diversão

Confira 44 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

SHOWS

Elisa Lucinda e Marcus Lima

Elisa Lucinda
Elisa Lucinda: apresentação em Botafogo (Foto: Divulgação)

Aqui bom humor se mistura com música. Batizado de Ô Danada, o espetáculo da poetisa e atriz com o violonista apresenta de forma original canções de parcerias anteriores da dupla e de outros artistas, como Chico Buarque e Gilberto Gil. Elisa e Marcus sobem ao palco acompanhados pelo trio formado por Vitor Mansur (guitarra), Carlito Gepe (baixo) e João Marcello (bateria). 10 anos. 

Espaço Furnas Cultural (170 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-3112. Sábado (29), 20h. Domingo (30), 19h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h.

Ibeu Rock Festival

A 10ª edição do festival acontece na casa de espetáculos Miranda. O evento, promovido anualmente pela instituição, terá a apresentação de doze bandas de rock, nove delas selecionadas por um júri de peso: Érika Martins - ex-vocalista do grupo Penélope; Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho; e Frederico Mello de Castro (ou Fred), ex-baterista da banda Raimundos. As outras três bandas que compõem o line up de concorrentes à premiação do festival foram escolhidas por votação popular no facebook do Ibeu, entre os meses de outubro e novembro.

Miranda (200 lugares). Avenida Borges de Medeiros, 1424, 2º andar, Lagoa, ☎ 2239-0305. Sábado (29), 17h.

Um Rio de Samba

Xande de Pilares
Xande de Pilares (Foto: Guto Costa)

Lançamento do projeto Um Rio de Samba tem homenagens a Tia Surica e Zé Katimba na tarde neste sábado (29), no Centro, com shows como o de Xande de Pilares. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais filmes em cartaz na cidade

TEATRO

Microteatro RJ

Sete peças curtas (com cerca de quinze minutos de duração cada uma) são encenadas simultaneamente e em loop no Castelinho do Flamengo, às sextas e aos sábados, das 20h às 22h15. A entrada é franca. Confira a curiosa programação em abr.ai/microteatro. 16 anos.

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo). Praia do Flamengo, 158, Flamengo, ☎ 2205-0655. Sexta e sábado, 20h às 22h15. Grátis. Até 6 de dezembro.

Festival Palco Giratório

festival palco giratório 1
Labirinto: o espetáculo da companhia carioca Alfândega 88 terá sessão no dia 24, às 19h (Foto: Guga Melgar)

O festival promovido pelo Sesc encerra sua 6ª edição com peças gratuitas Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá. A premiada companhia carioca Alfândega 88, dirigida por Moacir Chaves,  traz para o Palco Giratório três espetáculos de grande sucesso do grupo: Labirinto, Negra Felicidade e O Controlador de Tráfego Aéreo. Clique para ver a programação completa.

+ Veja mais peças em cartaz na cidade

DANÇA

Máquina de Dançar

Maria Alice Poppe
Maria Alice Poppe: em Máquina de Dançar (Foto: Leo Aversa)

Thereza Rocha e Maria Alice Poppe assinam o espetáculo que ocupa uma instalação de 80 metros quadrados. O público se desloca por sete ambientes ao longo da encenação, que conta com Maria Alice no palco. As sessões são contínuas entre 12h e 19h, começando a cada hora cheia (50min). 12 anos.

Espaço Cultural Sérgio Porto — Galeria Superior (12 lugares). Rua Visconde Silva, s/nº, Humaitá, ☎ 2535-3846. Sábado (29) a segunda (1º), 12h às 19h (sessões contínuas iniciadas a cada hora cheia). Grátis.

Montão de Coisa

As imagens recolhidas durante o período letivo da Oficina de Vídeo e Arte serviram de base para a produção de uma coreografia em sala de aula, e posteriormente refilmada nas ruas do bairro e agora estará disponível para o público. No filme, o tradicional bairro da Nova Iguaçu, Austin, foi catalogado em representações, filtrando gestos, cores, sensações e discursos. A entrada é gratuita e a exibição será realizada em looping. No mesmo dia, outras duas oficinas da ELC (Audiovisual para Educadores e Produção Audiovisual) irão exibir os seus projetos.

Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Rua Cândido Lima, 13 (sobreloja), Austin, Nova Iguaçu. Tel: 2763-7570. Sábado (29), 18h.

+ Veja mais espetáculos de dança na cidade

CINEMA

Mostra Filmes de Estrada

Coração Selvagem
Coração Selvagem: exibição gratuita na Casa Daros (Foto: Divulgação)

A Casa Daros exibe uma seleção de obras do gênero conhecido como road movie em sessões gratuitas. Neste fim de semana, é a vez dos filmes Coração Selvagem, de David Lynch, e Buffalo 66, de Vincent Gallo. Clique para saber mais.

+ Veja mais filmes em cartaz na cidade

CONCERTOS

IV Concurso Internacional BNDES de Piano

Considerado o mais importante concurso internacional de música do país, o evento reúne 27 competidores, com idades entre 20 e 29 anos, de onze países, a partir de quinta (27). Em homenagem à pianista Magdalena Tagliaferro e ao compositor Heitor Villa-Lobos, a edição ganha abertura de Nelson Freire, no Municipal. O virtuose divide o palco com a OSB, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. Na sexta (28) e no sábado (29), provas eliminatórias ocupam a Sala Cecilia Meireles.

Theatro Municipal (2 236 lugares). Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, ☎ 2332-9005/9191, ↕ Cinelândia. Quinta (27), 20h30. Sala Cecilia Meireles (400 lugares). Largo da Lapa, 47, Centro, ☎ 2332-9160. Sexta (28) e sábado (29), 15h. Grátis. Distribuição de ingressos duas horas antes de cada evento.

Orquestra Petrobras Sinfônica

A Academia Juvenil da orquestra faz a última apresentação do semestre. Com regência de Felipe Prazeres, os jovens interpretam obras de Armando Prazeres, Bach e Mozart. 

Igreja São João Batista da Lagoa (240 lugares). Rua Voluntários da Pátria, 287, Botafogo, ☎ 2538-2926, ↕ Botafogo. Sábado (29), 16h. Grátis.

VII Festival Internacional de Sopros

O encerramento do festival promovido pelo projeto Música no Museu conta com a apresentação da conceituada pianista Fernanda Canaud, que faz um duo com a oboísta e mestre da Miami University, Andrea Ridilla. No programa, Piazzola, Lombardo e Marais.

Museu de Arte Moderna (200 lugares). Rua Infante Dom Henrique, 85, Flamengo. Domingo (30), 11h30.

Centenário do Forte de Copacabana

Orquestra de Violões do Forte de Copacabana
Orquestra de Violões do Forte de Copacabana (Foto: Reprodução)

Os meninos e meninas das Orquestras Violões do Forte de Copacabana, de Sopro da FAETEC de Nilópolis e da SindiRefeições RJ, que se encontram para um Concerto especial de fechamento da programação cultural do centenário da Casamata.

Alameda do Forte de Copacabana. Avenida Atlântica, posto 6. Tel: 2521-1032. Sábado (29), 18h.

+ Veja mais concertos na cidade

ESPECIAL

Inauguração da Árvere de Natal da Lagoa

Árvore da Lagoa 2014
Decoração deste ano apresenta o tema Um Natal de Luz (Foto: Divulgação)

Neste sábado (29), a árvore de natal será inaugurada apresentação teatral, shows e fogos de artifício. Clique aqui para saber mais. 

Reboot: Festival de Wikinomia

O nome pode soar pouco familiar, mas a ideia do Reboot: Festival de Wikinomia, não. O encontro busca caminhos para viabilizar a economia criativa na internet. Durante dois dias, o público terá a chance de conhecer diversos modelos de sucesso baseados na cooperação on-line. Ao final, os cinco melhores projetos serão submetidos a votação on-line e o vencedor ganhará um prêmio de R$ 10 000,00. Clique aqui para ver a programação.

IED Rio. Avenida João Luis Alves, 13, Urca, ☎ 3683-3786. Sábado (29), 12h/20h; domingo (30), 10h/20h. Inscrições em www.reboot.vc. Grátis.

O Cluster

O Cluster
O Cluster (Foto: Divulgação)

Encontro de moda, artes, gastronomia e música, o Cluster chega à sua 10ª edição com mais de cinquenta expositores, uma galeria a céu aberto e intervenção comandada pelo artista plástico Bragga. Nas carrapetas, os DJs residentes recebem os convidados Marcelinho da Lua e Lili Prohmann. Solar das Palmeiras.

Rua das Palmeiras, 35, Botafogo, ☎ 99856-9393. Domingo (30), 13h/21h. Grátis.

Talentos Senac

Nex Zero: banda se apresenta no local sábado (29), às 19h30
NX Zero: banda se apresenta no local sábado (29), às 19h30 (Foto: Divulgação)

Feira leva oportunidades de emprego, shows e oficinas ao Parque Madureira. Programação inclui apresentação da banda NX Zero. Clique aqui para saber mais.

Dia da Cidadania SulAmérica

O evento reúne atrações culturais e circenses e serviços gratuitos de saúde, documentação, esporte e lazer. Os visitantes poderão passar por avaliação médica ao realizar exames de glicose, pressão e peso, além de receberem orientações odontológicas. Nos espaços estéticos, maquiagem, corte de cabelo e esmaltagem. Para crianças e adolescentes, brincadeiras como pula-pula, pintura no rosto, escultura em bola, atividades circenses, culturais e esportivas, e jogos sobre o meio ambiente. O destaque é a batalha do passinho, modalidade de dança que mistura referências de funk, hip-hop, stiletto e kuduro. Com inscrições abertas no dia do evento, a expectativa é que vários jovens dançarinos da comunidade aceitem o desafio e entrem na competição.

Quadra de futebol do Morro do Escondidinho, Rio Comprido. Sábado (29), 10h às 16h.

Por Dentro do Palácio

Antigo Palácio da Justiça
Eduardo Diaz e Dulce Penna de Miranda: visita teatral pelo Antigo Palácio da Justiça (Foto: Marcelo Carnaval)

O Antigo Palácio da Justiça abre as portas para uma visita lúdica e informativa. Guiados por atores que interpretam Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, e o jurista brasileiro Ruy Barbosa, os visitantes podem conhecer as instalações do palácio, no Centro do Rio, e suas histórias nas visitas teatralizadas.

Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, Centro. Tel: 3133-3366 / 3133-3368. Sábado (29), 16h. Grátis (distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão).

Passeio ecológico

Vista da trilha da Babilônia
(Foto: Divulgação)

Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, o Shopping está investindo em melhorias na trilha ecológica do local e agora também oferece passeios guiados gratuitos ao público.

Riosul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo. Sábado (4), 9h. Inscrições no siteriosul.com.br/trilhababilonia

+ Veja mais passeios na cidade

CRIANÇAS

✪✪✪ Um Amigo Diferente?

Um Amigo Diferente?
Um Amigo Diferente?: acessibilidade de forma inteligente e bem-humorada, em Ipanema (Foto: Paulo Rodrigues)

Baseada no livro homônimo da jornalista Claudia Werneck, a peça retrata de forma inteligente e bem-humorada a temática da acessibilidade. Com o auxílio de recursos como intérprete de Libras e audiodescrição, a criançada confere a história de Lucas (Paulo Ricardo Filho), menino considerado esquisito pela vizinhança. Ao lado de seu glamouroso gato Bandidão (Bruno Nunes), ele terá três dias para arrumar dois amigos verdadeiros e salvar o seu querido álbum de figurinhas de rock das mãos do irmão mais velho. Direção de Marcos Nauer (60min). Rec. a partir de 5 anos. Estreou em 25/10/2014. 

Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Sábado e domingo, 16h. Sessões extras na quinta (20), 10h e 14h30. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h (sáb. e dom.). Até 14 de dezembro.

Exposições Playmobil

playmobil
Dom Pedro e dona Leopoldina: tipos históricos integram uma das mostras (Foto: Divulgação)

Modelos variados do brinquedo integram duas mostras no Museu Histórico Nacional: Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil e 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos. Na primeira, é possível ver os bonequinhos de 7,5 centímetros vestidos como personagens da história do Brasil, como dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz Leopoldina. Na outra, é traçado um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos últimos quarenta anos. Livre. 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 14h às 18h. R$ 8,00 (entrada franca aos domingos). Até 1º de março de 2015 (Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil) e domingo (23) (40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos).

Leonardo - o Pequeno gênio da Vinci

Leonardo o pequeno gênio da vinci
Leonardo - O Pequeno Gênio Da Vinci: apresentações no Parque das Ruínas (Foto: Divulgação)

Leonardo é uma criança irrequieta que vive na tranqüila e pequena aldeia de Vinci e passa os dias desenhando e tentando realizar seu maior sonho: construir uma máquina de voar. É considerado uma figura "excêntrica" pelo pai e pelos habitantes de Vinci. Seus únicos amigos de verdade são os pássaros! Até que um dia surge a oportunidade de ir estudar em Florença, cidade desenvolvida e rodeada de arte e cultura. Mas para isso, Leonardo terá que provar seu valor a todos.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sábado, 11h. Até 14 de dezembro.

Histórias de amores de dentro da terra

casa frança-brasil
Casa França-Brasil: contação de histórias (Foto: Divulgação)

Contadores de histórias transformarão a Sala de Leitura da Casa França-Brasil em um espaço lúdico, de desenvolvimento da imaginação e do afeto. Durante este módulo do programa, será contada a “Lenda da mandioca”, na qual a origem desta raiz, que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros, será contada a partir da história de uma família, que encantará a todos. 

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Sábado (29), 15h30.

Clubinho do Downtown

No sábado (29), as crianças poderão se divertir com camarim das princesas e príncipes, oficina de reciclado de varinhas mágicas e espadas, massa mágica e brincadeiras tradicionais. No domingo (30), tem brincadeiras de roda, futlençol, oficina de reciclado, jogo da velha gigante e meus pintinhos venham cá. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (29) e domingo (30), 16h às 19h.

Natal nos shoppings

Rio Design Barra
Rio Design Barra (Foto: Renan Lima)

Clique aqui para conferir as atrações natalinas dos shoppings da cidade.

João e Maria

O conto infantil narra a história de dois irmãos que se perdem na floresta e encontram uma casa toda feita de doces e biscoitos e habitada por uma bruxa. A casa é tão saborosa que a bruxa os convida a comerem tudo que quiserem. Mas o que eles não sabem, é que ela quer engordá-los a fim de devorá-los.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (30), 17h.

Hora da Criança

A livraria Saraiva promove programação infantil gratuita para as crianças com contação de histórias e outras atividades em diferentes unidades. 

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sábado (29), 16h.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Sábado (29), 16h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

EXPOSIÇÕES

✪✪✪ Guignard e o Oriente,entre o Rio e Minas

Guignard
Óleo Noite de São João (1961): conexões com a xilogravura oriental (Foto: Reprodução)

Desde a sua inauguração, o MAR tem investido em mostras que estabelecem diálogos. Em Guignard e o Oriente, entre o Rio e Minas, a ideia é revelar conexões entre Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), com mais de 100 obras apresentadas, e duas vertentes estéticas:as xilogravuras orientais e a tradição do barroco brasileiro, exibidas lado a lado com as criações do artista. No primeiro caso, as afinidades se revelam na subversão da perspectiva, como no óleo sobre madeira Noite de São João (1961). Além da presença de antigas gravuras japonesas, a “conversa” se estabelece na exposição de obras com evocações orientais, mas feitas por artistas de outras nacionalidades, como Adriana Varejão. Do outro lado, representações de imagens sacras feitas por Guignard aproximam-se de esculturas barrocas. Um ou outro trabalho pode soar deslocado, sem, no entanto, desvirtuar o conceito original nem prejudicar o prazer da visita.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, s/nº, Zona Portuária, ☎ 3031-2741. → Terça, 10h às 19h; quarta a domingo,10h às 17h. R$ 8,00. Grátis às terças. Meia-entradapara estudantes de escolas particulares e universitários.De quarta a domingo, grátis para alunos e professoresda rede pública, crianças de até 5 anos e pessoas commais de 60 anos. Até 26 de abril de 2015.

Marulhar — Artistas Portugueses Contemporâneos

Criadores portugueses que despontaram nos anos 90 estão reunidos na coletiva. São eles Rui Toscano, Daniel Malhão, Nuno Cera, Francisco Tropa, Filipa Cesar, Alexandre Estrela, João Onofre, André Cepeda e Gabriel Abrantes.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 25 de janeiro de 2015. A partir de terça (25).

Otavio Schipper e Tove Storch

Uma instalação feita em conjunto pelo brasileiro e pela dinamarquesa é apresentada no salão do térreo da galeria Anita Schwartz. A obra é composta por um trabalho de Tove, uma espécie de biblioteca, com prateleiras de seda, que serão preenchidas por criações de Schipper. No segundo andar ele exibe peças que fazem parte da série Memória Ótica. Preços sob consulta.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. → Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 17 de janeiro de 2015. A partir de sexta (28).

Polígrafa — 50 Anos

Uma das mais importantes editoras de gravura do mundo, a catalã Polígrafa Obra Gráfica tem celebrado o seu cinquentenário nesta mostra. Dois dos destaques são a última gravura ainda à venda de Francis Bacon e a primeira de Antoni Tàpies. Os brasileiros Daniel Senise, Waltercio Caldas e Nelson Leirner estão na mostra. R$ 1 500,00 a R$ 45 000,00.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 10 de janeiro de 2015. A partir de segunda (24).

✪✪✪ Cruz-Diez: um Olhar sobre a Cor

cruz-diez
Induction Chromatique: uma das quinze obras na Galeria de Arte Ipanema (Foto: Reprodução)

Expoente da arte cinética, o venezuelano tem quinze trabalhos expostos. No acervo, a série Physichromie parece tecer um eterno jogo de “agora você vê, agora não vê mais”. Desenhos geométricos com profundidade também saltam aos olhos ou se escondem conforme o visitante se desloca diante da obra. Preços sob consulta.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, ☎ 2512-8832. → Segunda a sexta, 10h às 9h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até sábado (29).

Dias & Riedweg

Repleta de referências ao período da Guerra Fria, a instalação Cold Stories é o destaque na mostra da dupla formada pelo carioca Mauricio Dias e pelo suíço Walter Riedweg. Juntos desde 1993, eles apresentam outras cinco obras no local.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h.Grátis. Até domingo (30).

Amador Perez

Na mostra Memorabilia — Amador Perez — 40 Anos, 115 obras oferecem um panorama da produção do artista. Entre os destaques está Gioventù, série de 63 desenhos a grafite e lápis de cor inspirados na pintura homônima de Eliseu Visconti.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

✪✪✪ André Gardenberg

A paisagem do pantanal mato-grossense, cujas belezas inspiraram o poeta Manoel de Barros, recém-falecido, é o ponto de partida da exposição Perto do Rio Tenho Sete Anos. Na série inédita, o fotógrafo procura traduzir em imagens o universo dos versos do autor. O visitante escuta poemas de Barros na voz do ator Pedro Paulo Rangel.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 19 de dezembro.

Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma

Italiano naturalizado brasileiro, Victor Brecheret foi um dos maiores escultores do país. Para lembrar os 120 anos de seu nascimento, a exposição reúne 37 esculturas e 107 desenhos de várias de suas fases. A seleção de trabalhos é toda dedicada ao universo feminino.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

EAV 75.79 — Um Horizonte de Eventos

A mostra celebra a gestão inaugural da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob direção de Rubens Gerchman (1942-2008). Um grande material documental divide espaço com gravuras feitas em 1976, na EAV, por Avatar Moraes, Dionísio Del Santo, Eduardo Sued, Roberto Magalhães e o próprio Gerchman, entre outros.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage —Cavalariças e Capela. Rua Jardim Botânico, 414,Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a sexta,4h às 18h; sábado e domingo, 14h às 17h. Grátis.Até 11 de janeiro de 2015.

✪✪✪ Figura Humana

As obras desta eclética coletiva dão destaque ao corpo humano. A seleção de artistas vai de pintores da Geração 80, a exemplo de Cristina Canale (com Anjo, um dos óleos mais bonitos da mostra), a jovens em ascensão, como o carioca Rodrigo Martins.

Caixa Cultural — Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 14 de dezembro.

✪✪✪ Geraldo de Barros

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à série Fotoformas, que abasteceu uma mostra realizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. →Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

✪✪✪ Horacio Coppola

Em Luz, Cedro e Pedra — Esculturas do Aleijadinho Fotografadas por Horacio Coppola, são exibidas 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto em 1945.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas quinta e sexta, às 17h. Até 4 de janeiro de 2015.

As Mulheres de Ziraldo 

As Mulheres de Ziraldo 3
As Mulheres de Ziraldo (Foto: Divulgação)

A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, reúne dezesseis desenhos do cartunista, com aproximadamente dois metros de altura cada. Inspiradas em imagens famosas, as telas gigantes pintadas em acrílico levaram quase seis anos para serem concluídas e integrarem a coleção.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, das 13h às 19h. Tel: 3147-9017. Grátis. Até 29 de novembro.

✪✪✪ Ouro — Um Fio que Costuraa Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com o ouro ou materiais dourados em comum. Marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

✪✪✪ Ron English

Ron English
Obra do americano Ron English (Foto: Divulgação)

A individual reúne mais de uma centena de obras do artista americano, que definiu seu estilo como “popaganda”. Seus trabalhos misturam referências de cena pop, história da arte, propaganda, quadrinhos e música. À parte o deleite visual, sobram farpas para marcas famosas, de redes de fast-food a cartões de crédito.

Caixa Cultural — Galeria 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 21 de dezembro. 

Virei Viral

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura - especialmente as redes sociais - no comportamento dos indivíduos. Até 22 de dezembro. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO