diversão

Confira 44 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

TEATRO

Piquenique no Front

Piquenique no front
Piquenique no Front passa por arenas cariocas (Foto: Divulgação)

Um clássico do teatro do absurdo. O espetáculo conta de forma bem humorada, original e absurda, a história do soldado incompetente Zapo que, em combate, recebe num domingo a inesperada visita dos seus pais, o Senhor e Senhora Tépan para um piquenique em pleno front de batalha. Sem entender a situação de seus pais, Zapo acompanha essa atividade familiar com acontecimentos insólitos, um piquenique no meio de uma guerra, entre bombas, tiros e rajadas, como a prisão do soldado inimigo Zepo e a visita de farejadores à procura de feridos. A gentileza e tranquilidade de todos não é abalada, em meio de bombardeios de aviões, metralhadoras e granadas eles cantam, brincam e dançam. 

Arena Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna. Tel: 2886-3889. Sexta (6), 20h.

+ Confira outras peças em cartaz na cidade

ESPECIAL

Feira Rio Antigo

feira-lavradio.JPG
(Foto: Redação Veja rio)

A feira de antiguidades reúne mais de 400 expositores e, nesta edição, recebe a cantora Nai Dias. A artista se apresenta a partir das 16h30 no palco montado em frente a Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com a Rua do Senado).

Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco. Sábado (7), 10h às 19h.

Canal 100: uma Câmera Lúdica, Dramática e Explosiva 

Baseada no livro homônimo, lançado em 2014, a exposição multimídia Canal 100: uma Câmera Lúdica, Dramática e Explosiva resgata a história do cinejornal mais famoso dos anos 60 a 80. A mostra conta com imagens raras e projeções de matérias históricas produzidas pelo Canal 100, uma revista de atualidades, mas que tinha como carro-chefe o futebol. 

Espaço Tom Jobim — Galpão das Artes. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Terça a domingo, 10h às 17h. Grátis. Até 29 de março. 

Nerd Zone

Evento gratuito, ocupa dois pontos da cidade com exposições, palestras, debates, jogos, workshops e espetáculos. A proposta é desmistificar a ideia negativa que a palavra nerd carrega e unir em um mesmo programa elementos cultuados por essa turma, como os super-heróis, além de festas ao som de DJs badalados. Todas as tribos são bem-vindas. Clique para ver a programação completa.

Castelinho do Flamengo. Praia do Flamengo, 158, Flamengo, ☎ 2205-0655. Sex., 19h/2h; sáb., 9h/2h. Oi Futuro Ipanema. Rua 2 de Dezembro, 63, Ipanema, ↕ Ipanema. ☎ 3131-3060. Sáb., 11h/20h. Até 7 de fevereiro.

Projeto Boal

Augusto Boal (1931-2009), celebrado dramaturgo brasileiro, tem sua obra completa revisitada no Projeto Boal, mostra multimídia em cartaz a partir de quarta (14). O evento, que reúne teatro, música, oficinas e leituras dramáticas, começa com uma exposição no 2º andar da casa. Confira a programação completa em abr.ai/projeto-boal.Centro Cultural Banco do Brasil. Clique para ver a programação completa.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 2º andar, ☎ 3808-2020. A partir de quarta (14), 9h/21h. Grátis. Até 16 de março.

Verão no VillageMall

O Shopping leva food trucks e apresentações musicais gratuitas ao deck até o dia 22 de fevereiro. Clique para saber mais.

Experimentando Diferenças

Projeto Experimentando Diferenças
Arena de experimentação: palco do projeto (Foto: Divulgação)

O RIOSUL é o palco da nova edição do projeto criado em 2013. A estrutura montada no 1º piso do shopping foi batizada de Arena das Experimentações e promete aos visitantes a oportunidade de conhecer e vivenciar sensações similares àquelas sentidas por atletas paralímpicos. A cada dia, entre 17h e 21h, um campeão mundial estará no local para ajudar o público durante as simulações. Clique para saber mais.

Por que ler os clássicos? O Mapa da Mina – Um panorama da literatura fantástica dos primórdios aos dias de hoje

Ministrada por Marcelo Backes, a palestra faz um mapeamento da literatura fantástica e maravilhosa, oferecendo exemplos característicos e buscando breves tentativas de interpretação.  

Biblioteca Parque Estadual (BPE), Auditório Darcy Ribeiro. Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Sábado (7), 16h às 18h.

+ Confira outros passeios na cidade

CRIANÇAS

Irmãos Brothers Band

Irmãos Brothers
Irmãos Brothers se apresentam no Parque das Ruínas (Foto: Fernanda Tomaz)

A trupe, que se reveza entre números circenses e instrumentos musicais, faz shows gratuitos na área externa do Parque das Ruínas para apresentar Eureka!!!, seu primeiro CD autoral. Estilos como rock, reggae, marchinha e brega embalam a apresentação, que termina em um baile de Carnaval (90min). Rec. a partir de 3 anos.

Parque das Ruínas (200 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2224-3922. Sábado e domingo, 20h. Grátis. Até domingo (8).

Em Busca da obra de arte

O Programa Caixa Gente Arteira convida todas as crianças de 4 a 10 anos para interagir com as obras de arte da Caixa Cultural. Será realizado um conjunto de atividades culturais coletivas com crianças, aos sábados à tarde. O jogo cultural visa mobilizar o público, a fim de estimulá-lo a procurar ícones e detalhes nas obras de arte da unidade como: Painel de Bandeira de Mello e Mural de Júlio Spinoso, fazendo relações com as exposições em cartaz no espaço, com brincadeiras como caça ao tesouro, campeonato de peteca, amarelinha, cantigas de roda, cirandas e outras.

Caixa Cultural. Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Tel: 3980-4898. Sábado (7), 14h às 16h.

Verão Tênis Kids

Para entrar no clima do importante torneio Rio Open, o Shopping Leblon criou um espaço com quadras, cybergames e customização de bonés e camisetas. Rec. de 4 a 10 anos. 

Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, ☎ 2430-5122. Diariamente, 16h/20h. Grátis. Até 8 de fevereiro.

Shtim Shlim — O Sonho de um Aprendiz

Tapetes Contadores de Histórias em Shtim Shlim — O Sonho de um Aprendiz
Shtim Shlim — O Sonho de um Aprendiz: o ambiente pode ser visitado fora das sessões (Foto: Lipe Borges)

O espetáculo do grupo Tapetes Contadores de Histórias conta a trajetória do herói do título, que entra em conflito com um feiticeiro após descobrir que será morto. Uma instalação interativa de tecido, com peças gigantes, serve de cenário para a narração da história, inspirada em um conto de povos nômades da África. É possível visitá-la separadamente, fora das sessões (60min). Rec. a partir de 6 anos.  

Caixa Cultural — Galeria 3 (40 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕Carioca. → Peça: sábado e domingo, 16h. Instalação: terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 15h (peça). Até 1º de março.

Pé da Letra

A editora que há 15 anos atua no mercado editorial promov a Feira Cultural do Livro, com foco na literatura infantil, com uma grande variedade de títulos a preços acessíveis. O evento contará com uma série de atividades, como Pocket Shows, contação de histórias, caricaturistas, sessões de autógrafos com autores renomados, teatro de fantoches e oficinas.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 22 de fevereiro.

+ Confira os bailinhos de carnaval que animam os pequenos neste fim de semana

Star Wars Experience

O público poderá se tornar um verdadeiro Jedi em uma academia de treinamento que ensinará a manusear um sabre de luz. São de 8 a 12 alunos por vez e é necessário retirar uma senha no balcão de atendimento do evento. O espaço conta ainda com um brinquedo ambientado na floresta “Endor”, onde os participantes terão a missão de ajudar os Ewoks a proteger suas moradias. Outra atração é a chuva de meteoros que consiste em um simulador que criará a experiência de atravessar o espaço sem ser atingido pelas rochas. Em um piso inflável, as crianças terão a sensação de estarem flutuando em meio à Galáxia.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 20h. Até 14 de fevereiro.

Groove Zone

Os participantes poderão conhecer e mostrar todo seu ritmo, seguindo os passos do game musical Just Dance. A diversão é garantida também com Dj Hero, jogo eletrônico que testa as habilidades musicais dos competidores. Já no Painel de Fotos, estarão disponíveis fantasias, perucas e acessórios para quem quiser se sentir como um verdadeiro astro musical e compartilhar o momento nas mídias sociais, através da hashtag #GrooveZone. Ainda no local, o público mirim poderá se divertir também com a Oficina de Mini Tattoos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriado, 12h às 21h. Até 8 de fevereiro.

Oficina de Artes

No sábado (31), a Oficina conta com a presença do desenhista Daniel Azulay para inspirar os pequenos em suas criações. São três estações criativas, com capacidade para dez crianças cada, coordenadas por educadoras da Oficina de Desenho Daniel Azulay. A ideia é reunir atividades como dobradura, pintura e desenho, voltadas para crianças de seis a doze anos, que poderão montar fantoches, vasinhos de flores, máscaras, ímãs de geladeira, sacolinhas e cartões. As atividades têm duração de 30 minutos e ao final as crianças poderão levar todo material criado.

Village Mall. Avenida das Américas, 3.900, Barra da Tijuca. Sexta a domingo, 14h às 20h, e 16h às 16h30. Até 8 de fevereiro.

Mundinho Kids

O Shopping Metropolitano Barra preparou espetáculos especiais para as férias. Neste domingo (8), a atração é Enrolados. Em uma versão moderna da clássica história de Rapunzel, a jovem princesa é aprisionada em uma torre por uma bruxa, que a cria como sua filha. Seus cabelos são muito longos e têm um poder mágico de cura, que a bruxa não quer dividir com quem ninguém. Até o dia que um ladrão em fuga consegue escalar a torre e acaba levando Rapunzel para conhecer o mundo lá fora.

Shopping Metropolitano Barra. Avenida Abelardo Bueno, 1.300, Barra da Tijuca. Domingo (8), 17h.

Siskini

O mágico e ventríloquo utiliza materiais como papel, jornal, fitas coloridas, barbante, bolinhas, lenços, entre outros, para apresentar ao público diversas brincadeiras. Para alegrar ainda mais o público,  um Pássaro em forma de boneco animado, com o qual realiza números de ventriloquia com a participação das crianças.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Domingo (8), 17h.

Acampamento de verão

Os irmãos Duda e Pedro  vão passar as férias na casa do vovô Alfredo e com isso percebem que sua mãe deixou todos os brinquedos tecnológicos em casa, inclusive os celulares. Mas, com o passar do tempo eles descobrem que a casa é mágica e que através de um livro encantado podem entrar no mundo da fantasia. Somente Duda e Pedro serão capazes de ajudar os heróis e princesas a derrotarem o maior vilão de todos os tempos.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (8), 17h.

Dora, a Aventureira

Um espaço animado e ambientado contará com quatro áreas para o público infantil desbravar à vontade diversos elementos da natureza e até do espaço, sentindo-se um verdadeiro explorador, como os primos aventureiros Dora e Diego. 

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h;  domingos, 13h às 21h;  feriado (20/1), 15h às 21h. Até 8 de fevereiro.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

CONCERTOS

Cristiano Vogas

O jovem pianista apresenta concerto dedicado a obras de dois compositores de peso: o alemão Johann Sebastian Bach e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Clube Hebraica (200 lugares). Rua das Laranjeiras, 346, Laranjeiras, ☎ 2557-4455. → Sábado (7), 17h. Grátis.

+ Veja mais concertos na cidade

EXPOSIÇÕES

O Papagaio de Humboldt

Instalações sonoras de quinze artistas da América Latina resgatam idiomas indígenas em risco de extinção.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 29 de março. A partir de terça (3).

Apreensões e Objetos do Desejo: Obras Doadas pela Receita Federal ao MNBA

Vinte obras de arte apreendidas pela Receita Federal em outubro do ano passado agora integram a coleção do MNBA e são apresentadas nesta coletiva. Há criações de nomes importantes, como o italiano Michelangelo Pistoleto, o indiano Anish Kapoor, o inglês Antony Gormley e os brasileiros Daniel Senise, Cildo Meireles e Beatriz Milhazes.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, ↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis até o dia 31. Após o dia 31, R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes) e grátis aos domingos. Até 29 de março.

Athos Bulcão

Athos Bulcão
Painel da Rodoferroviária de Brasília: uma das atrações na mostra, que privilegia a azulejaria (Foto: Reprodução)

A produção do artista voltada para murais e painéis é privilegiada em Tradição e Modernidade. O acervo apresentado inclui uma série de reproduções oficiais de trabalhos de Bulcão (1918-2008), entre eles diversos realizados para construções públicas de Brasília (que ele ajudou a levantar, ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer) e o Sambódromo carioca.

Caixa Cultural — Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de março.

✪✪✪ Geraldo de Barros

O interesse do artista pela fotografia abstrata prevalece na exposição, com mais de 300 obras. Destaque para a extensa seleção de imagens dedicadas à sérieFotoformas, que abasteceu uma mostra realizada por Barros na primeira sede do Masp, em 1951. São trabalhos que enfatizam geometrismos, figuras borradas e fotos realizadas a partir de negativos submetidos a manipulações variadas.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 22 de fevereiro.

✪✪✪ José Damasceno

José Damasceno
Monitor-Crayon: painel com 75 000 peças de giz de cera, justapostas apenas por encaixe (Foto: Divulgação)

Cirandar Todos é o nome da mostra e do trabalho que ocupa o salão central: uma reunião de 150 manequins de madeira com 30 centímetros de altura, unidos uns aos outros pelas mãos, formando um círculo de 9 metros de diâmetro. Outras três obras que dialogam de alguma maneira com a arquitetura do espaço completam a exposição.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro.

✪✪✪ Rembrandt

Nome incontestável na pintura, o holandês Rembrandt van Rijn também se destacou nas gravuras, como revela a mostra Rembrandt e a Figura Bíblica. Na exposição são exibidas 78 obras nessa técnica, a maioria delas relacionada a temas religiosos. Um dos destaques do acervo é Cristo Pregando (1648), uma imagem de Jesus falando a um grupo de seguidores.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12hàs 19h. Grátis. Até 22 de fevereiro.

✪✪✪ Waldemar Cordeiro

Figura de proa do grupo Ruptura, núcleo pioneiro do concretismo paulista (cujo manifesto ele próprio redigiu), o artista legou uma produção vasta e eclética, como revela a antologia Fantasia Exata. O acervo reú­ne mais de 250 trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias e maquetes. Estão lá diversos exemplares de sua fase concreta e obras de arte computacional, vertente em que foi pioneiro no Brasil, com imagens reproduzidas em sinais gráficos.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h.Grátis. Até 1º de março.

Wassily Kandinsky

Improvisação No 11  1910  Óleo sobre tela  Museu Estatal Russo  © Kandinsky, Wassily,  AUTVIS, Brasi  2014
(Foto: Reprodução)

Referência máxima entre os precursores da arte abstrata, o russo tem quarenta obras apresentadas na exposição Tudo Começa num Ponto. Mais de uma centena de outros itens, entre quadros dos contemporâneos de Kandinsky, objetos, filmes e documentos, completam o acervo, propiciando uma contextualização do surgimento do abstracionismo.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 30 de março.

Asas a Raízes

Christus Nóbrega, Gê Orthof, José Patrício, José Rufino, Leila Danziger (com a obra ao lado), Monica Mansur, Neno del Castillo, Xico Chaves e Zalinda Cartaxo são os artistas reunidos na coletiva. O acervo contempla pinturas, objetos, desenhos, fotografias, esculturas e instalações.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 15 de março. 

Celina Portella

Celina Portella
Obra de Celina Portella: a partir de sábado (6) no Centro de Arte Hélio Oiticica (Foto: Danielle Spadotto/Divulgação)

Em Movimento² (lê-se “movimento ao quadrado”), a artista exibe cinco videoinstalações nas quais ela mesma aparece interagindo com as bordas dos monitores.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. → Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 12 de fevereiro.

Cristina Canale

Dividindo o Paço Imperial com retrospectivas de Waldemar Cordeiro, uma seleção de mais de 250 trabalhos, e Amelia Toledo, com sessenta criações, esta individual não deixa nada a dever em interesse, mesmo com apenas quinze obras. Integrante da histórica coletiva Como Vai Você, Geração 80?, que reuniu 123 artistas no Parque Lage em 1984, a carioca radicada em Berlim é um dos nomes relevantes daquele grupo. Com curadoria de Luisa Duarte, estão reunidos três óleos e doze trabalhos em técnica mista, estes com a forte presença da pintura, à qual Cristina se dedica com mais constância. Boa parte do acervo retrata ou sugere mulheres, invariavelmente misteriosas, com os traços faciais apagados, característica da produção da artista — como em Mix (2014), com uma figura feminina sentada sobre uma poltrona. Mesmo quando a mulher não aparece, a feminilidade é evocada em cores, estampas e formas arredondadas.

Paço Imperial.Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de março.

Kimi Nii

Japonesa radicada em São Paulo, a artista apresenta cerca de 100 esculturas de cerâmica, material dominante em sua produção.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 15 de fevereiro de 2015.

Malu Fatorelli

Videoinstalações, gravuras, vídeos e desenhos compõem a individual Clepsidra — Arquitetura Líquida, na qual a artista dialoga com a paisagem do entorno da Galeria Laura Alvim: o mar de Ipanema.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis. Até 8 de março de 2015.

Cirandar Todos

Concebida como a primeira praça do comércio da cidade e convertida em centro cultural há 24 anos, a Casa França-Brasil, de certa forma, tem em sua bela arquitetura neoclássica uma concorrência às exposições ali apresentadas. Em Cirandar Todos, individual que o carioca José Damasceno abre na quarta (17), a ideia é justamente estabelecer um diálogo entre as obras exibidas e o projeto do edifício, criação de Grandjean de Montigny, membro da Missão Artística Francesa que desembarcou no Brasil no início do século XIX. No salão central estará o trabalho que dá nome à mostra, uma reunião de 150 manequins de madeira com 30 centímetros de altura, unidos uns aos outros pelas mãos, formando um círculo de 9 metros de diâmetro — segundo a curadora Ligia Canongia, “promovendo um embate com a escala monumental da Casa França-Brasil”. Da mesma forma, uma das salas laterais recebe 1/4, obra formada por duas elipses de aço, uma no chão e a outra na parede, sugerindo um círculo imaginário que atravessaria o edifício. Pensada para o espaço onde será apresentada, BRmm é uma colagem de centenas de recortes no formato do mapa do Brasil. Completa a mostra Moni­tor-Crayon, um grande painel composto de 75 000 peças de giz de cera, justapostas apenas por encaixe, sem cola. 

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro de 2015. 

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão
Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão (Foto: Divulgação)

A mostra apresenta 42 figurinos criados por Thanara Schönardie para a novela Meu Pedacinho de Chão, exibida entre abril e agosto de 2014 pela TV Globo. A exposição transportará os visitantes para a novela com as roupas usadas por personagens interpretados pelos atores Bruna Linzmeyer, Osmar Prado, Johnny Massaro e Juliana Paes, entre outros. Haverá ainda sapatos e acessórios exibidos em bandejas de guloseimas.

Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro. Tel: 2332-8647. De terça a domingo, 10h às 20h. Até 8 de março.

Toda Fé

Estarão expostas 16 imagens, produzidas por dez fotógrafos, que representam a força própria do protagonismo das manifestações de fé nesses lugares, além da beleza que a convivência das diversas expressões religiosas pode propiciar. Com curadoria de Rovena Rosa, coordenadora do Programa Imagens do Povo, a mostra tem como intuito reforçar o horizonte que norteia as ações do programa: celebrar a diversidade e respeito às diferenças, seja ela de qual natureza for.

Galeria 535. Observatório de Favelas, Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré. Diariamente, 9h às 18h. Até 27 de fevereiro.

BELA Bienal 2014

A segunda edição da Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA Bienal) traz uma série de telas e instalações de mais de 90 artistas, brasileiros e estrangeiros. Segundo o curador Edson Cardoso, o objetivo da mostra é promover uma discussão e um diálogo sobre o que cada expositor apresenta, dentro deste cenário da arte contemporânea, onde as culturas estão distantes geograficamente, mas próximas, do ponto de vista criativo. 

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, 13h às 19h. Até 15 de fevereiro.

Azul Cobalto – Azulejos e Memórias

A mostra traz a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. 

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, 13h às 19h. Até março.

Paisagem Sonora Subaquática

A instalação sonora subaquática, de Wilson Sukorski, propõe uma experiência artística rica, de caráter ao mesmo tempo experimental e sensorial. O chamado invisível pode ser entendido como algo que está fora da percepção humana. A partir desse conceito, o artista explora as ideias de instalações musicais que relacionam o invisível ao silêncio e aos seus paradoxos. Livre. 

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Tel: (21) 3138-2139. 7h às 19h. Grátis. Até 8 de fevereiro.

Olho D'água

Composta por quatro esculturas, a instalação de Márcia Xavier propõe ver a paisagem ao ar livre. Através de imagens que se dissolvem dentro do olho d'água, assistimos ao movimento das imagens. Livre. 

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Tel: (21) 3138-2139. . 9h às 18h. Grátis. Até 31 de março.

Quem viver, Verão!

Quem viver, Verão! Eduardo Ventura
Obra de Eduardo Ventura (Foto: Divulgação)

Com o nome de Verão de 42, em referência às altas temperaturas da cidade, a exposição contará com 42 artistas expondo suas obras especialmente criadas para o evento. A galeria convidou 21 profissionais e cada um deles tinha o objetivo de convidar um outro artista, numa curadoria conjunta entre galeria e artistas convidados. Clique para saber mais.

A primeira do ano – Pequenos formatos

A mostra reúne cerca de 50 obras inéditas e recentes de 22 artistas, como Abraham Palatnik, Ana Holck, Angelo Venosa, Bruno Vilela, Carla Guagliardi, Claudia Bakker, Estela Sokol, José Paulo, Maria Lynch, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Rochelle Costi, Thomas Florshuetz, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel, entre outros. Há obras em diferentes materiais e suportes, como fotografia, escultura, pintura, desenho e objeto.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Tel: 2274.3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; Sábados, 12h às 18h. Até 14 de março.

Segredos do Egito

A exposição apresenta mais de 100 peças entre réplicas e originais, que vão guiar o público através dos mistérios da terra dos faraós. Entre os destaques, as esculturas dos Deuses Anúbis, Hórus, Amon e Tho chegam a medir até 2,5 metros. Esculturas, joias, ferramentas, cerâmicas, pinturas sobre papiros, entre outros objetos existentes em famosos museus do mundo, como o Sarcófago Ushebti e o trono do faraó Tutankhamón vão proporcionar uma experiência cultural e encantadora para os clientes do shopping.

ParkShoppingCampoGrande. Estrada do Monteiro 1.200, Campo Grande. Até 15 de fevereiro.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO