diversão

Confira 42 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

ESPECIAL

Por dentro do Palácio

Palácio da Justiça
Por dentro do Palácio: visitas teatralizadas (Foto: Divulgação)

O Antigo Palácio da Justiça abre as portas para uma visita lúdica e informativa. Guiados por atores que interpretam Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, e o jurista brasileiro Ruy Barbosa, os visitantes podem conhecer as instalações do palácio, no Centro do Rio, e suas histórias nas visitas teatralizadas.

Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, Centro. Tel: 3133-3366 / 3133-3368. Sábado (25), 16h. Grátis (distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão).

Filosofia

Conhecida por destrinchar temas filosóficos para o leitor comum, Márcia Tiburi está lançando Filosofia Prática: Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual (Record; R$ 35,00; 320 págs). No livro, ela trata da ética no século XXI, quando as redes sociais nos dão a ilusão de anonimato ao mesmo tempo em que eliminan as fronteiras da privacidade. A autora ministra uma aula aberta sobre o assunto no sábado (25).

Livraria da Travessa. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 (Shopping Leblon), loja 205-A, Leblon, ☎ 3138-9600. → Sábado (25), 15h. Pulseiras para acesso à aula distribuídas uma hora e meia antes do evento. Grátis.

7º Tweed Ride Rio

Na programação do 7º Tweed Ride Rio, evento que reúne ciclistas vestidos com roupas de época, haverá uma pedalada na Ilha de Paquetá, combinada com piquenique, música ao vivo e concurso de barba e bigode. Mais informações na página do evento: facebook.com/tweedrj.

Praça XV (concentração em frente à estação das barcas). Sábado (25), 11h30. Grátis.

Passeio ecológico

Vista da trilha da Babilônia
Vista da trilha da Babilônia (Foto: Divulgação)

Depois de reflorestar mais de 50 hectares dos Morros do Leme e da Babilônia-São João, o shopping Riosul está investindo em melhorias na trilha ecológica do local e agora também oferece passeios guiados gratuitos ao público.

Riosul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo. Sábado (25), 9h. Inscrições no site riosul.com.br/trilhababilonia 

Roteiros Geográficos do Rio

Organizada em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituo de Geografia da Uerj, a caminhada pelo Centro da cidade é conduzida por professores da instituição que, durante o percurso, dão explicações históricas sobre monumentos e detalhes dos locais visitados. Clique aqui para mais informações.

Edifício A Noite. Praça Mauá, 7, Centro. Domingo (26), 11h. Grátis.

6º encontro anual Low Bugs

O estacionamento do Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, recebe o 6º encontro anual Low Bugs, que conta com a exposição de veículos antigos da marca Volkswagen com motor a refrigerados a ar, como Fusca, Kombi, Brasília, Variant, Karmann guia, entre outros. O evento contará ainda com um show da Low Band e DJ.

Via parque. Avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca. Domingo (26), 10h. Grátis.

VerCiência - Mostra Internacional de Ciência na TV

A 20ª edição da mostra traz ao todo 102 programas de 13 países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Polônia, Japão, Chile, Argentina), selecionados pelos curadores Sergio Brandão e José Renato Monteiro. Os programas estão agrupados em seis sessões temáticas: “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, com 36 títulos sobre o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia; “Sessão BBC”, a referência mundial em programas de ciência na TV; “Sessão WGBH”, com programação dedicada à produção da emissora da rede pública americana; “Ciência sem Fronteiras”, uma seleção de programas de produtoras independentes internacionais; “Aventura da Ciência”, uma animada incursão ao mundo do conhecimento e da cultura científica; e “Retrospectiva Ano 20”, uma seleção dos programas mais representativos apresentados pela Mostra, desde 2000.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. 

+ Confira mais passeios na cidade

CRIANÇAS

Um Amigo Diferente?

Um Amigo Diferente
Elenco da peça Um Amigo Diferente? (Foto: Divulgação)

Criadora da Escola de Gente, organização dedicada à inclusão social por meio da arte, a jornalista Claudia Werneck tornou-se uma referência no combate à discriminação de pessoas com deficiência. Em 2000, como reconhecimento por seu trabalho nesta seara, ela se tornou a primeira escritora brasileira a ter seus livros recomendados simultaneamente pela Unesco e pela Unicef. No sábado (25), a autora (e mãe da comediante Tatá Werneck) leva ao palco Um Amigo Diferente?, montagem baseada em seu texto publicado em 1995. Com o auxílio de recursos como intérprete de Libras, legendas eletrônicas, audiodescrição e uma visita guiada ao cenário, a criançada confere a história de Lucas (Paulo Ricardo Filho), menino de 9 anos considerado esquisito pelos colegas de escola. Com a ajuda de seu gato Bandidão (Bruno Nunes), ele vai em busca da amizade verdadeira. No fim da sessão, os pequenos espectadores recebem um livro. Direção de Marcos Nauer (60min). Rec. a partir de 5 anos. 

Teatro Ipanema (222 lugares). Rua Prudentede Morais, 824, Ipanema, ☎ 2267-3750. → Sábadoe domingo, 16h. Grátis. Distribuição de senhasa partir das 14h (sáb. e dom.). Até 14 de dezembro. Estreia prometida para sábado (25).

Zigg&Zogg

Encenado pelo grupo teatral Cia 2, composto pelos atores Gustavo Rizzotti  e Bruno Caldeira, o espetáculo apresenta dois protagonistas melancólicos e perdidos em um mundo preto e branco, que descobrem a felicidade através da criatividade.  

Biblioteca Parque Estadual, Auditório Darcy Ribeiro. Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Sábado (25), 11h. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

Exposições Playmobil

Criação do alemão Hans Beck, os bonequinhos com 7,5 centímetros de altura foram uma saída da indústria de brinquedos para economizar plástico na crise do petróleo de 1973. Sucesso há mais de quatro décadas, modelos variados de Playmobil integram duas mostras no Museu Histórico Nacional. Em Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil, que abre as portas na terça (14), eles aparecem fantasiados de personagens da história do Brasil, a exemplo de dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz austríaca Leopoldina. A partir de sexta (17), e até o dia 23, completa-se a visita com a exposição 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos, um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos anos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, 3299-0360. Ter. a sex., 10h/17h30; sáb. e dom., 14h/18h. R$ 8,00 (aos domingos a entrada é gratuita). Até 1º de março de 2015.

Se Minha Biblioteca Falasse

A peça narra a história de um escritor que adormece sobre uma máquina de escrever, deixando vazia uma folha de papel. O lápis, a caneta, o hidrocor, o lápis de cera, a borracha, o corretivo, o computador, os livros e outros habitantes da biblioteca tentam ajudar a folha que não suporta mais sentir-se em branco.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Domingo (26), 17h.

Fun Day Gafisa - Jacarepaguá

De 10h às 11h, haverá contação de histórias infantis e brincadeiras (massinha, pinturas e desenhos). Às 11h, começa a principal atração do dia:  uma apresentação teatral da família Peppa Pig, grande sucesso entre a garotada. Quando acabar o espetáculo, os artistas caracterizados permanecerão ainda por uma hora no local para que as crianças possam conversar e tirar fotos com seus personagens prediletos.  De 13h às 14h,  haverá ainda mais sessões de teatro com outros enredos infantis e, de 15h às 16h, músicas e coreografias. O local também terá carrocinhas de lanches e doces e atrações como piscina de bolas, pu-a pula e espaço Kids para os mais novos.

Estrada do Bananal, 615, Freguesia. Sábado (25), 10h.

Fun Day Gafisa – Barra da Tijuca

De 9h às 10h, haverá contação de histórias infantis e, de 10h às 11h, brincadeiras em geral com músicas, coreografias e gincanas.  Às 11h,  começa a principal atração: uma apresentação teatral de Frozen, último sucesso da Disney que conquistou jovens no mundo todo. Quando acabar o espetáculo, os artistas caracterizados permanecerão ainda por 40 minutos no local para que as crianças possam conversar e tirar fotos com seus personagens prediletos.  De 12h15 às 13h45, haverá ainda mais sessões de teatro com outros enredos infantis. O local também terá carrocinhas de lanches e doces e atrações como piscina de bolas, pula-pula e espaço Kids para os mais novos.

Av. Célia Ribeiro da Silva, em frente ao stand do Alphagreen, Barra da Tijuca. Sábado (25), 9h.

Angry Birds

Um labirinto com escorrega que cai em uma piscina de bolinhas como principal atração do parque, e os participantes poderão também se divertir em um jogo de boliche, onde as bolas serão os próprios personagens Angry Birds. Além disso, há cama elástica, gira-gira, cineminha e um espaço para fotos utilizando um estilingue para reproduzir o lançamento dos pássaros. A visitação ao espaço e acesso aos brinquedos são gratuitos.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 15h às 21h. Até 26 de outubro.

Reino

A criançada poderá se divertir em um Castelo, localizado no Pátio NorteShopping. A área é um espaço interativo e lúdico no formato de um reino. Há um tobogã, casa de espelho, labirinto e túnel secreto para o público infantil aproveitar uma das datas mais esperadas do ano pelos pequeninos.

NorteShopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 2178-4444. Até 3 de novembro.

Clubinho Downtown

Nesse sábado (25), as crianças poderão se divertir com brincadeiras tradicionais, tatuagem, futlençol, jogo da velha e túnel maluco. . No domingo (26), é a vez de brincarem de oficina de cowboys, cowgirls, índios, zorros, oficina de reciclado, música com instrumentos musicais, tatuagem e corda bamba. Para crianças de até oito anos.

Shopping Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra, 2494-7072. Sábado (25) e domingo (26), 15h às 18h. Grátis.

Clubinho Via Parque

A Oficina de construção de brinquedos populares é a atração deste sábado (25). A atividade consiste na construção coletiva de brinquedos através de materiais reciclados (balangandã e bilboquê). No domingo (26), é a vez de se divertir com Cinderela. A princesa fará uma breve apresentação e depois interagirá com os pequenos espectadores.

Via parque. Avenida Ayrton Senna, 3.000, Barra da Tijuca. Sábado (25) e domingo (26), 17h. Grátis.

Chegada do Papai Noel ao Santa Cruz Shopping

A festa terá início às 17h, com o musical O Mágico de Oz. A peça conta a história da menina Dorothy, que foi levada a Terra de Oz por um tornado. Para voltar para a casa, ela contará com a ajuda de alguns amigos, como o espantalho e o homem de lata, para encontrar o poderoso Mágico de Oz. Após o espetáculo, Papai Noel chegará a bordo de uma Harley Davidson e junto com ele uma caravana de motos, com integrantes do motoclube Arcanjos do Rio.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (26), 17h.

Chegada do Papai Noel ao Passeio Shopping

Entre acenos e sorrisos, o bom velhinho surgirá em grande estilo num carro Impala 1962 para o encanto das crianças e adultos. A programação gratuita contará com a apresentação teatral, recreadores e brincadeiras. E, para deixar a festa ainda mais gostosa, serão servidas guloseimas como pipoca, algodão doce, pizza, pão de queijo e sorvete.

Passeio Shopping. Rua Viúva Dantas, 100, Campo Grande. Tel: 2414-0003-5130. Sábado (25), 17h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

+ Dez casas que preparam menus infantis

DANÇA

Zona de Lançamento

Zona de Lançamento
Zona de Lançamento: bailarinos pendurados por cabos fazem performance na fachado do museu (Foto: João Penoni)

Neste fim de semana, o público que visitar o Museu de Arte do Rio, na Zona Portuária, poderá aproveitar as atrações não só dentro, mas também fora do espaço cultural. De sexta (24) a domingo (26), a fachada do museu recebe o espetáculo Zona de Lançamento - uma intervenção aérea que mescla acrobacias e projeções nas fachadas dos prédios de espaços públicos da cidade. Clique aqui para saber mais.

+ Veja mais espetáculos de dança na cidade

TEATRO

Congresso Internacional do Medo

Neste drama, convidados vindos de lugares distantes do mundo integram um encontro no qual tentarão conceituar algumas questões que dizem respeito a toda a humanidade. No elenco estão Ana Paula Gomes, Gabriel Morais, Grasiela Müller, Jasmin Sanchez, João Vitor Novaes, Mariah Valeiras e Renan Guedes. A dramaturgia é de Grace Passô, do premiado grupo Espanca!, de Minas Gerais. Direção de Davi Palmeira (60min). 16 anos.

Galpão Gamboa (80 lugares). Rua da Gamboa, 279, ☎ 2516-5929. → Quarta (22) e quinta (23), 20h. Grátis. Senhas distribuídas 30 minutosantes do espetáculo.

+ Veja todas as peças em cartaz na cidade

CONCERTOS

Orquestra de Cellos das Comunidades Pacificadas

Formado no Projeto Social pela Música, voltado para o ensino de música clássica em áreas que contam com UPPs, o grupo se apresenta no Centro. No programa, obras de Mozart, Händel, Grieg, Saint-Saëns, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

Centro Cultural da Justiça Federal (142 lugares). Avenida Rio Branco, 241, Centro, 3261-2550,↕ Cinelândia. Sexta (24), 15h. Grátis.

+ Confira mais concertos no Rio

CINEMA

Cidadão Kane

Cidadão Kane
Cidadão Kane (Foto: Divulgação)

O Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, exibe neste sábado (25) o filme Cidadão Kane, de Orson Welles, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, o filme narra a ascensão de um mito da imprensa americana: de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Após a exibição haverá debate mediado pelo professor Sérgio Almeida, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Rua da Alfândega, 5, esquina com a rua 1º de Março. Tel: 2233-0224 . Sábado (25), 14h.

+ Confira todos os filmes em cartaz na cidade

EXPOSIÇÕES

Geraldo de Barros

Multiartista dividido entre fotografia, pintura e design, o paulista é celebrado na exposição Geraldo de Barros e a Fotografia, atração no Instituto Moreira Salles. A mostra é dividida em três núcleos. O primeiro apresenta a conhecida sérieFotoformas, produzida entre 1940 e 1950, com obras criadas a partir de negativos pintados e riscados com instrumentos de gravura. No segundo núcleo estão criações das duas décadas seguintes, período no qual o artista se aproximou da pop art. À última seção coube a série Sobras, realizada nos anos finais de vida de Barros (1923-1998).

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476,Gávea, 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo,11h às 20h. Grátis. Até 22 de fevereiro de 2015.

Virei Viral

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe, a partir desta quarta (22), a segunda edição da mostra Virei Viral. Sob o mote Identidades e Coletividades, a exposição obras de artistas brasileiros e estrangeiros que questionam, sob diferentes olhares e linguagens, o impacto da cibercultura - especialmente as redes sociais - no comportamento dos indivíduos. Clique aqui para saber mais.

Atemporal

A mostra coletiva abre no sábado (25), com 19 artistas, entre eles Daniel Mattar, o italiano Millo, Fefe Talavera, Fabio Koeler e outros. São pinturas, fotografias, gravuras, performances, esculturas, instalações, grafites e intervenções urbanas assinados por representantes do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Portugal, Espanha e Itália.

Espaço Apis. Rua do Senado, 338, Centro. Terça a sexta, 14h às 20h; sábados, 13h às 17h. Até 29 de novembro.

Dada on Tour

Uma videoinstalação itinerante, já apresentada em Nova York e Hong Kong, ocupa o pátio da Casa Daros de quarta (22) a domingo (26). Trata-se de uma tenda com diversas inteferências, grafismos e pinturas relacionadas ao movimento dadaísta. A entrada é franca.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, 2275-0246. → Quarta (22) a sábado (25),11h às 19h; domingo (26), 11h às 18h. Grátis.

Ron English

A individual reúne 110 obras do artista americano, que definiu seu estilo como “popaganda”. Seus trabalhos misturam referências de cena pop, história da arte, propaganda, quadrinhos e música.

Caixa Cultural — Galeria 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 21 de dezembro. A partir de terça (21).

✪✪✪ Adriana Varejão

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, primeira videoinstalação da artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até domingo (26).

✪✪✪ Cruz-Diez: um Olhar sobre a Cor

cruz-diez
Induction Chromatique: uma das quinze obras na Galeria de Arte Ipanema (Foto: Reprodução)

Expoente da arte cinética, o venezuelano tem quinze trabalhos expostos. No acervo, a série Physichromie parece tecer um eterno jogo de “agora você vê, agora não vê mais”. Desenhos geométricos com profundidade também saltam aos olhos ou se escondem conforme o visitante se desloca diante da obra. Preços sob consulta.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, 2512-8832. → Segunda a sexta,10h às 9h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até sábado (25).

Amador Perez

Na mostra Memorabilia — Amador Perez — 40 Anos, 115 obras oferecem um panorama da produção do artista. Entre os destaques estão Gioventù, série de 63 desenhos a grafite e lápis de cor inspirados na pintura homônima de Eliseu Visconti.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, 2253-1580. → Terça a domingo,12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

As Mulheres de Ziraldo 

A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, reúne dezesseis desenhos do cartunista, com aproximadamente dois metros de altura cada. Inspiradas em imagens famosas, as telas gigantes pintadas em acrílico levaram quase seis anos para serem concluídas e integrarem a coleção.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, das 13h às 19h. Tel: 3147-9017. Grátis. Até 29 de novembro.

Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma

Italiano naturalizado brasileiro, Victor Brecheret (1894-1955) é considerado um dos maiores escultores do país. No ano em que o artista comemoraria 120 anos, a exposição reúne 37 esculturas e 107 desenhos que representam várias de suas fases e tendências. A seleção de trabalhos, realizados por Brecheret entre 1920 e 1955, é toda dedicada ao universo feminino.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, 2253-1580, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro.

Dias & Riedweg

Repleta de referências ao período da Guerra Fria, a instalação Cold Stories é o destaque na mostra da dupla formada pelo carioca Mauricio Dias e o suíço Walter Riedweg. Juntos desde 1993, eles também apresentam outras cinco obras no local.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h.Grátis. Até 30 de novembro.

✪✪✪ Em 1964

Na menor galeria do Instituto Moreira Salles, a mostra compensa suas pequenas dimensões com um acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. Cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música, compõem a exposição.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 23 de novembro.

Miquel Barceló

Miquel Barceló
Artista expõe na Pinakotheke Cultural, em Botafogo (Foto: Divulgação)

Artista vivo mais valorizado de seu país, o espanhol assina cerâmicas, pinturas e esculturas, além de obras faraônicas: sua extravagante criação para o teto do salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, na Suíça, consumiu nove meses de trabalho e 35 toneladas de tinta. Aqui, o artista exibe vinte trabalhos, entre pinturas e esculturas, dois filmes dedicados a seu processo criativo e um gabinete cenográfico com objetos pessoais.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, 2537-7566. → Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Estac. Até 9 de novembro.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro­quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h.Grátis. Até 2 de novembro.

O Palco em Caricaturas

A mostra reúne 50 obras de artistas do humor em suas releituras sobre diversos expoentes do cenário cultual brasileiros e mundial. Entre as caricaturas expostas estão as de Fernanda Montenegro, Ney Matogrosso, Adoniran Barbosa, Bertold Brecht, entre outros. Ao todo, são obras de 40 artistas, sendo 26 deles integrantes do Bando do Humor. As demais obras são assinadas por artistas convidados.

Centro Cultural UNISUAM. Av. Paris, 72, Bonsucesso. Segunda a sexta, 9h às 21; sábados, 9h às 12h. Até 31 de outubro.

Oscar Niemeyer — Clássicos e Inéditos

Cerca de 300 itens sobre a carreira do arquiteto, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, se espalham por mais de 1 000 metros quadrados. Chamam atenção cerca de cinquenta projetos que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo. Também há referências às suas obras mais notáveis, como o Sambódromo, no Rio, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Ouro — Um Fio que Costuraa Arte do Brasil

Fruto de uma inédita parceria do CCBB com a joalheria H. Stern, a coletiva apresenta instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas, sempre com o ouro em comum. Marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, Cildo Meireles e Antonio Dias.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015.

Pela Lente do Amor: A MPB em fotos de Cristina Granato e Mario Luiz Thompson

A mostra, que ocupa o segundo andar do Imperator, reúne os acervos de dois fotógrafos consagrados pelo registro da memória da música popular brasileira. O público poderá acompanhar mais de 40 anos da história da música através de imagens raras dos artistas no palco, nos camarins, estúdios de gravação e em momentos de intimidade. Clique aqui para saber mais.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábados e domingos, 10h às 22h. Grátis. Tel: 2597-3897.

Tomie Ohtake

A caminho dos 101 anos, que completa em 21 de novembro, a artista plástica nascida no Japão, mas radicada no Brasil desde a década de 30, exibe cinco grandes telas inéditas, nas quais explora a monocromia, texturas e relevos. Preços sob consulta.

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, 3591-0052. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 7 de setembro. Até 22 de novembro.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO