileirafro

O evento reúne diversas atividades em homenagem à importância da cultura africana para a formação do Brasil. Na programação há atividades gratuitas. Entre elas, as exposições Afro Arte, Deusas Negras e Agbara, que ficam abertas para visitação até o final de novembro. 

UNISUAM. Av. Paris, 72, Bonsucesso. Diariamente, 10h às 20h. 

Inauguração da Árvore de Natal para a Praça Saens Peña

O evento terá apresentação do Maestro Vito e seu Coral, que irá emocionar a todos os moradores da região e visitantes do bairro com músicas tradicionais do período festivo.

Praça Saens Peña. Rua Conde de Bonfim, Tijuca. Sexta (14), 19h.

+ Confira mais passeios na cidade

FESTAS

MAR de Música

DJ MAM
DJ MAM abre a programação do MAR de Música (Foto: Patrick Gomes)

O DJ MAM  abre a agenda musical da programação de verão do Museu de Arte do Rio. Misturando raízes da música brasileira com batidas contemporâneas, ele comemora o lançamento de seu primeiro disco autoral, Sotaque Carregado. Clique aqui para saber mais. 

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Tel: 3031-2741. Sexta (14), 17h30 às 22h.

+ Fique por dentro das festas que agitam o Rio

SHOWS

Tinho Martins

O Radisson Hotel Barra recebe o ex-saxofonista do Tim Maia  na segunda edição do Sunset Radisson. A cada semana um convidado especial apresenta ao público parcerias inusitadas, que vão de clássicos do rock ao samba. Apresentado pelo músico Jonas Muller, o evento tem entrada gratuita neste mês de lançamento.

Radisson Hotel Barra. Avenida Lúcio Costa, 3150, Barra da Tijuca. Tel: 3139-8066. Sexta, 20h à meia-noite.

Choro na Praça

O grupo conta a história do choro por meio das obras de seus maiores expoentes, com o show O Choro de Calado a Altamiro. No repertório, sucessos como Corta-jaca (Chiquinha Gonzaga), Odeon (Ernesto Nazareth), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), Brasileirinho (Waldir Azevedo), Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu)  e Carinhoso (Pixinguinha).

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Domingo (16), 11h.

Chorando Baixinho

O grupo se apresenta no projeto Nos Trilhos da Música, da Biblioteca Parque Estadual e da Escola de Música Villa-Lobos, com repertório em homenagem a Jacob do Bandolim.

Biblioteca Parque Estadual (BPE), Auditório Darcy Ribeiro. Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Domingo (16), 13h. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

+ Veja mais shows na cidade

CONCERTOS

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

A formação de sopros do conjunto apresenta o espetáculo Música e Natureza. No programa estão Contos dos Bosques de Viena, de Johann Strauss Jr., a estreia nacional Amazônia, do compositor holandês Jan Van der Roost, e Pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi. A regência fica a cargo do maestro titular Antonio Seixas.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (800 lugares). Rua Frei Caneca, 525, Estácio, ☎ 2197-0901. Sexta (14), 19h30. Grátis.

VII Festival Internacional de Sopros

Concebido para celebrar os dezessete anos do consagrado projeto de apresentações gratuitas Música no Museu, o festival oferece 27 concertos gratuitos em diferentes palcos da cidade até o dia 30. Neste fim de semana, o destaque é o oboísta Matt Dine, que faz um dueto com ele mesmo no show, por meio de uma projeção. 

Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Domingo (16), 11h30.

+ Confira mais concertos em cartaz na cidade

CRIANÇAS

Um Amigo Diferente?

Um Amigo Diferente
Elenco da peça Um Amigo Diferente? (Foto: Divulgação)

Criadora da Escola de Gente, organização dedicada à inclusão social por meio da arte, a jornalista Claudia Werneck tornou-se uma referência no combate à discriminação de pessoas com deficiência. Em 2000, como reconhecimento por seu trabalho nesta seara, ela se tornou a primeira escritora brasileira a ter seus livros recomendados simultaneamente pela Unesco e pela Unicef. A autora (e mãe da comediante Tatá Werneck) leva ao palco esta montagem baseada em seu texto publicado em 1995. Com o auxílio de recursos como intérprete de Libras, legendas eletrônicas, audiodescrição e uma visita guiada ao cenário, a criançada confere a história de Lucas (Paulo Ricardo Filho), menino de 9 anos considerado esquisito pelos colegas de escola. Com a ajuda de seu gato Bandidão (Bruno Nunes), ele vai em busca da amizade verdadeira. No fim da sessão, os pequenos espectadores ganham um livro. Direção de Marcos Nauer (60min). Rec. a partir de 5 anos. 

Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Sábado e domingo, 16h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h (sáb. e dom.). Até 14 de dezembro. 

Clubinho do Downtown

No sábado (15), as crianças poderão se divertir com brincadeiras de roda, túnel mágico, roupa no varal e oficina de desenho. No domingo (16), tem contação de histórias, música, tatuagem, futlençol, pula pipoca e massa mágica. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (15) e domingo (16), 16h às 19h.

O Gato de Botas

O Gato de Botas viverá uma grande aventura ao lado de Hump e Kitty Pata Mansa. Dispostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei, Jack e Sofia, o trio de amigos quer mesmo é botar as mãos na famosa gansa que bota ovos de ouro. O que o gato não contava é que teria um grande problema para resolver no passado: a sua honra.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (16), 17h.

Hora da Criança

A livraria Saraiva promove programação infantil gratuita para as crianças com contação de histórias e outras atividades em diferentes unidades.

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sábado (8), 16h; domingo (9), 17h.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Sábado (8), 14h e 16h.

Exposições Playmobil

playmobil
Dom Pedro e dona Leopoldina: tipos históricos integram uma das mostras (Foto: Divulgação)

Criação do alemão Hans Beck, os bonequinhos com 7,5 centímetros de altura foram uma saída da indústria de brinquedos para economizar plástico na crise do petróleo de 1973. Sucesso há mais de quatro décadas, modelos variados de Playmobil integram duas mostras no Museu Histórico Nacional. Em Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil, que abre as portas na terça (14), eles aparecem fantasiados de personagens da história do Brasil, a exemplo de dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz austríaca Leopoldina. A partir de sexta (17), e até o dia 23, completa-se a visita com a exposição 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos, um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos anos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. Ter. a sex., 10h/17h30; sáb. e dom., 14h/18h. R$ 8,00 (aos domingos a entrada é gratuita). Até 1º de março de 2015.

Chegada do Papai Noel ao Shopping Pátio Alcântara

Os preparativos para receber o Papai Noel começam às 15h30, com a animação dos personagens famosos de TV que prometem divertir a criançada. Ao anoitecer, às 18h, o bom velhinho chegará de trenzinho.

Shopping Pátio Alcântara. Praça Carlos Gianelli, s/nº, Alcântara, São Gonçalo. Tel: 2025-6706. Sábado (15), 15h30 às 18h30.

Natal no Plaza Shopping

A criançada poderá curtir as atividades gratuitas de lazer como os ovos giratórios e o espaço para artes, onde lápis de cor, giz de cera e outros materiais estarão disponíveis para os pequenos soltarem a imaginação. No cenário, ainda será possível tirar fotos e encontrar o querido Bom Velhinho na Casinha do Papai Noel. Nos encontros com a Galinha Pintadinha, que estará no shopping entre os dias 16 e 23 de novembro e de 6 a 14 de dezembro, das 15h às 20h. As famílias poderão tirar fotos com a personagem gratuitamente com suas próprias câmeras.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói​. Tel: 2621-9400.

Chegada do Papai Noel ao Shopping Grande Rio

A partir das 16h, toda a família poderá curtir a segunda apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica. O grande momento do evento será a chegada do Papai Noel. Às 18h, o bom velhinho desembarcará do Expresso de Natal, que sairá às 17h da Praça da Matriz, centro de São João de Meriti, em uma grande Parada de Natal que alegrará os pequenos pelas ruas do bairro. A concentração da parada começará às 16h30 com atrações no local.

Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Tel: 2430-5111. Domingo (16), 16h.

Natal no Via Parque

A decoração tem tema O Parque dos Ursinhos Carinhosos e a novidade é o Carrossel Voador, uma árvore de Natal de 14m de altura, que terá trenós suspensos onde as crianças e pais poderão voar juntos com as renas do Papai Noel.

Via Parque Shopping. Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca. Tel: 2430-5100. Grátis.

Chegada do Papai Noel ao Bangu Shopping

A festa terá início às 17h com malabaristas encantando o público e um helicóptero que trará o Papai Noel em uma descida inédita que o Bangu Shopping organizou: um rapel radical fará com que a chegada do bom velhinho seja inesquecível para todos os presentes.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Sábado (15), 17h.

Chegada do Papai Noel ao Américas Shopping

A recepção ao bom velhinho terá uma programação animada. Os pequenos poderão curtir um Meet & Greet com os personagens da Turma da Mônica, tema da decoração do shopping, além de atrações circenses, bandinha musical, fadas e duendes, distribuição de bolas e guloseimas. O Papai Noel chega às 18h.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15500 (esquina com Benvindo de Novaes), Recreio dos Bandeirantes. Sábado (15), 14h.

Chegada do Papai Noel ao NorteShopping

O bom velhinho chega ao shopping às 19h30, vindo na carreata exclusiva da Coca-Cola. Ele chega junto com o Urso Polar para fotos com o público de graça (senhas serão distribuídas). O coral da Unisuam, composto por 30 pessoas, anima a chegada do Papai Noel com canções natalinas. As meninas se divertirão com a ceia natalina das Princesas Disney, que virão diretamente do parque Magic Kingdompara tirar fotos com o público. Já os meninos contarão com os personagens da animação Carros. O veloz vermelhinho, McQueen, estará presente para fotos. O espaço terá ainda pista de corrida e um pódio para todos registrarem o momento.

NorteShopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 3315-4300. Sexta (14), 19h30.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

+ Dez casas que preparam menus infantis

EXPOSIÇÕES

✪✪✪ Geraldo de Barros

geraldo de barros
(Foto: Reprodução)

Embora tenha começado sua carreira pela pintura figurativa, este inventivo artista rapidamente se interessou por um universo distinto: a fotografia abstrata. Essa é a faceta apresentada em Geraldo de Barros e a Fotografia, alentada mostra no Instituto Moreira Salles, com mais de 300 obras. Há uma extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma exposição realizada por Barros (1923-1998) na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a intervenções e manipulações variadas. Produzida em seus últimos anos de vida, a série Sobras tem exibidas suas 268 colagens de pequenos negativos sobre vidro, setenta deles com seus correspondentes ampliados na parede. À parte a fotografia, uma das salas reúne atraentes pinturas feitas pelo artista entre as décadas de 60 e 70, quando ele flertou com a pop art.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

Amador Perez

Na mostra Memorabilia — Amador Perez — 40 Anos, 115 obras oferecem um panorama da produção do artista. Entre os destaques está Gioventù, série de 63 desenhos a grafite e lápis de cor inspirados na pintura homônima de Eliseu Visconti.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

✪✪✪ André Gardenberg

A paisagem do pantanal mato-grossense, cujas belezas inspiraram o poeta Manoel de Barros, é o ponto de partida da exposição Perto do Rio Tenho Sete Anos. Na série inédita, o fotógrafo procura traduzir em imagens o universo dos versos do autor. O visitante escuta poemas de Barros na voz do ator Pedro Paulo Rangel.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 19 de dezembro.

Azul Cobalto – Azulejos e Memórias

Será exposta a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Tel: 2252-9138. Terça a sábado, 13h às 19h.

As Mulheres de Ziraldo 

As Mulheres de Ziraldo 1
As Mulheres de Ziraldo (Foto: Divulgação)

A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, reúne dezesseis desenhos do cartunista, com aproximadamente dois metros de altura cada. Inspiradas em imagens famosas, as telas gigantes pintadas em acrílico levaram quase seis anos para serem concluídas e integrarem a coleção.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, das 13h às 19h. Tel: 3147-9017. Grátis. Até 29 de novembro.

Bel Barcellos

Em individual, a artista avança em seus opostos repletos de feminilidade ao expor um conjunto de treze desenhos e uma pintura, tendo a linha do bordado como linguagem principal. Os trabalhos divagam sobre a relação homem-mulher, seus afetos, encontros e desencontros, e destacam-se, principalmente, pelos grafismos criados como pano de fundo em seus alvos tecidos. 

H.A.P Galeria. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, ☎ 3874-2796. → Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 14h às 19h. Grátis. Até 6 de dezembro.

Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma

Italiano naturalizado brasileiro, Victor Brecheret (1894-1955) é um dos maiores escultores do país. Para lembrar os 120 anos de seu nascimento, a exposição reúne 37 esculturas e 107 desenhos de várias de suas fases. A seleção de trabalhos é toda dedicada ao universo feminino.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

Claudia Melli

Após recente temporada da cidade de Basel, Suíça, artista volta a expor no Rio com série de nove desenhos inéditos, nos quais aborda a questão da luz e do enquadramento, pontos centrais no conjunto de sua obra, mas criando desta vez novos horizontes, perspectivas e atmosferas de silêncio. O nanquim sobre o vidro permanece como técnica, porém agora com a introdução do azul em tinta acrílica como pigmento. 

H.A.P. Galeria. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, ☎ 3874-2796. → Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 14h às 19h. Grátis. Até 6 de dezembro.

✪✪✪ Cruz-Diez: um Olhar sobre a Cor

cruz-diez
Induction Chromatique: uma das quinze obras na Galeria de Arte Ipanema (Foto: Reprodução)

Expoente da arte cinética, o venezuelano tem quinze trabalhos expostos. No acervo, a série Physichromie parece tecer um eterno jogo de “agora você vê, agora não vê mais”. Desenhos geométricos com profundidade também saltam aos olhos ou se escondem conforme o visitante se desloca diante da obra. Preços sob consulta.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, ☎ 2512-8832. → Segunda a sexta,10h às 9h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até o dia 29.

Dias & Riedweg

Repleta de referências ao período da Guerra Fria, a instalação Cold Stories é o destaque na mostra da dupla formada pelo carioca Mauricio Dias e o suíço Walter Riedweg. Juntos desde 1993, eles apresentam outras cinco obras no local.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h.Grátis. Até o dia 30.

EAV 75.79 — Um Horizonte de Eventos

A mostra celebra a gestão inaugural da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob direção de Rubens Gerchman (1942-2008). Um grande material documental divide espaço com gravuras feitas em 1976, na EAV, por Avatar Moraes, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Roberto Magalhães e o próprio Gerchman, entre outros.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage — Cavalariças e Capela. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a sexta, 14h às 18h; sábado e domingo, 14h às 17h. Grátis. Até 11 de janeiro de 2015.

✪✪✪ Em 1964

Pequena, a mostra exibe acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. Cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música, compõem a exposição.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça asexta, às 17h. Até o dia 23.

✪✪✪ Figura Humana

As obras da coletiva dão destaque ao corpo humano. A seleção de artistas vai de pintores da Geração 80, a exemplo de Cristina Canale, a jovens em ascensão, como o carioca Rodrigo Martins.

Caixa Cultural — Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 14 de dezembro.

✪✪✪ Horacio Coppola

Em Luz, Cedro e Pedra — Esculturas do Aleijadinho Fotografadas por Horacio Coppola, são exibidas 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto em 1945.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 4 de janeiro de 2015.

✪✪✪ Ouro — Um Fio que Costura a Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com o ouro ou materiais dourados em comum. Marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

Pela Lente do Amor: A MPB em fotos de Cristina Granato e Mario Luiz Thompson

A mostra, que ocupa o segundo andar do Imperator, reúne os acervos de dois fotógrafos consagrados pelo registro da memória da música popular brasileira. O público poderá acompanhar mais de 40 anos da história da música através de imagens raras dos artistas no palco, nos camarins, estúdios de gravação e em momentos de intimidade. Clique aqui para saber mais.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábados e domingos, 10h às 22h. Grátis. Tel: 2597-3897.

✪✪✪ Ron English

Ron English
Obra do americano Ron English (Foto: Divulgação)

A individual reúne mais de uma centena de obras do artista americano, que definiu seu estilo como “popaganda”. Seus trabalhos misturam referências de cena pop, história da arte, propaganda, quadrinhos e música. À parte o deleite visual, sobram farpas para marcas famosas, de redes de fast food a cartões de crédito.

Caixa Cultural — Galeria 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 21 de dezembro.

Tomie Ohtake

A caminho dos 101 anos, que completa no dia 21, a artista plástica nascida no Japão, radicada no Brasil desde a década de 30, exibe cinco grandes telas inéditas nas quais explora monocromia, texturas e relevos. Preços sob consulta.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até o dia 22.

Virei Viral

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura - especialmente as redes sociais - no comportamento dos indivíduos. Até 22 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO