diversão

Confira 44 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

SHOWS

Mart’nália

martnalia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em 2014, a Saraiva completa 100 anos e, para celebrar, presenteia clientes com um show gratuito. Na apresentação, a sambista Mart’nália cantará suas principais músicas.

Shopping VillageMall. Avenida das Américas, 3.900, deck, 3º piso, Barra da Tijuca. Sábado (13), 17h.

+ Confira mais shows em destaque na cidade

CINEMA

Mostra Filmes de Estrada

Cinema, Aspirinas e Urubus
Cinema, Aspirinas e Urubus (Foto: Divulgação)

A Casa Daros exibe uma seleção de obras do gênero conhecido como road movie em sessões gratuitas. Neste fim de semana, é a vez dos filmes Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuarón. Clique para saber mais.

+ Veja mais filmes em cartaz na cidade

FESTAS

MAR de Música - Vinil é Arte

Formado por seis DJs e pesquisadores musicais, que atuam há mais de uma década em prol da “cultura do vinil”, o coletivo está presente no Rio, em São Paulo e em Minas Gerais, e traz em suas apresentações uma visão única sobre a história da música lançada em vinil a partir de acervo de mais de 20.000 discos. Clique aqui para saber mais. 

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Tel: 3031-2741. Sexta (12), 17h30 às 22h.

+ Confira mais festas que agitam o Rio

CRIANÇAS

A Caligrafia de Dona Sofia

A Caligrafia de Dona Sofia
Dira Paes, Flavio Bauraqui e Carlos Careqa: paixão por poemas (Foto: Leandro Pagliaro/Divulgação)

Apaixonada por poesia, uma professora aposentada decora as paredes de sua casa com seus poemas preferidos, para, assim, poder lê-los a qualquer momento. Quando o espaço acaba, ela passa a escrever os versos em cartões, que são distribuídos entre os moradores da cidade. Inspirada no livro homônimo do pernambucano André Neves, a peça A Caligrafia de Dona Sofia traz a atriz Dira Paes, em sua estreia no teatro infantil, no papel da simpática senhora. Como no livro, a poesia dá o tom: há um narrador, vivido por Carlos Careqa, que conta a história em versos. Um sensível carteiro, vivido por Flavio Bauraqui, ajuda a propagar as palavras, a sabedoria e a imaginação da protagonista. Com apenas quatro apresentações gratuitas neste fim de semana na Casa França-Brasil, a peça dirigida por Luciana Buarque põe os pequenos no papel de moradores que recebem os cartões. Curiosidade: Dona Sofia foi inspirada em uma professora de pintura do autor, que, assim como a personagem, também escrevia poemas pela casa (50min). Rec. a partir de 2 anos. Estreia prevista para este sábado (6).

Casa França-Brasil (350 lugares). Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Sábado (6) e domingo (7), 11h30 e 15h30. Grátis. Distribuição de senhas meia hora antes de cada apresentação.

Auto da Alegria – uma comédia musical de Nata

Auto da Alegria
Auto da Alegria completa 10 anos em cartaz (Foto: Divulgação)

Em cena atores, cantores e bailarinos de uma trupe circense contam a história do Natal, mundialmente conhecida, de uma maneira diferente. O espetáculo apresenta o nascimento de Cristo com humor e alegria.  As trapalhadas ficam por conta do circo. As mulheres brigam para fazer o papel de Maria. O noivo José fica uma fera quando descobre que ela está grávida de um filho que não é dele. Outros personagens como o anjo, as fofoqueiras do circo, a mulher barbada, os três reis magos, a estrela de Belém, o rei Herodes e as ovelhas cantoras e sapateadoras ajudam a contar essa divertida história.

Teatro Raul Cortez. Praça do Pacificador, Centro, Duque de Caxias. Sexta (12), 19h.

Uirapuru

Novidade no repertório da Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, a peça é inspirada na obra de Villa-Lobos. A história do índio que vira pássaro é encenada pelo elenco com o auxílio de artistas sobre perna de pau, danças típicas e música ao vivo. No sábado (13), véspera da apresentação, às 17h, o grupo apresenta o Auto da Saúde, que vai contar a história do bairro ao longo de uma caminhada do Cais do Valongo à Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Direção de Ligia Veiga (60min). 

Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia). Praça Coronel Assunção, s/nº (final da Rua Sacadura Cabral), Saúde. Domingo (14), 17h. Grátis.

✪✪✪ Um Amigo Diferente?

Um Amigo Diferente?
Um Amigo Diferente?: acessibilidade de forma inteligente e bem-humorada, em Ipanema (Foto: Paulo Rodrigues)

Baseada no livro homônimo da jornalista Claudia Werneck, a peça retrata de forma inteligente e bem-humorada a temática da acessibilidade. Com o auxílio de recursos como intérprete de Libras e audiodescrição, a criançada confere a história de Lucas (Paulo Ricardo Filho), menino considerado esquisito pela vizinhança. Ao lado de seu glamouroso gato Bandidão (Bruno Nunes), ele terá três dias para arrumar dois amigos verdadeiros e salvar o seu querido álbum de figurinhas de rock das mãos do irmão mais velho. Direção de Marcos Nauer (60min). Rec. a partir de 5 anos. Estreou em 25/10/2014. 

Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Sábado e domingo, 16h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h (sáb. e dom.). Até domingo (14).

✪✪✪ Leonardo — O Pequeno Gênio da Vinci

Leonardo o pequeno gênio da vinci
Leonardo - O Pequeno Gênio Da Vinci: apresentações no Parque das Ruínas (Foto: Divulgação)

A peça conta a história de Leonardo da Vinci (Thiago Magalhães) quando criança. Amigo dos pássaros, seu sonho é construir uma máquina de voar. Por essas e outras, é considerado um excêntrico pelo pai, Dom Pietro (Claudio Amado), e pelos moradores do vilarejo onde vive. Direção de Ivan Fernandes (60min). Rec. a partir de 4 anos. Reestreou em 23/11/2014. 

Parque das Ruínas (70 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2224-3922. Domingo, 11h. Grátis. Distribuição de convites a partir das 10h. Até domingo (14).

Natal nos shoppings

BarraShopping
BarraShopping (Foto: Divulgação)

Clique aqui para conferir as atrações natalinas dos shoppings da cidade.

Clubinho do Downtown

No sábado (13), as crianças poderão se divertir com música, oficina de natal com reciclado, oficina de bijuteria, camarim e tatuagem. No domingo (14), tem roda musical com mini- instrumentos, oficina de natal com reciclado, massa mágica e confecção de cartão de Natal. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (13) e domingo (14), 16h às 19h.

Exposições Playmobil

playmobil
Dom Pedro e dona Leopoldina: tipos históricos integram uma das mostras (Foto: Divulgação)

Modelos variados do brinquedo integram duas mostras no Museu Histórico Nacional: Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil e 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos. Na primeira, é possível ver os bonequinhos de 7,5 centímetros vestidos como personagens da história do Brasil, como dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz Leopoldina. Na outra, é traçado um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos últimos quarenta anos. Livre. 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 14h às 18h. R$ 8,00 (entrada franca aos domingos). Até 1º de março de 2015 (Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil) e domingo (23) (40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos).

O Macaco e a Boneca de Piche

O Macaco e a Boneca de Piche
Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo: alternância nos papéis da história (Foto: Ricardo Gabriel)

A longa e bem-sucedida trajetória da trupe carioca Centro Teatral e Etc e Tal desenvolve-se quase em silêncio. Mímica e humor são as bases de um repertório recheado de sucessos, a exemplo de O Macaco e a Boneca de Piche, espetáculo de 2002 que volta ao circuito em sessões gratuitas. No Espaço Cultural Eletrobras Furnas, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo ocupam o palco sob a direção de Alvaro Assad — o trio forma a companhia desde a sua criação, em 1993. A trama é inspirada no conto popular O Macaco e a Velha. Em cena, os dois se alternam nos papéis de uma velhinha de 157 anos apaixonada por bananas e de um macaco comilão. Furiosa com as seguidas vezes em que o bicho surrupia suas frutas, a senhora centenária arquiteta um plano de vingança hilariante, terrível e quase perfeito. Na montagem, a dupla adota a técnica da pantomima literária: enquanto um dos atores narra a trama, o outro a encena diante da plateia. Direção de Alvaro Assad (60min). Rec. a partir de 5 anos. Reestreia prometida para sábado (6).

Espaço Cultural Eletrobras Furnas — Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sábado e domingo, 18h. Grátis. Ingressos distribuídos a partir das 14h nos dias de espetáculo. Até dia 14.

O Elixir do Amor

O elixir do amor
O Elixir do Amor (Foto: Divulgação)

Considerada uma das melhores obras de Donizetti, em delicado equilíbrio entre a farsa e o romantismo, a história de amor conjuga-se com um relato pleno de alegria e cor da vida no campo. A história se passa em uma estância no pampa gaúcho e conta como o miraculoso elixir do amor, poção "mágica" destilada pelo charlatão doutor Dulcamara, fez com que o apaixonado vaqueiro Nemorino ganhasse o coração da sua inconquistável patroa Adina. O projeto faz parte de uma pesquisa teatral da atriz e autora Vanessa Dantas, onde o clássico e o popular se misturam na cena.

Arena Jovelina Pérola Negra (330 lugares). Praça Ênio, s/n, Pavuna (ao lado da Escola Telêmaco). Tel: 2886-3889. Sábado (13), 16h.

Histórias de amores de dentro da terra

casa frança-brasil
Casa França-Brasil: contação de histórias (Foto: Divulgação)

Contadores de histórias transformarão a Sala de Leitura da Casa França-Brasil em um espaço lúdico, de desenvolvimento da imaginação e do afeto. Durante este módulo do programa, será contada a “Lenda da mandioca”, na qual a origem desta raiz, que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros, será contada a partir da história de uma família, que encantará a todos. 

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Sábado (13), 15h30.

Oficina de linoleogravura

Os participantes irão experimentar técnicas de linoleogravura, utilizando linóleo (um tipo de borracha) como matriz para impressão em papel couchê fosco. Atividade inspirada na exposição Caverna Kitsch, do artista Gabriel Centurion, em cartaz na Galeria 1 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Vagas para 25 pessoas.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Tel: 3980-4898. Sábado (13) e domingo (14), 15h às 17h.

Aristogatas

A história tem como personagem principal uma ex-atriz muito rica que deixa toda a fortuna para sua gata Duquesa e seus três filhotes. Edgar, o mordomo, fica com ciúmes e resolve sumir com os gatos, e assim, herdar o dinheiro. Abandonada e com três filhotes, a gata Duquesa conhece o felino Tomas O´Malleye. Juntos, os dois descobrirão que o dinheiro não traz a felicidade e que o amor supera qualquer dificuldade.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (14), 17h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

ESPECIAL

Bazar

A edição 2014 do Bazar de Natal da Rede Asta traz uma grande variedade de produtos, entre itens de decoração e acessórios, feitos por artesãs de regiões carentes do país. As promoções chegam a 50% de desconto. 

Rede Asta. Rua General Glicério, 440, loja B, Laranjeiras, ☎ 3217-9967. Sexta (12), sábado (13) e dias 19 e 20. Grátis.

Lançamento de livro

Tony Belloto assina a organização de Rio Noir (Casa da Palavra; R$39,90; 304 págs.), uma coleção de contos policiais ambientados em cenários cariocas. Entre os autores estão o rapper MV Bill, os jornalistas Guilherme Fiuza, Arthur Dapieve e Arnaldo Bloch e o escritor Luis Fernando Verissimo. 

Livraria da Travessa. Shopping Leblon, Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, loja 205 A, Leblon, ☎ 3138-9600. Quinta (11), 19h30. Grátis.

Passeio ecológico

Vista da trilha da Babilônia
(Foto: Divulgação)

Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, o Shopping está investindo em melhorias na trilha ecológica do local e agora também oferece passeios guiados gratuitos ao público.

Riosul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo. Sábado (13), 9h. Inscrições nositeriosul.com.br/trilhababilonia

Leituras natalinas

Evento tradicional da Estação das Letras, o encontro natalino terá o escritor e teólogo Frei Betto como anfitrião. Está prevista também uma troca de livros, novos ou usados, entre os participantes após as leituras. 

Biblioteca Popular Municipal de Botafogo. Rua Farani, 53, Botafogo, ☎ 2551-6911. Sábado (13), 15h30. Grátis.

Tour on Ice

Ice Rio
Ice Rio (Foto: Divulgação)

Os professores e alunos da Escola de Patinação Artística no Gelo Ice Rio realizam o espetáculo cujo enredo destaca a viagem de um rapaz apaixonado que sai pelo mundo atrás de sua amada, perdida na infância. Nestas andanças, ele passa pelo Alasca, Espanha, África, Itália, Índia, China e Londres.

Norte on Ice. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi, NorteShopping. Tel: 2135-6525. Sábado (13), 13h.

Coral das Princesas de Petrópolis

Coral Princesas de Petrópolis
Coral Princesas de Petrópolis (Foto: Divulgação)

O grupo, formado por 30 componentes, com idades entre 9 e 17 anos, apresenta repertório variado e com diversos arranjos musicais.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Sexta (12), 19h.

Coral Doce Harmonia da Igreja Metodista Wesleyana

O grupo interpreta músicas tradicionais de Natal, em português, como Jingle Bells, Boas Festas, Noite Feliz, Silver Bells, Let it snow, The Christmas Song e Natal Branco.

Passeio Shopping. Rua Viúva Dantas, 100, Campo Grande. Tel: 2414-0003. Sábado (13), 16h.

 Diálogos Espocc

Marcelo Yuka
Marcelo Yuka (Foto: Divulgação)

O debate terá medição e provocação do músico e pensador Marcelo Yuka. Segurança Pública e Convivência na Cidade serão os temas do encontro, que contará ainda com a participação do delegado de Polícia Civil Vinícius George, o rapper e ativista da Baixada Fluminense Dudu do Morro Agudo, o Diretor da Redes da Maré Edson Diniz e a Diretora do Observatório de Favelas Raquel Willadino.

Centro de Artes da Maré. Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda. Sábado (13), 14h. As inscrições podem ser feitas através do link migre.me/mWa6Y.

O Império do Passinho – O Encontro

O evento reúne dançarinos, admiradores e MC´s em um grande festival de passinho na rua, em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Manguinhos. Sem disputas ou premiações, esta primeira edição será uma grande festa democrática, gratuita e aberta a todos que queiram se apresentar. Além da dança, haverá cantores de funk vindos de diversas comunidades.

Avenida Dom Helder Câmara, 1184 (em frente ao Centro de Referência da Juventude de Manguinhos). Sábado (13), 17h.

+ Veja mais passeios na cidade

CONCERTOS

Orquestra Sinfônica Brasileira

Orquestra Sinfônica Brasileira: apresentação no Theatro Municipal
Orquestra Sinfônica Brasileira (Foto: Divulgação)

Após ter os ingressos esgotados em menos de dois dias no final de agosto, o grupo reapresenta o espetáculo Tributo a John Williams — Clássicos de Cinema, com trilhas sonoras do compositor. Comandada pelo maestro titular Roberto Minczuk, a programação contempla títulos como E.T. – O Extraterrestre, Tubarão, Jurassic Park, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Indiana Jones. 

Forte de Copacabana (8 000 lugares). Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Copacabana, ☎ 2521-1032. Sábado (13), 19h30. Grátis.

+ Veja mais concertos na cidade

EXPOSIÇÕES

Falso Movimento

A exposição reúne obras de três artistas estrangeiros, o equatoriano Adrián Balseca, a mexicana Pia Camil e a americana Helen Mirra, e seis brasileiros: Ivan Grilo, Felipe Bertarelli, Daniel de Paula, Ricardo Villa, Pablo Pijnappel e Leticia Ramos. Como o nome da mostra sugere, as obras são perpassadas pela ideia de um movimento incessante que, contudo, não leva a lugar algum. Preços sob consulta.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 17 de janeiro de 2015. A partir de quinta (11).

✪✪✪ Figura Humana

Cristina Canale
Anjo (2014), óleo da carioca Cristina Canale: um dos nomes mais destacados na coletiva (Foto: Divulgação)

Na eclética coletiva, as obras presentes dão destaque ao corpo humano. A seleção de artistas vai de pintores da Geração 80, a exemplo de Cristina Canale (com Anjo, um dos ­óleos mais bonitos da mostra), a jovens em ascensão, como o carioca Rodrigo Martins.

Caixa Cultural — Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (14).

✪✪✪ André Gardenberg

A paisagem do pantanal mato-grossense, cujas belezas inspiraram o poeta Manoel de Barros, morto em novembro passado, é o ponto de partida da exposição Perto do Rio Tenho Sete Anos. Na série inédita, o fotógrafo procura traduzir em imagens o universo dos versos do autor. O visitante escuta poemas de Barros na voz do ator Pedro Paulo Rangel.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até o dia 19.

Beto Pereira

Dezoito multicoloridas telas em acrílica integram a exposição Pedalando Cores. Em todas as obras, a imagem da bicicleta se faz presente de alguma forma.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, ↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes). Grátis no domingo. Até o dia 31.

Celina Portella

Em Movimento² (lê-se “movimento ao quadrado”), a artista exibe cinco videoinstalações nas quais ela mesma aparece interagindo com as bordas dos monitores.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. → Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 12 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Geraldo de Barros

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição, com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à sérieFotoformas, que abasteceu uma mostra rea­lizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500.→ Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Horacio Coppola

Horacio Coppola
Fotografia de Horacio Coppola: atração no Instituto Moreira Salles (Foto: Divulgação)

Em Luz, Cedro e Pedra — Esculturas do Aleijadinho Fotografadas por Horacio Coppola, são exibidas 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto em 1945.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 4 de janeiro de 2015.

Desenhos – anos 80

A mostra individual de Jorge Duarte reúne cerca de 35 desenhos do artista, que é um dos expoentes da chamada Geração 80. São desenhos inéditos, realizados durante a década de 80 do século passado e que refletem a produção do artista no período, marcado por sua produção pictórica, sendo alguns deles estudos preparatórios para pinturas de grandes formatos realizadas na época.

Sergio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Até 9 de janeiro de 2015.

EAV 75.79 — Um Horizonte de Eventos

A mostra celebra a gestão inaugural da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob direção de Rubens Gerchman (1942-2008). Um grande material documental divide o espaço com gravuras feitas em 1976, na EAV, por Avatar Moraes, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Roberto Magalhães e pelo próprio Gerchman, entre outros.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage —Cavalariças e Capela. Rua Jardim Botânico, 414,Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a sexta,14h às 18h; sábado e domingo, 14h às 17h. Grátis.Até 11 de janeiro de 2015.

Jorge Mayet

Jorge Mayet
Jorge Mayet expõe na Galeria Inox (Foto: Divulgação)

O artista cubano expõe uma grande instalação. Há ainda outra escultura : uma casa que levita, se destrói, se reconstrói, representando a arquitetura típica de Cuba.

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240, subsolo 101, Copacabana. Segunda à sexta, 10 às 20h; sábado das 11 às 19h. Até 31 de janeiro.

Malu Fatorelli

Videoinstalações, gravuras, vídeos e desenhos compõem a individual Clepsidra — Arquitetura Líquida, na qual a artista dialoga com a paisagem do entorno da Galeria Laura Alvim: o mar de Ipanema.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis. Até 8 de março 2015.

Marulhar — Artistas Portugueses Contemporâneos

Criadores portugueses que despontaram nos anos 90 estão reunidos na coletiva. São eles Rui Toscano, Daniel Malhão, Nuno Cera, Francisco Tropa, Filipa Cesar, Alexandre Estrela, João Onofre, André Cepeda e Gabriel Abrantes.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 25 de janeiro de 2015.

Luiz Claudio Marigo - Fotógrafo e Ambientalista

Luiz Claudio Marigo
Uma das imagens de Luiz Claudio Marigo (Foto: Luiz Claudio Marigo)

A mostra reúne o trabalho desse pioneiro em fotografia de natureza no Brasil. Junto à exposição das fotografias, é apresentada uma projeção com trechos de entrevistas e imagens significativas de seu trabalho.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Tel: 3261-2550. Terça a domingo, 12h às 19h. Até 25 de janeiro.

✪✪✪ Ouro — Um Fio queCostura a Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com o ouro ou materiais dourados em comum. Marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

Pretérito Presente

PreteritoPresente
Preterito Presente reúne trabalhos de Carolina Amorim (Foto: Carolina Amorim)

A exposição individual de estreia da artista visual Carolina Amorim, com curadoria de Pedro Vasconcellos, reúne três ensaios fotográficos que tem como tema o corpo, abrigo de tempos. São imagens em preto e branco que recebem intervenções manuais com linhas, folhas secas e pinturas.

Z. Bra Hostel. Avenida General San Martin, 1212, Leblon. Tel: 3596-2386. Até 17 de dezembro.

✪✪✪ Ron English

A individual reúne mais de uma centena de obras do americano, que definiu seu estilo como “popaganda”. Os trabalhos misturam referências de cena pop, história da arte, propaganda, quadrinhos e música. À parte o deleite visual, sobram farpas para marcas famosas, de redes de fast-food a cartões de crédito.

Caixa Cultural — Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. →Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até o dia 21.

Toda Fé

Estarão expostas 16 imagens, produzidas por dez fotógrafos, que representam a força própria do protagonismo das manifestações de fé nesses lugares, além da beleza que a convivência das diversas expressões religiosas pode propiciar. Com curadoria de Rovena Rosa, coordenadora do Programa Imagens do Povo, a mostra tem como intuito reforçar o horizonte que norteia as ações do programa: celebrar a diversidade e respeito às diferenças, seja ela de qual natureza for.

Galeria 535. Observatório de Favelas, Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré. Diariamente, 9h às 18h. Até 27 de fevereiro.

Virei Viral

Dora Reis - Memorabilia
Dora Reis - Memorabilia (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura - especialmente as redes sociais - no comportamento dos indivíduos. Até 22 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO