diversão

Confira 46 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

SHOWS

Luiza Possi

Luiza Possi
Luiza Possi se apresenta de graça no Doentown (Foto: Reprodução)

A partir deste sábado (17), o shopping Downtown, na Barra da Tijuca, promove uma programação musical especial de verão. No projeto Downtown Sunset, a praça central recebe um grande palco, que receberá apresentações gratuitas aos sábados, a partir das 19h. A cantora Luiza Possi abre a evento, com sohw de seu último disco, Sobre Amor e o Tempo. Clique para saber mais.

Pré-Carnaval no CADEG

E a animação chegou até o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, o Cadeg. No próximo sábado (17), os intérpretes Luizito, da Mangueira, Bruno Ribas, da Mocidade Independente de Padre Miguel e Tinga, da Unidos da Tijuca irão animar o público com apresentação de sambas antigos e os que serão apresentados na Avenida no carnaval de 2015. Clique para saber mais.

+ Confira outros shows que agitam o Rio

TEATRO

A Cripta de Poe

A Cripta Poe
A Cripta Poe: temporada gratuita no Centro (Foto: Carlos Irineu)

Inspirada no universo dos contos e poemas fantásticos do escritor americano Edgar Allan Poe, a dramaturgia do espetáculo recorre às obras “O Espectro”, “O Corvo”, “O Retrato Oval”, “Berenice”, “Ligéia”, “William Wilson” e o “O Coração Denunciador” para inspirar o universo obsessivo e fantasmagórico. Concebida em formato de “palco-instalação”, a peça conta com a participação em vídeo do ator Paulo César Peréio, como o “Velho Poe”. A proposta cênica mescla diferentes manifestações artísticas como teatro, canto, vídeo e música eletrônica, a fim de intensificar a atmosfera de suspense e ilusão característica das produções literárias de Poe, que propõe um mergulho no desconhecido da alma humana, através de personagens que revelam a duplicidade do homem.

Biblioteca Parque Estadual (BPE), Teatro Alcione Araújo. Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Sábados e domingos, 18h. Até 1º de fevereiro.

+ Confira outras peças em cartaz na cidade

ESPECIAL

Projeto Boal

Augusto Boal (1931-2009), celebrado dramaturgo brasileiro, tem sua obra completa revisitada no Projeto Boal, mostra multimídia em cartaz a partir de quarta (14). O evento, que reúne teatro, música, oficinas e leituras dramáticas, começa com uma exposição no 2º andar da casa. Confira a programação completa em abr.ai/projeto-boal.Centro Cultural Banco do Brasil. Clique para ver a programação completa.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 2º andar, ☎ 3808-2020. A partir de quarta (14), 9h/21h. Grátis. Até 16 de março. Fecha terça.

Nerd Zone

O evento gratuito Nerd Zone vai ocupar dois espaços no Flamengo, o Castelinho e o Oi Futuro, com exposições, palestras, debates, jogos, workshops e espetáculos. A proposta é desmistificar a ideia negativa que a palavra nerd carrega e unir em um mesmo programa elementos cultuados por essa turma, como os super-heróis, além de festas ao som de DJs badalados.  Clique para ver a programação completa.

Mostra Jazz, Arte e Gastronomia

Neste sábado (15), o quarteirão cultural da Rua do Lavradio - trecho que vai da Rua Visconde do Rio Branco à Rua do Senado - recebe o evento Jazz, Arte e Gastronomia, que tem suas edições sempre no terceiro sábado de cada mês. O evento, que reúne objetos de arte, antiguidades, música e gastronomia num mesmo lugar é gratuito e acontece das 10h às 18h. Clique para saber mais.

Verão no VillageMall

deck VillageMall
Deck do VillageMall recebe food trucks e apresentações de jazz (Foto: Divulgação)

O Shopping leva food trucks e apresentações musicais gratuitas ao deck até o dia 22 de fevereiro. Clique para saber mais.

Aula de samba fit

Evelyn Bastos, rainha de bateria, e o segundo mestre-sala da Mangueira, Matheus Olivério, vão oferecer uma aula de samba fit neste sábado (17), na quadra da verde e rosa. A modalidade busca aliar o condicionamento físico, a perda de calorias e a tonificação muscular ao aprendizado descontraído de passos do samba. O evento vai contar com a participação da poderosa bateria da Mangueira. Interessados devem se inscrever no site. As vagas são limitadas.

Quadra da Mangueira. Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira. Tel: 2567-4637. Sábado (17), 9h.

+ Confira outros passeios na cidade

CRIANÇAS

Histórias de Medo

Histórias de Medo na Biblioteca Parque Estadual
Histórias de Medo: contos buscam encorajar os pequenos na Biblioteca Parque Estadual (Foto: Andre Pinnola/Divulgação)

Instalada na Avenida Presidente Vargas, a Biblioteca Parque Estadual ressurgiu em março passado, após quatro anos de reforma, colorida, moderna e com um acervo de dar inveja. Outro ponto alto do lugar é a rica programação infantil, que a partir deste domingo (11) traz a peça Histórias de Medo, dirigida por Aracy Cardoso e encenada pela cativante Priscila Camargo. Ao lado de Marcelo Daguerre (violão) e Anderson Vilmar (percussão), ambos integrantes do Jongo da Serrinha, a atriz leva ao palco cinco histórias tradicionais de diversas culturas que têm o medo como tema principal. Lançando mão de canções, bonecos e jogos populares, o trio pretende incentivar na criançada a capacidade de superação e a coragem. A sessão abriga os contos A Cobra Surucucu e o Sapo Tarobequê, indígena, O Príncipe Adil e os Leões, de origem sufi, A Anciã que Não Tinha Medo, japonês, O Compadre da Morte (do folclore brasileiro) e Davi e o Gigante Golias, inspirado na passagem bíblica (60min). Rec. a partir de 5 anos. Reestreia prevista para este domingo (11).

Biblioteca Parque Estadual — Teatro Alcione Araújo (195 lugares). Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Domingo, 15h. Grátis. Até 1º de fevereiro.

Histórias de Bocas para Ouvidos

O programa gratuito de contadores de histórias ocupa a sala de leitura do centro cultural. A cada sábado será apresentada uma lenda brasileira, herança de nossas origens indígena, africana e europeia, apoiada por músicas e adereços criativos (40min). Rec. a partir de 6 anos. Casa França-Brasil — Sala de Leitura (40 lugares). Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Sábado (17), 15h30. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes de cada apresentação. Até dia 24.

Por Dentro do Palácio

O programa leva a criançada para conhecer as dependências do Antigo Palácio da Justiça. Em formato teatral, o passeio é guiado pelo imperador bizantino Justiniano, o Grande (Andrêas Gatto), e sua esposa, Teodora, interpretada por Amanda Grimaldi (50min). Rec. a partir de 6 anos. 

Antigo Palácio da Justiça (40 lugares). Rua Dom Manuel, 29, Centro, ☎ 3133-3366. Quinta (15), sexta (16) e sábado (17), 16h. Grátis. Distribuição de senha quinze minutos antes.

Exposição Playmobil

Playmobil
Os bonecos cabeçudos e de cabelo engraçado ganhavam vida em cenários como postos de gasolina, navios pirata, naves espaciais e o que mais a imaginação permitisse. (Foto: Redação Veja rio)

Modelos variados do brinquedo integram uma concorrida mostra no Museu Histórico Nacional: Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil. Por lá, é possível ver os bonequinhos de 7,5 centímetros vestidos como personagens da história do Brasil, como dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz Leopoldina. Livre. 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 14h às 18h. R$ 8,00 (entrada franca aos domingos). Até 1º de março de 2015.

Histórias de Bocas para Ouvidos

O tema inspira o programa gratuito de contadores de histórias que ocupa a sala de leitura da Casa França-Brasil até 24 de janeiro. A cada sábado será apresentada uma lenda brasileira, herança de nossas origens indígena, africana e europeia, apoiada por músicas e adereços criativos (40min). Rec. a partir de 6 anos. 

Casa França-Brasil  — Sala de Leitura (40 lugares). Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Sábado (10), 15h30. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes de cada apresentação. Até dia 24.

Diversão com a Galinha Pintadinha

Os pequenos podem se divertir com atrações gratuitas, como o pula-pula e os ovinhos giratórios, além de criar desenhos coloridos  no espaço para pinturinhas e, por fim, se encontrar com a própria personagem na casa da Galinha Pintadinha. 

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3094-6605. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 1º de fevereiro.

Mundinho Kids

O Shopping Metropolitano Barra preparou espetáculos especiais para as férias. Neste domingo (28), a atração é o teatro de bonecos Mágico Drakyni. O ilusionista apresenta Magia Divertida, uma mistura de números clássicos e contemporâneos com a participação de Flockinho, um coelho falante.

Shopping Metropolitano Barra. Avenida Abelardo Bueno, 1.300, Barra da Tijuca. Domingo (28), 17h. Até 25 de janeiro.

As Aventuras de Tom e Jerry

O público poderá conferir e participar de atividades diversas. Na área de Crafting e Mini Tattoos, os baixinhos irão exercitar a criatividade, através da oficina de pintura e tatuagem. Já no Painel de Fotos, os participantes terão a oportunidade de participar e registrar o momento em um cenário interativo, que simula o desenho animado. Na oficina de Sanduiches, as crianças vão brincar e competir para ver quem monta o maior sanduiche do mundo, utilizando ingredientes cenográficos. E para os que preferem entretenimento em um ambiente confortável e mais sossegado, o Cineminha vai exibir as principiais historinhas que consagraram os personagens Tom and Jerry.

Riosul. Rua Lauro Muler, 116, Botafogo. Segunda à sábado, 11h às 21h; domingos, 14h às 20h. Até 27 de fevereiro.

Os Pinguins de Madagascar

O circuito interativo conta com atividades recreativas como escorrega e cama de gato; uma sala escura de laser, onde as crianças vão se sentir no filme, por meio de um projetor; um espaço tecnológico onde as crianças farão experimentos científicos; e um vídeo game com o divertido jogo dos pinguins. As sessões acontecem a cada 30 minutos e têm capacidade para 20 crianças por vez. Para participar, basta retirar uma senha no local, a partir das 13h45. As senhas são limitadas e válidas para o mesmo dia.

Shopping Metropolitano Barra. Avenida Abelardo Bueno 1.300, Barra da Tijuca. Diariamente, 14h às 20h. Até 1º de fevereiro.

Clubinho do Downtown

Em parceria com as empresas infantis IpaBebê, Palquinho e OG Brinquedos Construtivos, o espaço promove uma série de atividades no fim de semana. Estão previstas oficina de papelão, customização e colagem, teatro de bonecos, entre outras. Rec. até 8 anos. 

Shopping Downtown (90 lugares). Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca, ☎ 2494-7072. Sábado (17) e domingo (18), 16h/19h. Grátis.

Ateliê de ideias (Asas e Raízes – diálogo de artista)

A oficina tem o objetivo de dar novo significado a objetos como calendários, vinil, CD, potes, pastas e outros. Durante a atividade o público será incentivado a usar a criatividade aprendendo técnicas de pinturas e colagens. 25 vagas disponíveis.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Tel: 3980-4898. Domingo (18), 14h às 16h. Até 1º de fevereiro.

Toy Story

A peça mostra a realidade pelo ponto de vista dos brinquedos que vivem no quarto de um menino de oito anos, chamado Andy. O brinquedo favorito de Andy é um cowboy de pano, o Xerife Woody. A paz dos brinquedos é quebrada quando o aniversário de Andy é antecipado e, em meio ao medo de serem substituídos e esquecidos, entra em cena Buzz Lightyear, um patrulheiro espacial que despertará o ciúme de Woody, já que Andy está fazendo o astronauta de herói das suas brincadeiras.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Domingo (11), 17h.

Pé da Letra

A editora que há 15 anos atua no mercado editorial promov a Feira Cultural do Livro, com foco na literatura infantil, com uma grande variedade de títulos a preços acessíveis. O evento contará com uma série de atividades, como Pocket Shows, contação de histórias, caricaturistas, sessões de autógrafos com autores renomados, teatro de fantoches e oficinas.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 22 de fevereiro.

Star Wars Experience

O público poderá se tornar um verdadeiro Jedi em uma academia de treinamento que ensinará a manusear um sabre de luz. São de 8 a 12 alunos por vez e é necessário retirar uma senha no balcão de atendimento do evento. O espaço conta ainda com um brinquedo ambientado na floresta “Endor”, onde os participantes terão a missão de ajudar os Ewoks a proteger suas moradias. Outra atração é a chuva de meteoros que consiste em um simulador que criará a experiência de atravessar o espaço sem ser atingido pelas rochas. Em um piso inflável, as crianças terão a sensação de estarem flutuando em meio à Galáxia.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 20h. Até 14 de fevereiro.

Tem Criança na Cozinha

O evento do canal Gloob conta com um espaço de 70 metros quadrados em que os pequenos vão aprender o passo a passo de como preparar biscoitinhos de queijo, biscoitos recheados e cupcakes de chocolate. Durante as oficinas, além de degustarem as receitinhas elaboradas pelo público infantil do shopping, os promotores do Gloob - que acompanham todo o evento - ainda dão dicas de como cozinhar e como se manter seguro na cozinha. O projeto conta com turmas de até 18 crianças e tem duração aproximada de 40 minutos. Para participar, é preciso retirar senhas que serão distribuídas por ordem de chegada, durante o horário de funcionamento das oficinas. Destinado a crianças de 4 a 10 anos.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Domingo à sexta, 13h às 21h; sábados, 10h às 22h. Até 1º de fevereiro.

Dora, a Aventureira

Um espaço animado e ambientado contará com quatro áreas para o público infantil desbravar à vontade diversos elementos da natureza e até do espaço, sentindo-se um verdadeiro explorador, como os primos aventureiros Dora e Diego. Para deixar a aventura ainda mais real haverá dois Meet & Greet (encontro com personagens) com a Dora e Diego nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h;  domingos, 13h às 21h;  feriado (20/1), 15h às 21h. Até 1º de fevereiro.

Reino

Reino
Reino: atração no NorteShopping (Foto: Divulgação)

A área gratuita é um espaço interativo e lúdico no formato de um reino. Há um escorregador, casa de espelho, labirinto e túnel secreto para o público infantil aproveitar uma das datas mais esperadas do ano pelos pequeninos.

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 3315-4300. Segunda a sexta, 15h às 21h; sábado e domingo, 15h às 22h. Até 2 de fevereiro.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

CONCERTOS

Neti Spilman e Maria Luiza Lindgreen

Ao lado da pianista Maria Luiza Lindgreen, Neti Spilman canta obras de Chiquinha Gonzaga na série Música no Museu. 

Museu de Arte Moderna (200 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Domingo (18), 11h30. Grátis.

+ Veja mais concertos na cidade

EXPOSIÇÕES

Asas a Raízes

Christus Nóbrega, Gê Orthof, José Patrício, José Rufino, Leila Danziger (com a obra ao lado), Monica Mansur, Neno del Castillo, Xico Chaves e Zalinda Cartaxo são os artistas reunidos na coletiva. O acervo contempla pinturas, objetos, desenhos, fotografias, esculturas e instalações.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 15 de março. A partir de domingo (18)

✪✪✪ Geraldo de Barros

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição, com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma mostra realizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas. Instituto Moreira Salles.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro.

José Damasceno

José Damasceno
Monitor-Crayon: painel com 75 000 peças de giz de cera, justapostas apenas por encaixe (Foto: Divulgação)

Cirandar Todos é o nome da mostra e do trabalho que ocupa o salão central: uma reunião de 150 manequins de madeira com 30 centímetros de altura, unidos uns aos outros pelas mãos, formando um círculo de 9 metros de diâmetro. Outras três obras que dialogam de alguma maneira com a arquitetura do espaço completam a exposição.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro.

Marulhar — Artistas Portugueses Contemporâneos

Criadores portugueses que despontaram nos anos 90 estão reunidos na coletiva. São eles Rui Toscano, Daniel Malhão, Nuno Cera, Francisco Tropa, Filipa Cesar, Alexandre Estrela, João Onofre, André Cepeda e Gabriel Abrantes.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 25 de janeiro.

Rembrandt

Rembrandt
Cristo Pregando, ou A Gravura dos 100 Florins: a preferida do holandês (Foto: Reprodução)

Nome incontestável na pintura, o holandês Rembrandt van Rijn (1606-1699) também se destacou nas gravuras, como revela a mostra Rembrandt e a Figura Bíblica. Na exposição são exibidas 78 obras nessa técnica, a maioria delas relacionada a temas religiosos. Um dos destaques do acervo é Cristo Pregando (1648), uma imagem de Jesus falando a um grupo de seguidores.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12hàs 19h. Grátis. Até 22 de fevereiro.

✪✪✪ Waldemar Cordeiro

Figura de proa do grupo Ruptura, núcleo pioneiro do concretismo paulista (cujo manifesto ele próprio redigiu), o artista legou uma produção vasta e eclética, como revela a antologia Fantasia Exata. O acervo reú­ne mais de 250 trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias e maquetes. Estão lá diversos exemplares de sua fase concreta e obras de arte computacional, vertente em que foi pioneiro no Brasil, com imagens reproduzidas em sinais gráficos.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de março.

Celina Portella

Em Movimento² (lê-se “movimento ao quadrado”), a artista exibe cinco videoinstalações nas quais ela mesma aparece interagindo com as bordas dos monitores.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012.→ Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 12 de fevereiro de 2015.

Athos Bulcão

Athos Bulcão
Painel da Rodoferroviária de Brasília: uma das atrações na mostra, que privilegia a azulejaria (Foto: Reprodução)

Em 1943, já dedicado às artes, após abandonar o curso de medicina, Athos Bulcão (1918-2008) conheceu Oscar Niemeyer. Do arquiteto, recebeu a encomenda de um projeto para os azulejos externos do Teatro Municipal de Belo Horizonte, mas a obra ficou inacabada e a parceria não foi adiante. Dois anos depois, como assistente de Candido Portinari, ele finalmente atuaria na produção de um grande painel, dessa vez para adornar a Igreja da Pampulha, também criação de Niemeyer na capital mineira. Adiante, na construção de Brasília, o talento de Bulcão nessa seara se projetou de maneira inaudita, com a realização de trabalhos que hoje enfeitam diversos prédios públicos do Distrito Federal, entre eles o Aeroporto Juscelino Kubitschek e o Congresso Nacional. Essa faceta da trajetória de Bulcão é privilegiada em Tradição e Modernidade, exposição que a Caixa Cultural abre no sábado (10). O acervo apresentado inclui uma série de reproduções oficiais de trabalhos do artista, entre eles os realizados para a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima e a Rodoferroviária de Brasília, ambas na capital federal, e o Sambódromo carioca.

Caixa Cultural — Galeria 2.Avenida Almirante Barroso, 25,Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. →Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.Até 8 de março.

Kimi Nii

Japonesa radicada em São Paulo, a artista apresenta cerca de 100 esculturas de cerâmica, material dominante em sua produção.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 15 de fevereiro de 2015.

Malu Fatorelli

Videoinstalações, gravuras, vídeos e desenhos compõem a individual Clepsidra — Arquitetura Líquida, na qual a artista dialoga com a paisagem do entorno da Galeria Laura Alvim: o mar de Ipanema.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis. Até 8 de março de 2015.

Cirandar Todos

Concebida como a primeira praça do comércio da cidade e convertida em centro cultural há 24 anos, a Casa França-Brasil, de certa forma, tem em sua bela arquitetura neoclássica uma concorrência às exposições ali apresentadas. Em Cirandar Todos, individual que o carioca José Damasceno abre na quarta (17), a ideia é justamente estabelecer um diálogo entre as obras exibidas e o projeto do edifício, criação de Grandjean de Montigny, membro da Missão Artística Francesa que desembarcou no Brasil no início do século XIX. No salão central estará o trabalho que dá nome à mostra, uma reunião de 150 manequins de madeira com 30 centímetros de altura, unidos uns aos outros pelas mãos, formando um círculo de 9 metros de diâmetro — segundo a curadora Ligia Canongia, “promovendo um embate com a escala monumental da Casa França-Brasil”. Da mesma forma, uma das salas laterais recebe 1/4, obra formada por duas elipses de aço, uma no chão e a outra na parede, sugerindo um círculo imaginário que atravessaria o edifício. Pensada para o espaço onde será apresentada, BRmm é uma colagem de centenas de recortes no formato do mapa do Brasil. Completa a mostra Moni­tor-Crayon, um grande painel composto de 75 000 peças de giz de cera, justapostas apenas por encaixe, sem cola. 

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro de 2015. 

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão

A mostra apresenta 42 figurinos criados por Thanara Schönardie para a novela Meu Pedacinho de Chão, exibida entre abril e agosto de 2014 pela TV Globo. A exposição transportará os visitantes para a novela com as roupas usadas por personagens interpretados pelos atores Bruna Linzmeyer, Osmar Prado, Johnny Massaro e Juliana Paes, entre outros. Haverá ainda sapatos e acessórios exibidos em bandejas de guloseimas.

Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro. Tel: 2332-8647. De terça a domingo, 10h às 20h. Até 8 de março.

Jorge Mayet

Jorge Mayet
Jorge Mayet expõe na Galeria Inox (Foto: Divulgação)

O artista cubano expõe uma grande instalação. Há ainda outra escultura : uma casa que levita, se destrói, se reconstrói, representando a arquitetura típica de Cuba.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240, subsolo 101, Copacabana. Segunda à sexta, 10 às 20h; sábado das 11 às 19h. Até 31 de janeiro.

Luiz Claudio Marigo - Fotógrafo e Ambientalista

A mostra reúne o trabalho desse pioneiro em fotografia de natureza no Brasil. Junto à exposição das fotografias, é apresentada uma projeção com trechos de entrevistas e imagens significativas de seu trabalho.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Tel: 3261-2550. Terça a domingo, 12h às 19h. Até 25 de janeiro.

Toda Fé

Toda Fé
Toda Fé (Foto: Fabio Caffé)

Estarão expostas 16 imagens, produzidas por dez fotógrafos, que representam a força própria do protagonismo das manifestações de fé nesses lugares, além da beleza que a convivência das diversas expressões religiosas pode propiciar. Com curadoria de Rovena Rosa, coordenadora do Programa Imagens do Povo, a mostra tem como intuito reforçar o horizonte que norteia as ações do programa: celebrar a diversidade e respeito às diferenças, seja ela de qual natureza for.

Galeria 535. Observatório de Favelas, Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré. Diariamente, 9h às 18h. Até 27 de fevereiro.

BELA Bienal 2014

A segunda edição da Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA Bienal) traz uma série de telas e instalações de mais de 90 artistas, brasileiros e estrangeiros. Segundo o curador Edson Cardoso, o objetivo da mostra é promover uma discussão e um diálogo sobre o que cada expositor apresenta, dentro deste cenário da arte contemporânea, onde as culturas estão distantes geograficamente, mas próximas, do ponto de vista criativo. 

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, 13h às 19h. Até 15 de fevereiro.

Azul Cobalto – Azulejos e Memórias

A mostra traz a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. 

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, 13h às 19h. Até março.

Paisagem Sonora Subaquática

A instalação sonora subaquática, de Wilson Sukorski, propõe uma experiência artística rica, de caráter ao mesmo tempo experimental e sensorial. O chamado invisível pode ser entendido como algo que está fora da percepção humana. A partir desse conceito, o artista explora as ideias de instalações musicais que relacionam o invisível ao silêncio e aos seus paradoxos. Livre. 

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Tel: (21) 3138-2139. 7h às 19h. Grátis. Até 8 de fevereiro.

Olho D'água

Composta por quatro esculturas, a instalação de Márcia Xavier propõe ver a paisagem ao ar livre. Através de imagens que se dissolvem dentro do olho d'água, assistimos ao movimento das imagens. Livre. 

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Tel: (21) 3138-2139. . 9h às 18h. Grátis. Até 31 de março.

Quem viver, Verão!

Quem viver, Verão! Ana Tavares
Obra de Ana Tavares (Foto: Divulgação)

Com o nome de Verão de 42, em referência às altas temperaturas da cidade, a exposição contará com 42 artistas expondo suas obras especialmente criadas para o evento. A galeria convidou 21 profissionais e cada um deles tinha o objetivo de convidar um outro artista, numa curadoria conjunta entre galeria e artistas convidados. Clique para saber mais.

Segredos do Egito

A exposição apresenta mais de 100 peças entre réplicas e originais, que vão guiar o público através dos mistérios da terra dos faraós. Entre os destaques, as esculturas dos Deuses Anúbis, Hórus, Amon e Tho chegam a medir até 2,5 metros. Esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, entre outros objetos existentes em famosos museus do mundo, como o Sarcófago Ushebti e o trono do faraó Tutankhamón vão proporcionar uma experiência cultural e encantadora para os clientes do shopping.

ParkShoppingCampoGrande. Estrada do Monteiro 1.200, Campo Grande. Até 15 de fevereiro.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO