DIVERSÃO

Confira 39 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO

SHOWS

Show de Aniversário

caetano veloso
Caetano Veloso é uma das atrações do show em homenagem ao Rio (Foto: Divulgação)

O grande show para comemorar os 450 anos reunirá nomes consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija Flor. No repertório, estarão canções que exaltem o Rio de Janeiro e o carioca. 

Quinta da Boa Vista. Sábado (28), 21h. Grátis.

Império Serrano e Portela

As duas escolas de samba mais tradicionais da região de Madureira apresentam repertório de grandes sambas encerrando a programação do dia 1º de Março. 

Parque Madureira. Domingo (1°), 21h. Grátis.

Quarteto Brasileirinho

No repertório, muito choro além de sambas consagrados que marcaram épocas da cidade. Genuinamente brasileiro e com raízes no subúrbio do Rio, o chorinho é um gênero musical que usa como base instrumentos, como violão, cavaquinho e flauta, tendo seus músicos conhecidos como chorões.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Domingo (1º), 18h.

+ Confira outros shows na cidade

FESTAS

Eu Amo Baile Funk

Eu Amo Baile Funk
Eu Amo Baile Funk (Foto: Divulgação)

A festa surgiu no Circo Voador e há 10 anos movimenta a cultura urbana carioca. As atrações que embalarão a noite serão o Mestre Grandmaster Raphael, Bob Rum e os Sensacionais do Passinho. O Dj Grandmaster Raphael tem mais de 30 anos de carreira e é um dos fundadores do Funk Carioca.

Arena Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna. Tel. 2886-3889. Domingo (1º), 18h.

MAR de Música

Depois do sucesso da estreia em novembro do ano passado, o projeto MAR de Música retorna ao Museu de Arte do Rio com mais uma série de atrações gratuitas. Com curadoria do Circo Voador, a nova temporada faz uma homenagem aos 450 anos da cidade, reunindo bandas e festas cariocas da gema em eventos mensais nos pilotis do espaço cultural. Nesta sexta (27), a animação fica por conta do grupo Afrojazz e da festa Soul de Santa. Clique aqui para saber mais.

+ Veja outras festas que agitam o Rio

CINEMA

Cine Daros

Casa Daros - Cine Daros
Cine Daros terá nova edição em fevereiro (Foto: Alline Ourique)

A Casa Daros, em Botafogo, vai realizar a segunda edição da mostra Cine Daros, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, às 19h30. Com sessões gratuitas, o evento acontece no pátio interno e traz cinco filmes filmes que se destacaram entre o público e a crítica nas estreias do circuito comercial, assim como nos festivais de 2014. A mostra terá duas pré-estreias: o documentário “Campo de Jogo”, do cineasta carioca Eryk Rocha, que abrirá a mostra, e o “Casa Grande”, primeiro longa de ficção dirigido pelo também carioca Felipe Barbosa. Clique para saber mais.

+ Saiba mais sobre os filmes em cartaz na cidade

ESPECIAL

Oficina de Experimentações

Com classificação etária livre, a oficina “Objetos e Experimentações” convida o público a construir uma instalação artística (25 vagas). 

Caixa Cultural. Almirante Barroso, 25, Centro, ↕Carioca, ☎ 3980-4898. Sexta (27) e sábado (28), 16h às 19h. Grátis.

Luau Para Todos

Como parte da programação de sua temporada de verão, o projeto Praia Para Todos promove, neste sábado (28), o Luau Para Todos. O evento é voltado para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção e acontece no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca. Clique para saber mais.

Roteiros Geográficos do Rio

Que tal uma caminhada pelo centro histórico do Rio, na companhia de geógrafos especializados na região? Para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade, o projeto Roteiros Geográficos do Rio, organizado por professores do Instituto de Geografia da UERJ, está organizando duas excursões a pé. Clique para saber mais.

Trilha no Morro da Babilônia

Vista da trilha da Babilônia
(Foto: Divulgação)

Os morros do Leme e da Babilônia-São João vão receber, a partir do próximo domingo (1) – quando o Rio de Janeiro comemora seu jubileu de 450 anos -, trilhas ecológicas guiadas e gratuitas, que acontecerão sempre em datas especiais. A iniciativa é bancada pelo shopping RIOSUL, que acaba de reflorestar mais de cinquenta hectares dos seus morros vizinhos, além de instalar 23 placas de sinalização ao longo do percurso. As indicações também fornecem informações sobre a botânica e curiosidades sobre a história local. Clique para saber mais.

Expoarte Feira Internacional de Artesanato

A Expoarte Feira Internacional de Artesanato reúne artesãos nacionais e internacionais na Barra da Tijuca até março. Entre os trabalhos em exibição, e à venda, cerâmicas turcas pintadas a mão e exóticas tapeçarias indianas. Há peças a partir de R$ 20,00. 

Shopping Via Parque. Avenida Ayrton Senna, 3000, 2º piso, Barra da Tijuca, ☎ 2430-5100. Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 13h às 21h. Grátis. Até 12 de março.

Domingo no Parque

Parque Laje
Parque Laje promove atividades especiais para comemoração dos 450 anos do Rio (Foto: Pedro Agilson)

Neste domingo (1º), a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) promove uma série de atividades gratuitas para comemorar os 40 anos de fundação da instirtuição e o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. Arte, música, oficinas para crianças, lançamento de catálogo e exibição de balões solares, sem uso do fogo, são alguns dos destaques. Entitulada de Domingo no Parque, os festejos se estenderão mensalmente até setembro, com uma programação de música, poesia, performances, espetáculos teatrais, atividades educativas, instalações sonoras, lançamentos de publicações, entre outras ações. Em setembro, haverá uma grande celebração de encerramento das festividades dos 40 anos da EAV Parque Lage. Clique para saber mais.

Canal 100: uma Câmera Lúdica, Dramática e Explosiva 

Baseada no livro homônimo, lançado em 2014, a exposição multimídia Canal 100: uma Câmera Lúdica, Dramática e Explosiva resgata a história do cinejornal mais famoso dos anos 60 a 80. A mostra conta com imagens raras e projeções de matérias históricas produzidas pelo Canal 100, uma revista de atualidades, mas que tinha como carro-chefe o futebol. 

Espaço Tom Jobim — Galpão das Artes. Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Terça a domingo, 10h às 17h. Grátis. Até 29 de março. 

Projeto Boal

Augusto Boal (1931-2009), celebrado dramaturgo brasileiro, tem sua obra completa revisitada no Projeto Boal, mostra multimídia em cartaz a partir de quarta (14). O evento, que reúne teatro, música, oficinas e leituras dramáticas, começa com uma exposição no 2º andar da casa. Confira a programação completa em abr.ai/projeto-boal.Centro Cultural Banco do Brasil. Clique para ver a programação completa.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 2º andar, ☎ 3808-2020. A partir de quarta (14), 9h/21h. Grátis. Até 16 de março.

Melhores do Mundo - Brasil x USA

Melhores do mundo vôlei de praia
Phil Dalhausser, Ricardo, Kerri Walsh e Larissa são alguns destaques do evento (Foto: Divulgação)

A partir desta quinta (26), Copacabana recebe os principais nomes do vôlei de praia mundial para disputa do torneio Melhores do Mundo - Brasil x USA. Oito duplas de cada país, sendo quatro femininas e quatro masculinas, se enfrentarão na arena montada na areia (altura da Avenida Princesa Isabel). A entrada é gratuita. Clique para saber mais.

+ Confira outros passeios na cidade

CRIANÇAS

Shtim Shlim — O Sonho de um Aprendiz

Shtim Shlim —O Sonho de um Aprendiz
Edison Mego: encantadora atuação na Caixa Cultural (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

O formato, distante do tradicional palco italiano, já instiga a plateia. Sentadas em um semicírculo, diante de uma imponente árvore de pano com 4 metros de altura, as crianças não demoram a se encantar com a atuação de Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Nesta nova montagem do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, entre dança, cantos e execução de instrumentos curiosos, como o peruano cajita, o quarteto narra a trajetória do herói do título, inspirada em um conto de povos nômades da África. Conforme o protagonista (interpretado por todos os atores) caminha ao encontro de um feiticeiro, que se revela seu maior inimigo ao longo da trama, o público o acompanha por diversos ambientes. Nas mãos hábeis do elenco, materializam-se em cena uma cama de gato, um cão da raça galgo de 2 metros e um rio cenográfico, entre outras surpresas. Apesar de extensa, e recheada de dinâmicas trocas de papéis, a peça prende a atenção do início ao fim. Curiosidade: a diretora convidada Inno Sorsy, africana radicada em Londres, é professora, dramaturga e atriz de prestígio internacional (90min). Rec. a partir de 6 anos.

Caixa Cultural — Galeria 3 (40 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. Peça: sábado e domingo, 16h. Instalação:  terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 15h (peça). Até domingo (1º).

Biblioteca em Movimento

As crianças que passarem pela Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na tarde deste sábado (28), vão ganhar um belo presente. Uma ação do projeto Biblioteca em Movimento distribuirá gratuitamente exemplares do livro No Reino do Faz de Conta, de Monteiro Lobato aos pequenos, a partir das 16h. Eles poderão receber o brinde das mãos da própria Emília, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Clique para saber mais.

Kandinsky: Tudo Começa num Ponto

A mostra do pintor russo inspira rica programação infantil no CCBB ao longo da semana. Aos sábados e domingos acontecem atividades como Dança das Cores, uma provocação aos sentidos por meio de sons, leituras e tintas que resulta em uma pintura coletiva, às 15h, e, uma hora depois, Em Cantos e Contos, que apresenta narrativas da cultura popular russa, como A Lenda da Matrioska (40min cada atividade). Rec. de 3 a 6 anos. 

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2070. → Grátis. Distribuição de senhas meia hora antes. Até 30 de março.

Cinderela

Cinderela
Cinderela (Foto: Divulgação)

O espetáculo conta a versão clássica da história, onde uma linda jovem é obrigada a vestir retalhos e trabalhar como empregada pela madrasta, que morre de inveja da beleza de Cinderela. Como num lindo conto de fadas, a fada madrinha lhe concede o desejo de ir ao baile do príncipe, mas a jovem precisa estar de volta em casa até meia-noite, senão o encanto se desfaz. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela perde um sapatinho de cristal e o príncipe faz de tudo para encontrar sua dona. 

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Domingo (1º), 17h.

Clubinho do Downtown 

Neste sábado (28), o destaque fica por conta da Oficina de Reciclado e Contação de História. Para esse domingo (1º), o destaque fica para contação de história, oficina de reciclado com rolo de papel higiêncico, camarim do pirata, tatuagem, dobradura e desenho. As atividades são voltadas para crianças de até oito anos de idade.

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca. Sábado (28) e domingo (1º), 16h às 19h.

Feira Literária

A feira literária do shopping Riosul promove atividades para os pequenos. No sábado (28), tem a peça Encontro com Fada Madrinha. No domingo (1º), além desta peça, haverá ainda o espetáculo Carnaval.

Riosul. Av. Lauro Muller, 116, Botafogo. Sábado (28) e domingo (1º), a partir das 14h.

Faz e Conta

No sábado (28), haverá Contação de Histórias com a Dona Carochinha. Já no domingo (1º), é a vez do espetáculo A Pequena Sereia.

Américas Shopping. Av. das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Sábado (28) e domingo (1º), 17h.

Era Uma Vez

Durante cinco fins de semana, o mundo lúdico das historinhas infantis estará no Recreio Shopping em apresentações são gratuitas, que acontecem em um teatro aberto localizado no 1º piso. O primeiro espetáculo é a clássica história da Cinderela.

Recreio Shopping. Av. das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Domingo (1º), 18h.

Chuchu Beleza

Chuchu beleza
Chuchu Beleza (Foto: Divulgação)

Na mercearia do Sr. Fofoso da Banha, as frutas, verduras e legumes se reúnem para ouvir a rádio “Tô Faminto” dedicada aos alimentos ouvintes. O locutor Cajulênix Castanheira anuncia que fará a cobertura do desfile de moda vegetal “Sacolão Fashion” onde a estilista Berenice Berinjela apresenta os modelos. Um concurso sobre vitamina C é vencida pela deprimida Acerola, que reclamava ser tão pequenina.

Bangu Shopping.  Rua Fonseca, 240, Bangu. Domingo (1º), 17h.

Contação de História

Ainda no clima do Carnaval serão apresentadas historias do surgimento da festa popular de rua, dos blocos, fantasias, máscaras, confetes e serpentinas. Além das curiosidades, serão apresentadas canções famosas da Era de Outro dos Carnavais como os compositores Braguinha, Noel Rosa, entre outros. Após a apresentação haverá uma oficina de máscaras de Carnaval.

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Sábado (28), 16h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

EXPOSIÇÕES

Iuri Sarmento e Steve Miller

Duas exposições individuais ocupam a nova Marsiaj Tempo Galeria, resultado da fusão das galerias Tempo e Laura Marsiaj. Enquanto o novo espaço, com abertura programada para o segundo semestre, não fica pronto, as mostras são realizadas no endereço da última. O mineiro Sarmento exibe pinturas e esculturas e Miller apresenta radiografias impressas em papel fotográfico. Preços sob consulta.

Marsiaj Tempo Galeria. Rua Teixeira de Melo, 31-C, Ipanema, ☎ 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 28 de março. A partir de quarta (25).

✪✪✪ Cristina Canale

Cristina Canale
Anjo (2014), óleo da carioca Cristina Canale: um dos nomes mais destacados na coletiva (Foto: Divulgação)

Integrante da histórica coletiva Como Vai Você, Geração 80?, a carioca radicada em Berlim é um dos nomes relevantes daquele grupo de mais de 100 artistas. Aqui estão reunidos três óleos e doze trabalhos em técnica mista, estes com a forte presença da pintura, à qual Cristina se dedica com mais constância. Boa parte do acervo retrata ou sugere mulheres, invariavelmente misteriosas, com os traços faciais apagados, característica da produção da artista.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h.Grátis. Até 1º de março.

✪✪✪ Waldemar Cordeiro

Figura de proa do grupo Ruptura, núcleo pioneiro do concretismo paulista, o artista legou uma produção vasta e eclética, representada na antologia Fantasia Exata. O acervo reú­ne mais de 250 trabalhos, entre desenhos, pinturas, fotografias e maquetes. Estão lá diversos exemplares de sua fase concreta e obras de arte computacional, vertente em que foi pioneiro no Brasil.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h.Grátis. Até domingo (1º).

Apreensões e Objetos do Desejo: Obras Doadas pela ReceitaFederal ao MNBA

Vinte obras de arte apreendidas pela Receita Federal em outubro do ano passado agora integram a coleção do MNBA e são exibidas nesta coletiva. Há criações de nomes importantes, como o italiano Michelangelo Pistoleto, o indiano Anish Kapoor, o inglês Antony Gormley e os brasileiros Daniel Senise, Cildo Meireles e Beatriz Milhazes.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, ↕ Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis em fevereiro. A partir de março, R$ 8,00 (pelo mesmo valor, o ingresso-família contempla até quatro parentes) e grátis aos domingos. Até 29 de março.

✪✪✪ Athos Bulcão

Athos Bulcão
Azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em Brasília: um dos sete painéis na mostra (Foto: Leonardo Ramadinha/Divulgação)

A produção do artista voltada para murais e painéis é privilegiada em Tradição e Modernidade. O acervo apresentado inclui uma série de reproduções oficiais de trabalhos de Bulcão (1918-2008), entre eles diversos realizados para construções públicas de Brasília (que ele ajudou a levantar, ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer) e o Sambódromo carioca. Vale observar as plantas que acompanham os murais, reveladoras das intenções prévias do artista.

Caixa Cultural — Galeria 2. Avenida AlmiranteBarroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. →Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de março.

O Papagaio de Humboldt

Instalações sonoras de quinze artistas da América Latina resgatam idiomas indígenas em risco de extinção.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 29 de março.

✪✪✪ Um Passeio pelo Rio: a Cidade nas Andanças deJoaquim Manuel de Macedo

Trata-se de uma reunião de mais de cinquenta itens do acervo iconográfico do IMS, entre desenhos e gravuras. Textos sobre o Rio publicados na imprensa pelo escritor Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) inspiram a seleção de obras do início do século XIX. Trata-se de uma prazerosa viagem no tempo para apaixonados pelo Rio, que devem se deter diante dos trabalhos, especialmente as paisagens, reveladoras de uma cidade que não existe mais.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400 e 3206-2500. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas na quinta e na sexta, às 17h. Até 12 de abril.

✪✪✪✪ Wassily Kandinsky

Improvisação No 11  1910  Óleo sobre tela  Museu Estatal Russo  © Kandinsky, Wassily,  AUTVIS, Brasi  2014
(Foto: Reprodução)

Referência máxima entre os precursores da arte abstrata, o russo tem quarenta obras apresentadas na exposição Tudo Começa num Ponto. Outros itens, mais de uma centena deles, entre quadros dos contemporâneos de Kandinsky (1866-1944), objetos, filmes e documentos, completam o acervo, propiciando uma contextualização do surgimento do abstracionismo.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 30 de março.     

Asas e Raízes

Christus Nóbrega, Gê Orthof, José Patrício, José Rufino, Leila Danziger (com a obra ao lado), Monica Mansur, Neno del Castillo, Xico Chaves e Zalinda Cartaxo são os artistas reunidos na coletiva. O acervo contempla pinturas, objetos, desenhos, fotografias, esculturas e instalações.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 15 de março.

Malu Fatorelli

Videoinstalações, gravuras, vídeos e desenhos compõem a individual Clepsidra — Arquitetura Líquida, na qual a artista dialoga com a paisagem do entorno da Galeria Laura Alvim: o mar de Ipanema.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 11h às 21h. Grátis. Até 8 de março de 2015.

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão

Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão
Thanara Schönardie – Meu Pedacinho de Chão (Foto: Divulgação)

A mostra apresenta 42 figurinos criados por Thanara Schönardie para a novela Meu Pedacinho de Chão, exibida entre abril e agosto de 2014 pela TV Globo. A exposição transportará os visitantes para a novela com as roupas usadas por personagens interpretados pelos atores Bruna Linzmeyer, Osmar Prado, Johnny Massaro e Juliana Paes, entre outros. Haverá ainda sapatos e acessórios exibidos em bandejas de guloseimas.

Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro. Tel: 2332-8647. De terça a domingo, 10h às 20h. Até 8 de março.

Azul Cobalto – Azulejos e Memórias

A mostra traz a Coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. 

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, 13h às 19h. Até março.

Olho D'água

Composta por quatro esculturas, a instalação de Márcia Xavier propõe ver a paisagem ao ar livre. Através de imagens que se dissolvem dentro do olho d'água, assistimos ao movimento das imagens. Livre. 

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Tel: (21) 3138-2139. . 9h às 18h. Grátis. Até 31 de março.

A primeira do ano – Pequenos formatos

A mostra reúne cerca de 50 obras inéditas e recentes de 22 artistas, como Abraham Palatnik, Ana Holck, Angelo Venosa, Bruno Vilela, Carla Guagliardi, Claudia Bakker, Estela Sokol, José Paulo, Maria Lynch, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Rochelle Costi, Thomas Florshuetz, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel, entre outros. Há obras em diferentes materiais e suportes, como fotografia, escultura, pintura, desenho e objeto.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Tel: 2274.3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; Sábados, 12h às 18h. Até 14 de março.

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO